Centrais geotérmicas em exploração nos Açores

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Centrais geotérmicas em exploração nos Açores

Mensagem por luimio »

a central geotérmica da ribeira grande, do fabricante ormat, possui actualmente uma capacidade de geração de 13 mw tendo sido instalada em duas fases: em 1994, a fase a constituída por dois grupos turbo-geradores duplos (2 x 2,5 mw); a fase b, em 1998, em que foi instalada uma potência adicional com mais dois grupos turbo-geradores (2 x 4 mw). o equipamento electromecânico instalado inclui os sistemas auxiliares, transformadores, disjuntores, grupo diesel de emergência, sistema de combate a incêndio e a linha de interligação à rede de transporte.

Imagem

a central geotérmica da ribeira grande, situada no sector de cachaços-lombadas do campo geotérmico, é servida por um parque de quatro poços de produção (cl1, cl2, cl3 e cl5) que produzem para um colector comum que alimenta os permutadores de calor e um poço de injecção (cl4) destinado a receber o caudal total de efluente líquido.

Imagem

a tecnologia do equipamento de produção é baseada num sistema binário, segundo o ciclo de rankine, usando um fluido orgânico intermédio (normal - pentano). esta tecnologia de conversão de calor em energia eléctrica supõe um processo de transferência de calor que se desenvolve em três níveis: o primeiro nível é a transferência de calor remanescente do vapor expandido na turbina (fluido intermédio), o segundo da água (brine) e o último do vapor geotérmico.

o sistema de funcionamento da central pode ser descrito da seguinte forma:
• o fluido geotérmico bifásico, proveniente dos poços, entra primeiro no separador, que separa a fase líquida (brine) do vapor saturado e gases não condensáveis (ncg).
• o vapor geotérmico, depois de separado entra no vaporizador, sendo uma pequena percentagem expelida para a atmosfera conjuntamente com gases não condensáveis, através duma válvula de descarga;
• em resultado da transferência de energia calorífica para o fluido intermédio, ocorre a condensação do vapor geotérmico que é conduzido para a entrada do pré-aquecedor juntando-se ao brine, participando na transferência de calor entre a fase líquida e o fluido intermédio;
• o fluido intermédio no nível mais elevado de entalpia, sob a forma de vapor, é dirigido para a turbina onde se expande accionando a turbina acoplada ao alternador;
• o fluido intermédio é condensado por arrefecimento a ar, através dos aerocondensadores que funcionam como a fonte fria, após ter permutado calor no recuperador com o próprio fluido de trabalho no início de um novo ciclo.

esquema de funcionamento da central geotérmica da ribeira grande

Imagem

no ciclo, o fluido orgânico funciona em circuito fechado, nunca entrando em contacto directo com o fluido geotérmico ou com a atmosfera. o fluido geotérmico, após o pré-aquecedor, é conduzido numa linha de descarga para uma caixa em betão, que por sua vez está ligada por uma conduta ao poço de reinjecção cl4, onde é reinjectado.

os grupos geradores instalados possuem as seguintes características técnicas:

grupos geradores (2 turbinas + 1 alternador)

turbinas:

fase a
turbinas: duplas independentes
velocidade: 3.600 rpm
potência líquida: 2 x 2,5 mw
pressão: 12,1 bar.g
temperatura: 135 ºc

fase b
turbinas: duplas em série (alta e baixa pressão)
velocidade: 1.500 rpm
potência líquida: 2 x 4,0 mw
pressão: 13,0 bar.g
temperatura: 138,4 ºc

alternador:

fase a
potência: 3.625 kva
tensão: 10.000 v
velocidade: 1.500 rpm
eficiência: 96%, a 2.900 kw
classe isolamento: f

fase b
potência: 5.625 kva
tensão: 10.000 v
velocidade: 1.500 rpm
eficiência: 96%, a 4.500 kw
classe isolamento: f

a central geotérmica do pico vermelho, de fabrico japonês do construtor mitsubishi heavy industries, foi a primeira central geotérmica a ser instalada nos açores, datando a sua entrada em exploração de setembro de 1980. a central foi instalada como um projecto-piloto de confirmação do potencial geotérmico da zona, dispondo por isso de características próprias para esse tipo de utilização experimental, de que se destaca a sua forma compacta e o facto de ser facilmente transportável para outro local.

Imagem

esta central utiliza o sistema clássico convencional de produção, sendo constituída por uma turbina de vapor de contrapressão acoplada a um gerador síncrono que opera a 3000 rpm. de acordo com as suas características de projecto, a turbina desenvolve uma potência nominal de 3 mw quando fornecido um caudal de vapor de 56,5 ton/h à pressão de 5,0 kg/cm 2. todavia, as condições de funcionamento previstas em projecto nunca foram verificadas, dado que à central foi apenas ligado o poço pv1 que fornece um caudal de vapor de 20 ton/h à pressão de 5 kg/cm 2, a que corresponde uma potência eléctrica de 850 kw.

informação disponibilizada no site da sogeo em http://www.sogeo.eda.pt/

fonte:http://www.forumenergia.eu

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas
bastante interessante este aproveitamento de energia, pena é que nao se possa aproveitar em todo o lado. tá a fazer falta uma em s. pedro do sul, penso que ai será o unico sitio no continente onde poderá funcionar.

Avatar do Utilizador

Phobos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado jun 17, 2006 11:20 pm

Mensagem por Phobos »

sa Escreveu:boas
bastante interessante este aproveitamento de energia, pena é que nao se possa aproveitar em todo o lado. tá a fazer falta uma em s. pedro do sul, penso que ai será o unico sitio no continente onde poderá funcionar.
http://www.energiasrenovaveis.com/html/ ... ermica.asp

já existe energia geotermica em portugal continental em lisboa num furo de 1.500 metros de profundidade.

outros sitios onde existe é em s. pedro do sul como disseste e em chaves.

como é claro a energia geotermica está em mais implementada nos açores devido ao seu vulcanismo.
Imagem


|| Ambiente Limpo ||


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

estive ao pé dessa central o ano passado achei interessantissimo.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Responder

Voltar para “Geral”