Tesla Motors - Já não é só "veículos"

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por JDuarte »

Como o gigante "pisca o olho" a outros nichos de mercado, tirando partido da experiência acumulada.

http://www.teslamotors.com/presskit/teslaenergy


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por pedrosilva »

Os dados que interessam:

Preço: 3000/3500 dólares
Capacidades: 7Kwh/10Kwh
Descarga: 2Kwh, peak 3Kwh
Pode-se ligar até 9 powerwalls
Eficiência > 92% (deve ser à saída DC e sem contar com o AC)
primeiras entregas: final do Verão 2015
Garantia de 10 anos
Não traz inversor DC-AC

350 dólares por Kwh de armazenamento parece ser competivo comparando com outras soluções no mercado!?

Não trazendo o inversor DC-AC não sei como estão a vender isto também direccionado para o mercado UPS/backup em caso de falha da rede, não terá que ter um inversor especial para isso?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por jmlflorencio »

Esse preço parece brutal...
Ou não? Não estou a par do custo de um banco de baterias, mas esperava algo bem mais carote...


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por Quintas2 »

Uma análise, com vários aspetos (custos, inversores, descargas, etc.) aqui:http://www.solarquotes.com.au/blog/will ... -for-3500/
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por jmlflorencio »

Só li a primeira parte ainda, e parece confirmar que é de facto revolucionário :D

Edit: é mesmo... Não gostava nada de ter investido recentemente num banco de baterias de chumbo :-/


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por Alves10 »

Esta bateria vai fazer mudar tudo, muita gente pode ficar quase auto-suficiente a um preço bem "acessível" face à duração da mesma. Facilmente se recupera o investimento só com o que se pode poupar em "aluguer de contador", é que podemos ter uma potencia contratada mínima (1.1Kw) que chega para ir carregando a bateria, quando os painéis solares não forem suficientes para o fazer.

Nota: acho que a poupança ainda pode ser maior, porque tenho a ideia que para esta potencia contratada nem se paga as taxas para o audiovisual, NÃO TENHO A CERTEZA DISTO.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por MRider »

Falta saber o preço de venda ao público em Portugal.

Assim compro 2 um para casa outro para instalar na mota. :-)
Live long and prosper!


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por Alves10 »

Tinhas de montar um sidecar na mota para a transportar a bateria, mas depois podias dar uma volta pela Europa com uma única carga. :D


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por O_volt »

Atenção ele falou de preço de custo...não disse nem iva, nem instalação, nem outros custos....
E pensem melhor....uma bateria (pack) para Leaf sai mais barato...6000euros=24kwh....
Vamos ver se a montanha não pariu um rato.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por serges »

A ver vamos pois a ideia é genial e está a meter se num mercado.

Deixem ver preço final e qual o investimento.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que o preço apresentado (3000 USD) já é de venda ao público... Vamos ver a que preço chega cá, mas parece-me claramente revolucionário face ao preço dos bancos de baterias 'convencionais'...

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por meira78 »

Podem confirmar se podemos alimentar esta bateria com a bateria do Tesla Model S?

Assim, se adquirirmos um Model S podíamos fazer do carro um grande backup e ir carregando a bateria da Tesla de casa com carregamentos à borla num Supercharger que estão aí a aparecer mais dia menos dia.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por visitante1 »

Esta bateria é um bom negocio!!!???
Acho que é um negocio á Elon Musk, que embora tenha feito uma excelente opção em criar uma empresa dedicada á mobilidade eletrica não nos podemos esquecer que a criou para "elites".
Se realmente ele fosse um visionário teria criado automóveis acessíveis para todas as carteiras e não só para alguns.

A historia da bateria vai ser a mesma coisa, logicamente quem tem dinheiro para um tesla terá dinheiro para uma solução destas.
Quanto vai custar um controlador para carregar esta bateria via fonte renovavel?
Quanto vai custar um inversor compativel?
Quando alguem souber responder a estas questões de forma concreta poderemos continuar a afirmar que será uma excelente opção, caso contrario vamos continuar a olhar para esta solução da mesma forma que olhamos para um tesla...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por sergiomms »

visitante1 Escreveu:Esta bateria é um bom negocio!!!???
Acho que é um negocio á Elon Musk, que embora tenha feito uma excelente opção em criar uma empresa dedicada á mobilidade eletrica não nos podemos esquecer que a criou para "elites".
Se realmente ele fosse um visionário teria criado automóveis acessíveis para todas as carteiras e não só para alguns.

A historia da bateria vai ser a mesma coisa, logicamente quem tem dinheiro para um tesla terá dinheiro para uma solução destas.
Quanto vai custar um controlador para carregar esta bateria via fonte renovavel?
Apesar de eu achar que isso está incluido no preço penso que esse carregador solar não vai custar mais de 75 ou 100€ (PVP), se for necessário eu mesmo faço um (e já não era o primeiro que eu fazia)
visitante1 Escreveu: Quanto vai custar um inversor compativel?
Eu digo que qualquer inversor grid-tie funciona quando a fonte de energia são baterias, o que tem que ser verificado é se a tensão total das baterias está dentro do range de mpp do inversor. A partir daqui, ele estará sempre em funcionamento na máxima eficiência.
visitante1 Escreveu: Quando alguem souber responder a estas questões de forma concreta poderemos continuar a afirmar que será uma excelente opção, caso contrario vamos continuar a olhar para esta solução da mesma forma que olhamos para um tesla...
Sem duvida que a opção por baterias de litio em vez das tradicionais é uma mais valia, quer em termos de custos quer em termos de espaço (volume), a questão é que esse preço não é para nós (tugas) e acredito que o preço publicado não seja aplicável no imediato mas sim a muito curto prazo, acredito também que, sendo um negócio à musk, deve estar à procura de outro tipo de utilização (diversificação de negócio) para as baterias que a gigafactory vai fabricar.
sergiomms

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por visitante1 »

sergiomms Escreveu: Apesar de eu achar que isso está incluido no preço penso que esse carregador solar não vai custar mais de 75 ou 100€ (PVP), se for necessário eu mesmo faço um (e já não era o primeiro que eu fazia)
Fixe! estou á procura de um controlador solar aí de 6kw mppt para 110V nominais, a carregar bateria a 127.5/136V, fazes então um? quanto te devo pagar?
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por jmlflorencio »

visitante1 Escreveu:Esta bateria é um bom negocio!!!???
Acho que é um negocio á Elon Musk, que embora tenha feito uma excelente opção em criar uma empresa dedicada á mobilidade eletrica não nos podemos esquecer que a criou para "elites".
Se realmente ele fosse um visionário teria criado automóveis acessíveis para todas as carteiras e não só para alguns.

A historia da bateria vai ser a mesma coisa, logicamente quem tem dinheiro para um tesla terá dinheiro para uma solução destas.
Não concordo minimamente com isso...

O que ele fez foi o que mais ninguém conseguiu, criar e dar estabilidade a uma empresa de criação e comercialização de veículos eléctricos (e agora mais que isso).

Até agora, não sei se alguma das opções estratégicas terá sido um erro:
-Começou pelos modelos mais caros, que garantiriam melhor publicidade (já aí vem o model x na casa dos 50.000, depois o model e nos 35.000, é só ter paciência);
-Vendeu os carros directamente ao cliente, eliminando intermediários;
-Implementou a rede supercharger, algo que acho que é um 'game-changer' na mobilidade eléctrica, e em que nenhum fabricante se tinha metido até agora.

Neste momento, mete à venda um pack de baterias de lítio, 'chave na mão', a um preço equivalente uma fração do preço de um pack de chumbo (ou algo aproximado, segundo o artigo citado).

Se isto não é pensar 'fora da caixa' e coisa de visionário, não sei o que será... :)
visitante1 Escreveu: Quanto vai custar um controlador para carregar esta bateria via fonte renovavel?
Quanto vai custar um inversor compativel?
Quando alguem souber responder a estas questões de forma concreta poderemos continuar a afirmar que será uma excelente opção, caso contrario vamos continuar a olhar para esta solução da mesma forma que olhamos para um tesla...
Claro que faltam componentes no conjunto, mas este pack de baterias vem 'estilhaçar' aquele mito de que é inviável armazenar energia eléctrica em quantidade.

Por mim, que a Tesla continue a estilhaçar mitos por muito tempo :)

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por sergiomms »

Com 6kw de paineis para armazenar estas a pensar em instalar (mais de) 30kwh de baterias de litio?
sergiomms


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por jmlflorencio »

Editado.

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por meira78 »

sergiomms Escreveu:Com 6kw de paineis para armazenar estas a pensar em instalar (mais de) 30kwh de baterias de litio?
Para sistemas com esta potência, esta bateria é pequena.

Mas se considerarmos um sistema com 1,5kW de painéis instalados, bem dimensionados e ajustados todo o ano, a bateria com 10kWh de armazenamento deve chegar para cerca de 75% dos Portugueses, pois poucos serão os que gastam em média mais do que 250/300kW.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: RE: Re: Tesla Motors - Já não é só

Mensagem por visitante1 »

jmlflorencio Escreveu:
visitante1 Escreveu:Esta bateria é um bom negocio!!!???
Acho que é um negocio á Elon Musk, que embora tenha feito uma excelente opção em criar uma empresa dedicada á mobilidade eletrica não nos podemos esquecer que a criou para "elites".
Se realmente ele fosse um visionário teria criado automóveis acessíveis para todas as carteiras e não só para alguns.

A historia da bateria vai ser a mesma coisa, logicamente quem tem dinheiro para um tesla terá dinheiro para uma solução destas.
Não concordo minimamente com isso...

O que ele fez foi o que mais ninguém conseguiu, criar e dar estabilidade a uma empresa de criação e comercialização de veículos eléctricos (e agora mais que isso).

Até agora, não sei se alguma das opções estratégicas terá sido um erro:
-Começou pelos modelos mais caros, que garantiriam melhor publicidade (já aí vem o model x na casa dos 50.000, depois o model e nos 35.000, é só ter paciência);
-Vendeu os carros directamente ao cliente, eliminando intermediários;
-Implementou a rede supercharger, algo que acho que é um 'game-changer' na mobilidade eléctrica, e em que nenhum fabricante se tinha metido até agora.

Neste momento, mete à venda um pack de baterias de lítio, 'chave na mão', a um preço equivalente uma fração do preço de um pack de chumbo (ou algo aproximado, segundo o artigo citado).

Se isto não é pensar 'fora da caixa' e coisa de visionário, não sei o que será... :)
visitante1 Escreveu: Quanto vai custar um controlador para carregar esta bateria via fonte renovavel?
Quanto vai custar um inversor compativel?
Quando alguem souber responder a estas questões de forma concreta poderemos continuar a afirmar que será uma excelente opção, caso contrario vamos continuar a olhar para esta solução da mesma forma que olhamos para um tesla...
Claro que faltam componentes no conjunto, mas este pack de baterias vem 'estilhaçar' aquele mito de que é inviável armazenar energia eléctrica em quantidade.

Por mim, que a Tesla continue a estilhaçar mitos por muito tempo :)
a treta dos superchargers é a maior estupidez a face da terra, pelo menos criavam um carregador que desse para carregar outros veiculos, assim carrega os dele e mais nada.
o conceito vai ser:
querida eu vou sair para carregar o carro, demoro 2 horas, ok! 1 para carregar e outra para viagens...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Geral”