Energia Hidráulica em motor trifásico como gerador

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Adailson Fernandes
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta mar 02, 2012 12:39 pm
Contacto:

Energia Hidráulica em motor trifásico como gerador

Mensagem por Adailson Fernandes »

bom dia! sou novo neste forum, tenho pesquisado a bastante tempo uma solução energética para uma propriedade rural que tenho onde ainda não temos estrada de acesso até o local e muito menos energia barata, tudo tem que ser carregado por uns 6km.
ja vi nesse forum uma solução pra utilizar um motor trifasico como gerador, ja tenho um motor trífasico antigo de uma betoneira velha, quero transforma-lo em gerador.
quero usar uma roda dágua para mover esse gerador, não tenho queda mas a corrente do igarape que passa proximo é bem forte.

Gostaria que os colegas me ajudassem em transformar o motor trifasico em gerador e construir essa roda dágua para mover o gerador, sei que terei de usar jogos de polias para aumentar o rpm do motor.
obrigado!


LuisEntringer
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mar 19, 2012 6:02 pm

Re: Energia Hidráulica em motor trifásico como gerador

Mensagem por LuisEntringer »

Ola irmão, minha situação é a msm da sua, eu tenho uma propiedade, na qual eu quero iniciar um projeto sustentavel, e pra isso queria produzir energia, no msm esuquema do motor que vc me disse, qualquer novidade, por favor faça contato, qualquer duvidada tbm, ficarei feliz em esclarecer, dentro do possivel é claro!
Obrigado, e abraço irmão!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Energia Hidráulica em motor trifásico como gerador

Mensagem por mauri »

Adailson Fernandes Escreveu:bom dia! sou novo neste forum, tenho pesquisado a bastante tempo uma solução energética para uma propriedade rural que tenho onde ainda não temos estrada de acesso até o local e muito menos energia barata, tudo tem que ser carregado por uns 6km.
ja vi nesse forum uma solução pra utilizar um motor trifasico como gerador, ja tenho um motor trífasico antigo de uma betoneira velha, quero transforma-lo em gerador.
quero usar uma roda dágua para mover esse gerador, não tenho queda mas a corrente do igarape que passa proximo é bem forte.

Gostaria que os colegas me ajudassem em transformar o motor trifasico em gerador e construir essa roda dágua para mover o gerador, sei que terei de usar jogos de polias para aumentar o rpm do motor.
obrigado!
Este tópico está em apresentações e já foi feita a sua apresentação.
O tópico vai ser movido para Geral, julgo ser o lugar certo.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Energia Hidráulica em motor trifásico como gerador

Mensagem por mauri »

LuisEntringer Escreveu:Ola irmão, minha situação é a msm da sua, eu tenho uma propiedade, na qual eu quero iniciar um projeto sustentavel, e pra isso queria produzir energia, no msm esuquema do motor que vc me disse, qualquer novidade, por favor faça contato, qualquer duvidada tbm, ficarei feliz em esclarecer, dentro do possivel é claro!
Obrigado, e abraço irmão!
Ó irmão, vc colocou esta mensagem nas Apresentações e em duplicado num tópico que não o seu.
Passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Energia Hidráulica em motor trifásico como gerador

Mensagem por Esteves »

Adailson Fernandes Escreveu:bom dia! sou novo neste forum, tenho pesquisado a bastante tempo uma solução energética para uma propriedade rural que tenho onde ainda não temos estrada de acesso até o local e muito menos energia barata, tudo tem que ser carregado por uns 6km.
ja vi nesse forum uma solução pra utilizar um motor trifasico como gerador, ja tenho um motor trífasico antigo de uma betoneira velha, quero transforma-lo em gerador.
quero usar uma roda dágua para mover esse gerador, não tenho queda mas a corrente do igarape que passa proximo é bem forte.

Gostaria que os colegas me ajudassem em transformar o motor trifasico em gerador e construir essa roda dágua para mover o gerador, sei que terei de usar jogos de polias para aumentar o rpm do motor.
obrigado!


Boas!

Se tens agua com fartura uma das soluções passa por uma mini hídrica como esta, http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... ca#p176682" onclick="window.open(this.href);return false;

Quanto ao motor trifásico como está não vale de nada, teria de levar muitas alterações, Tipo, um bobinado novo, o induzido convertido para ímanes.

Outra solução é fazer ou comprar um gerador tipo eólico, mas movido a agua com um sistema tipo moinho de agua.

Como fazer um gerador +/- em conta, entre este tópico http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=27&t=15501" onclick="window.open(this.href);return false; há por aqui muitos.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
Adailson Fernandes
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta mar 02, 2012 12:39 pm
Contacto:

Re: Energia Hidráulica em motor trifásico como gerador

Mensagem por Adailson Fernandes »

obrigado pessoal! outra coisa ja fiz minha apresentação


Autor do tópico
Adailson Fernandes
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta mar 02, 2012 12:39 pm
Contacto:

Re: Energia Hidráulica em motor trifásico como gerador

Mensagem por Adailson Fernandes »

mauri Escreveu:
LuisEntringer Escreveu:Ola irmão, minha situação é a msm da sua, eu tenho uma propiedade, na qual eu quero iniciar um projeto sustentavel, e pra isso queria produzir energia, no msm esuquema do motor que vc me disse, qualquer novidade, por favor faça contato, qualquer duvidada tbm, ficarei feliz em esclarecer, dentro do possivel é claro!
Obrigado, e abraço irmão!
Ó irmão, vc colocou esta mensagem nas Apresentações e em duplicado num tópico que não o seu.
Passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
desculpas, ja fiz a minha apresentação


Autor do tópico
Adailson Fernandes
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta mar 02, 2012 12:39 pm
Contacto:

Re: Energia Hidráulica em motor trifásico como gerador

Mensagem por Adailson Fernandes »

Adailson Fernandes Escreveu:obrigado pessoal! outra coisa ja fiz minha apresentação
tenho água em abundância, mas não tenho elevação, pesquisei essas turbinas são muito caro, aproximadamente 15.000,00
estou procurando algo que seja de baixo custo, ou com produtos alternativos

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Energia Hidráulica em motor trifásico como gerador

Mensagem por Esteves »

Adailson Fernandes Escreveu:
Adailson Fernandes Escreveu:obrigado pessoal! outra coisa ja fiz minha apresentação
tenho água em abundância, mas não tenho elevação, pesquisei essas turbinas são muito caro, aproximadamente 15.000,00
estou procurando algo que seja de baixo custo, ou com produtos alternativos

Boas!

Tem outra solução mais em conta, é um Gerador Eólico 1000 w que custa +/- 250€ só que em vez de por a rodar com vento faz uma turbina tipo a que está na imagem, com alguma desmultiplicação para dar mais velocidade ao gerador.

Imagem

Imagem

Imagem



O gerador

Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Energia Hidráulica em motor trifásico como gerador

Mensagem por visitante1 »

A experiencia vai ajudando nas respostas a dar,
é muito facil colocar um vulgar motor de indução a funcionar como gerador, apenas terá que levar uns condensadores calculados para o efeito e ligados em estrela, de seguida fazer com que mecanicamente se consiga faze-lo rodar a uma velocidade ligeiramente superior a sua nominal.
Como exemplo um motor de 1,5kw 950rpm com uns condensadores de 35uF e 1200rpm vindos de uma turbina deu 1250w (medidos atravéz de um inversor Fronius Ig40 ligado á rede). Por acaso foi retirado porque cheguei a conclusão que é preciso um maior.
Neste momento está em ensaios um de 4kw e 950rpm tambem, já deu 1500w mas como não tinha os condensadores adquados não passou disso. Vão ser calculados novos condensadores adaptados a esta maquina.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Energia Hidráulica em motor trifásico como gerador

Mensagem por Celestino »

mauri Escreveu:O tópico vai ser movido para Geral, julgo ser o lugar certo.
Este agora já poderia ir para "Energia Hídrica", não?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


lcarneiro28
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta mai 23, 2013 1:01 pm

Re: Energia Hidráulica em motor trifásico como gerador

Mensagem por lcarneiro28 »

Olá.

Vejo que já possui algumas alternativas, que implicam em construir sua própria usina.
Seguem abaixo, mais algumas sugestões.

http://www.youtube.com/watch?v=taDv20yTaDE
http://www.youtube.com/watch?v=PtRnKGMBPSw
http://www.youtube.com/watch?v=7FGBZAwdu1Y

Responder

Voltar para “Energia hídrica”