Os sistemas de certificados verdes em Portugal

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nickfury
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta abr 20, 2006 11:29 am

Os sistemas de certificados verdes em Portugal

Mensagem por Nickfury »

o sistema recs-renewable energy certificate system tem como objectivo incentivar a produção de energia eléctrica proveniente de fontes renováveis e garantir ao consumidor/comercializador que, ao adquirir um certificado recs, está a fomentar a produção de energias renováveis e a diminuir o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gases nocivos para a atmosfera.

Imagem

por cada mwh produzido por instalações registadas no sistema recs é emitido um certificado que o produtor pode transaccionar no mercado. a remuneração obtida desta forma serve como complemento à obtida no mercado de electricidade e constitui um prémio para o produtor por produzir energia eléctrica a partir de uma fonte renovável. por sua vez o consumidor/comercializador que adquirir o certificado tem a garantia da sua proveniência.
se uma determinada instalação beneficiar de incentivo à produção através da tarifa ou tiver usufruído de incentivos ao investimento, o certificado é “marcado” com essa informação e constitui uma prova de origem da produção.
a ren é desde 1 de dezembro de 2003 a entidade emissora nacional de certificados recs, sendo, desde então, membro efectivo da aib-association of issuing bodies. no âmbito desta actividade, a ren é actualmente responsável pela:

* gestão do processo de registo/certificação no recs de centrais eléctricas;

* emissão, transferência e resgate de certificados recs;

* realização de auditorias às instalações de produção, registadas ou a registar no sistema recs.


in http://www.ren.pt/

Responder

Voltar para “Geral”