Portugal falha objectivo de produção através de renováveis a

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Portugal falha objectivo de produção através de renováveis a

Mensagem por luimio »

a comissão europeia (ce) anunciou hoje que portugal não vai conseguir alcançar o seu objectivo de produzir 39% do consumo bruto de electricidade a partir de energias renováveis em 2010.

cristina barreto com lusa


segundo os dados divulgados hoje por bruxelas, a produção portuguesa de energia, que é realizada apenas a partir de fontes primárias renováveis, principalmente a água, tem-se afastado progressivamente do patamar estipulado.

em relação ao uso de biocombustíveis, menos poluentes do que os combustíveis fósseis, ficou também por cumprir a meta de 1,15% de utilização, que deveria ter sido atingida em 2005.

em termos de volume, esta percentagem representaria 50 mil toneladas de biodiesel e 15 mil de bioetanol.

a comissão europeia verificou ainda que a quota biocombustível representa praticamente zero por cento do total utilizado.

em portugal, uma das principais fontes primárias de energia é a água, o que implica que 15% do total da energia consumida seja de origem renovável.

em 2004, de acordo com os dados de bruxelas, 9869 gigawhatts por hora (gwh) de electricidade, num total de 12 214 gwh foram produzidos a partir de barragens, enquanto 1264 gwh foram produzidos através da biomassa.

por outro lado, o uso de energia solar para aquecimento tem vindo a diminuir em portugal, tendo registado uma redução na ordem dos 9% entre 1997 e 2004, de 11 quilotoneladas de equivalente de petróleo (ktep) para 6 ktep.

no entanto, a ce espera que as recentes alterações aos regulamentos de construção, que prevêem a introdução de sistemas de aquecimento por energia solar em determinados casos, invertam esta situação.

a utilização de energia geotérmica, como acontece na ilha de são miguel, nos açores, cresceu 37% no mesmo período de tempo, de 1 ktep para 9 ktep.

como um bom exemplo do uso de fontes renováveis de energia, o executivo comunitário destaca o programa restart, no porto, que prevê a reabilitação de edifícios degradados no centro histórico da cidade. a recuperação dos imóveis tem por base a utilização eficiente e sustentável de energias renováveis.

fonte:
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 26836.html

Responder

Voltar para “Geral”