GPL - Acho que vale a pena

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas
ok . retiro o que disse em relaçao ao bd, algo me escapou no fabrico desse, como nao o posso fazer nem experiencias (vivo num apartamento) perdoe-me pela minha ignorancia.
esse senhor eurico da fonseca ainda é vivo, merecia uma estatua na avenida da liberdade (em lisboa, por ser a mais poluida do pais) e no 1º maio pela sua ideia. ai se fosse agora.
afinal sempre existe a tal alternativa so e preciso vontade para a por em pratica.
em relaçao ao gpl continuo a procura das vossas opinioes em relaçao a este combustivel.

Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

a principal vantagem que vejo no gpl é o custo em relaçao aos outros combustiveis fosseis mas, tem pelo menos uma desvantagem em relaçao aos outros, nao se pode estacionar em parques fechados. eu gosto dos parque fechados, principalmente no inverno.


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

batatas fritas Escreveu: eu gosto dos parque fechados, principalmente no inverno.
boas

é pá eu tambem, mas o preço e as emissoes valem o sacrificio.
eu costumo fazer uma asneira grosseira, normalmente ando sem o autocolante, mas tambem nunca me mandaram parar, tenho tido sorte.
essa treta do autocolante e uma verdadeira estupides porque desde que o gpl foi aprovad e regulamentado em 91 que os carros passaram ter especificaçoes muito rigorosas ao ponto de eu te dizer que se torna mais seguro um gpl de que um gasolina.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

amigo sa

vou tentar esclarecer aos membros deste forum algumas questões aqui levantadas. espero que também te seja util.
o gpl pode nao ser e nao e um biocombustivel disso tenho a certeza, mas a sua queima e muito mais limpa que o diesel e gasolina. isto esta comprovado cientificamente com deves saber

segundo os estudos, que posso comprovar, para o potencial aquecimento global, os veículos na queima do gpl situam-se entre o gasóleo e a gasolina, e bastante mais próximos do registado para os veículos a gasóleo.

sobre o biodiesel têns de ler pois reparo que estás mesmo fora do assunto. tenta ler aquie aqui também
talves seja ainda mais limpa que o proprio biodiesel, porque nao queima nem soda caustica nem metanol, alias nao consigo perceber com e que um produtoa altamente corrosivo pode originar uma boa emissao de poluentes, mas isso so la para a fente e depois de muitos km feitos (estudos) e que poderemos ter a certeza
não existe metanol nem soda no bd, apenas são usados como catalizadores. informa-te melhor.
lembra-te de uma coisa, estamos aqui a falar de ovd e bd basicamente, mas esqueceste que a grande maioria de nos tambem utiliza carros a gasolina, para estes que alternativas há. praticamente nenhumas, nem aqui as há.
será que sou culpado??? por favor...
penso que como moderador deste forum deveras repensar este assunto.


vou seguir o teu conselho. vou repensar.

fico grato pela sugestão.
Última edição por Fry em quinta set 21, 2006 7:09 pm, editado 1 vez no total.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

apesar de o gpl não ser biocombístivel, polui menos que a gasolina, por isso é um assunto que deve de ser debatido.

mas não foi até agora falado porque não havia espaço neste fórum para ele. apenas falavamos em energias renováveis.

espero abrir um espaço no futuro para se falar de energias não renováveis....
como por exemplo tudo o que vem do petróleo e a nuclear que tb não é renovável.

quanto ao gpl é um combustivel que já pensei em aderir até, mas algumas coisas afastaram-me dessa ideia. a principal é o custo da alteração e a perca de valor de mercado do carro, e não ter um posto de abastecimento aqui muito perto.
mas quem tiver hipoteses e um veículo ideal para a alteração é uma boa alternativa.
penso que a vw tem uma carrinha (a touran) já de série adaptada para gpl ou então para gás natural

cumprimentos:
luís oliveira

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

penso que a vw tem uma carrinha (a touran) já de série adaptada para gpl ou então para gás natural
existe pois mas creio que seja só para gás natural igual ao de casa e até oferecem a instalação de uma "torneira" para colocar em casa para abastecer a dita, claro está é só para determinadas pessoas que tem ess possibilidade...
ncontra-se já disponível no mercado nacional, a nova versão ecofuel do touran, alimentada a gás natural. trata-se do um touran, dotado de um motor de um motor de 2 litros com 109 cv que funciona também a gasolina.

concebido de raiz para trabalhar fundamentalmente a gás natural, o touran ecofuel conta com a gasolina como reserva de combustível ou como alternativa. na alimentação a gás natural, a autonomia é de 310 km. depois de percorrida esta distância, passa a funcionar a gasolina. o consumo do touran ecofuel é de apenas 5,8 kg por cada 100 quilómetros. os custos por quilómetro de um veículo a gás natural, são mais reduzidos, do que os de um veículo a gasolina. com este motor, o touran atinge uma velocidade máxima de 180 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos. face ao motor a gasolina convencional, a propulsão a gás natural produz menos 80 por cento de monóxido de carbono, menos 80 por cento de óxido de nitrogénio, menos 73 por cento de hidrocarbono e menos 23 por cento de dióxido de carbono.

o touran ecofuel foi desenvolvido pela volkswagen individual. os quatro depósitos de gás natural estão integrados sob o piso (capacidade total de 18 kg) e, por isso, não comprometem o espaço e a versatilidade interiores. os depósitos de combustível do touran ecofuel são construídos em aço e foram sujeitos aos mais rigorosos testes de colisão ("crash tests") para avaliar as condições de segurança.

o volkswagen touran movido a gás natural será comercializado nos três níveis de equipamento já conhecidos da restante gama, conceptline, trendline e highline. os preços iniciam-se no 28.820 euros da versão conceptline enquanto que o topo de gama, highline, está disponível por 31.660 euros.

Imagem

mais informações aqui:

http://www.sivaonline.pt/cultures/pt-pt ... cofuel.htm
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas
afinal estamos a discutir aqui, o que?
nao andamos todos á procura de varia energias alternativas para nos fazer andar.
nao consigo perceber a tua ideia em relaçao as emissoes poluentes do gpl, acreditas mesmo nisso que dizes.
tenho carro a gpl a 11 anos e nao me arrependo.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

sa Escreveu:boas
afinal estamos a discutir aqui, o que?
nao andamos todos á procura de varia energias alternativas para nos fazer andar.
nao consigo perceber a tua ideia em relaçao as emissoes poluentes do gpl, acreditas mesmo nisso que dizes.
tenho carro a gpl a 11 anos e nao me arrependo.
caro amigo

que fique claro que não estou contra quem use o gpl, apenas te estou a alertar que não é uma energia renovável nem contribui para a diminuição do efeito de estufa e consequente aquecimento global.

a essência deste forum tem como base a componente ecológica nas energias em discussão. se continuarmos a optar pelas energias fosseis estaremos a poluir e certamente vamos ser apontados pelas futuras gerações, como os principais destruidores deste planeta. eu posso ser uma gota de água num oceano poluido, mas faço a diferença. temos de mudar mentalidades. como os sintomas de destruição são lentos nem nos apercebemos dos efeitos.

podes continuar a usar o gpl, que ninguém te impedirá, mas que tenhas a consciência que não é considerada uma energia alternativa renovável.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

mas pode ser sobre outro ponto de vista considerada uma energia alternativa á gasolina, pois apesar de serem ambas de origem fóssil, o gpl polui menos e é mais económico até.

penso que é aqui onde o sá quer chegar

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

luimio Escreveu:mas pode ser sobre outro ponto de vista considerada uma energia alternativa á gasolina, pois apesar de serem ambas de origem fóssil, o gpl polui menos e é mais económico até.

penso que é aqui onde o sá quer chegar
boas

ora ai ta onde quero chegar. obrigado por me compreenderes.
como os carros a diesel 5lugares continuam muito caros a unica alternativa que temos e comprar a gasolina, e dai vem o gpl. apenas isso
agora qual alternativa viavel, nao temos metanol nem etanol no mercado para puder abstecer minimamente.
dentro dos cambustiveis fosseis este é o melhor para o ambiente (e carteira).
quando estes biocombustiveis tiverem ao nosso alcançe,nem que seja a comprar como o ov em pequenas quantidades tipo 3l por embalagen, e o preço a condizer podem crer que mudo.

Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

"agora qual alternativa viavel, nao temos metanol nem etanol no mercado para puder abstecer minimamente. "

desculpa mas tambem nao temos alternativa ao petrodiesel à venda ao litro, pelo menos venda legal, em postos de abastecimentos. temos de o fazer se o quisermos consumir.


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas
sim concordo contigo.mas granede diferença esta que tu no bd consegues fazer em casa "facilmente" e no ovd nem precisas de te preocupar em fazer, é so comprar ou lavar o usado.
nos gasolina ainda nao há essa hipotese, pelo que tens que ter manter no gpl. alguem aqui faz etanol ou metanol em casa????????? tás a perceber onde quero chegar.
em relaçao a marcas que vendam carros a gpl de serie, penso que a renault ja tem uma fabrica a algum tempo a fabricar veiculos a gpl, pelo menos ja tem na tabela de preços um kangoo 1.2 gpl. da ultima vez que falei com um vendedor sobre isto ele disse-me que tinham quase todos os modelos com esta opçao, teria sempre que se fazer a encomenda e esperar algun tempo, se nao me engano cerca de um ano.
atençao que os carros a gpl nao aceitam o gas natural, têm que ser modificados, nos depositos e sistemas de injecçao e aspiraçao.
era bom podermos abastecer em casa com uma torneirinha na garagem, eu proprio tenho gas natural em casa, mas ainda nao e possivel, ne, acredito que o seja brevemente em portugal. dava um jeitao.

Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

acredito que desse jeito, pelo menos para quem vive junto ao solo, porque num andar mais alto já nao, nem os vizinhos íam na conversa de ter uma mangueira de gas a passar à frente da janela.
mas o gas natural é fossil tambem, tem os mesmos inconvinientes ambientais que o gpl. poderiam sim adaptar os carros para biogas, era o melhor para o ambiente, de entre as opçoes a gas.

Última edição por Batatas Fritas em sexta set 22, 2006 4:36 pm, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

para comprar carro novo penso que os hibridos podem ser uma boa soluçao, até porque têm uma reduçao no ia. a desvantagem é a escolha, que ainda nao é muita.


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas
sim tens razao?
mas lá voltamos ao mesmo, com e onde encontrar biogas, mais uma ves desaproveitamos o que temos.
em relaçao ao desconto de i.a. os veiculos matriculados novos a gpl tambem têm uma reduçao de 40% no i.a., o que normalmente (+- 1500 depende da cilindrada) dá para o custo do kit de transformaçao. o problema é comprar um de fabrica ja trnasformado sem ser renault (que eu conheça).

Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

boa sa,
nao tenho nada contra o gpl, até porque já é uma soluçao antiga mas, defendo mais um investimento no desenvolvimento do biogas do que no gas natural por questoes ambientais. acredito que o ivestimento no biogas será mais avultado mas é necessario.


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

batatas fritas Escreveu:boa sa,
nao tenho nada contra o gpl, até porque já é uma soluçao antiga mas, defendo mais um investimento no desenvolvimento do biogas do que no gas natural por questoes ambientais. acredito que o ivestimento no biogas será mais avultado mas é necessario.
boas
completamente de acordo contigo, tanto na defesa do ambiente como nadefesa da nossa economia, la estavamos nos a aproveitar aquilo que temos.
quanto ás marcas, retiro aqulio que disse em relaçoa á renault portuguesa, visto que neste momento nao fazem a respectiva importaçao, mas fabricam.
soube agora que a mitsubishi esta a comercializar o lancer a gpl com garantias e tudo sem pagar mais por isso. a subaru tambem. a citroen e peugeot comercializam a gaz natural.

Avatar do Utilizador

Ana
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta out 06, 2006 12:28 am
Localização: Lourinhã

Mensagem por Ana »

sa
andei muitos anos a gpl e só tenho a dizer coisas positivas ( a começar pelo preço).
quanto ao autocolante nunca tive problemas em usar e não percebo porque não usam muitos condutores. acham que fica inestético? não querem que se saiba que andam com carros caros a consumir combustivel a metade do preço porque estraga o estatuto social?
para fintarem os parques fechados?

quanto aos parques só é desagradável nas cidades em que não há estacionamento com fartura na rua, mas não há bela sem senão. o preço compensa e é menos poluente que os combustiveis tradicionais.

a minha opinião é - usa e assume!
Ana

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

a minha opinião é - usa e assume![/quote]

boas
ola ana, eu uso e assumo que o uso a mais de 10 anos, o que eu quis dizer é que por veses da jeito retira-lo para o poder estacionar num local proibido(sei que nao devo nem é correcto)tipo centro comercial no porto p. ex. continuo ainda hoje a nao perceber a obrigaçao do autocolante, mas é lei, azar. este é o unico problema que tenho mais nada. para alem de mais este é um sinal de inteligencia do condutor, consegue poupar 50% em combustivel e ainda é amigo do ambiente. melhor que isto só um hibrido.
já agira ainda andas a gpl?

Avatar do Utilizador

Ana
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta out 06, 2006 12:28 am
Localização: Lourinhã

Mensagem por Ana »

andei a gpl durante +- 9 anos em simultâneo com 2 carros diferentes. um morreu de morte natural - velhice - o outro tinha o defeito de ser de uma marca com peças caras, por isso vendi. estavam devidamente homologados.

agora não uso porque faço viagens tão curtas que não compensa o preço da montagem, e porque são novos.

quando forem mais velhos vou tentar o ovd.

contudo, só tenho a dizer maravilhas do gpl. o único problema era a dificuldade de abastecimento em certos locais mais remotos. tinhamos de procurar as listas de bombas, e, quando não havia, andar a combustivel convencional.
e tenho muitos amigos que aderiram e que ainda andam, até porque agora há mais bombas, é muito mais fácil.

para quem não quiser arriscar em aventuras mais controversas como o biodisel e o ovd, parece-me uma excelente opção.

e acho que não deves fazer batota, não por motivos morais, mas porque a multa para quem estaciona dentro dos parques fechados e é apanhado doi muito. principalmente se o veículo fôr de uma empresa.
já vi policia à porta desses estacionamentos. e é que não é dificil ser apanhado porque têm um cheirinho especial.
também cheguei a ver brigadas estacionadas ao lado das bombas, em sítio discreto, e o funcionário fazer-lhes sinal se os carros que ia abastecendo tinham ou não autocolante.
mas isto é comigo, o montante das multas "moraliza-me" completamente.
Ana

Responder

Voltar para “Geral”