Como passar da renovavel para a EDP ?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por visitante1 »

Com dois contactores o circuito não se torna seguro, não é de todo aconselhavel.
O ideal é um só dispositivo com 2 contactos inversores.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

visitante1 Escreveu:Alias este mesmo assunto esta a ser implementado no projeto do Cabul, e passo a citar:

"No caso em apreço, é um relé duplo (ou seja de dois circuitos), corta fase e neutro.
O relé tem é um finder 40-52, tem os dois contactos centrais onde se liga a fase e o neutro para alimentar a instalação. Tem dois contactos que em repoudo esta "chantados" aos centrais onde se liga a fase e o neutro da rede. Neste caso como o relé não está alimentado, toda a carga da nossa instalação está pendurada na rede edp. Tem mais dois terminais onde se liga a fase e o neutro vindos do inversor.
A bobine do relé também é ligada ao inversor. Entre o inversor e o relé coloquei, por uma questão de segurança um diferencial de 30ma e para o meu caso um disjuntor de curto circuito de 6A, mais que suficiente para controlar o inversor de 1000W nominal..
Quando ligo o diferencial e o disjuntor, a bobine do relé é energizada, cortando a fase e o neutro que vinham da rede edp, e colando os contactos centrais aos contactos dos terminais ligados ao inversor, passando assim a instalação a ser alimentada pelo solar/eólico.
Se desligar-mos os disjuntores, o conversor fôr abaixo por qualquer motivo, a bobine deixa de ter energia, passando automaticamente à posição de repouso, ligando a rede edp. Assim que o conversor voltar a debitar, liga instantaneamente o relé, voltando tudo ao normal. Nem se dá pelas troca.
Qualquer loja digna desse nome de material eléctrico tem este tipo de material

Cumps"

Já agora complemento com um esquema de um simples rele de 2 inversores onde se pode fazer essa comutação sem complicações e relativamente barato...
e em que nunca as duas fases/neutros se encontram no mesmo ponto...
Por azar eu cheguei a montar um esquema desses, digo eu por experiencia própria e mesmo muito azar porque nunca mais voltei a realizar isso mas hoje voltei a carga e vou realizar de novo o projeto.

Tenho vários contactores diferentes e reles com sensor de voltagem dc ( min. 12v )
Tinha um desse género e meti me a mexer no rele de 12v para que ele corta se para testes, tanto rodei e voltei a rodar o regulador de voltagem que ele mudava de EDP para solar em segundos e nunca sentia falhas até que o contactor fez um clarão azul, resumindo deve ter feito arco elétrico ou quê e juntou edp com inversor e começou sempre a dar erro o inversor.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por CrOhN »

Já falei aqui tinha falado, e aqui também: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... or#p193323" onclick="window.open(this.href);return false;

que não se devia utilizar um unico contactor/relé para comutar rede/renovável. Expliquei o porquê de ser feito e como o fazer. No mercado, existem já as adaptações necessárias para interligar contactores normais.

Era só uma questão de tempo até alguém aparecer com a razão do porque é que não de deve fazer. Calhou-te a ti....


Muitas das especificações de contactores existentes por aì, mencionam explicitamente que; um só contactor, só por si, não é adequado para esse tipo de comutação.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por Emanuel Couto »

ProjectSolar Escreveu:
visitante1 Escreveu:Alias este mesmo assunto esta a ser implementado no projeto do Cabul, e passo a citar:

"No caso em apreço, é um relé duplo (ou seja de dois circuitos), corta fase e neutro.
O relé tem é um finder 40-52, tem os dois contactos centrais onde se liga a fase e o neutro para alimentar a instalação. Tem dois contactos que em repoudo esta "chantados" aos centrais onde se liga a fase e o neutro da rede. Neste caso como o relé não está alimentado, toda a carga da nossa instalação está pendurada na rede edp. Tem mais dois terminais onde se liga a fase e o neutro vindos do inversor.
A bobine do relé também é ligada ao inversor. Entre o inversor e o relé coloquei, por uma questão de segurança um diferencial de 30ma e para o meu caso um disjuntor de curto circuito de 6A, mais que suficiente para controlar o inversor de 1000W nominal..
Quando ligo o diferencial e o disjuntor, a bobine do relé é energizada, cortando a fase e o neutro que vinham da rede edp, e colando os contactos centrais aos contactos dos terminais ligados ao inversor, passando assim a instalação a ser alimentada pelo solar/eólico.
Se desligar-mos os disjuntores, o conversor fôr abaixo por qualquer motivo, a bobine deixa de ter energia, passando automaticamente à posição de repouso, ligando a rede edp. Assim que o conversor voltar a debitar, liga instantaneamente o relé, voltando tudo ao normal. Nem se dá pelas troca.
Qualquer loja digna desse nome de material eléctrico tem este tipo de material

Cumps"

Já agora complemento com um esquema de um simples rele de 2 inversores onde se pode fazer essa comutação sem complicações e relativamente barato...
e em que nunca as duas fases/neutros se encontram no mesmo ponto...
Por azar eu cheguei a montar um esquema desses, digo eu por experiencia própria e mesmo muito azar porque nunca mais voltei a realizar isso mas hoje voltei a carga e vou realizar de novo o projeto.

Tenho vários contactores diferentes e reles com sensor de voltagem dc ( min. 12v )
Tinha um desse género e meti me a mexer no rele de 12v para que ele corta se para testes, tanto rodei e voltei a rodar o regulador de voltagem que ele mudava de EDP para solar em segundos e nunca sentia falhas até que o contactor fez um clarão azul, resumindo deve ter feito arco elétrico ou quê e juntou edp com inversor e começou sempre a dar erro o inversor.
ProjectSolar!!! Logo q possa, volto para falarmos melhor do assunto!!!!

Entretanto, gostaria que dissesses mais pormenores do acontecido!?

Queimou alguma coisa no conversor?
--------------------
Que tipo de relé, marca, potências dele, e carga a controlar?
--------------------
O que alteraste nele?
--------------------
Tinhas as protecções (EDP/ALT) ?

Depois volto...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por accoelho »

Imagem
No meu sistema uso este
66.82.8.230.0000 - Finder, a bobina é alimentada pelo inversor
Mas graças ao diferencial que tenho no inversor ainda não queimou nada.
Porque não sei bem o que se passa mas as vezes o diferencial dispara.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por MRider »

Tens de verificar se na saída quando se faz a comutação entre rede e renováveis se a fase fica sempre no mesmo lugar da saída.

Tens de verificar as ligações para que isso aconteça.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

Bem a pedido de muitos eu exponho os meus testes e conclusões.

Na primeira "tentativa" de comutar rede solar, usei este sistema da foto

Imagem

Um rele de baixa voltagem de 12v , um contator de duplo contacto ele trocava fase e neutro, até ai tudo bem, liguei então a corrente do inversor na bobine do contator e a passar no rele, se baixa se de 12v ele desligava e então caia o contacto no contator e passava para a rede.

Meti me a mexer no rele de 12v com as chaves nos afinadores de voltagem para testes com o inversor em carga cerca de 100w, ele trocou varias vezes sem nunca se notar na iluminação da casa ate que chegou a um ponto a bobine começou a tremer e deve ter entrado em curto dentro do contator que eu vi uma chama azul.

Pensei que por ser de onda modificava afetou e "atrapalhou a bobine" e o inversor foi-se apitava sempre em erro quando se ligava. Não queimou fusíveis nem disparou disjuntores.

**Depois disto parei uns tempos.Até que hoje, sim hoje de tarde voltei a carga com o mesmo sistema mas com outra forma de pensar e saiu me isto

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora vou explicar o porque disso tudo, saiu me assim essa ideia, usei o mesmo contator do esquema anterior visto estar em bom estado, mas desta vez pensei em algo que quando qualquer posição ele estivesse nos bornos posteriores nunca tivesse la corrente presente.

Explicando:
Sendo eu a utilizar do solar supostamente o contator vai ativar a bobine e puxar os pernos para os bornes superiores, nesse momento desliga da rede mas a corrente da rede esta la presente para quando ele voltar ao ponto "morto", com esse sistema quando o solar estiver ligado os bornes de baixo estão sem corrente porque outro rele já cortou a rede numa ligação anterior, e o mesmo acontece em vice versa quando tiver na rede os bornes superiores estão mortos porque o contator maior da foto não esta ligado e a mandar corrente do inversor ao contator que leva a energia final para a habitação

Até aqui estava tudo lindamente hoje durante os testes, como este inversor é onda pura tem melhor qualidade a trabalhar em bobines , la vou eu então fazer testes e metiu a puxar 350w e rodei com as chaves os afinadores do rele de 12v, ele trocava lindamente com consumo de 100w , mas em 350w se eu mudar da rede para solar de repente ele custa a mover o rele "treme" e faz faísca e eu delsiguei de novo mas nada se danificou.

Conclusão minha de hoje, será que todos usam este sistema mas invertido, quero eu dizer que no ponto morto esta o solar de um contator porque ele assim não faria esforço na bobine nem para subir e sentir que esta em carga e descer o tal "tremer" e bastava cair as palhetas ele mandava a carga em questão. Porque se eu tiver 350w em consumo e tentar mudar ele parece que não arranca o rele "treme" cima, baixo , mas se tiver 100w troca rápido, se desligar o disjuntor ele faz a troca e ligo de novo o disjuntor da habitação e ele siga já faz bem os 350w de gás.

Vou tentar fazer um vídeo depois. Ou então meter a rede a atuar nos reles e bobines e deixar o inversor (solar) nos contatos baixos ou mortos .

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

Desculpem lá a minha ignorância, mas neste momento estive a pensar e uma coisa que não fui ver era se a fase e neutro estão a bater certas com a rede no contator principal, quer isto dizer se a fase e neutro do inversor quando troca , se estão certos com a da rede. Ou isso não faz mal nenhum.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por accoelho »

visitante2 Escreveu:Tens de verificar se na saída quando se faz a comutação entre rede e renováveis se a fase fica sempre no mesmo lugar da saída.

Tens de verificar as ligações para que isso aconteça.
isso, ta tudo certinho.
fase/fase e neutro/neutro nas entradas e saídas.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por Emanuel Couto »

ProjectSolar não respondi antes porque (estou de férias)... :)

A maneira correcta de ligar os contactores, é exactamente como o Paulo diz acima!!

E se for feita da maneira correta, (1) contactor  dá perfeitamente!!

A respeito da sua explicação, de como fez as ligações! Na verdade fiquei um pouco confuso... :?

Outra coisa!
Diz que aquilo começou a tremer,  deu origem a um arco,  e provavelmente juntou as duas redes!

Os contactos dos relés, e contactores "tremem" por várias razões!
Uma delas é a bobine responsável pelo accionamento, não tem força necessária para manterem os contactos (fechados) na posição de (normalmente aberto) e com um aumento de carga a controlar a coisa só piora!

Como a bobine de controle utiliza a força electromagnética para mover os contactos,  se por um acaso alimentarmos esta mesma bobine com tensões abaixo da sua nominal (apesar de haver alguma tolerância) os contactos sempre terão a tendência de voltar à posição de repouso.
Ao vibrar os contactos com muita frequência pode dar origem a um arco entre os contactos inversores, fazendo disparar as protecções, mas nunca juntando as duas redes!

Nas ligações no meu quadro, a trabalhar com (3) contactores em simultâneo, nunca tive problemas, varias membros do fórum utilizam nos seus sistemas....

Agora as coisas têm que ser ligadas de maneira correcta,  sempre com protecções, etc...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

Emanuel Couto Escreveu:ProjectSolar não respondi antes porque (estou de férias)... :)

A maneira correcta de ligar os contactores, é exactamente como o Paulo diz acima!!

E se for feita da maneira correta, (1) contactor  dá perfeitamente!!

A respeito da sua explicação, de como fez as ligações! Na verdade fiquei um pouco confuso... :?

Outra coisa!
Diz que aquilo começou a tremer,  deu origem a um arco,  e provavelmente juntou as duas redes!

Os contactos dos relés, e contactores "tremem" por várias razões!
Uma delas é a bobine responsável pelo accionamento, não tem força necessária para manterem os contactos (fechados) na posição de (normalmente aberto) e com um aumento de carga a controlar a coisa só piora!

Como a bobine de controle utiliza a força electromagnética para mover os contactos,  se por um acaso alimentarmos esta mesma bobine com tensões abaixo da sua nominal (apesar de haver alguma tolerância) os contactos sempre terão a tendência de voltar à posição de repouso.
Ao vibrar os contactos com muita frequência pode dar origem a um arco entre os contactos inversores, fazendo disparar as protecções, mas nunca juntando as duas redes!

Nas ligações no meu quadro, a trabalhar com (3) contactores em simultâneo, nunca tive problemas, varias membros do fórum utilizam nos seus sistemas....

Agora as coisas têm que ser ligadas de maneira correcta,  sempre com protecções, etc...
Confirmei as cabos em relação a estar fase com fase e isso e estava trocado e esta noite montei direito, fiz um teste rápido e esta 5 estrelas a trocar, com as minhas ligações queria dizer que quando o rele principal estiver nos contactos de cima existe outro rele atras que cortou a energia que estava em baixo para que se cair os contactos no rele principal não vão estar com energia porque o rele anterior esta a cortar essa fonte. Resumindo usei 3 reles.

O meu problema esta mesmo quando tenho uma carga de 500w , e ele se mudar para o solar o inversor parece que não consegue elevar o rele principal e treme. As tantas a bobine precisa de outras cargas mais fortes e eu não tomei nota disso.

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

Amanha deixo aqui especificações das bobines , mas dizem todas 230v , alem disso a do rele principal que faz a comutação aquece um pouco mas penso que mantem a temperatura mas sente se bem quente quando esta acionada.

Se for algum defeito troco por outro, mencionem marcas e modelos, o meu inversor é onda pura 1000w .

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

E se não for pedir muito aos entendidos e como se trata de uma coisa favorável a todos e útil, em fixarem o tópico e postarem fotos das comutações feitas em muito projetos feitos por aqui em global "maiores" e centrarem se aqui neste tópico para que se posa fazer comparações e ajudar na escolha.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por Emanuel Couto »

ProjectSolar Escreveu:Amanha deixo aqui especificações das bobines , mas dizem todas 230v , alem disso a do rele principal que faz a comutação aquece um pouco mas penso que mantem a temperatura mas sente se bem quente quando esta acionada.

Se for algum defeito troco por outro, mencionem marcas e modelos, o meu inversor é onda pura 1000w .


Isto não deveria aquecer!
Tenho (3) cada um na sua fase, e mesmo o contactor responsável pela fase de maior carga (máquina de lavar roupa, máquina de lavar loiça etc) não aquece quase nada! No maximo (5°) acima da temperatura ambiente na altura de maior carga.
Estamos a falar de cargas de (1,9KW) nesta fase.

Era melhor verificares se os teus estão em boas condições!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

O rele principal que faz a troca de rede solar e vice versa, medi hoje com o termómetro digital em cima da bobine que esta a ser alimentada pelo inversor e estava nos 56ºC . Penso que seja defeito dela então , já era usada também, vou deixar fotos posso estar enganado na carga dela para trabalhar.

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

Seguem se fotos do sistema , mais o rele principal da troca. Tenho 2, um montado e outro fora e desmontado.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por Emanuel Couto »

ProjectSolar Escreveu:O rele principal que faz a troca de rede solar e vice versa, medi hoje com o termómetro digital em cima da bobine que esta a ser alimentada pelo inversor e estava nos 56ºC . Penso que seja defeito dela então , já era usada também, vou deixar fotos posso estar enganado na carga dela para trabalhar.
Bolas...... isto dá para assar sardinhas :shock:

O relé da foto suporta (2,3KW) se o teu conversor é de (1KW) este relé tem capacidade de sobra...

O outro relé, tem as mesmas características? Para comparar o aquecimento, como se comporta a fazer bypass, etc. ?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por CrOhN »

2.3KW se as cargas forem resistivas.

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

Emanuel Couto Escreveu:
ProjectSolar Escreveu:O rele principal que faz a troca de rede solar e vice versa, medi hoje com o termómetro digital em cima da bobine que esta a ser alimentada pelo inversor e estava nos 56ºC . Penso que seja defeito dela então , já era usada também, vou deixar fotos posso estar enganado na carga dela para trabalhar.
Bolas...... isto dá para assar sardinhas :shock:

O relé da foto suporta (2,3KW) se o teu conversor é de (1KW) este relé tem capacidade de sobra...

O outro relé, tem as mesmas características? Para comparar o aquecimento, como se comporta a fazer bypass, etc. ?

São iguais, completamente, eu refiro me a bobine, não a temperatura dos contatos . Eu referia me a bobine que esta a exercer esforço para aguentar os contatos é que andas nos 60ºC , o contator telemecanique e o outro rele da finder eles ativados não aquecem sequer a bobine.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por MRider »

Essa bobine é de 220v quantos estão a sair do inversor 230v ? ou mais ?
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Geral”