Reaproveitamento de águas cinzas|Aerogerador|Elevação de água

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Gabriel Theodoro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado ago 26, 2017 2:50 pm

Reaproveitamento de águas cinzas|Aerogerador|Elevação de água

Mensagem por Gabriel Theodoro »

Prezados amigos,

Sou novo aqui no fórum, desculpem e me orientem por favor caso esteja incorreta a postagem e seu referido local.

Introdução, necessidade dos projetos:

Moro em zona rural, e sempre que possível gosto de desenvolver soluções alternativas para reduzir consumo de energia, e recursos assim como produzir mais, ex: Fossa biodigestora,Reúso de águas cinzas para lavoura, gerador de energia éolica etc, e compartilhar e aperfeiçoar junto ao interessados a maioria em si agricultores familiares de baixa renda e idade entre 30 e 90 anos.

Vejo que é muito difícil para muitos elevar água do poço de forma economicamente acessível e que eles mesmos possam construir e repor as peças no caso de quebra, o carneiro hidráulico só é útil para os que moram perto de fontes de água, o Gerador SAVONIUS é antigo e apenas puxa a água com um preço não muito acessível para eles.

Minha ideia é desenvolver um projeto aberto e gratuito com materiais encontrados em ferros velhos e depósito ex: motor de máquina de lavar, bomba de pvc pistão de dupla impulsão,

ex 1 : armazenar a água cinza e utilizar para mover uma pequena roda de água que pode movimentar uma manivela e essa elevar a água a 6 metros em um reservatório e que no caso do poço longe da residencia este reservatório direcione a água novamente para dentro do poço (tendo em mente a coluna de água de 6 metros ou aproximado) onde estará um carneiro hidráulico que terá condições de bombear a água para mais longe.
A água do carneiro recalcada não se perde pois estará dentro do poço | a energia hidráulica da água cinza é convertida em energia mecânica | á água cinza poderá então ser direcionada a lavoura ou novamente ao reservatório de reuso através de uma mesma bomba utilizado no sistema do poço e o e excedente que sair pelo extravasor e ir para lavoura.

ex:2 montar um ou vários aerogeradores com motor de máquina de lavar para alimentar a casa e armazenar a energia através de um banco de baterias, e aproveitar o movimento de rotação do aerogerador para também bombear água do poço.

ex: 3 Todas as alternativas acima, mantendo um sistema de encanamento automatizado para quando a caixa de água casa e da irrigação estiverem cheios o aerogerador apenas gerar energia sem bombear á água.

Em anexo posto um projeto de
Micro-hidrogerador com turbina pelton de cerâmica.pdf
(361.1 KiB) Transferido 247 vezes
feito pelo Centro Universitário da FEI e da PUCSP para água do cano de 25mm para gerar energia para residência. Lembrando o que desenvolvermos aqui todos os produtores rurais nesse brazilzão a fora tem que ter capacidade de montar e as peças fáceis de achar para reposição.

Em anexo também segue
Como Construir um Cata Vento Savonius.pdf
(5.17 MiB) Transferido 268 vezes
uma tecnologia antiga porém muito útil no semi árido, segue manual completo para quem não conhece.

Segue link de um inventor que trabalha apenas com materiais de pvc e criar bons projetos para zona rural: https://www.youtube.com/user/Danielgeniomg/videos

Dúvidas estou a disposição

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Reaproveitamento de águas cinzas|Aerogerador|Elevação de água

Mensagem por serges »

Muito bem...

Pbrigado pela partilha decerto muitos vão ler a proveitar a ideia e projecto e quem sabe por as mãos na massa!

Venham opiniões...

#hynek que achas?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Energia hídrica”