Pedido de informação/aconselhamento instalação hibrida

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.



Responder

Autor do tópico
Pauloj2010
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta ago 29, 2019 11:43 am
Estado: Desligado

Pedido de informação/aconselhamento instalação hibrida

Mensagem por Pauloj2010 » quinta ago 29, 2019 12:22 pm

Bom dia,

Pretendo construir (no prazo de 1 a 2 anos) uma moradia unifamiliar no norte do País e, tendo em conta a necessidade de preservar o meio ambiente e a carteira, estou interessado em instalar equipamentos para a produção de energia para auto consumo (se possível sem ligação à rede pública), com baterias, possivelmente monofásico.

Refiro que neste momento ainda não sei quais os valores de consumo efectivo, mas será aproximado ao consumo normal de uma família de 4/6 pessoas, acrescentado os equipamentos de uma piscina e bombagem da água de furo para consumo na casa, rega e lavagens.

Como na zona em causa não há sol todos os dias, vejo em alternativa, a instalação de outros equipamentos que colmatem a falta de sol. Nesse sentido, procuro uma conjugação de elementos que me permitam ter energia eléctrica todo o ano, ou seja:
- Painéis fotovoltaicos (móveis para acompanhar a orientação solar) para a energia solar, tendo o local entre 8 e 15 horas de luz solar por dia em média;
- Aerogerador de pequenas dimensões (mais ou menos 1 a 1,5 m de diâmetro) em torre ou de outro tipo que se venha a revelar mais eficiente, tendo o local ventos médios de 12km/h;
- Micro/mini turbinas hídricas para instalar na canalização da casa (circuitos de filtragem da água da piscina; entrada de água em casa; ou outros locais uma vez que haverá outros circuitos de água).

Sobre os painéis e aerogerador há bastante informação, mas não encontro grande coisa relativamente a turbinas hídricas para instalação em canalização, pelo que gostava de saber a vossa opinião sobre se será possível instalar turbinas hídricas do tipo "Francis", "Pelton" ou outra, na canalização da piscina (à entrada ou saída do filtro), na canalização da casa (à entrada ou saída da bomba), ou noutro circuito melhor.

Têm conhecimento de algo semelhante, e de empresas que tenham este tipo de material?
Que energia será produzida (por hora de funcionamento) de 1 turbina com estas características?
É viável a instalação de 2 ou 3 em série no mesmo cano? Qual a perca de pressão?
Que requisitos teria que possuir a instalação da canalização de água, bem como a instalação para transportar a energia produzida para as baterias?

Desde já, obrigado pela vossa ajuda
Pauloj2010


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15163
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: Pedido de informação/aconselhamento instalação hibrida

Mensagem por serges » quinta ago 29, 2019 12:44 pm

Boas,

Antes de mais bem vindo, depois questão de passar nas apresentações para o podermos conhecer...

Quanto ao assunto aconselho vivamente a medir velocidade do vento para saber se valerá a pena esse investimento na eolica pois normalmente nem sempre é o correcto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

gigaz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 73
Registado: terça fev 19, 2019 12:50 pm
Localização: Figueira da Foz
Estado: Desligado

Re: Pedido de informação/aconselhamento instalação hibrida

Mensagem por gigaz » domingo set 08, 2019 11:56 pm

Acho que há muita confusão especialmente em relação à parte hídrica, tem uma ribeira a passar na propriedade? Ou outra fonte de caudal?

Responder

Voltar para “Geral”