O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por ProjectSolar »

RJSC Escreveu:Aqui está um exemplo do que acontece se o Disjuntor não conseguir extinguir o arco:

Link

Os disjuntores feitos para DC têm um iman para desviar o arco elétrico, e a direção do desvio depende do sentido da corrente, por isso nesse vídeo o disjuntor não consegue extinguir o arco quando ligado com a polaridade ao contrário.

Alguns fabricantes de disjuntores AC dão valores DC da ordem de 60V para um disjuntor de 230V, outros, com a Efapel não dão valores para DC, mas como as distâncias em AC têm que ser iguais, supõem-se que em DC também serão.

60V DC deve ser um valor, pois já vi disjuntores AC instalados em bicicletas (formato de scooter, com pedais) e scooters elétricas de 48V e não conheço relatos de incêndio quando eventualmente disparam.

Arco numa base de fusível para AC quando usada em DC:
[youtube]www.youtube.com/watch?v=z0QhkuGClMw[/youtube]
Refere se que dão para 60v DC e a intensidade 10A é igual tanto em AC como DC ?

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por ProjectSolar »

Esteves Escreveu:
MBRAZ Escreveu:Boas,

Considerando o custo total do projecto, quanto tempo irá demorar até o mesmo se tornar viável, ou seja, mais barato do que só tivesse energia da rede? É que estou a pensar em montar um sistema parecido em uma casa no Alentejo mas para além de ter de ter sempre a depência da rede eléctrica o retorno do investimento parece-me demorar cerca de 20 ou mais anos....

cumps,

Pedro
Boas.

@MBRAZ quanto ao custo total do projecto de-facto vai levar muitos anos até que fique pago, mas eu vou tentar explicar algo que julgo já ter explicado em outro tópico por ai.

Julgo que deve ter mais pessoas que pensam da mesma maneira que eu, entre muitas coisas que faço este projecto foi mais uma carolice que já ronda os 6000€ sem pagar a ninguém qual quer tipo de mão de obra, foi tudo feito por mim e também com ajuda deste fórum que serve muitas das vezes para esclarecer algumas duvidas entre muitas ajudas.
Voltando a explicação como eu disse e não devo ser só eu com esta ideia o @pnunes também é da mesma ideia, como todos sabem o dinheiro é para gastar e muitas das vezes é gasto em coisas que não são necessariamente úteis para o dia a dia, já para não falar em vícios ou hobbies nomeadamente caça, pesca, modelismo, etc... então eu decidi investir neste protejo sabendo que vai levar alguns anos a rentabilizar o investimento, mas como digo o dinheiro é para se gastar se não for nisto é em outra coisa qual quer e talvez se grande utilidade.

E nos dias que correm julgo que o mais importante é ter alguma folga todos os meses, resumindo este projecto desde que ficou em pleno funcionamento tem rendido +/- 30€ por mês, isto para já, porque ainda não está ligado a 98% da casa ronda os 40%, mas espero ter uma rentabilidade em dias de sol cerca de 98%, para a noite a iluminação exterior e interior está sempre garantida caso não haja semanas e semanas com o céu totalmente escuro.

Como parece e parece muito bem ao @MBRAZ continuo ligado a rede visto que nem todos os dias temos sol.

Um projecto como o meu tem de ser aproveitado ao máximo durante os dias de sol, como já expliquem anteriormente o sistema está preparado para passar para a alternativa e para a rede automaticamente sem que a quebra de tenção se note ou danifique qualquer equipamento cá de casa.
Estou como ao Esteves, não é o retorno do investimento em causa é mais o orgulho de montar o sistema e ser autônomo de "outros" pode se nunca comparar o meu ao teu mas de longe, mas ate no inicio quando o liguei pela 1º vez tive a "sorte" para mim "azar de outros , de na minha zona falhar a luz por umas horas, resumindo pessoas que passaram por cá perguntavam sempre se já tinha vindo "luz" devido a eu estar a ver tv . Talvez nenhum sistema seja garantido a 100% energia quer da rede ou nosso, mas nestes casos em que falha a rede quem tem, tem, quem não tem, espera .


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por RJSC »

ProjectSolar Escreveu: Refere se que dão para 60v DC e a intensidade 10A é igual tanto em AC como DC ?
Sim, a intensidade mantém-se em relação ao AC. Atenção que a intensidade marcada nos disjuntores é enganosa.
Os mais comuns têm curva de disparo do tipo C:
Imagem

Se olharmos para a curva, vemos que demora 1 segundo a disparar com uma corrente 5x superior à marcada, com a marcada nunca cai, e com o dobro da marcada demora quase 20 segundos.

Ou seja, um disjuntor de 10A se estiverem a passar 20A vai demorar quase 20 segundos a cortar.


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por electronick »

Amigo Esteves, já tinha perguntado neste tópico http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=27&t=16027" onclick="window.open(this.href);return false;, se me podia informar como se tem comportado em termos de carga, o Gerador Eólico futurenergy 1000W 30A, turbina de 5 pás com 1,8 metros de diâmetro, se tem tido ventos favoraveis e a quantos amperes máximos já conseguiu obter de carga. Gostava de saber também se o Inversor W7 Power Star 24V 3000W onda pura, tem funcionado bem com motores. Mais uma vez obrigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por Esteves »

electronick Escreveu:Amigo Esteves, já tinha perguntado neste tópico http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=27&t=16027" onclick="window.open(this.href);return false;, se me podia informar como se tem comportado em termos de carga, o Gerador Eólico futurenergy 1000W 30A, turbina de 5 pás com 1,8 metros de diâmetro, se tem tido ventos favoraveis e a quantos amperes máximos já conseguiu obter de carga. Gostava de saber também se o Inversor W7 Power Star 24V 3000W onda pura, tem funcionado bem com motores. Mais uma vez obrigado.

Boas,

Para não estar a responder na integra em 2 lados optei por este.

@electronick o Gerador Eólico futurenergy 1000W 30A é um bom gerador o regulador de carga que a loja "fornece" que supostamente será o indicado para o gerador é uma m***a desculpem a expressão, mas eu já é o segundo e desta vez já nem vou reclamar simplesmente se eu o conseguir alterar tudo bem se não 150€ pró lixo.
Quanto ao gerador sim, e bixo para dar 1200W isto com bom vento e com outro tipo de pás, não quer dizer que as que tem não sejam más.
Eu moro numa zona muito fraca em vento, bem eu também andava um pouco desanimado por vi o gerador varias vezes a rodar bem e os amperes era 5 ou 7, eu até já tinha sido alertado pelo @Exterminador que o regulador é lixo mas eu não queria querer, está semana a vir do batente vi que tinha muito vento até assobiava e amperes nada, então tirei o regulador fora meti uma ponte rectificadora e ai sim é que foi ver os amperes a render, como eu disse o vento nada se acompadra com o de Sagres que eu bem conheço.
Este gerador com um regulador MPPT ade ser um Ferrari.

Agora o Inversor W7 Power Star 24V 3000W onda pura, eu ainda não lhe achei qualquer defeito mediante a utilizações que lhe tenho dado e que tem trabalhado bastante uma media de 5Kw por dia, fica uma leitura do current cost
Imagem

Pode ver AQUI os testes feitos em laboratório pelo @pnunes e testes feitos por mim mas já com ele em funcionamento com os equipamentos.

Agora quanto aos painéis que mencionou estão muito caros mesmo, os meus de marca TITAN de 245Wp 294€ cada, mas julgo que já se encontra mais em conta.

Quanto as baterias 800Ap é muito bom, se as cargas durante os dias de pouco vento ou pouco sol forem moderadas e sem descargas profundas tem ai carga para durar.

O sistema de 48V é melhor mas fica um pouco mais dispendioso, julgo que o de 24V é o mais aconselhável.

Atenção as descargas das baterias, eu também tenho 2 grupos de baterias 12 de 2V e 8 de 12V, como tenho um relay controler tenho a desligar as baterias aos 23.5V julgo que assim a saúde delas é mais prolongada.

Não sei e respondi a tudo... mas se faltou alguma coisa apita.

PS: desculpa o testamento :D
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por electronick »

Obrigado Esteves, o que eu pretendia mesmo saber é sobre o gerador eólico, em termos de carga, possivelmente com ventos favoráveis deve dar então à volta dos 30 Amperes de carga. Em relação as pás, acho que essas de origem têm vantagem para quando há pouco vento, mas se elas com vento moderado conseguirem dar os 30 Amperes são bastante boas. As vantagens das pás de compra, é que vêm perfeitamente equilibradas e as que nós construimos, por mais perfeitas que sejam, há sempre umas pequenas diferenças.Eu irei para este gerador da Agges comprado em Kit, pois fica mais económico, se não conseguir obter bom rendimento com o alternador de carro modificado no estator. Terei de fazer testes antes de o montar definitivamente na torre, usando as pás directamente ou através de uma poli de 1x2.5, é que estes alternadores quando excitados têm muita prisão. Podes ver a continuação do meu projecto que publiquei ontem em http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=720" onclick="window.open(this.href);return false; sobre o regulador queimar-se e custar 150 Euros, eu optava por um de construção caseira, fica muito mais económico, convinha teres umas resistencias de alta potencia, ou lampadas de 12V/100W dos farois dos carros, para as meteres em serie e em paralelo, de modo a teres pelo menos 1000W em 24V, para o próprio regulador desviar a carga do gerador, quando as baterias atingissem a carga máxima.Se perceberes um pouco de electrónica, ou conheças algum amigo, com um bom relé na saída, um de automovel de 40 ou 60 Amperes,funciona bastante bem. Eu montei a placa com os componentes e ajustei o regulador, para ligar e desligar, conforme as tensões minimas e máximas, aconselhadas da marca das baterias de gel. O mesmo regulador dá para o gerador eólico, paineis fotovoltaicos e no meu caso, alternador de 24V, montado no grupo gerador. Montei 3 diodos de potencia de 40 Amperes, 1 para cada fonte de carga, ficando assim todas elas isoladas umas das outras, mas todas podem ao mesmo tempo carregarem as baterias até atingirem o valor ajustado por nós. Podes ver neste tópico, o regulador que construi, é o que está em baixo http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=660" onclick="window.open(this.href);return false; e neste podes ver o respectivo esquema e também da PCI, aqui é o de cima http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=680" onclick="window.open(this.href);return false;. Já o tenho a funcionar há bastantes meses e a passar por ele à volta de 40 Amperes proveniente do alternador de 24V, que está no grupo gerador, de momento é a unica forma que eu tenho para carregar as baterias. Sobre o inversor que tens, também era só para saber como tem sido o comportamento, mas sendo assim, se eu não tiver pachorra para fazer um andar de potencia com mosfets para ligar a UPS a um transformador de de muito maior potencia, então também irei para esse.
Gostava de saber se me podes informar, qual o consumo do inversor em vazio, sem carga nenhuma ligada na saída, a minha UPS, em vazio consome 3 Amperes e acho muito. Já gora se me puderes dizer a morada onde compraste os paineis, visto serem mais em conta e com a vantagem de serem comprados cá, sempre dá para ver o produto de perto e mais tarde as garantias.
Mais uma vez obrigado.


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por electronick »

Não tinha reparado nos testes todos do pnunes em relação ao inversor, pelo que vi em vazio sem carga, tem um consumo de 3.7 amperes, neste aspecto estou esclarecido.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por Esteves »

electronick Escreveu:Não tinha reparado nos testes todos do pnunes em relação ao inversor, pelo que vi em vazio sem carga, tem um consumo de 3.7 amperes, neste aspecto estou esclarecido.

Boas,

Já vi que leste os esclarecimentos técnicos do amigo pnunes, como já te disse via "mail" o inversor tem 2 funções uma delas é estar em baixo consumo cerca de 1 ampere assim que tem um consumo acima dos 25 watts ele arranca para o funcionamento normal com o consumo de 3,7V.
Quanto ao comportamento do inversor até agora não tenho nada apontar, tem satisfeito todas a exigências pretendidas.

Quanto ao gerador eólico eu também comprei em kit, ( o gerador e as pás ) todo o resto foi feito por mim, eu acredito que o bixo chegue aos 30 ou mais amperes precisa é de bom vento, as pás de facto as que ele traz no kit são calibradas, apesar de fazerem ruído tipo assobio quanto o vento é muito, mas julgo que deve acontecer com todas.

Os painéis foram comprados em Vila Nova de Cerveira (mentenergica)
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por visitante1 »

electronick Escreveu:Não tinha reparado nos testes todos do pnunes em relação ao inversor, pelo que vi em vazio sem carga, tem um consumo de 3.7 amperes, neste aspecto estou esclarecido.
Eu tenho o Powerstar w7 de 24/4000w, tem exatamente o mesmo consumo, no entanto melhora ligeiramente quando se aplica uma pq carga,
logicamente existem inversores cujo rendimento será muito melhor, tipo o xantrex, sma ou ce+t mas o preço dispara para valores exorbitantes, provavelmente será o proximo passo. Fiz o mesmo em relação ao regulador, tinha um e agora comprei o Outback FM80.
Penso que a relação qualidade preço do W7 é boa.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por electronick »

Obrigado amigo pnunes pelo esclarecimento, em principio vou ter de adquirir o inversor de 24/4000W, para ter mais uma margem de folga, por causa do arranque dos motores e pelo que diz a relação qualidade preço é aceitável, embora existem no mercado outras marcas de melhor qualidade mas o preço é que não é dos melhores. Já estive ao telefone a conversar com o Esteves e fiquei esclarecido.
Cumprimentos

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por g_card »

amigo Esteves não sei se já puseste a hipótese de anular esses controladores de carga todos, e passares a ter um controlador que queime a energia no caso se as baterias estarem cheias.
o controlador tinha acesso a corrente que estava a entrar nas baterias, a voltagem delas e a corrente que estava a sair.
com isso o controlador poderia funcionar de varias maneiras como por exemplo fazer arrancar climatizadores, rega de jardim, aquecer a piscina, ou então resistências para simplesmente queimar a energia.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por MRider »

Não concordo com queimar energia desnessessariamente , a energia é muito "cara" para fazer isso.
Deveria ser canalizada para algo util 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por g_card »

não percebes-te bem onde eu queria chegar.
da maneira que o sistema do amigo Esteves esta, os controladores cortam a energia para não deixar carregar mais. ora estas a produzir menos do que poderias produzir. esse excesso de energia é que seria "queimada" e ate dei ideias (cada um sabe o que tem na sua própria casa para a poder utilizar), mas no caso de não ser possível, não vamos estar estoirar baterias, logo entra resistências de consumo para isso não acontecer.

como disse em cima foi mais numa de ser uma hipótese.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por MRider »

Boas

Sim se não houver mais nehuma hipotese 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por Esteves »

g_card Escreveu:não percebes-te bem onde eu queria chegar.
da maneira que o sistema do amigo Esteves esta, os controladores cortam a energia para não deixar carregar mais. ora estas a produzir menos do que poderias produzir. esse excesso de energia é que seria "queimada" e ate dei ideias (cada um sabe o que tem na sua própria casa para a poder utilizar), mas no caso de não ser possível, não vamos estar estoirar baterias, logo entra resistências de consumo para isso não acontecer.

como disse em cima foi mais numa de ser uma hipótese.
Boas,

@g_card é isso mesmo que faço, quando as baterias estão carregadas e não tenho onde a gastar no consumo habitual e desviada para cargas equivalentes a produção dos painéis, por exemplo: em dias de calor é desviada para um AC inverter de 12000BTUs, quando não precisa de refrescar é desviada para uma resistência de aquecimento de agua.
Como já devem ter visto o relay controler tem algumas funções que me permite controlar varias situações, trabalho muito com as tensões, até X volts é para carregar as baterias e de X volts para cima é para comutar para situações previamente orientadas por mim conforme as necessidades,
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por g_card »

então nesse caso não deves precisar de nenhum controlador de carga certo?
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por Esteves »

g_card Escreveu:então nesse caso não deves precisar de nenhum controlador de carga certo?
Boas,

No caso da eólica talvez nem seja preciso mas nos painéis sim, os controladores de carga MPPT sempre tem a função de gerir a tenção de entrada muito bem gerida e que por sua vez também gere as baterias por terem electrónica adequada para uma melhor gestão.

O que o relay controler faz é desviar as cargas por mim programadas,
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por Emanuel Couto »

Esteves Escreveu:
g_card Escreveu:qual é o criterio que usas para mudar de sistema? horario ou carga das baterias?
outra curiosidade é no caso de o inversor atingir o limite de carga, passa para a rede?

gosto do sistema, bom trabalho!

Boas!

O critério que uso para mudar o sistema é com um relay controler, no mesmo são definidos os valores de voltagem em mínima e em máxima, da-qual vai dar informação ao um contactor com auxiliar para fazer a passagem, exemplo para que mais usres percebam, a mínima está em 23.5V a máxima em 25.5V o que quer dizer que enquanto as baterias não chegarem a 23.5V está na alternativa depois de baixar dos 23.5V para para a rede e enquanto não houver 25.5V nas baterias esta na rede, o que muito raramente acontece no meu sistema, apenas meti em automático para garantir +/- uma boa saúde das baterias.

PS: @g_card não sei se mencionaste a situação do horário por veres um relógio na imagem, por acaso o relógio pertence ao sistema mas é para controlar o seguidor, a função dele é só para dar energia ao sistema durante o dia e de noite o sistema electrónico que tem o seguidor descansa e não gasta energia.

Um aparte para uma pergunta feita por outras vias, este inversor vem programado para desligar aos 21V coisa que eu não quero, dai eu ter lhe entrecalado o relay controler para ser eu a definir os valores.

Este inversor tem a função de carregar baterias da-qual foi anulado com um díodo de grande potencia e porque!!! como ele tem a ligação a rede logo quando a voltagem baixa a X volts ele passa a fazer de bypss onde entra a rede e desliga a alternativa mas com o díodo não deixa passar corrente para as baterias também não as carrega e quando faz a passagem não há falhas nos equipamentos ligados, o inversor faz o que uma UPs faz.


Ficam as imagem do relay controler

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Muito bom.... sem dúvida .......
Continua ..... Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


zigtalk
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: terça out 30, 2012 10:34 am
Localização: Alenquer

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por zigtalk »

Muito bom. Será o meu próximo projeto. Já tirei umas dicas!


ruisantos
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda ago 25, 2014 12:45 pm

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por ruisantos »

Esteves Escreveu:boas!

aqui estou para apresentar o meu mini sistema híbrido após de muitas pesquisa pelo mundo virtual net.
com ajuda de este fórum entre outros baseados em renováveis montei o meu sistema para fornecimento próprio, que em pleno rendimento dará 2560w.




...
Boas,
parabens pelo projecto e já agora pelo investimento!!
Tenho ideias de ter passado na ip5 varias vezes e ter reparado,mais por causa da eolica,pq na altura tinha em maos um projecto semelhante...
Penso que conheço a zona onde está instalado este projeto,ou estarei enganado? Por acaso nao será nos arredores de viseu?
Abraço

Responder

Voltar para “Geral”