Energia hídrica

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
Dima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda fev 02, 2009 3:07 pm

Re: Energia hídrica

Mensagem por Dima »

juntando as coisas:
DSC03473.JPG
DSC03473.JPG (132.55 KiB) Visto 14730 vezes
DSC03475.JPG
DSC03475.JPG (148.63 KiB) Visto 14730 vezes
juntando a roda...
juntando a roda...
DSC03476.JPG (143.03 KiB) Visto 14728 vezes
Imagem


Autor do tópico
Dima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda fev 02, 2009 3:07 pm

Re: Energia hídrica

Mensagem por Dima »

e a roda está quase pronta
DSC034802.JPG
DSC034802.JPG (108.51 KiB) Visto 14727 vezes
amanha só falta fazer os apoios e vou ver se a corrente do rio é sufeciente forte para conseguir rodar esta roda. pois digo se conseguí produzir alguma energia com isso x) abraços
Imagem

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Energia hídrica

Mensagem por mix »

que motor vais utilizar para gerar energia??

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


Autor do tópico
Dima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda fev 02, 2009 3:07 pm

Re: Energia hídrica

Mensagem por Dima »

vai ser um motor de passo da impressora, pelo que ouvi dizer é o melhorzito deles!
sfgwefg.JPG
sfgwefg.JPG (122.33 KiB) Visto 14722 vezes
[[]]'
Imagem


Autor do tópico
Dima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda fev 02, 2009 3:07 pm

Re: Energia hídrica

Mensagem por Dima »

DSC03496.JPG
DSC03496.JPG (141.65 KiB) Visto 14697 vezes
DSC03494.JPG
DSC03494.JPG (132.4 KiB) Visto 14699 vezes
as pás vão fazer uma inclinação de 45º na parte de fora da roda para melhor aproveitamento da agua
as pás com inclinação no fim
as pás com inclinação no fim
pas.JPG (38.59 KiB) Visto 14697 vezes
Imagem


Autor do tópico
Dima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda fev 02, 2009 3:07 pm

Re: Energia hídrica

Mensagem por Dima »

o sistema da roda feito, agora só falta instalar na montanha
DSC03996zx.JPG
DSC03996zx.JPG (149.89 KiB) Visto 14652 vezes
DSC04004d.JPG
DSC04004d.JPG (126.46 KiB) Visto 14653 vezes
Imagem


Autor do tópico
Dima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda fev 02, 2009 3:07 pm

Re: Energia hídrica

Mensagem por Dima »

a roda a ser instalada na montanha, entretanto surgiu outra ideia para construção do depósito porque com antigo havia muitas perdas e desperdicio da agua pois mostro ele pronto no proximo post
DSCF3541 - Cópia.JPG
DSCF3541 - Cópia.JPG (128.04 KiB) Visto 14612 vezes
entretanto houve aí uns problemas por causa das rodas dentadas porque a roda que estava no eixo era demasiado grande e oferecia uma resistência muito grande ao motor e nao conseguia rodar com a força da agua por isso tive de optar por uma roda dentada mais pequena para desmultiplicar menos, ou seja, ficar com menos resistencia o que diminuiu a velocidade do motor através de uma pequena correia. assim ficou:
DSCF36471111.JPG
DSCF36471111.JPG (133.7 KiB) Visto 14612 vezes
ja testei isso e tive sucesso, mais tarde ponho aqui o video isso a funcionar, pelo menos ja cosegui acender estes leds mas foi ao rodar com a mão x)
DSCF39381.JPG
DSCF39381.JPG (136.56 KiB) Visto 14613 vezes
ahm, lembrei-me que tenho um problemazinho com isso, porque pelo que sei o motor de passo fornece a corrente alternada logo, em cada fio vem + e - junto e eu queria ligar estes leds todos em paralelo para todos darem com mesmo brilho e nao sei como hei-de fazer isso, se alguem poder ajudar agradeço abraços [[]]'
Imagem

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Energia hídrica

Mensagem por mix »

bom trabalho!
tens aqui um esquema de como fazeres as ligações desse motor de passo!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


Autor do tópico
Dima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda fev 02, 2009 3:07 pm

Re: Energia hídrica

Mensagem por Dima »

eheh, ele é o meu colega e ja me tentou ajudar, fazendo aquele circuito todo mas a luz nao da brilho nenhum, nao sei o que se passa. eu nao preciso do acumulador de energia nem resistores, nao preciso de ter uma corrente continua, só quero que eles dessem para ligar em paralelo para dar todos o msmo brilho. eu ja usei diodo que só deixa passar + mas msmo assim sem sucesso :s e tb ja tentei ligar um que deixa passar só + e outro igual mas no fio diferente ligado ao contrário, pensei que se virar ao contrário só deixava passar os negativos mas pelos vistos nao.
nao sei o que hei-de fazer :s
abraço
Imagem

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Energia hídrica

Mensagem por mix »

não tens outro motor? se tiras-te esse motor de passo de uma impressora experimenta utilizar o outro motor que costuma vir nas impressoras. ele necessita de mais rotação que o motor de passo, mas por outro lado não "prende" tanto e para acender leds em série uma voltagem de 3volts é suficiente e não necessitas de resistências....se conseguires um fluxo de água constante e uma voltagem de +/- 3volts constante seria o ideal!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


Autor do tópico
Dima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda fev 02, 2009 3:07 pm

Re: Energia hídrica

Mensagem por Dima »

ahh ja sei do qual estás a falar, esse motor nao da porque precisa de muita rotação mesmo e eu nao tenho isso, estou a perceber que tas a dizer. sim eu ja medi com voltimetro e da aproximadamente 2.6v mas eu nao cosigo ligar os leds em paralelo é esse o problema. o 1º led da alto brilho e conforme vai aumentando o nmro de leds o brilho diminui cada vez mais e eu queria que todos tivessem o mesmo.
deixo aqui o video como prometi
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=y0ovzzi2 ... annel_page[/youtube]
[[]]'
Imagem


Soares_de_Sousa
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta out 07, 2009 5:01 pm

Re: Energia hídrica

Mensagem por Soares_de_Sousa »

este projecto sempre foi finalizado?

isto funciona como um turbina de pelton, no meu parecer.

há centrais que funcionam assim!


jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Energia hídrica

Mensagem por jorge_barbosah »

sim, foi finalizado...

eu digo isto, porque acompanhei todo este projecto :b
Jorge Barbosa

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Energia hídrica

Mensagem por jmal »

então e que tal um belo vídeo a mostrar tudo a funcionar.

Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Energia hídrica

Mensagem por jorge_barbosah »

Jorge Barbosa

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Energia hídrica

Mensagem por mauri »

vi o vídeo e achei obra prima!
que resultados práticos se pode concluir? ou seja que quantidade de energia se tira?
parabéns!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Energia hídrica

Mensagem por jorge_barbosah »

boas

antes de mais nada, quero agradecer pelo elogio

agora falando sobre isto, é assim:

este projecto que aqui está, foi um projecto realizado na escola, em que a principal razao de ter sido feito, foi para alertar aos restantes alunos e pessoas que com umas simples coisas destas se podia fazer muito. este projecto foi um pouco falhado, visto ser de 8 elementos, e quando à muita gente a mandar, nada se faz. no entanto, esta parte da hidrica foi executada por um amigo meu (dima), e eu como ajudante. ja a parte da eolica, foi feita por mim, e pela coloboraçao do dima.

este projecto tinha por base ser auto-sustentavel, isto quer dizer: nesta montanha onde desce a agua, tem uma bomba que depois a bombeia para cima, ela desce passa no moinho, cai no reservatorio, e recomeça o ciclo. essa bomba de agua tinha de estar ligada à corrente (tomada), mas como nao houve verbas para esta ser alimentada por pequenos paineis solares, visto que ela so gastava 26w (se nao me engano), teve de ser mesmo ligada à tomada e consequentemente a maquete deixou de ser auto-sustentavel. ja a eolica era auto-sustentavel, apenas precisava de uma ventoinha para simular o vento.

relativamente à sua pergunta da quantidade de energia que se tira, eu nao sei muito bem, porque nessa altura eu nao andava muito dentro da electricidade e assim, mas o aerogerador conseguia acender 6 leds brancos (~4.6v), e a hidrica ainda muitos mais.

foi pena na altura nao ficar com resultados "praticos" acerca do que esta pequena maquete era capaz de produzir, mas foi tudo feito um pouco à pressa. eu estou a espera da confirmaçao de um amigo meu, para saber se ele me autoriza a colocar um video no youtube(em que ele aparece), para que consigam ver um pouco deste projecto "falhado", mas por mim e pelo dima alcançado

desculpe este testamento,

cumprimentos
Jorge Barbosa

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Energia hídrica

Mensagem por mauri »

jorge_barbosah Escreveu: ja a parte da eolica, foi feita por mim, e pela coloboraçao do dima...
ja a eolica era auto-sustentavel, apenas precisava de uma ventoinha para simular o vento.
o aerogerador conseguia acender 6 leds brancos (~4.6v)
e então vamos para a parte prática... não consegues tornar isso realidade, isto é, começar a fabricar para consumo?...
eu tenho a certeza que irias ter umas surpresas agradáveis, pois irias ter muitos clientes...
acho que devias dar prioridade ao que achasses mais prático, se eólica te facilitaria o fabrico, anda com isso prá frente e não tenhas receio... eu seria um dos primeiros a ter...
jorge_barbosah Escreveu: "para que consigam ver um pouco deste projecto "falhado"[quote="
nunca se pode considerar uma experiência falhada, toda a evolução teve as suas experiências e nem sempre resultaram, há que persistir e não perder a esperança!
há sempre um avanço, pelo menos nos indica que não será esse o caminho certo...mas quando temos a certeza duma coisa, não a podemos deixar fugir! outros a agarrarão.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Energia hídrica

Mensagem por jorge_barbosah »

mauri Escreveu:e então vamos para a parte prática... não consegues tornar isso realidade, isto é, começar a fabricar para consumo?...
eu tenho a certeza que irias ter umas surpresas agradáveis, pois irias ter muitos clientes...
boas!

sim, eu ja construi um aerogerador para casa(tem um topico no forum), mas foi apenas o primeiro, agora ja me ando a preparar para um melhor


e cá esta o video da eólica

http://www.youtube.com/watch?v=l3kamvgu354

cumprimentos
Jorge Barbosa


Autor do tópico
Dima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda fev 02, 2009 3:07 pm

Re: Energia hídrica

Mensagem por Dima »

boas gente,
desculpem por estar deseparecido ha tanto tempo mas agora com coisas da universidade isso está complicado.
realmente como o meu amigo jorge disse o projecto foi concluido, um bocado em cima da hora mas foi.
no video da hidrica que o jorge postou maquete ainda faltava muita coisa pra concluir, porque no fim isso ficou muito mais bonito mas a pior parte acho que foi mesmo que durante uma semana de expociçao na escola ninguem do nosso grupo tirou a foto do projecto feito por isso nao tenho ca nenhuma imagem final
pois durante a expociçao tivemos umas problemas com parte hidrica, porque o deposito tinha as vezes uma especie de fuga da agua mas isso foi resolvido facilmente.
apesar de ser a 1a vez que nos fizemos uma expriencia dessas acho que correu bastante bem, ficamos a conhecer melhor o funcionamento das hidricas e ja sabemos que falhas tivemos na realizacao para evitar isso para proxima vez.
eu agora estou a tirar o curso de engenharia mecanica e espero no futuro continuar trabalhar com este tipo de projectos na area de energias renovaveis
Imagem

Responder

Voltar para “Energia hídrica”