Microprodução Hidrica

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por pafi »

Muitos parabéns!
Isto funciona 24 sobre 24h certo? 24 x 2kWh = 48kWh. 32 vezes mais do que eu gasto por dia na minha mota!!! Deveras impressionante.
Consegues manter caudal suficiente durante o ano todo, ou no verão a coisa pára? Aquele tubo ainda tem uma secção valente!
E que belo castelo arranjaste. Isto nas levadas da Madeira era um mimo. Em S.Miguel já têm algumas hídricas em funcionamento há imensos anos. Quando andei por lá tive oportunidade de visitar algumas instalações.
E quanto a custos e licenças e esses detalhes todos?
Isto pode injetar-se na rede e obter rendimentos, como se fosse uma microgeração fotovoltaica, ou é diferente?
Parece ser um investimento mais acessível, com menos manutenção e com possibilidade de maior retorno, para quem tiver água numa propriedade. E que tal um pequeno texto sobre este assunto? Afinal de contas, energias renováveis não é só sol e vento ;).
Mais uma vez, parabéns pelo bom exemplo de sustentabilidade e de contribuição para as pequenas empresas.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por visitante1 »

A água é uma fonte de energia execional, tanto para ligar a rede como para sistemas isolados.
Fico espantado ao consultar as estatisticas no portal Renovaveis na hora, apenas 6 sistemas hidricos ligados a rede.

http://www.renovaveisnahora.pt/web/srm/estatisticas1

Penso que isso se deve ao desconhecimento das pessoas que tem aguas a passar nas suas propriedades e também á forte incapacidade tecnica da maioria das empresas que operam neste ramo de atividade que é a microgeração, nem se querem chatear a pensar no assunto.

O principio do processo é o mesmo que o fotovoltaico, há um registo, paga-se a taxa e faz-se a obra, não ha complicações.
Se houver agua com força opta-se pelo regime geral, é um valor mais baixo mas não tem limite de produção, se não opta-se pelo bonificado e aí já é necessário o painel termico!!!! fica no meio da bouça mas é assim, isso já tem a ver com a estupidez de quem fez as regras.

Os custos do sistema não ficam longe do fotovoltaico, não me coube a mim orçamentar a obra porque o meu papel aqui foi pôr o sistema a gerar energia , retificação, proteção etc.
Desde o momento que alguem me apresentou o proprietário e este me disse que queria "acender uma lampadas" com aquilo logo decidi que alguem tinha que meter mãos á obra.
Pedi a uma ou outra empresa para pegar na obra, alguns fujiram a 7 pes mesmo sabendo que quem fizesse a hidrica levava uma quantidade que rondava entre 4 a 12 microproduções fotovoltaicas para o mesmo dono, pelo menos 4 estão em construção até agora, mais a hidrica.
Penso que a empresa que pegou no assunto foi sem dúvida a melhor escolha, com isso já se conseguiu mais umas quantas na mesma região.

O mesmo se pode fazer para abastecimento isolado de energia, existem inumeros locais com agua corredia em abundancia alguns entubados com alguma pressão, é prefeitamente possivel gerar energia a partir daí.
Eu sou um atento e altamente adepto de energias renovaveis e espero colaborar com muitos mais projetos.
cumprimentos a todos.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por pafi »

Também acho que com tanta água que cai, corre e se desperdiça em Portugal já se podiam ter virado os focos das energias limpas para estes sistemas. Parecem mais simples, apesar da despesa extra em ter que criar condutas e um local (casota) para envolver isso tudo. Afinal de contas, isto não faz sentido no meio das cidades. Certamente não faltarão locais para instalar isto entre o norte e centro de Portugal. O que não faltam são ribeiras e riachos cheios de água.
Longe vão os tempos em que havia imensos moinhos de água em atividade. Depois foram substituídos pelos motores elétricos, mas agora parece estar a regressar o conceito de os reaproveitar para produzir eletricidade. Seria bom que muitas pessoas percorressem esse caminho novamente. Ainda bem que já deste este exemplo para contribuir.

Só mais uma curiosidade. Entre este sistema e uma MP de painéis fotovoltaicos (por exemplo numa casa), o que achas que produzirá mais energia ao final do ano? Contando com a escassez de água dos meses quentes claro.
O ideal até seria um local ter os dois sistemas. O hídrico que rende mais no inverno, e o fotovoltaico que rende mais no verão. A coisa bem equilibradinha até dava para garantir auto-suficiência!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


tripado
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado set 15, 2012 11:17 am

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por tripado »

Excelente projeto Pnunes. A minha tb ja esta ligado mas ando com dificuldade com os condensadores, a minha energia reactiva anda muito baixo valores negativos de -15VAR e esta-me a afectar a producao. Penso que vou ter de adicionar mais condensadores ate ficar positivo.


jtbf
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 12, 2012 6:06 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por jtbf »

Boas,

Sim senhor, muito bem construído, está simplesmente espectacular.., há que aproveitar e esgotar todas as fontes de energias alternativas ao nosso alcance..
Adorava ter um riacho desses perto de casa..

Belo trabalho.

jtbf

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por g_card »

fantástico, e aguentara-se a produzir o ano inteiro?

ja pensei em enterrar 1km de mangueira ate casa, mas produzir uns W's durante 3 ou 4 meses não deve compensar...
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por visitante1 »

g_card Escreveu:fantástico, e aguentara-se a produzir o ano inteiro?

ja pensei em enterrar 1km de mangueira ate casa, mas produzir uns W's durante 3 ou 4 meses não deve compensar...
Viva,
depende, pode até compensar mas ás vezes nem se fazem as coisas pelo que compensa mas sim pela pica que dá...
muitos dos projetos que cá estão se fossemos fazer as continhas bem feitas deixava muito a desejar.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


tripado
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado set 15, 2012 11:17 am

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por tripado »

Pnunes

Por acaso sabes os valores dos capacitadores ( condensadores) que tens ligados em paralelo ao gerador ? E ja agora o factor de potencia e potencia nominal do gerador.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por visitante1 »

é um motor/gerador de 4kw e penso 0,78! não tenho a certeza, tenho cerca de 75uF por fase mas as experiencias ainda não terminaram!!!
diga quais as carateristicas do seu, será mais facil ajudar se for o caso.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


tripado
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado set 15, 2012 11:17 am

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por tripado »

Pnunes

Tambem ando em experiencia, neste momento tenho um gerador de 3kw e tenho 50UF por fase. Penso que nao sera suficiente pois só tou a produzir 650w e com 325v . O QAC é negativo entre -10 e -20 VAR ou seja o gerador esta sub-excitado. Vou colocar esta semana 90 Uf por fase a ver se a coisa melhora pois com 30 metros de altura e 15 l/s tem de dar muito mais.
pnunes Escreveu:é um motor/gerador de 4kw e penso 0,78! não tenho a certeza, tenho cerca de 75uF por fase mas as experiencias ainda não terminaram!!!
diga quais as carateristicas do seu, será mais facil ajudar se for o caso.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por visitante1 »

Hummm!!! parece é que tem que aumentar um pouco a rotação da maquina, parece normal essa potencia nessas condições.
Qaul é o RPM com essa voltagem??
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


tripado
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado set 15, 2012 11:17 am

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por tripado »

Perto da velocidade nominal 1400 rpm. Vou trocar os condensadores depois digo como ficou.
Deveria fazer 6.5 amp e so esta fazendo 2.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por visitante1 »

Viva,
mas não pode estar perto! tem que estar acima da velocidade nominal. Será que é um motor de 1450rpm? se for tem que o colocar acima dessa velocidade senão vai estar aquém do pretendido.
Vai ter que mexer nas polias talvez...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por visitante1 »

Passei por esta microprodução hidrica para ver como estava o seu funcionamento e pelo que constatei vai de vento em popa... ainda não se registaram avarias e a contagem está dentro do esperado.
Como lá ainda existem mais uns quantos moinhos na mesma linha de agua o proprietário está com ideias de fazer outra...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por MRider »

Se ouver queda de agua suficiente pode fazer varias 8-) haja €€€ :mrgreen:
Live long and prosper!


Ronco
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta dez 02, 2011 7:20 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por Ronco »

Muito interessante, apenas um reparo: isso de ligar um gerador à rede sem sincronizar a fase não dá barracada(no minimo harmonicas com farturinha)? Do que me lembro das continhas do sr Fourier...

Caro pnunes se por acaso tiver aí à mão um par de referencias úteis sobre essa geração com motores trifásico era leitura interessante :)

Assim a olhar para a foto parece simplesmente ligado em estrela e com uns condensadores a fazer de carga.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por RJSC »

Não dá barracada porque os motores de indução são assíncronos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por visitante1 »

Mas ninguem está a ligar gerador á rede, está é um gerador (que neste caso é um motor assincrono) a trabalhar em modo isolado e posteriormente a ser retificado para DC e ligado a um inversor...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Ronco
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta dez 02, 2011 7:20 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por Ronco »

Caro pnunes, o meu reparo era para o RJSC... já não leio nada sobre maquinas electricas à muitos anos e quase esqueci o pouco que sabia sobre o assunto, vou ter um par de leituras a fazer inspirado por este trabalho :)

Tenho um rio aqui ao lado, que apesar de não ter contacto com a minha propriedade atravessa a do meu vizinho com quem tenho excelentes relações de quem já tinha pedido e recebido autorização para restaurar uma velha represa... pena que não tem queda, é em plano...


Ronco
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta dez 02, 2011 7:20 pm

Re: Microprodução Hidrica

Mensagem por Ronco »

E logo na wikipedia tem a ponta do iceberg com um exemplo de calculo e tudo: http://en.wikipedia.org/wiki/Induction_generator

Responder

Voltar para “Energia hídrica”