(Ajuda) Projecto escolar

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
mnuno
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta mar 26, 2014 11:08 am

(Ajuda) Projecto escolar

Mensagem por mnuno »

Boas, necessito de ajuda dos mais entendidos na matéria num projeto escolar. Foi pedido que elabora-se um equipamento capaz de aqucer 100 litros de agua a uma temperatura de 20 graus para 80 graus em 4horas. A unica restrição é que não posso usar a corrente eletrica. Alguma sugestão para calcular isto?


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: (Ajuda) Projecto escolar

Mensagem por Ferra »

Não sou dos entendidos, sou mais dos idiotas :-) mas oh homem, isso é muito vago! Podes usar paineis solares, lenha, pellets, combustiveis fosseis, enfim só a falta de imaginação é o limite!

Para calcular isso impediram-te de usar a energia eletrica porque o calculo seria no caso da resistencia eletrica demasiado facil! Só tens de ter em conta a eficiencia do equipamento e sobredimensioná-lo!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: (Ajuda) Projecto escolar

Mensagem por Ferra »

Fora brincadeiras, o que precisas é de saber que uma caloria é a energia necessária para subir em 1 grau celsius a temperatura de 1 grama de água. Como tens 100L de água quantas gramas tens? Como já se encontra a 20graus quantos graus necessitas de subir? Como se vai estender por 4 horas essa subida, é só fazer a conta a contar com isso para obteres a energia necessaria numa hora! Depois constrois uma máquina que consiga fornecer essas calorias por hora e já está, simples não? Atenção pois pode ser pedido por joules mas é só converter! Boa sorte! Ajudei ou não?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: (Ajuda) Projecto escolar

Mensagem por Emanuel Couto »

Boa explicação Ferra ;)
Não percebo nada disso....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
mnuno
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta mar 26, 2014 11:08 am

Re: (Ajuda) Projecto escolar

Mensagem por mnuno »

Antes de mais obrigada a todos pela ajuda. Eu sei que é muito vago e eu posso partir para a situação que quiser desde que a justifique, ou seja, opto por paineis solares então tenho de justificar, pellets a mesma situação. O meu problema está em fazer os calculos para saber a energia necessária e depois justificar o combiustivel necessário e capaz de o fazer.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: (Ajuda) Projecto escolar

Mensagem por Ferra »

Já leste o que te disse no post das 11.17 de 30 de Março? Está lá como deves fazer os calculos, é só pegar na calculadora e seguir a ordem. Ajudo-te no que puder mas fazer calculos vais ter de ser tu! Estou a guardar a cerelac para o meu puto! :-)
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: (Ajuda) Projecto escolar

Mensagem por Ferra »

Emanuel Couto Escreveu:Boa explicação Ferra ;)
Não percebo nada disso....
Obrigado Emanuel, a ti até te faço os calculos se precisares mas aos estudantes eles têm de lá chegar nem que seja com ajuda! Só assim aprendem!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: (Ajuda) Projecto escolar

Mensagem por Ferra »

Então mnuno, foste comprar a calculadora para fazer os cálculos ou já estás desenrascado?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: (Ajuda) Projecto escolar

Mensagem por Emanuel Couto »

Obrigada Ferra....

Acho que o Nuno foi comprar uma calculadora nova :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: (Ajuda) Projecto escolar

Mensagem por CrOhN »

Papinha quase feita:

Example Heating Water

Consider the energy needed to heat 1.0 kg of water from 0 oC to 100 oC when the specific heat of water is 4.19 kJ/kg.K (kJ/kg.oC):

Q = (4.19 kJ/kg.K) (1.0 kg) ((100 oC) - (0 oC))

= 419 (kJ)



Retirado daqui:http://www.engineeringtoolbox.com/heat- ... d_292.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Responder

Voltar para “Geral”