Página 1 de 1

Rentabilidade de Uma Mini Hídrica

Enviado: segunda jan 14, 2019 10:18 pm
por Hydro
Boa noite,

Precisava da vossa ajuda. Tenho uma mini azenha com junto a um rio e pensei em instalar uma mini hídrica. Sabem-me dar uma estimativa relativamente à rentabilidade que poderia vir a ter? A ideia era vender toda a energia produzida.

Em anexo, envio uma foto da cascata. O moinho fica nesse local. A queda andará à volta dos 2 metros de altura e o caudal varia consoante a altura do ano - a imagem é referente ao mês de julho.

Encontro muita informação na internet relativamente a energia fotovoltaica (custos de instalação, ROI, etc...). Infelizmente, quando falamos de energia hídrica o caso muda de figura...

Desde já, muito obrigado!

Re: Rentabilidade de Uma Mini Hídrica

Enviado: terça jan 15, 2019 9:17 am
por serges
Bem vindo, primeiro pedido e unico que lhe faço é a apresentação no local próprio...

Quanto ao projecto deixe vir cá a malta como o visitante1 e Hynec já experientes na coisa podem dar uma opinião muito válida!

Já agora ler um pouco do que aqui se fez, obrigado.

Re: Rentabilidade de Uma Mini Hídrica

Enviado: quinta jan 17, 2019 1:23 pm
por visitante1
Viva,
já existe por cá alguma informação relativa a Micro e Pico-hidricas, podem é não especificar ao pormenor relativamente ao retorno porque isso vai depender de vários factores que variam de local para local.

Eu diria que reunindo algumas condições tais como distancia da rede eléctrica, caudal disponível etc, consegue-se fazer uma obra com relativo bom preço sendo que o retorno pode não demorar muito tempo, para mim um retorno entre os 6 a 7 anos é muito bom.

Uma boa noticia é que já se fazem cá em Portugal turbinas especificas a cada local, no entanto isso requer um estudo prévio.

O valor por kWh pago pela energia vinda de fontes hídricas no regime UPP é baixo, no entanto se conseguir uma potencia a rondar os 4kw, o que para um rio/moinho pode ser fácil, chega a conseguir mais de 170€/mês, o que é bom.

O Hynek logo que possa dará o seu contributo

Já agora o local é onde?

cumps