Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos ) ;)

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos ) ;)

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas, como sou um adepto da electrónica e das renováveis e sei que existe por aqui também muita gente interessada nesta área, por isso venho aqui abrir este tópico para que possamos mostrar ou divulgar alguns projectos caseiros que possam vir a ser úteis para muita gente dentro desta área..

É certo que muito pessoal não gosta de divulgar aquilo que faz, e neste caso os mesmos não serão obrigados a divulgar os diagramas desses mesmos projectos ou mesmo explicar como foram feitos, cada um decide ou não querer divulgar os esquemas dos seus próprios projectos..

Se alguém já tiver algum projecto feito já á algum tempo e não tiver qualquer esquema, também poderá postar o mesmo, no entanto poderá inserir algumas imagens e depois através de texto tentar explicar melhor como o fez para que se possa tentar perceber melhor o seu conceito e como foi feito..

Este tópico estará aberto a todas as ideias que sejam úteis para o nosso dia a dia, e não devem inserir projectos que não tenham a ver com as energias renováveis, para esses casos abram um novo tópico na secção " OFF Topic " também com projectos caseiros.

Nesta secção podem ser inseridos todos os projectos que sejam feitos ou modificados para baterias recarregáveis, com paineis solares ou com ligação ao seus sistema solar ou eólico, módulos diversos para que se possa complementar ao sistema instalado, e outros projectos que possam vir a ser feitos também para tirar partido das renováveis..

Espero que este tópico seja do vosso agrado e que gostem de divulgar os vossos projectos e de aprender electrónica..

No caso de terem dúvidas, façam as vossas questões no próprio tópico porque haverá sempre alguém que irá responder ás vossas questões e assim todos podem aprender..

Abraços e bons projectos..
Última edição por AngelSpeedy em sábado jul 26, 2014 12:38 am, editado 1 vez no total.
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por sousacastro »

Boas

Eu ainda não tenho nenhum projeto para apresentar (estou a pensar nisso) mas sei que alguns de voces têm, pelo que desafio a mostrar pois com algumas ideias simples podemos melhorar o nosso dia a dia sem desperdiçar energia e poupar um bocado (se bem que alguns ficam caros mas só por conseguirmos fazer já ficamos satisfeitos) ;) ;)
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Emanuel Couto »

Boa ideia amigo Angel..! Queremos é :idea: :idea: :idea: muito bom :)
Assim vamos aprendendo uns com os outros.

Abraço, e Bom fim de semana.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Emanuel Couto »

sousacastro Escreveu: (se bem que alguns ficam caros mas só por conseguirmos fazer já ficamos satisfeitos) ;) ;)

Nem imagina quanto..... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas, sim alguns projectos ficam caros, mas a maior parte das vezes esses projectos feitos não se encontram á venda nas lojas, e só mesmo fazendo é que se pode ter algo único.

Mas a vantagem de termos gasto um bocado de dinheiro, é de ter o prazer de fazer algo nosso e ao mesmo tempo ter aprendido, agora eu quando começo a construir um projecto já pensado e elaborado em papel, muitas das vezes tenho que o alterar durante o processo, e isto porque vou tendo novas ideias para melhorar o mesmo, por exemplo estou a soldar algo e lembro-me epa e se isto fosse para ali, e se adicionasse isto, se modificasse aquilo isto ia ficar mesmo porreiro, e pronto lá eu começo eu a alterar as coisas todas hehehe, e posso dizer que foi o que aconteceu com este último projecto que acabei á umas horas, era para ser uma coisa simples e tornou-se em algo melhor e com mais opções de uso..

Eu já tirei fotos e talvez amanhã se tiver ai um tempinho, insiro aqui ok..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Jorge Rocha »

Vejo este tópico, mais como um bom titulo para tópicos que nele se enquadrem.
Não sei se isso é possível, ou se estamos a duplicar algum dos temas já existentes...
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Oi Jorge, sim existem por aí tópicos com alguns projectos já feitos, mas as pessoas inseriram esses projectos no ambito de conversas e temas diferentes e que por acaso vieram a dar á inserção desses mesmos projectos nesse tópicos, mas o que se quer aqui é simplesmente que se insira esses projectos já feitos, e irá ser só baseado e descutido neste âmbito ok..

Agora até era útil as pessoas que já inseriram alguns dos projectos já feitos em outros posts que os inserissem aqui também, assim a casa ficava mais arrumada e os projectos ficavam só num sitio e assim seria mais fácil o pessoal chegar a eles..

Bom e como quero dar o exemplo aqui vai o meu das lanternas que também inseri noutro post, mas neste caso insere-se só o link da imagem e assim não se enche o servidor com ficheiros repetidos, ficando só a linkagem para a imagem já inserida em outro post..

Imagem

Bem hoje estive numa grande superficie comercial, e ao passar pela secção dos tubos de água cinzentos iguais aos das lanternas em cima na imagem, vi lá um tubo muito porreiro e aí iluminou-se os meus neurónios e disse para mim, epa este será mesmo muita fixe para levar aqui uns 50 leds ou smd, e até já tem pega e tudo, e pronto já tenho mais um projecto para mais uma grande lanterna.. Faça-se luz hehehehe...

Cumps..
Última edição por AngelSpeedy em sábado jul 26, 2014 2:25 am, editado 4 vezes no total.
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Jorge Rocha »

Dessa forma aprovo!
Vir a este tópico deixar o link de todos os projectos que nele se enquadrem, para uma pessoa poder consultar como de um "índice" se tratasse!
Parabéns pela iniciativa!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Obrigado amigo e venham eles lololol...

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Emanuel Couto »

Jorge Rocha Escreveu:Vejo este tópico, mais como um bom titulo para tópicos que nele se enquadrem.
Não sei se isso é possível, ou se estamos a duplicar algum dos temas já existentes...
Comentários destes.... deixa-me deveras irritado :evil: ((desperdiçar (1) tópico deste fórum para algo tão insignificante....)) como é compartilhar pequenos projetos caseiros ligados às energias alternativas.
No minimo desmotivante.

Na verdade, e apesar de andar sem tempo, já estava idealizado na minha cabeça um pequeno projecto para colocar aqui, mas esta ideia já foi parar ao lixo.

E queria clarificar uma coisa!
Projetos relacionados com a minha curta experiência nas energias alternativas e postados por mim (apesar de já ter tido solicitações para serem postados noutros lados) ((são exclusivos no fórum Nova Energia))
A não ser por ((clonagem descarada)) como já aconteceu com (2) trabalhos meus, ligados à electrónica, sem falar de fotos minhas que vão parar a sites como o Wikipédia e outros, já com fontes em nome de outros autores :(

_________________________________________________________________________________________________________________________________

Amigo Angel, fazer uma lanterna de uma meia curva e forquilha pvc de (50mm) foi uma excelente ideia, e acima de tudo muito original.
Meus parabéns.

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por serges »

Que ideia fantástica os meus parabéns.

Neste tópico pode se partilhar todos e quaisquer projectos interessantes que antes achavam desnecessário existirem.

Obrigado a todos e sim o fórum é a comunidade e está bem vivo...

Obrigado a todos.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Amigo Emanuel, não estejas irritado, depois de ter explicado ao Jorge melhor a ideia do tópico, ele entendeu, penso que na ideia dele pensou que mais uma vez ia haver muita coisa repetida no fórum, mas depois de lhe explicar que simplesmente o tópico seria para inserirem os projectos que já andam por aí espalhados em vários posts para ficar tudo só num sitio e mais arrumado ele no final percebeu, mas como eu disse basta só inserirem os links com o endereço da imagem já postada noutro post, para assim não carregar o servidor de material repetido..

Vá vamos lá o fórum é amizade, conhecimento e partilha, e já agora mais uma ideia para os novos posts com imagens, se não quiserem que as mesmas seja partilhadas em outros fórums, mencionem isso no post e metam uma marca de água com o dizer " Imagem exclusiva fórum nova energia e com o logotipo do fórum na imagem " talvez assim se possa evitar esses casos, mas é certo que não será 100 % fiável..

Cumps..
Última edição por AngelSpeedy em domingo jul 27, 2014 3:08 am, editado 1 vez no total.
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigos, como prometido aqui vai o projecto que estive a fazer.

Nome : Regulador de Tensão 1.5v a 40v - Projecto bastante simples..

Este projecto era para ser algo mais básico e só para fazer um " In e um Out ", no entanto e após de pensar um bocado ao estar a fazer o mesmo, decidi alterá-lo e dar mais uns complementos a ele, sendo assim resolvi meter uns conectores fêmea para prova de tensão, onde este servirá também para poder ligar uns cabos com pontas macho para testar leds e outros componentes, depois meti um conector USB fêmea para poder ligar dispositivos em usb a 5v como por exemplo carregar telemóveis, no entanto este usb pode trabalhar em qualquer voltagem desde que regulada.. A seguir meti um conector de saída e este terá a mesma voltagem de entrada o que posso ter algo regulado e a trabalhar por exemplo para 9v e tenho a saida a 19v com outro aparelho..

Como mencionei na imagem eu esqueci-me de meter um led para saber se a box tem ou não energia, mas o mesmo já está pronto a instalar, amanhã já o instalo e depois meto aqui a foto final..

Componentes Instalados :

1x - Caixa de Madeira 12cm x 3.5cm
1x - PCB pequena - que no final foi cortada ao meio para dar para outro projecto
1x - LM370T
2X - Resistências 820R
1x - Dissipador de Calor
1X - Condensador Eletrolito de 1uf 50v
1x - Condesador Cerâmico 100nf 50v
2x - Conectores de 4mm de Prova
1x - Conector USB Fêmea
2x - Conectores 5.5mm x 2.1mm
1x - Regulador de Tensão
1x - Conector para PCB Fêmea
1x - Conector para PCB Macho
1x - Led para indicar se a box está ligada
-Vários fios para ligações

Bom eu testei este projecto só com uma resistência, mas como aquecia um pouco decidi meter mais uma, e quando faço projectos não gosto muito que os componentes aqueçam por isso tento sempre meter algo mais para evitar essas situações, assim com as duas resistências a tensão já é bem suportada, agora eu fiz este projecto com a intenção de usá-lo até aos 24v e não mais que isso, porque temos de perceber que quanto mais tensão metermos mais dificil será regulá-la para tensões mais pequenas porque os ajustes serão quase ao milimetro..

A caixa foi algo muito pensado, e não sabia que caixa havia de usar porque era tudo muito grande e não era prático, e quando fui a uma loja dos chinocas vi lá a secção com caixas de madeira no que me deu logo a ideia que precisava, e assim arranjei esta caixa muito porreira e bem portátil para levar para qualquer lado, e assim poder ligá-la ou a um sistema solar ou eólico, como também se pode ligar a transformadores de parede a 220v e depois regular para a voltagem que se pretende, mas não esquecer que o transformador só pode ter a saída até 40v DC..

Nota : A tensão deve ter sempre um défice de pelo menos 2v a 3v de diferença, por exemplo se tiver no input a 24 volts a tensão regulável será mais ou menos 21v ou um pouco menos, se o input for de 12v o regulável será mais ou menos a 10.8v ok..

Bem espero que gostem e caso façam o vosso insiram aqui..

Cumps..
Anexos
reg1.jpg
reg1.jpg (857.27 KiB) Visto 8097 vezes
reg2.jpg
reg2.jpg (943.71 KiB) Visto 8098 vezes
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Njay »

Muito fixe Angel, vejo que gostas de fazer :) . Também já tenho usado caixas de madeira "do chinês" como caixas de projecto. Tenho aqui mesmo à minha frente um para acabar (falta-lhe o painel frontal, que é um pedaço de chapa fina de aluminio à dimensão da face).

Posso sugerir-te algumas pequenas melhorias futuras:

- Dissipador maior para o regulador. Mete o maior que encontrares e couber na caixa. Mete uns furos para ventilação por baixo e por cima do dissipador, e uns pézinhos para levantar um pouco a caixa do chão.

- Para um ajuste fino simples, há a técnica de usar 2 potenciómetros em série, sendo que o adicional é por exemplo de 1/10 do valor do original.

- Por 40 ou 50 cêntimos arranjas um botão catita para o pot :)
http://mauser.pt/catalog/index.php?cPath=324_846

- Se quiseres posso enviar-te um circuito muito simples (4 componentes) a que chamo por piada "resistência mágica", que é uma fonte de corrente de ~20mA para se poder acender um LED com qualquer tensão entre uns 7V (e não 5.5V como estava antes) e uns 20 - 25V sem ter que calcular e meter uma resistência.

Força com esses projectos!
Última edição por Njay em terça jul 29, 2014 2:42 am, editado 1 vez no total.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por marciopinto »

Boas, se o AngelSpeedy permitir, gostaria de apresentar um projecto open-source de adaptação.

Tenho uma bicicleta fixa cá em casa, mas come pilhas que se farta, e ficou encostado por uns tempos.
IMG-20140727-00079.jpg
IMG-20140727-00079.jpg (369.92 KiB) Visto 8053 vezes
Hoje deu-me um click e e fiz o seguinte.
Fiz uma ligação directa aos fios principais das pilhas (6v) com um cabo usb e liguei directamente a uma bateria portátil para telemóveis.
IMG-20140727-00078.jpg
IMG-20140727-00078.jpg (426.9 KiB) Visto 8053 vezes
IMG-20140727-00081.jpg
IMG-20140727-00081.jpg (230.05 KiB) Visto 8053 vezes
Agora os velhotes andam a pedalar :lol:
Márcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo, ainda fiquei a pensar um bocado como é que a bicicleta trabalhava a pilhas, mas já vi que é só o mostrador que lê os km e os outros parametros, correcto ?

Bem é algo diferente, mas ok lololol..

Talvez se adaptares aí uns conectores possas carregar a bateria do mostrador, ou com um painel solar ou com carregador de parede e assim teres a mesma mais sustentável, no entanto estava aqui a pensar em outra coisa que se calhar podia dar bons resultados, e que tal com as pedaladas não tirares partido disso e gerares a tua própria energia ? Será que existe algum tipo de motor lá dentro que possas desviar algum tipo de voltagem ao pedalar e assim carregar baterias ?

Bem fica aqui a ideia, como não conheço essas bikes, foi só uma suposição..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por serges »

Isso era uma ideia bestial...

Pedalar para uma bateria e para os mais novos usarem na consola e lcd e graudos para o pc...

Que ideias que se fazem aqui...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por marciopinto »

Angelspeedy, o mostrador serve não só para mostrar os km feitos mas tambem as pulsações e tb regula a resistência dos pedais, e não sei se tem motor, mas vou desmontar um dia para fazer uma limpeza geral.
Estava a pensar mesmo em incluir um painel solar, mas fica mais para a frente.
Pedalar para gerar energia ainda não tenho ideias como fazer. Mas opiniões é sempre bem vindo.
Márcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Amigo Serges, ideias é o que não falta por aqui, as vezes pode faltar é €uros para as concretizar, eu tenho vários projectos em carteira e uma delas é disponibilizar um sistema que irá ajudar todas as pessoas terem energia alternativa em casa sem terem de usar da rede, só que o problema são os mesmo os €uros para pôr essa ideia em prática, não é caro patentear uma ideia em portugal são só 101 € + 25 € ao ano para manutenção da patente, o problema é a patente internacional que vai para os 30 ou 40 mil €, e isso pode levar outras empresas a copiarem e fazerem mais barato e depois a empresa portuguesa vai perder completamente o negócio porque o pessoal começa a mandar vi de fora e isso é o que acontece muitas das vezes, e é por isso que muitas ideias são absorvidas por grandes empresas sem que estas paguem por isso, e tudo devido a não haver uma patente internacional devido aos custos elevados..

Por isso as minhas grandes ideias ficam guardadas até eu um dia conseguir ter verbas para avançar..

Agora em relação a pequenas ideias para pequenos projectos também existem muitas por aí, e existe aqui muito pessoal que trabalha 10x melhor que eu em electrónica e que fazem bons projectos, só temos é de esperar que os mesmos gostem de partilhar o que fazem..

Amigo marcio pois foi o que eu pensei a energia seria só mesmo para o controlo das funções, agora se vir por lá algum motor até deve ser fácil de extrair enegia dos mesmo, só tem de pegar num multimetro e começar a fazer as medições e ver o que irá conseguir tirar de lá, e depois mete na saída um diodo para a corrente não voltar para trás e liga isso a um controlador no caso de ser muita tensão e aí sim já fica com algo porreiro..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Njay Escreveu:Muito fixe Angel, vejo que gostas de fazer :) . Também já tenho usado caixas de madeira "do chinês" como caixas de projecto. Tenho aqui mesmo à minha frente um para acabar (falta-lhe o painel frontal, que é um pedaço de chapa fina de aluminio à dimensão da face).

Posso sugerir-te algumas pequenas melhorias futuras:

- Dissipador maior para o regulador. Mete o maior que encontrares e couber na caixa. Mete uns furos para ventilação por baixo e por cima do dissipador, e uns pézinhos para levantar um pouco a caixa do chão.

- Para um ajuste fino simples, há a técnica de usar 2 potenciómetros em série, sendo que o adicional é por exemplo de 1/10 do valor do original.

- Por 40 ou 50 cêntimos arranjas um botão catita para o pot :)
http://mauser.pt/catalog/index.php?cPath=324_846

- Se quiseres posso enviar-te um circuito muito simples (4 componentes) a que chamo por piada "resistência mágica", que é uma fonte de corrente de ~20mA para se poder acender um LED com qualquer tensão entre uns 5.5V e uns 20 - 25V sem ter que calcular e meter uma resistência.

Força com esses projectos!
Boas amigo Njay, desde já obrigado pelas sugestões, agora eu tenho aqui dissipadores maiores mas como a caixa não é muito alta o melhor é mesmo este, e devido a isso também ter metido resistências mais altas para o módulo todo não aquecer, em relação aos furos na caixa posso lhe dizer que os mesmos também não serão necessários porque estou a pensar em meter uma fan pequena, mas esta só será instalada em último caso e se vir que por algum motivo a caixa começa a aquecer muito ok..

Agora este projecto não foi com intuíto de ter a mesma 24h ligada, mas sim para testes e para uma eventualidade onde precise dela, esta irá andar comigo em trabalhos e será aí que poderei vir a precisar dela, mas penso que esta será sempre usada por poucos minutos..

Irei fazer um novo regulador e esse sim já mais completo e será para estar ligado 24h ao sistema solar no norte, e talvez o faça agora nas férias se tiver tempo para isso, e esse será inserido num espaço próprio já pensado, mas não vou dizer para já para não estragar a supresa hehehe, pelo menos nunca vi nenhum projecto com regulador instalado como o que eu irei fazer, mas de certeza que irei dar a ideia para muitos fazerem igual, mas é para isso que cá estamos :)..

Em relação ao ajuste mais fino não tinha pensado em 2 potenciometros, talvez depois tente no novo projecto, uma pessoa nao pode pensar em tudo hehehehe.

E em relação ao botão eu é que não quis meter, o veio deste é muito grande, mas consegue-se ajustar muito bem á mão sem botão e assim também ocupa menos espaço na mala lololol...

Mas continue a dar sugestões, elas serão sempre bem vindas, se prentender pode enviar-me por pm o seu circuito para eu estudar o mesmo, ou então disponibilize o mesmo aqui no tópico para todos poderem verem o mesmo, caso ache necessário..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Responder

Voltar para “Geral”