Energias renováveis, viável ou não

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
HSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado mar 01, 2014 1:12 am

Energias renováveis, viável ou não

Mensagem por HSilva »

Boas,

Depois de muito pesquisar dei a costa por estas bandas hehehehehehe

Após ler alguns tópicos aqui do forum e mais uns quantos espalhados por esta net fora....ainda fiquei menos esclarecido e talvez me possam ajudar nisso.
Vejo que alguns membros tem um projecto muitos catitas, parabéns ;) e se me permitem fazer uma avalanche de perguntas.....aqui vai.

Mas antes passo a explicar o meu objectivo, ando a algum tempo a construir a minha futura habitação e que esta seja o mais eficiente possível, de todos os pormenores ao qual ainda ando a estudar, o da energia é sempre o que estou a matutar mais. Pois se agora acho que tenho um factura de electricidade elevada quando para para essa habitação os gastos iram ser superiores por ser maior e ir ter mais algum conforto que agora não tenho.

Agora as duvidas...
Qual será o melhor sistema:

- Contratar a EDP e instalar o sistema proposto por eles? e vender tudo o que é produzido?
- Fazer o contrato a mesma com a fornecedora de electricidade mas instalar uns sistema de outro vendedor?
- Esquecer tudo isso e fazer um sistema "home made" acumular em baterias e só gastar da fornecedora quando as baterias estão esgotadas?

Depois das hipóteses expostas ( e não sei se tenho mais, se sim que digam quais) as da venda total da energia parecem "tentadoras" ....um contrato de 15 anos e garantem manutenção e rendimento de 80% ao fim desses anos e so posso vender no max. 50% da potencia contratada, e depois desses anos o que acontece?

Umas das hipóteses era fazer um sistema home made mas depois de muito pesquisar fiquei com uma coisa a roer, então ter uns quantos painéis ou eólica a carregar umas baterias para usar é ilegal? tem que se pagar alguma taxa?

....Bem tenho muito mais duvidas mas para ja ficam estas.

Abraço.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Energias renováveis, viável ou não

Mensagem por visitante1 »

Viva,
Realmente pareces estar baralhado, é normal, penso que vais receber algumas ajudas ca no forum.

Fazer um sistema para vender actualmente só se for no regime geral em q a venda é feita ao preco da compra, sem iva claro, no regime bonificado nao é viavel, o actual chefe da quinta tratou de fazer essa palermice e inviabilizou essa opção.
Portanto a questao dos 15 anos deixa de ser um problema uma vez q so se aplica a esse regieme bonificado.

Fazer um sistema home made bem feito requer alem de conhecimentos, um investimento avultado,
Para fazer face aos consumos que se praticam actualmente numa habitação não é de todo barato principalmente na parte de acumulação de energia.
Eu era capaz de enveredar por um bom sistema de venda no regime geral, aí uns 8kw de potencia instalada ja sera capaz de andar perto do equivalente aos gastos anuais numa habitação normal.
Seria o mais simples de instalar, baixas borucracias etc, o unico inconveniente seria o que o futuro possa reservar em relacao ao preco que as companhias possam pagar essa energia....
Está-se á espera que surja o netmetering ou ate autoconsumo em portugal, a meu ver pode ser uma opção, mas como nao existe ainda não a podemos considerar...
Cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Energias renováveis, viável ou não

Mensagem por BondadeSua »

Eu que não sei nada do assunto, (mas gosto de aprender). Daí que vou seguindo os projectos que por cá se publicam. Dessa forma vou formando a minha "visão" e concluo que a maior parte das tuas duvidas também se respondem com "fé e estado de energia positiva".
Isto é. Para qualquer que seja a tua opção vais ter que "comprá-la ou desenvolvê-la". E se não tiveres forma de financiar o que pretendes não fazes nada! O que é pena!
Creio que antes de mais para qualquer das soluções tens que ter conhecimento. Pois que grande parte do virtuosismo dos projectos apresentados advém da capacidade que cada um tem para dominar o "assunto". Os projectos de soluções adquiridas normalmente não aparecem cá embora existam.
E nesta vertente o fórum é muito rico! desde "Como Funciona um Sistema Fotovoltaico." do Esteves, às colaborações/intervenções e referências técnicas tem por cá de tudo!
Os projectos do Emanuel, Esteves, pnunes, CrOhN, JMLorenzo, visitante2 e muitos outros. Ou as dúvidas que outros colocaram ajudam a formar a "escolha" de cada um. Em comum todos tem o facto de saberem como fazer. Depois vem a questão do custo e da "crença", o local o espaço e o enquadramento.
Provavelmente numa primeira fase precisarás de algo "simples" que te dê alguma autonomia e confiança para ir avançando. A completa independência à partida é sempre complicada e exige um investimento inicial muito grande. Talvez uma opção simples por alguma produção e deixar infraestrutura instalada, (tipo cabos), para uma solução mista (fornecedor/produção) sem ter que rasgar paredes nem muita obra de adaptação. Mas tudo dependerá da tua "desenvoltura" técnica, cientifica, ... e "tusto".
O resto vai-se fazendo. Descobrido... e ponderando... e investindo

BondadeSua


Autor do tópico
HSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado mar 01, 2014 1:12 am

Re: Energias renováveis, viável ou não

Mensagem por HSilva »

Boas,

Claro projectos destes tem sempre de ser bem estudados e tem sempre um custo elevado, porque o que se pretende é gastar o menos possível hehehe

A completa independência deve ser o que vem logo a ideia quando se pensa nisto, mas isso tem os seus custos e para estes lados não chove €€€€ ...era bom era :D a minha ideia é só reduzir o valor da factura o que já era uma ajuda valente, porque neste momento já acho que pago muito para o uso que lhe dou e nessa nova habitação estou a prever um aumento de 50% pelo menos, este aumento devesse a querer eliminar o uso de gás e de ter aquecimento central e com isto devo ficar a pagar 100~130€ por mês se não for mais.
Provavelmente numa primeira fase precisarás de algo "simples" que te dê alguma autonomia e confiança para ir avançando. ..... Talvez uma opção simples por alguma produção e deixar infraestrutura instalada, (tipo cabos), para uma solução mista (fornecedor/produção) sem ter que rasgar paredes nem muita obra de adaptação.
Como estou em fase de construção era por ai que estava a ir, ver o que se aconselha e deixar as coisas encaminhadas.
Para já e para minimizar fui aconselhado a instalar bomba de calor e segundo a informação que tenho é que tem um consumo médio de 1000W por hora mas se juntar painéis para aquecer as aguas penso que reduza bastante esse consumo médio.
O fazer algo "simples" era o que tinha em mente mas ao que parece é ilegal :( porque estar a instalar os sistemas "oferecidos" da EDP é um valor muito alto para se dar assim de uma vez, queria chegar ao equivalente desses sistemas mas aos poucos e recorrendo ao solar e eólico, mas isto segundo me informaram também não pode ser feito, ou é solar ou é eólico, um sistema híbrido não pode ser, isto é verdade ou fui mal informado?

O que queria fazer era começar com talvez 1000W e ir fazendo upgrades quando possível, e isto a injectar na rede sem recorrer ao uso de baterias, mas isto é o que eu não posso fazer certo?
Então para já a minha única solução será usar as baterias e esquecer o injectar na rede, e qual o tempo de vida médio para este tipo de bateria?

Para um projecto destes o que aconselham?
(Painéis, inversor, baterias...)

Abraço e boa continuação.


Autor do tópico
HSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado mar 01, 2014 1:12 am

Re: Energias renováveis, viável ou não

Mensagem por HSilva »

Olá mais uma vez malta das renováveis, tenho de vos felicitar por este espaço, anda muita info por aqui anda embora confusa ......andei a fazer contas e a ver orçamentos mas é mesmo para esquecer de ser produtor, ao preço a que esta leva-se 20 anos a pagar ou muito perto disso depois o ter que se colectar e tal, supondo que sou desempregado a receber os €€€ do estado ao meter-me nisso perderia o dito subsidio depois pagar SS de um ordenado que não se tem....e 1000€ ano nem deve chegar para a SS e tudo o resto....e isto se o governo não passar a perna a malta outra vez :(

Caso esteja empregado tenho de tratar de tudo a mesma e com isso perco alguns benefícios que tenho e se por azar perder o trabalho ( o mais comum actualmente ) fico lixado e volto a situação 1ª

Por isso para ja vou esquecer e começar por algo baixo para iluminação e ver onde posso eco no equipamentos que vou adquirir para a moradia ( talvez seja melhor outro tópico para isso para queiram dar opiniões e ajudas)....pensar no que falei no post anterior.

Abraço


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Energias renováveis, viável ou não

Mensagem por CrOhN »

20 anos!? Facilmente encontras sistemas no regime geral a amortizar em 8 anos. Comprando e montando tu, poderás reduzir esse prazo ainda mais.

Mesmo o sistema que estou a começar, pelas minhas contas, tem um retorno à volta disso. E vai levar baterias!


Autor do tópico
HSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado mar 01, 2014 1:12 am

Re: Energias renováveis, viável ou não

Mensagem por HSilva »

Olá,

20 anos pelas contas que me fizeram enquanto me explicavam, vendendo ao preço da compra....
no regime geral a amortizar em 8 anos.
Pois isso é o que se fala e o que eu tinha ideia, mas depois quem os tem diz outra coisa completamente diferente ....já não entendo...
Comprando e montando tu, poderás reduzir esse prazo ainda mais.
Isso queria eu mas disseram que tinha de ser uma empresa certificada e que não podia ser eu rsrsrsrsrsr ...porque só de ser eu a fazer a sapata e seguidor ( se conseguir claro ) já se poupava muito.
Mesmo o sistema que estou a começar, pelas minhas contas, tem um retorno à volta disso. E vai levar baterias!
Então porque não vende tudo em vez de meter nas baterias? se são esses 8 anos, assim sempre tinha o payback mais depressa

Eu tenho de ponderar bem o que vou fazer, tinha a ideia de deixar já a sapata feita para o seguidor ( já que ando em obras ) e deixar tubos para passar os fios, mas com historia dos 20 anos e de se termos de colectar .....já estava a tirar as ideias dai, e montar inicialmente 4~6 painéis a carregar baterias para usar na iluminação interior e exterior.

Abraço.

Responder

Voltar para “Geral”