Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por rocker_pt »

A produção total de energia eléctrica a partir de fontes renováveis atingiu níveis recorde em Portugal até Junho, chegando aos 72%, segundo um balanço da Quercus sobre a produção de electricidade, com base nos dados da REN - Redes Energéticas Nacionais.

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... junho.html

A todos vocês que pouco ou muito mas conseguem contribuir para este número .... estão de parabéns! É mesmo este caminho a seguir. Independentemente da escala de produção de cada um.
Anexos
70%.jpg
70%.jpg (16.23 KiB) Visto 4258 vezes
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por visitante1 »

Eu contribuo com a minha parte com mais de 80% já conseguidos...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por serges »

Na minha casa tirando os carregadores solares de telemóveis só a eficiência energética...

Enfim... Muito bem...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por Emanuel Couto »

Eu tb estou a dar a minha pequena contribuição, mas ainda é muito pouco..... vamos lutar por um planeta mais limpo! ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por jmal »

Acabei de receber um grid tie de 1200w para aproveitar os cerca de 2000 w de paineis que tenho, já é um começo, mais tarde vou pensar numa eólica.
Sinceramente estou farto da EDP e ainda gozam com os clientes, tiveram a lata de me mandar uma nota de crédito relativo ao atraso dos relógios do bi-horário com o valor de 10.82 €, e o meu é dos primeiros, já não me lembro à quantos anos existe o bi-horario. Pago cerca de 1200 euros de eletricidade por ano, devido a ter máquinas incubadoras de grande porte, desde Janeiro que aguardo uma resposta do porquê dos 10.82 € e não têm uma resposta. Portanto mandaram para o ar um valor e pronto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por Emanuel Couto »

jmal Escreveu:Acabei de receber um grid tie de 1200w para aproveitar os cerca de 2000 w de paineis que tenho, já é um começo, mais tarde vou pensar numa eólica.
Sinceramente estou farto da EDP e ainda gozam com os clientes, tiveram a lata de me mandar uma nota de crédito relativo ao atraso dos relógios do bi-horário com o valor de 10.82 €, e o meu é dos primeiros, já não me lembro à quantos anos existe o bi-horario. Pago cerca de 1200 euros de eletricidade por ano, devido a ter máquinas incubadoras de grande porte, desde Janeiro que aguardo uma resposta do porquê dos 10.82 € e não têm uma resposta. Portanto mandaram para o ar um valor e pronto.
2 kwatts já é um começo!!! :shock:
Não es o único farto da ED.....P.
Só falta um tópico teu no auto-cosumo! :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por ICEM4N »

estou com uma media de 1,20kwh por dia. Ja ajuda qualquer coisa

ICEM4N - Ricardo
Predator 40Ah - 25.600km
Tapatalk
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por Esteves »

pnunes Escreveu:Eu contribuo com a minha parte com mais de 80% já conseguidos...
Bem eu nestes últimos 2 meses até passei os 80% mas está para breve chegar aos 95% o termoacumulador que tenho de 2500W está quase a servir de floreira ou então de assador :D :D :D
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por Volt »

Estás como eu. Mas o meu termoacumulador está novo. Comprei-o em 2006 e deixei de o usar em 2009, quando adquiri o AQS. :-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por Ferra »

Boas
Aproveito este tópico para felicitar os participantes pelo valor conseguido e esclarecer uma duvida:
No autoconsumo tem-se um grid tie e não é preciso baterias mas se a produção for maior que o consumo o contador da edp vai rodar para a frente na mesma. É preciso mudar o contador ou deve-se tornar parte da instalação independente da edp?
Ando para aqui a magicar umas coisas :-)
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por visitante1 »

Se o contador for analogico (aqueles só com uma rodinha), se a produção for maior que o consumo o contador anda para trás, ou seja dá-te crédito.

Se for digital e se a produção for maior que o consumo o contador pára, apenas estará a ser consumido o que for solicitado pela carga instantanea e o restante está a ser escoado para a linha.

Se optares por isolar parte da instalação já não será grid tie mas sim do tipo isolado em que as cargas são alimentadas atravéz de um inversor normal.
Terás que ter uma bateria, que pode até nem ser muito grande, o sistema se for bem planeado pode fazer bypass e assim sempre que não haja radiação suficiente e a bateria já esteja descarregada as cargas continuam alimentadas.
Penso que esse tipo de sistema será o mais indicado para quem não possua contadores analogicos. (já existem varios exemplos cá relatados sendo o ultimo o LZE)
Volto a frisar que a bateria não precisa ser muito grande, porque se for pode tornar o sistema muito caro e inviavel.

Alguem já cá referui que existem uns contadores que continuam a contar mesmo que a energia venha no sentido contrário, não creio que assim seja!

cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por CrOhN »

Pois o meu conta para a frente, mesmo que a energia flua no sentido contrário. De outra forma, não teria a discrepância que tenho, entre a contagem num totalizador analógico que o meu contador bi-horário tem, e a soma dos totais em vazio e fora de vazio.

No inverno, batia certo. Nos ultimos meses, o analógico já tem menos cerca de 40Kw/h do que a soma das contagens digitais. Portanto, a unica explicação para isso, é ele contar sempre para a frente, mesmo que a energia esteja a ir para fora.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por visitante1 »

Mas nesse caso não terias uma diferença maior??
pelo que disseste tens um grid tie robusto, os consumos instantaneos durante o dia conseguem absorver toda a produção?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por Ferra »

Estiveram a renovar a linha (que era de 5 fios presos nas porcelanas e passou aos fios isolados) a cerca de 2 ou 3 anos e lembro-me de quem montou a baixada para a casa quando ligou os fios ter dito ao colega para verificar o sentido da rotação. Se foi por percaução ou simplesmente por habito dos trifásicos não sei mas também não vou (nem posso) verificar se será mesmo assim. Em todo o caso vou partir do principio que anda sempre para a frente!

Crohn acho que essa diferença se calhar é uma tolerancia na precisão entre os ditos. Lembro-me de uns que mesmo depois de desligar as luzes continuavam a rodar até o ponto vermelho ou preto se localizarem na frente. Dando mais meia volta se fosse preciso (paga zé povinho)
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por CrOhN »

Ferra: Não acredito que seja da tolerancia. Aposto que a contagem, no caso do meu, é feita por algum sensor que conta as rotações do disco.

Além do mais, no inverno, não houve discrepancia, só agora que as produções rondam os 4KWh/dia, é que começou a haver diferenças.

pnunes: normalmente, os consumos absorvem a produção, mas, passando os 400-500W instantaneos, começa a ser em excesso.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por visitante1 »

É provavel que assim seja, o de rodinha a contar só num sentido e o outro a contar sempre.
Só ainda não sei porque há contadores com 2 tipos de contagem!!! Vou tentar saber.
Já agora qual é o modelo do mesmo?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por urraisse »

Parabéns a todos os que contribuem para este número! Tenho pena de morar num edifício com partilha (condomínio :() senão certamente já estaria a colaborar, assim vou consumindo alguns com a Z.E.V. :D

P.S.: Este número é uma boa resposta aos "Velhos do Restelo" que dizem que ao andar de V.E. a poluição é a mesma ou mais, uma vez que a electricidade vem toda da combustão fóssil ... Este tipo de comentários volta e meia surge nas notícias de apresentações de novos V.E.'s! Hão-de reparar que estará sempre um velhinho a desaconselhar o uso do V.E. para poupar o meio ambiente... Enfim :roll:
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Produção de energia de renováveis atinge 70% junho 2013

Mensagem por serges »

Já foram feitas as contas e contraria essa teoria pois para 1kwh é menos que um LT de combustível fóssil ser extraído e transportado ate as gasolineiras...

O Seal fez uma apresentação espectacular sobre essa desinformação que por ai circula... Tenho de convidar sempre o Seal para todos os eventos para explicar isso... Alias ainda lhe roubo os direitos de autor

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Geral”