Portugal depende de tecnologia para resolver clima

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
Localização: Ponte de Lima

Portugal depende de tecnologia para resolver clima

Mensagem por Brandara »

portugal depende de tecnologia para resolver clima
produção de energias renováveis depende demasiado do exterior.

catarina beato

o negócio das energias renováveis só é atractivo se portugal conseguir reduzir a importação de matérias-primas e tecnologia. caso contrário, garantem os empresários do sector, a dependência do petróleo pode ser substituída por outra: a necessidade de recorrer ao exterior para conseguir produzir energia alternativa. apresentado esta semana, o novo cluster industrial da edp para as eólicas é um bom exemplo do que deve ser feito, mas há riscos acrescidos em áreas como os biocombustíveis e a energia solar, onde é maior a dependência do exterior.
a solução, garantem os empresários, é simples: todas as fases do negócio das renováveis devem estar em mãos nacionais. só assim, acrescentam, a aposta nas renováveis pode traduzir-se em auto-sustentabilidade energética e diminuição e criação de riqueza para o país.
manuel lancastre, ex-secretário de estado da indústria do governo de santana lopes, e actual empresário na área do ambiente, alerta para o facto dos biocombustíveis só serem um bom negócio “nos próximos dois, três anos”. principal razão? “os investimentos na produção do biodiesel estão a criar uma pressão sobre o valor das matérias-primas”, aumentando o grau de dependência. este défice de matéria-prima para produção de biodiesel já levou, inclusivamente, o grupo português atlântica a investir num empreendimento agro-industrial em angola, para a exportação de óleo de palma para portugal.
paralelamente, joão cardoso, responsável pela fábrica torrejana de combustíveis, face às várias empresas que mostraram interesse em investir na produção de biodiesel, considera que “não existe mercado para tanta produção”, sobretudo se se mantiverem os níveis de importação.
mesmo elogiando o novo ‘cluster’ industrial de viana do castelo, o ministro do ambiente, nunes correia reconhece que há sectores onde “é preciso dar passos”. e acrescenta: “no próximo ciclo de fundos comunitários há uma oportunidade que eu julgo está já a dar os primeiros passos, de articulação entre políticas ambientais, sectoriais e de apoio à economia”.
já o sector da energia solar, a central de moura - recentemente comprada pela espanhola acciona - é o exemplo mais paradigmático. o projecto contempla uma fábrica de painéis solares, que fará apenas a assemblagem. em paralelo existem pequenos projectos como a solar plus, que iniciará a produção destes painéis em janeiro, depois de um investimento superior a 17 milhões de euros. pouco, quando comparado com o investimento de 200 milhões de euros feito pela construtora espanhola.
rui silva, responsável da netplan, umas das accionistas da solar plus, reforça a necessidade dos projectos nas renováveis “trazerem ‘know-how’” para portugal. “devemos produzir o projecto de a a z para criar valor no nosso país”, explicou rui silva referindo o exemplo do concurso das eólicas. caso contrário, “somos apenas produtores de uma tecnologia que nunca nos pertencerá”.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

portugal depende de tecnologia para resolver clima
produção de energias renováveis depende demasiado do exterior
serian bom que fosse so em relacao as energias fazme lembrar um outro membro que citou as motorizadas fabricadas no pais o que aconteceo a essa fabrica? foi pena esse saber fazer se estinguir os incendios nao sao tambem uma perda de inergias e um gasto de esforcos e vidas humanas ?
como se chama em portugal debroussailleuse a fleaux ou flail mower ? onde se pode encontrar ? se acha que poderia ser util a si a seo familiar ou amigo nao hesite divulgue a internet nao é de ninguem é de todos e nemm todos tem oportunidade de ter internet ou nem todos vem ao forum
avance o progresso e viva portugal divulgue!!!!!
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Responder

Voltar para “Geral”