Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos ) ;)

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por RJSC »

Se a bicicleta for de travão magnético dá é para ligar a um inversor grid-tie e injetar energia em casa quando se faz exercício, em vez de gastar energia a alimentar a bicicleta.
O travão magnético é um alternador.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Emanuel Couto »

AngelSpeedy Escreveu:Boas amigos, como prometido aqui vai o projecto que estive a fazer.

Nome : Regulador de Tensão 1.5v a 40v - Projecto bastante simples..

Este projecto era para ser algo mais básico e só para fazer um " In e um Out ", no entanto e após de pensar um bocado ao estar a fazer o mesmo, decidi alterá-lo e dar mais uns complementos a ele, sendo assim resolvi meter uns conectores fêmea para prova de tensão, onde este servirá também para poder ligar uns cabos com pontas macho para testar leds e outros componentes, depois meti um conector USB fêmea para poder ligar dispositivos em usb a 5v como por exemplo carregar telemóveis, no entanto este usb pode trabalhar em qualquer voltagem desde que regulada.. A seguir meti um conector de saída e este terá a mesma voltagem de entrada o que posso ter algo regulado e a trabalhar por exemplo para 9v e tenho a saida a 19v com outro aparelho..

Como mencionei na imagem eu esqueci-me de meter um led para saber se a box tem ou não energia, mas o mesmo já está pronto a instalar, amanhã já o instalo e depois meto aqui a foto final..

Componentes Instalados :

1x - Caixa de Madeira 12cm x 3.5cm
1x - PCB pequena - que no final foi cortada ao meio para dar para outro projecto
1x - LM370T
2X - Resistências 820R
1x - Dissipador de Calor
1X - Condensador Eletrolito de 1uf 50v
1x - Condesador Cerâmico 100nf 50v
2x - Conectores de 4mm de Prova
1x - Conector USB Fêmea
2x - Conectores 5.5mm x 2.1mm
1x - Regulador de Tensão
1x - Conector para PCB Fêmea
1x - Conector para PCB Macho
1x - Led para indicar se a box está ligada
-Vários fios para ligações

Bom eu testei este projecto só com uma resistência, mas como aquecia um pouco decidi meter mais uma, e quando faço projectos não gosto muito que os componentes aqueçam por isso tento sempre meter algo mais para evitar essas situações, assim com as duas resistências a tensão já é bem suportada, agora eu fiz este projecto com a intenção de usá-lo até aos 24v e não mais que isso, porque temos de perceber que quanto mais tensão metermos mais dificil será regulá-la para tensões mais pequenas porque os ajustes serão quase ao milimetro..

A caixa foi algo muito pensado, e não sabia que caixa havia de usar porque era tudo muito grande e não era prático, e quando fui a uma loja dos chinocas vi lá a secção com caixas de madeira no que me deu logo a ideia que precisava, e assim arranjei esta caixa muito porreira e bem portátil para levar para qualquer lado, e assim poder ligá-la ou a um sistema solar ou eólico, como também se pode ligar a transformadores de parede a 220v e depois regular para a voltagem que se pretende, mas não esquecer que o transformador só pode ter a saída até 40v DC..

Nota : A tensão deve ter sempre um défice de pelo menos 2v a 3v de diferença, por exemplo se tiver no input a 24 volts a tensão regulável será mais ou menos 21v ou um pouco menos, se o input for de 12v o regulável será mais ou menos a 10.8v ok..

Bem espero que gostem e caso façam o vosso insiram aqui..

Cumps..

Boas amigo, já vi que o tópico já mexe.... :) :)

É uma enorme satisfação acompanhar a concepção destes projetos caseiros, fazendo todo o tipo de aparelhos que por vezes são muito difíceis de encontrar nas lojas, sendo alguns mesmo bastante caros, e por vezes com (1/2) dúzia de componentes podemos fazer "magia"

Adorei o teu projecto de conceber uma fonte regulada ajustável, que será bastante útil.... ;)

Referente ao circuito!
Ficou muito fixe! Para possíveis interessados no projecto, como já foi referido era aconselhado um dissipador maior, e umas pequenas ranhuras na caixa para dissipar o calor, outra coisa, acho que seria prudente colocar um díodo em paralelo entre o pino (in/out) para o componente ficar protegido de possíveis picos, e um capacitor de maior valor na saída, para um maior poder de estabilização da corrente.

Mas são apenas uns pequenos detalhes e ajustes q não mancham em nada o conceito inicial q ficou espectacular...

Meus parabéns, e continua com este entusiasmo, e estou a gostar de ver a malta aderir (((à tua ideia)))

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Njay »

O esquema é este:

Imagem

Depois posso publicar tb um desenho para um PCB mas neste momento não tenho tempo.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Oi Emanuel muito obrigado pelas palavras, bem eu sei que não dá para ver lá muito bem ao promenor, mas tenho lá um diodo só que parece que está escondido, mas este será para o out na ficha 5.5 mm x 2.1 mm mesmo ao lado dos conectores vermelho e preto, agora realmente esqueci-me de 1 diodo para essas saídas e da usb que sai do mesmo sitio, só meti mesmo para o outro lolol, epa já era tarde quando fazia a caixa e dps passou-me, mas bem visto, vou inserir o mesmo e neste caso meto ligado ao cabo interno devido a pcb ja estar no sitio e colada com cola quente, por isso já pouca coisa posso alterar, para a próxima tenho de arranjar uns parafusos de pc para apoiar a pcb e assim poder tirá-la facilmente..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Njay Escreveu:O esquema é este:

Imagem

Depois posso publicar tb um desenho para um PCB mas neste momento não tenho tempo.

Boas amigo, por acaso tenho cá o material todo excepto o diodo de 4.7, andei aqui a ver se tinha para aqui algum e os mais baixos que tenho é de 3.3 e outro de 5.3, bom mas depois testo isso ok.. No entanto se alguém o fizer antes de mim ou antes do Njay, faça favor de o inserir se assim pretenderem..

Obrigado pelo circuito..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Njay »

O de 5.3V também serve, podes trocar a resistência de 220 por uma de 240 ou 270 (se a tensão não for muito alta até pode ficar 220; até 330 serve embora tv com um pouco menos de luminosidade, não é critico).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Emanuel Couto »

Desculpa se não expliquei bem!
O díodo que poderia ser um (1N4004) era para ser colocado em paralelo mesmo no (CI) regulador de tensão com saída ajustável  (LM370T) de modo invertido ao sentido da corrente.
Tenho uma dúvida! Este (CI) já possuí proteção interna contra curto circuito!?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Amigo Emanuel na altura que tirei as fotos nao tinha, mas agora já tem protecção, na altura que fiz o circuito pensei em meter uma protecçao com fusivel de vidro, mas como a minha ideia neste circuito pequeno era trabalhar com baixa voltagem nem o meti, depois lá pensei e decidi não arriscar muito e assim deu-me mais um pouco de trabalho porque ja tinha as coisas fixas, mas pronto levou um fusivel fora da pcb..

Mas esse diodo é de 400v, não tou a ver a necessidade do mesmo, se fosse para alta tensão até era útil, mas sendo assim penso que irei deixar como está, mas obrigado pela dica..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Emanuel Couto »

AngelSpeedy Escreveu:Mas esse diodo é de 400v, não tou a ver a necessidade do mesmo, se fosse para alta tensão até era útil..
Angel! Neste caso não interessa o limite de tensão q o mesmo foi projectado! Mas sim sua capacidade de dissipação rápida de picos, correntes em reversão, etc
Acredita q o regulador fica mais protegido!!.

Por acaso foi o utilizado na minha fonte de bancada estabilizada, com tensões fixas e reguladas de (2,5V a 50V), já está operacional há (+/-) 7 anos sem dar problemas.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Epa por acaso a fonte estabilizada é algo que vou ter de adquirir brevemente para poder fazer coisas mais elaboradas, mas como tenho que dar um jeitinho aqui na marquise onde tenho muita coisa e talvez depois já possa ter a bancada como deve ser, e aí meter a fonte já lá em cima..

Bem agora o regulador já está mais ao milimetro nas medidas, neste momento vai de 0.8v até aos 40v, no entanto as alterações além do ajuste, também já levou o led onde se pode ver se a box está ligada ou não, o fusível de protecção e o diodo nas saídas, não vá acontecer algo..

Em relação ao diodo no regulador vou ver se o consigo meter, isto já está a ficar apertado para estar a mexer nestes cabos mais pequenos e estou com receio de os partir na pcb..

Aqui fica a imagem nova..

Abraços..
Anexos
reg3.jpg
reg3.jpg (444.73 KiB) Visto 6217 vezes
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Emanuel Couto »

Angel, esta caixa está a ficar sem espaço! :)

Na foto mostro a fonte que tinha falado!
Só que esta fonte tem mais algumas...funcionalidades tornando o circuito um pouco mais complexo.

Bastante fiável, nunca deu problemas, o único ponto negativo, faz um pouco de ruído derivado ao cooler que se encontra no seu interior.
Anexos
Fonte22.jpg
Fonte22.jpg (119.66 KiB) Visto 6214 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Pois a tua é totalmente diferente da minha minorca, nada que se compare hehehe, a tua está excelente, e pelo que vejo tem várias opções como video e áudio, por acaso ainda não precisei de fazer algo tão elaborado, mas tenho uma feita também portátil com algumas opções que anda sempre comigo no carro, vou trazer para cima e tirar umas fotos e dps mostro, talvez te mande por pm, porque já não me lembro se aquela tem a ver com renováveis..

Sabes eu gosto de caixas pequenas que possa transportar para qualquer lado e que não ocupe muito espaço e que ao mesmo tempo consiga me libertar de algumas situações, no entanto as vezes quando precisamos de alguma coisa nunca temos as mesmas, e depois começo a pensar epa como é que nunca fiz isto, hehehehe..

Agora no teu caso essa caixa deve ser de bancada por isso está óptima, um dos meus projectos agora em agosto quando estiver de férias será alterar 2 fontes de alimentação de pc, que tenho para ali já velhotas e alterá-las para caixas de bancada com as várias opções de alimentação e devo meter as 2 em 1 e fazer uma super caixa, mas ainda vou ver, são só ideias para já..

Amigo Njay aqui fica a imagem do teu circuito a funcionar, como não tinha a resistência de 220 nem o diodo de 4.7, usei 2 resistências para fazer o valor e usei um diodo de 5, mas o que reparei é que a partir dos 3v o circuito não alimenta o led, só alimenta a partir dos 12v, não tou a ver que vá fazer muita diferença ao trocar para os componentes correctos, mas assim que os tiver testo isso melhor ok..

Abraços..
Anexos
Led1.jpg
Led1.jpg (811.02 KiB) Visto 6202 vezes
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Emanuel Couto »

Angel, é sem dúvida uma boa ideia fazer uma fonte de bancada com fontes de pc ..!
Já fiz duas que neste momento já pertencem a outra pessoa.

É uma boa maneira de dar uso as centenas de fontes de pc que andam aqui na oficina, muitas delas retiro componentes, mas a maioria acaba na reciclagem...

Por falar em fontes de pc!
Já fiz um bom carregador de baterias com controlador pensado por mim, que na altura ainda deu para ganhar uns bons trocos (e ainda funciona)
Se estiveres interessado posso explicar como fiz!

Em relação a novos projectos colocados no topico!!

Como já o disse que preferia idealizar os meus próprios circuitos para colocar nos meus projectos, em vez de copiar dos outros, não quer dizer que a malta não vá copiar os milhares............de circuitos que estão disponíveis na net (((na verdade eu tb já copiei muitos))) mas nunca me identifiquei como autor dos mesmos, isso nunca...

O (Njay) deu um bom exemplo!!
Colocou os seus esquemas com o nome do autor (((muito bem Njay)))

Isso para dizer, projectos idealizados com circuitos de outros não serão menos válidos por este facto..!! O que interessa é fazer coisas.....
Ou ((mesmo que a pessoa não saiba explicar ao pormenor como o circuito funciona)) não há problema!

Acho que assim a malta fica mais à vontade em colocar seus projectos, e não com medo de alguma pergunta mais técnica sobre o seu projecto.


Espero que o amigo Angel concorde comigo :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Oi Emanuel, sim concordo, devem inserir projectos próprios para as energias renováveis, mas há-de haver sempre projectos que vão ser tirados de outros circuitos já existentes por aí, agora não quer dizer que não sejam úteis para muitos de nós, mas ao menos podem mencionar o autor do circuito ou de onde tiraram para que o mesmo não venha para aqui reclamar hehehehe..

Como eu disse alguns circuitos já prontos até podem vir a dar utilidade aqui ao pessoal apesar de não serem originais, mas penso que não poderemos recusar os mesmos, porque até poderá haver por ai algum que nos interesse a nós próprios e que nem nos lembrámos ainda de fazer, agora sou 100 % a favor de postarem projectos caseiros e principalmente originais..

Penso que o Njay só quis mencionar que haveria um circuito que dava para testar leds em qualquer voltagem, no entanto a imagem menciona o site do autor por isso penso que não haverá problema, até que nem sabemos se o site é dele ou não..

Agora o que eu acho é que não devem postar circuitos a maluca pelo tópico sem 1º os testarem e estarem a funcionar, se por acaso houver alguém com um projecto caseiro próprio e que esteja com problemas de o pôr a funcionar aí sim pode postar aqui imagens ou circuitos para que o pessoal o possa ajudar, agora circuitos disponíveis na net é só para postarem quando estes tiverem prontos, testados e elaborados pelos próprios, e aí indicarem para que situação é que o mesmo será utilizado e que componentes levou, etc..., porque senão começa have muita palha por aí desnecessária..

Ora resumindo isto tudo é o seguinte, todos os projectos são bem vindos mas o tema aqui são projectos caseiros originais, e é o que se pretende aqui se for possível, e mais uma vez não postem circuitos já feitos sem que voçês próprios os façam e os testem, e nunca será demais relembrar para não se esqueçerem mais uma vez que tem de ser projectos para as renováveis e não projectos de qualquer coisa ok..

Emanuel é claro que estarei interessado em ver esse projecto para carregar as baterias, apesar de não ser muito apologista de gastar luz da rede com esse material, mas as vezes tem de ser né, se puderes posta ai as imagens ok, e já agora carrega a quantos amperes ?..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Emanuel Couto »

AngelSpeedy Escreveu: apesar de não ser muito apologista de gastar luz da rede com esse material.
Tens razão....pois sai do tema do tópico ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Amigo mas fiquei curioso com esse carregador, se quiseres envia-me as imagens por pm ok..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Njay »

A topologia do esquema da resistência mágica é um circuito genérico antigo e conhecido chamado, com ojá referi, "fonte de corrente", mais propriamente "fonte de corrente de diodo zener" neste caso. Nunca vi referência ao autor original, possivelmente não é conhecido. Não é dificil encontrar na net. Esclareço que o copyright se refere à imagem em si, não fui eu que inventei o circuito (a chamada topologia). Peguei no circuito, desenhei no meu programa favorito, calculei valores para as características que me interessavam (~20mA de corrente no LED com resistências de valor comum, capaz de acender um LED de qualquer cor com alimentação de 9V), montei um protótipo em veroboard, testei o circuito, desenhei um PCB e montei um final, e dei-lhe o original nome de "resistência mágica" (há uns anos). Usei este circuito como base num tutorial sobre simulação de circuitos electrónicos, que vou deixar aqui já que pode ter interesse para quem gosta de brincar com estas coisas: http://troniquices.wordpress.com/2011/0 ... ectronico/ .

O circuito não foi introduzido neste tópico como um "projecto pessoal caseiro de ideias verdes", mas até podemos dizer que está relacionado com o verde e renováveis: é um circuito barato que permite acender um ou mais LEDs de qualquer cor com luminosidade aproximadamente constante dentro de uma certa gama alargada de tensões de entrada, e sem cálculos nem ajustes nenhuns - um painel solar ou uma eólica geram uma tensão que pode ter uma variação bastante grande, e este circuito pode ser usado como indicador de "ON" ou para efeitos visuais. Se a tensão de entrada for suficientemente alta (5V + a tensão de todos LED), podem ser colocados em série vários LED, mesmo de cores diferentes.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por Emanuel Couto »

AngelSpeedy Escreveu:se quiseres envia-me as imagens por pm ok..
Pois, a questão é que não encontro o ficheiro das fotos deste carregador! entretanto se encontrar depois mando
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


onemusik
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: quarta jul 09, 2014 5:41 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por onemusik »

Aqui esta a minha turbina caseira Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros ( Ideias verdes para todos )

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo onemusik, muito bem sim senhor, parabêns pela obra, já agora podias ter explicado como a fizeste e que materiais usaste etc.., pelo menos as pás e pela curvatura parecem ser de PVC ou estou errado ?

Quantos volts e amps está a gerar a mesma ?

É sempre bom falar um pouco do projecto, senão muito pessoal não percebe nada, simplesmente vê já o projecto feito..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Responder

Voltar para “Geral”