O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por Esteves »

Actualizando o meu mini sistema agora com um seguidor feito por mim ( http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 46&t=15297 ) com capacidade para levar 8 painéis apesar de ter 6 o que dá cerca de 1500 Watts e cerca de 60 Amperes.

( para suportar 8 painéis leva 2 adaptações ao meio do lado esq. e dir.

Está preparado para seguir o sol do nascente ao poente electricamente e a inclinação para já vai ser feita manual 45 graus inverno 35 primavera 25 a 20 verão.


Imagem


Imagem


PS: Pena que agora com esta chuva só está a debitar 3 a 5 amperes :(
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por Esteves »

Boas!

Cá estou de novo com mais uma melhoria e alguma explicação do no sistema.

Como já alguem aqui falou para por uma protecção nas baterias já está como mostra na foto, na mesma mostra um contador digital AC para ver os quilowatts produzidos pelo sistema e os reguladores de carga.

Imagem

Nas próxima foto mostra o sistema manual que tem 4 posições definidas por uma furação 1ª = 45º 2ª = 35º 3 = 25º 4 = 15º, como da para ver na foto é ajustado por uma "manivela" e é encavilhada na furação pretendida e também mostra o motor de 32" (fui substituído por um de 18") este de 32" oferece muito mais segurança.

Imagem

Nesta mostra o sistema de deslizamento que trabalha em conjunto com as 4 posições acima referidas.

Imagem


Nas seguintes mostra o painel pela parte de traz e da frente, já com a cablagem alinhada.

Imagem
Imagem

O seguidor foi desenvolvido neste tópico http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=46&t=15297
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por serges »

Muito bom projecto!

Desculpa a pergunta mas que baterias usas??
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por Esteves »

serges Escreveu:Muito bom projecto!

Desculpa a pergunta mas que baterias usas??

8 baterias powersafe enersys de 12v 92 amperes
12 baterias (marca*****) de 2v 120 amperes

Estão ligadas em grupos de 24 volts.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por serges »

Hum, se calhar ainda te ofereço as baterias da minha Vectrix pois querem ficar com elas a custo zero lol... por isso... fazem te falta???
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por Esteves »

serges Escreveu:Hum, se calhar ainda te ofereço as baterias da minha Vectrix pois querem ficar com elas a custo zero lol... por isso... fazem te falta???
É um caso de falarmos, se ainda oferecerem carga sempre ajuda.

De onde és?
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por serges »

Amadora... Mas depois falamos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por tiktak »

Parabens; Esteves

Exelente Trabalho de PRO.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por visitante1 »

Esteves Escreveu:
serges Escreveu:Muito bom projecto!

Desculpa a pergunta mas que baterias usas??

8 baterias powersafe enersys de 12v 92 amperes
12 baterias (marca*****) de 2v 120 amperes

Estão ligadas em grupos de 24 volts.
Humm!!! as 12 baterias de 2 volt não são de 220Ah??
ou seja 220Ah+368Ah=588Ah. Um bom banco de potencia.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por Esteves »

pnunes Escreveu:
Esteves Escreveu:
serges Escreveu:Muito bom projecto!

Desculpa a pergunta mas que baterias usas??

8 baterias powersafe enersys de 12v 92 amperes
12 baterias (marca*****) de 2v 120 amperes

Estão ligadas em grupos de 24 volts.
Humm!!! as 12 baterias de 2 volt não são de 220Ah??
ou seja 220Ah+368Ah=588Ah. Um bom banco de potencia.
cumprimentos

Sim esta correcto as baterias de 2 volts são de 220 amperes cada uma, por lapso escrevi 120, Obg @pnunes
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por MRider »

boas ja tens ai um investimento muito bom . Trabalho de pro mesmo . 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por Esteves »

Aqui fica mais uma actualização do meu minimini sistema.

Agora totalmente automático, explicando: Como o conversor está preparado para passar para a rede sem que tenha quebra de corrente, fiz uma instalação com um auxilio de um contactor com contactor auxiliar que recebe informação de um relay controler para mudar da solar para a rede e visse versa, também no mesmo contactor sai uma informação para uma luz piloto a informar se está na rede ou na solar.

Ficam as imagens:


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por g_card »

qual é o criterio que usas para mudar de sistema? horario ou carga das baterias?
outra curiosidade é no caso de o inversor atingir o limite de carga, passa para a rede?

gosto do sistema, bom trabalho!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por Esteves »

g_card Escreveu:qual é o criterio que usas para mudar de sistema? horario ou carga das baterias?
outra curiosidade é no caso de o inversor atingir o limite de carga, passa para a rede?

gosto do sistema, bom trabalho!

Boas!

O critério que uso para mudar o sistema é com um relay controler, no mesmo são definidos os valores de voltagem em mínima e em máxima, da-qual vai dar informação ao um contactor com auxiliar para fazer a passagem, exemplo para que mais usres percebam, a mínima está em 23.5V a máxima em 25.5V o que quer dizer que enquanto as baterias não chegarem a 23.5V está na alternativa depois de baixar dos 23.5V para para a rede e enquanto não houver 25.5V nas baterias esta na rede, o que muito raramente acontece no meu sistema, apenas meti em automático para garantir +/- uma boa saúde das baterias.

PS: @g_card não sei se mencionaste a situação do horário por veres um relógio na imagem, por acaso o relógio pertence ao sistema mas é para controlar o seguidor, a função dele é só para dar energia ao sistema durante o dia e de noite o sistema electrónico que tem o seguidor descansa e não gasta energia.

Um aparte para uma pergunta feita por outras vias, este inversor vem programado para desligar aos 21V coisa que eu não quero, dai eu ter lhe entrecalado o relay controler para ser eu a definir os valores.

Este inversor tem a função de carregar baterias da-qual foi anulado com um díodo de grande potencia e porque!!! como ele tem a ligação a rede logo quando a voltagem baixa a X volts ele passa a fazer de bypss onde entra a rede e desliga a alternativa mas com o díodo não deixa passar corrente para as baterias também não as carrega e quando faz a passagem não há falhas nos equipamentos ligados, o inversor faz o que uma UPs faz.


Ficam as imagem do relay controler

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por g_card »

muito bom mesmo!
eu perguntei pois sou um pouco aficionado por sistemas destes e assim,gosto de saber como funcionam e se poder ajudar em algo ainda melhor!
como não tenho casa própria não posso fazer o meu limito-me a ver!
um dia que vá a tua zona vou-te fazer uma visita!

abraço
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por Esteves »

g_card Escreveu:muito bom mesmo!
eu perguntei pois sou um pouco aficionado por sistemas destes e assim,gosto de saber como funcionam e se poder ajudar em algo ainda melhor!
como não tenho casa própria não posso fazer o meu limito-me a ver!
um dia que vá a tua zona vou-te fazer uma visita!

abraço

Obg.

Quando vieres para estes lados apita uns dias antes, posso não estar por cá, é que ires a Roma e não veres o Papa é grave :-)
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


MBRAZ
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta abr 27, 2012 3:47 pm

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por MBRAZ »

Boas,

Considerando o custo total do projecto, quanto tempo irá demorar até o mesmo se tornar viável, ou seja, mais barato do que só tivesse energia da rede? É que estou a pensar em montar um sistema parecido em uma casa no Alentejo mas para além de ter de ter sempre a depência da rede eléctrica o retorno do investimento parece-me demorar cerca de 20 ou mais anos....

cumps,

Pedro

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por MRider »

boas

Ele pode ja ter gasto um bocado de € no sistema , mas so o facto de estar independente da rede para mim ja era motivo de orgulho :mrgreen:
Live long and prosper!


MBRAZ
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta abr 27, 2012 3:47 pm

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por MBRAZ »

Boas,

A questão não é de orgulho (se bem que eu também estaria muito contente se não tivesse ligação à rede), até porque pareceu-me que ainda continua ligado à rede, mas sim de rentabilidade ou não. Isto com a troika o pessoal quer é poupar algum tempo ($$$) ehehe

cumps,

Pedro

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema mini Híbrido de 2560W.

Mensagem por Esteves »

MBRAZ Escreveu:Boas,

Considerando o custo total do projecto, quanto tempo irá demorar até o mesmo se tornar viável, ou seja, mais barato do que só tivesse energia da rede? É que estou a pensar em montar um sistema parecido em uma casa no Alentejo mas para além de ter de ter sempre a depência da rede eléctrica o retorno do investimento parece-me demorar cerca de 20 ou mais anos....

cumps,

Pedro
Boas.

@MBRAZ quanto ao custo total do projecto de-facto vai levar muitos anos até que fique pago, mas eu vou tentar explicar algo que julgo já ter explicado em outro tópico por ai.

Julgo que deve ter mais pessoas que pensam da mesma maneira que eu, entre muitas coisas que faço este projecto foi mais uma carolice que já ronda os 6000€ sem pagar a ninguém qual quer tipo de mão de obra, foi tudo feito por mim e também com ajuda deste fórum que serve muitas das vezes para esclarecer algumas duvidas entre muitas ajudas.
Voltando a explicação como eu disse e não devo ser só eu com esta ideia o @pnunes também é da mesma ideia, como todos sabem o dinheiro é para gastar e muitas das vezes é gasto em coisas que não são necessariamente úteis para o dia a dia, já para não falar em vícios ou hobbies nomeadamente caça, pesca, modelismo, etc... então eu decidi investir neste protejo sabendo que vai levar alguns anos a rentabilizar o investimento, mas como digo o dinheiro é para se gastar se não for nisto é em outra coisa qual quer e talvez se grande utilidade.

E nos dias que correm julgo que o mais importante é ter alguma folga todos os meses, resumindo este projecto desde que ficou em pleno funcionamento tem rendido +/- 30€ por mês, isto para já, porque ainda não está ligado a 98% da casa ronda os 40%, mas espero ter uma rentabilidade em dias de sol cerca de 98%, para a noite a iluminação exterior e interior está sempre garantida caso não haja semanas e semanas com o céu totalmente escuro.

Como parece e parece muito bem ao @MBRAZ continuo ligado a rede visto que nem todos os dias temos sol.

Um projecto como o meu tem de ser aproveitado ao máximo durante os dias de sol, como já expliquem anteriormente o sistema está preparado para passar para a alternativa e para a rede automaticamente sem que a quebra de tenção se note ou danifique qualquer equipamento cá de casa.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Responder

Voltar para “Geral”