A ficar desiludido com isto da microgeração

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
toonman
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado fev 12, 2011 11:11 pm

A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por toonman »

...e ainda nem comecei.
olá, sou o pedro, de almada, também conhecido em alguns meios como toonman.
faço bonecos.
assim profissionalmente.

tenho uma casa com um terraço jeitoso virado a sul, sem obstruções, 10m de parede, sol o dia todo.
como é natural, pensei na microgeração, faria todo o sentido.
a casa é toda eléctrica, incluindo termoacumulador, placa, forno, etc.

mas parece que para poder ter microgeração tenho obrigatoriamente que ter ou um painel solar térmico ou uma caldeira de biomassa, o que implicaria partir paredes e refazer a canalização.
compreendo o sentido de apenas se poder produzir parte da potência contratada e de se ter que vender à rede, não podendo as casas ser autosuficientes.
mas não compreendo esta parte da agua.

de qualquer modo vou lendo por aqui umas coisas, a ver se aprendo algo e se deixo de estar zangado com a questão.

toonman

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por Master »

a parte do solar termico é a melhor parte da poupança energetica que podes ter.
tenho paineis termicos desde há 3-4 anos e posso dizer que gás lá em casa, passei de 3 bilhas por mês (em média anual) para 3-4 bilhas ano....
è muita poupança.
quanto à canalização, acho que deves ler melhor os tópicos de aqs, pois não tens que fazer tudo de novo, basta ligares a um ponto de agua quente, no meu caso liguei á torneira de agua quente do w.c. (+-3 mts de tubo) do sótão e está resolvido.
podes colocar também um modulo solar, eu n coloquei, mas já os vi e são úteis.
podes também fazer ligação pelo exterior com calha (foi o que fez a minha vizinha).
e depois é gozares de agua quente para banhos, para maquina lavar roupa, para maquina lavar loiça, pequenas piscinas no verão, etc...
nós somos 5 lá em casa, e só na poupança de gás (cada vez mais caro), poupança de luz nas maquinas de lavar (a agua já entra quente, n sendo preciso aquecer) posso dizer que o painel já está pago ou quase pago, e ainda deve-me durar mais 15-20 anos a poupar.
quanto ao valor do painel termico, é residual, tendo em conta o que vais gastar com o solar, um bom painel de 350 lts, fica por menos de 2.000 €, logo tendo em conta os 25.000 ou 30.000 do fotovoltaico....
Dos Fracos Não Reza a História...


Autor do tópico
toonman
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado fev 12, 2011 11:11 pm

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por toonman »

2 mil euros a que não vou dar uso: tenho uma caldeira elétrica.
o terraço está no lado oposto à cozinha e casa de banho: implica atravessar o resto da casa toda.
e não é uma vivenda, é um apartamento com terraço, não dá para "dar a volta".


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por Ferra »

e não é melhor ter água quente de borla do que pagar electricidade para a ter? para mim era.
outra opção é depois de ter a papelada vender o painel... não sei é se vão haver inspeções posteriores... mas desconfio que depois de o ter, não o vai querer vender!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
toonman
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado fev 12, 2011 11:11 pm

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por toonman »

não está em causa a questão de ter ou não alternativa.
até podia ter esquentadora gás, que seria o mais comum.
optei pela caldeira eléctrica por vários factores, que poderemos discutir mais à frente.
mas podia até nem gostar de agua quente e não precisar dela para nada, como faz o meu sogro que tomou 3 banhos quentes na vida.
a questão põe-se com o facto de que eu, tendo espaço e exposição, meios e capital e vontade, ser obrigado a partir paredes de casa para instalar uma coisa que não me interessa, para a qual não tenho utilidade, para poder usufruir de outra completamente diferente, que é a geração eléctrica solar.
para depois vender???? e correr o risco de ter um contrato anulado?

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por mauri »

parece que este tópico nada tem a haver com apresentações, nem sequer de micro geração, por enquanto, pelo que vai para geral e se o pedro quiser fazer a sua apresentação que a faça de novo, no local próprio.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por Ferra »

pois também nunca compreendi essa obrigatoriedade... mas porque diz que tem de partir paredes? será tão fácil aplicar os painéis fotovoltaicos e tão difícil aplicar os painéis térmicos?
eu não falei em alternativa, falei que ia ter vantagem monetária com um painel térmico em relação a caldeira eléctrica... procure por este site se existe alguém que esteja descontente por ter um ! adianto-lhe já que ainda não li (o que não quer dizer que não haja) nenhum a dizer que foi mau negócio. os poucos que falam ter problemas foi por má montagem...
já leu com toda a atenção o que o master escreveu?
pode estar irritado por ser obrigado a comprar algo que não quer mas penso que depois de o ter vai reconsiderar a sua opinião. fale com bons instaladores e eles de certeza que lhe vão dar soluções para evitar partir a suas paredes! já pensou se também não vai ter de partir paredes para os painéis fotovoltaicos?
quando falei em vender foi para discernir até que ponto estava disposto a ir em relação ao painel térmico. com a sua resposta fiquei a saber que prefere mantê-lo a correr o risco de anular o contrato. desse modo posso enunciar-lhe as vantagem de o ter pois já sei que o vai manter!!!
e se o vai manter que tal tirar o máximo de vantagens dele em vez de o ter e não o usar???
só não entendo a parte de partir paredes...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
toonman
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado fev 12, 2011 11:11 pm

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por toonman »

@ferra:
não duvido das vantagens económicas do painel térmico. no entanto optei pela caldeira por outros motivos.
globalmente é-me mais vantajoso.

porque digo que tenho que partir paredes?
porque terá que haver uma ligação do painel térmico à canalização. ele não pode apenas estar ali, sem estar ligado a lado nenhum. ora como a canalização está toda do outro lado da casa, implica que os canos atravessem duas divisões. posso sempre por os canos por fora da parede, mas ainda assim teria que furar duas portas marquisadas. sendo um apartamento, não dá para "dar a volta por fora".
quanto à instalação eléctrica, como tenho luz no terraço, as tubagens onde passam os fios já existem.
a passagem de uma ligação até ao quadro já estava prevista na instalação eléctrica.

estamos ainda a falar de problemas com a microgeração?
creio que sim, pois a obrigação do painel térmico é um problema para quem queira ser produtor, pelo que não compreendo o post do moderador.

o post do master foi interessante de conteúdo, mas não só não é pertinente para o meu problema (já mencionei antes que a opção pela caldeira não foi apenas financeira) como continua a não responder à questão inicial: porque é que tenho que instalar aquecimento de agua para poder produzir electricidade?


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por Ferra »

toonman Escreveu: porque é que tenho que instalar aquecimento de agua para poder produzir electricidade?
como deve saber agora ao construir uma casa nova é obrigado a montar painéis solares térmicos. uma das formas que arranjaram para chegar ás casas que já estavam construídas e não os possuíam foi esta... uma outra e que infelizmente já acabou foi um incentivo dado a quem os quisesse comprar. neste fórum existem muitos que o aproveitaram...
eu penso que tudo isto se deve a uma norma europeia que "obriga" os países a terem uma certa percentagem de energia renovável instalada. como deve calcular a central da amareleja ficou caríssima pois obrigou á disponibilização de um campo e á compra de painéis montagem e manutenção... passado pouco tempo já estava ultrapassada... se forem os privados a efectuarem essa instalação estão a ceder um espaço gratuitamente a fazerem um investimento por conta própria e a manutenção também. a contrapartida do estado é a tarifa bonificada. e se estes montarem no mínimo os tais 2m2 obrigatórios sempre são mais uns metros quadrados de energia solar (renovável) instalada...
penso não estar a dizer nenhuma barbaridade.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por BondadeSua »

[quote="toonman"]não está em causa a questão de ter ou não alternativa.
até podia ter esquentadora gás, que seria o mais comum.
optei pela caldeira eléctrica por vários factores, que poderemos discutir mais à frente.
mas podia até nem gostar de agua quente e não precisar dela para nada, como faz o meu sogro que tomou 3 banhos quentes na vida.


saudações verdes

a questão da obrigatoriedade do que quer que seja... é sempre motivo para desconfianças.
mas no que me diz respeito, ainda bem que é obrigatório. e só concordo que o aquecimento de águas partindo de electricidade é a melhor opção, se a electricidade nos for oferecida. (ponto, paragrafo)
usando o sol, só temos o custo do equipamento e da manutenção se for caso disso. e pelo que sei, a minha caldeira eléctrica também tem manutenção.
até admito que tenha sido intenção do governo, promover as empresas comercializaras de aqs solar. mas convém não esquecer que as normas europeia, também mandam cá dentro....
mas ainda bem que o fizeram.
as soluções possíveis em cada caso, devem ser sugeridas, apoiadas e implementadas por pessoal competente.

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por Master »

após vários posts, depreendo que não há nada que se diga que o faça mudar de idéias.
já falamos de várias opções e das vantagens, no entanto a idéia é fixa.
mas como existe uma lei que obriga a instalar o painel termico para ter microgeração, só tem duas opçoes, ou faz o que a lei diz e têm microgeração ou não faz o que a lei diz e não têm microgeração.
não há volta a dar, nem vale a pena reclamar.....
penso que não vale a pena continuarmos a dar soluções ou ajuda se não as aceita ou minimamente as estuda/compreende.
não vale a pena ficar chateado com a questão, o que é , é...
Dos Fracos Não Reza a História...


Autor do tópico
toonman
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado fev 12, 2011 11:11 pm

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por toonman »

obrigado, mas continuo sem resposta para a pergunta.
porque é que tenho que instalar o painel térmico para poder produzir electricidade?

toda a gente já falou das vantagens e da economia do painel termico, que eu comecei por dizer que sabia quais eram e estava de acordo, não tinha quaisquer questões com isso.
toda a gente me tentou vender o peixe de que o painel era bom como se essa fosse a questão.
nunca foi essa a questão.

a questão é que sou obrigado a por um painel de agua para poder produzir electricidade.
ninguém foi capaz de dizer porquê. não sabem. não faz sentido.

e eu fico chateado quando me obrigam a fazer coisas que não fazem sentido. é um direito que me assiste enquanto ser pensante.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por mauri »

toonman Escreveu:obrigado, mas continuo sem resposta para a pergunta.
porque é que tenho que instalar o painel térmico para poder produzir electricidade?

toda a gente já falou das vantagens e da economia do painel termico, que eu comecei por dizer que sabia quais eram e estava de acordo, não tinha quaisquer questões com isso.
toda a gente me tentou vender o peixe de que o painel era bom como se essa fosse a questão.
nunca foi essa a questão.

a questão é que sou obrigado a por um painel de agua para poder produzir electricidade.
ninguém foi capaz de dizer porquê. não sabem. não faz sentido.

e eu fico chateado quando me obrigam a fazer coisas que não fazem sentido. é um direito que me assiste enquanto ser pensante.
eu não estou interessado na micro geração mas se estivesse teria que ler as leis que a regem.
se ler o dec lei 118a/2010 no nº 9 tem as condições para ser microprodutor.
resumindo: não precisa de ter aqs se for no regime geral ou seja se vender ao preço de compra: se quiser bonificado é obrigatório o aqs.
o nº 9 diz:
artigo 9.º
[...]
1 — o produtor está sujeito a um dos seguintes regimes
remuneratórios:
a) o regime geral, aplicável a todos os que tenham
acedido à actividade de microprodução e não se enquadrem
no regime bonificado, nos termos do presente
decreto
-lei;
b) o regime bonificado.
2 — o regime previsto na alínea b) do número an-
terior é aplicável a produtores que preencham cumulativamente
os seguintes requisitos:
a) a potência de ligação da respectiva unidade de
microprodução não seja superior a 3,68 kw ou no caso
dos condomínios, a 11,04 kw;
b) a unidade de microprodução utilize uma das fontes
de energia previstas no n.º 6 do artigo 11.º;
c) o local de consumo associado à microprodução
disponha de colectores solares térmicos com um mínimo
de 2 m² de área útil de colector ou de caldeira a biomassa
com produção anual de energia térmica equivalente
.
a questão é que sou obrigado a por um painel de agua para poder produzir electricidade
não é obrigado. pode produzir, consumir e vender ao preço como compra (regime geral) que já é muito bom.

está escrito e é da lei.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por BondadeSua »

faz todo o sentido se pretendemos, "mudar alguma coisa" neste mundo errado no que respeita a equilíbrio energético.
o aproveitamento solar, deveria ser uma atitude consciente de todos os cidadãos. já que os cidadãos se estão marimbando para o equilíbrio do planeta, alguém ... (leia-se europa), está a tentar impor pela via da lei, iniciativas que conduzam ao equilíbrio/aproveitamento energético. se quiserem, por mp, mostro porque é que no meu caso o aqs, justifica completamente a obrigatoriedade!!!
bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por Ferra »

bondadesua Escreveu: se quiserem, por mp, mostro porque é que no meu caso o aqs, justifica completamente a obrigatoriedade!!!
bondadesua
agora fiquei curioso... e porque só por pm?...
toonman Escreveu:obrigado, mas continuo sem resposta para a pergunta.
porque é que tenho que instalar o painel térmico para poder produzir electricidade?

a questão é que sou obrigado a por um painel de agua para poder produzir electricidade.
ninguém foi capaz de dizer porquê. não sabem. não faz sentido.

e eu fico chateado quando me obrigam a fazer coisas que não fazem sentido. é um direito que me assiste enquanto ser pensante.
resumindo:
não é obrigado! só o é se quiser o regime bonificado. e se o quiser tem de montar um painel solar térmico porque existem cotas impostas pela cee para portugal no que toca a energia renovável. como montar uma central fica caro para o governo este criou um sistema em que os privados faziam o tal investimento e a contrapartida foi a tarifa bonificada!
deste modo todos ficam contentes, ou não...
o governo com área montada de painéis sem gastar um tusto e o investidor com uma tarifa bonificada. assim ficou mais claro?


se você não tiver um certa quantia no banco ele retira-lhe um montante todos os meses. mas afinal você mete o dinheiro no banco para render ou para ter prejuízo? eles servem-se do seu dinheiro, você deixa de se servir dele e ainda por cima tem de pagar. acha que tem sentido? eu não. mas continua a metê-lo lá, ou não?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por serges »

enfim tem sido assim sempre mas agora o roubo é a descarada!

enfim!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: A ficar desiludido com isto da microgeração

Mensagem por mauri »

eu penso que neste caso não há roubo.
a pessoa investe sem apoio bonificado ou seja pelo regime geral e não é obrigado a nada. compra e vende ao mesmo preço.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Geral”