Avaliação de potencial hidroelétrico

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por Quintas2 »

Afinal sou eu quem começa este tópico do potencial micro-elétrico. É especialmente dirigido ao visitante1 (obrigado desde já pela tua disponibilidade em ajudar os outros), a quem peço uma opinião, mas agradeço contributos de todos.

Condições: as do desenho seguinte.
Hídrica.png
Hídrica.png (4.45 KiB) Visto 10160 vezes
Linha de água temporária. Era permanente, embora nos verões mais secos só corresse um fiozinho de água. Nos últimos anos, para além da irregularidade do tempo (ex: primavera e verão passados muito secos), construiram-se uma série de casas a montante e cada um vai tirando um bocadinho para rega e atualmente seca sempre no verão. O ano passado, muito seco, secou por uns 4 meses.

E, penso, a tendência será para piorar, pelo que até já tenho em projeto a construção de um bebedouro para a fauna selvagem, mal acabe o meu hotel para morcegos.

Esta história para dizer que vejo com maus olhos encanar toda a água do ribeiro para produzir eletricidade, porque é uma extensão grande em que deixaria a linha de água seca e também teria custos acrescidos em tubagem. Assim, admito a hipótese única de fazer uma espécie de azenha, se for viável. Como a linha de água não tem peixes (é temporária e sem charcos grandes quando seca), o impacte ambiental da azenha seria pequeno. Teria ainda o benefício de criar um pequeno açude com água para a vida selvagem, no verão, pelo menos secaria mais tarde.

As fotos abaixo são do ponto B, onde o ribeiro está emparedado, onde era fácil fazer 1 barragem com queda para cima da azenha. É também próximo da casa, outra vantagem.
DSCN0256.JPG
DSCN0258.JPG
O caudal é, medido hoje, de +- 1 l/s. Num ano normal (o que é isso, nos tempos atuais?), deverá ter pelo menos o dobro, no outono/inverno. Para o fim da primavera/princípio verão, talvez 1 l/s num ano normal.

As contas que fiz, com recurso à fórmula da Eletrobras (P=7,5xQxH) de que falei no tópico anterior, foram do género (Q = 2 l/s, cerca de 6 meses/ano):

Ponto B » H=5m em 150m, produção de 75Wh
Ponto C » H=15m em 250m, produção de 225Wh
Ponto D » H=20m em 300m, produção de 300Wh

Usando a fórmula de um site americano de que falei num outro tópico, mais conservadora para instalações mais artesanais tipo DIY, a produção cai para quase metade da de cima, que penso ser o que devo contar para uma coisa tipo azenha.

O que te parece?
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por Quintas2 »

O que pensei foi algo tipo isto: https://www.youtube.com/watch?v=-zdqd8N2a3k.

Mas algo me diz que já conheces este projeto visitante1.

Ele fala em 6A e 14V, o que vem confirmar os meus receios de uma produção fraquinha.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por Quintas2 »

Mais esta, para confirmar aquilo que já pensava. Para 300W, altura de queda de 6-12m, são precisos 6 l/s. Vou antes dedicar-me à pesca.
Capturar.PNG
Capturar.PNG (372.76 KiB) Visto 10138 vezes
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífico projeto... ;)

O Paulo vai dar uma ajuda.

Força com isso.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por visitante1 »

Quintas, é melhor dedicares te ao hotel para morcegos, achei a ideia espetacular, a sério. E eu a pensar que era maluco por andar a construir lagos para anfíbios e a criar minhoca e tenebrio para os alimentar lol.
Aproveita esse fio de água para fazer algo igual, vai ficar espetacular.

De QQ forma para chegares á conclusão do potencial hídrico:
Altura manométrica
X
Caudal l/s
X
9.8
X
Eficiência

Não Gastes dinheiro com esse projecto
Cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por Quintas2 »

De qualquer forma, obrigado visitante1.

Vou fazer o meu aproveitamento hidroelétrico com esta turbina:
Capturar.PNG
Capturar.PNG (51.66 KiB) Visto 10110 vezes
Dá para acender um led para atrair traças para alimentar os meus morcegos. :)

Fica bem.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por visitante1 »

Lol altamente ! Mete aí umas fotos da colónia, eu prometo abrir um topico de ranicultura
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por pedrolima »

5*****. Parabéns pelo cuidado com a preservação e bebedouros para vida selvagem, é de louvar.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por visitante1 »

Pedro, nem te passas da quantidade de anfíbios que já habitam os meus lagos . em cerca de 1 ano a colónia de animais é brutal... Tem de tudo um pouco. Um dia começo a postar fotos .
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por jmlflorencio »

Por acaso gostaria de ver, também ;-)


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por Quintas2 »

jmlflorencio Escreveu:Por acaso gostaria de ver, também ;-)
Eu também, mas para isto não ficar muito off-topic, poderias criar um tópico com alguns dados, mesmo sem fotos (tamanho/custo do lago; forma de construção, isolamento; como o alimentas no verão e que quantidade de água é preciso para isso - esta está a ser a minha grande dúvida; dicas importantes sobre outros aspetos a considerar).

Obrigado desde já.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por visitante1 »

Logo que possa crio. Mas desde já aviso que é muito rústico.
Por acaso tenho um vídeo com elas a alimentarem se com tenebrio mais tarde publico.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por visitante1 »

Isto já vai um pouco offtopic, se o autor quiser pode pedir para retirar :) mas entretanto carreguei o video, nada de especial, apenas com as rãs a alimentarem-se com tenebrio. Não é que seja necessário andar a dar lhes alimento, pois na natureza elas também tem que se desenrascar, mas como tina uns bicharocos a mais decidi fazê-las felizes :lol:

Link
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por Quintas2 »

Sendo eu o autor do tópico, está tudo bem. A sugestão de fazeres um tópico teu era só para o forum ficar mais "arrumado" e facilitar a consulta de cada tema.

Gostei de ver, mas o lago parece grande. Eu estava a pensar numa coisa menor.
O que te quero pedir é essencialmente o que está envolvido na sua manutenção: limpeza, de que forma e periodicidade? O que enche de inverno não chega certamente para passar o verão; quantidade de água necessária? Problemas de eutrofização? Enfim, tudo o que possas aconselhar/alertar, em termos práticos.

Não quero avançar às escuras. Trabalho já tenho que me chegue.

O meu principal problema é a disponibilidade de água no verão. Quero fazer isto precisamente porque a linha de água passou a secar (usos maiores a montante) e só tenho um poço de acumulação (tipo meia dúzia de metros cúbicos) para o verão. Isso chega? Também não quero enchê-lo para depois aumentar a fatura de água da câmara.
Em último caso fico-me pelo bebedouro só para a bicharada não passar sede nos 3 a 4 meses que a linha de água secar, para isso o meu poço deve dar, nem que seja a pingar uma mangueira para o bebedouro.

Obrigado.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por visitante1 »

:lol: De facto o tema inicial deixou de fazer sentido e ja foi respondido e arrumado!
Eu posso criar um dedicado mais á frente, mas por agora se quuiseres continuamos por aqui, até porque não há muita vida ativa nos lagos para mostrar nestes meses mais frios.

Este é apenas um dos lagos, tem cerca de 5 a 6 metros de comprimento por 3 a 4 de largura +- 1 metro profundidade, está no jardim, tudo muito rústico...obrigatoriamente :lol:
Foi feito porque gosto de rãs principalmente na altura do coaxar, é uma festa enorme :D
Notei ao longo do tempo esses anfíbios começaram a desaparecer, segundo relatos de pessoas mais idosas umas decadas atrás só se ouvia coaxar por todo o lado.
No entanto contrariamente ao esperado, nestes ultimos anos tem-se verificado o contrario, comecei a ouvir ao longe elas a cantar e issso despertou-me atenção.

Inclusivé reparei que numa das nascentes de agua no terreno do meu pai apareceram umas pequenitas.

Decidi fazer 2 lagos, este que falei atrás e outro com 12x10m, que foi feito mesmo no meio de um campo.
É muito facil povoar o lago de fauna e flora, basta colocares la "vida " vinda de outro local onde já haja algas, plantas e micro organismos etc, aquilo multiplica-se brutalmente. Estes lagos apenas tem cerca de 1 ano e estão completamente habitados de inúmeros animais que nem eu conheco....ras, sapateiros, tritoes, salamandras, caracois de agua, escaravelhos, camaroes!!!!!!! eu chamo isso porque são parecidos :)

O lago é auto suficiente no que toca a limpeza e vida, há lá sempre animais a trabalhar para o manter limpo, eu acho que são os escaravelhos de agua, não tenho a certeza, mas são eles que vão tratando de manter a limpeza no que toca a outros animais estranhos que caiam lá dentro. Por exemplo sempre que algum tenebrio sobrava eles tratavam de o devorar antes que apodreça.

As plantas que vão crescendo la dentro tambem mantem o lago limpo, ainda agora lá meti lirios de agua que trouxe dum outro sitio.

Relativamente á agua eu não tenho problemas, por agora tenho em abundancia, como tinha uma bomba solar desde á muito tempo (shurflo) dediquei-a a isso no verão, com um painel solar e suficiente.

O lago maior tem agua sempre a correr.

Utilizei apenas plastico preto para fazer o lago, não investi em tela, ficaria melhor mas era muito cara. Mesmo que o plastico se degrade penso não haver problema, pois com o acumular de algas e plantas acaba por se tornar impermeável....é isso que eu espero.

Tens que ter em atenção que se avancares para uma coisa destas tens que estar preparado para autênticos festivais, de dia e de noite, principalmente nas semanas de acasalamento e lua cheia, é brutal. Tenho gravações de áudio que parece estar em plena Amazónia lol

A reprodução delas também é enorme, fiquei espantado com isso, mesmo em cativeiro embora o mais proximo de ambiente natural.

Deixa-me referir também que participei num seminario de ranicultura onde foram abordados alguns temas sobre rãs, inclusivé a comercialização, no entanto não e este o objetivo...

Prometo fazer uns videos, ou até editar já os que tenho do ano passado, vou tentar captar imagens subaquáticas também.

Podes ler um pouco sobre biodiversidade, lagos, charcos etc neste site:
http://www.charcoscomvida.org/
estou a preparar me para ser membro....logo que possa lol
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Avaliação de potencial hidroelétrico

Mensagem por Quintas2 »

visitante1 Escreveu: Podes ler um pouco sobre biodiversidade, lagos, charcos etc neste site:
http://www.charcoscomvida.org/
estou a preparar me para ser membro....logo que possa lol
Bom site, obrigado. A ver se eles completam a parte da manutenção. Vou dedicar algum tempo em pesquisas na net.

Tenho que estudar melhor o assunto, pois, na verdade, falta-me o essencial - água.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Energia hídrica”