Tesla Motors - Já não é só "veículos"

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por Edu_Rod »

RNM, onde se oncontram esses analizadores de energia ?
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: RE: Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por RNM »

Edu_Rod Escreveu:RNM, onde se oncontram esses analizadores de energia ?
Aqui, por exemplo.
http://efergy.com/comparison/

mas deve haver mais soluções no mercado, quem conhecer, diga!! ;)
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por Edu_Rod »

desculpem o off topic, obrigado
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: RE: Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por RNM »

Edu_Rod Escreveu:desculpem o off topic, obrigado
Nao considero off topic, considero essencial antes de investir dezenas de milhares em solar e baterias...
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


JoCole
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 30, 2015 12:42 pm

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por JoCole »

Além da Efergy, há a OWL, Eco-eye, current cost...
AQS Vulcano
2x250W Gintech + APS YC500 + Owl intuition PV


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por RNM »

Obrigado JoCole.

Se souberes, podes dizer quais são aqueles que:
-Dão para ligar ao PC, exportável para Excel?
-Dão histórico hora a hora?

http://www.theowl.com/index.php/product ... figurator/

http://www.eco-eye.com/comparisonchart.html

http://www.cliensol.es/gestores-energia ... dados.html
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por Alves10 »

Posso dar-te o meu testemunho tenho o efergy. Vemos os gráficos on line, basta aceder á net. Nos gráficos podemos ver o consumo minuto a minuto, guarda o historial dos dias anteriores. Podemos ver o consumo instantâneo. Tem uma aplicação para instalar no telemóvel que mostra o mesmo mas de uma forma mais "amigável". È sem duvidas uma boa ferramenta para se poder aferir os consumos e com isso dimensionar de forma mais acertiva a potencia que se deve instalar para o auto-consumo.


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por RNM »

Alves10, Dá para exportar os dados para excel ou CSV?
podes partilhar um ficheiro dos teus dados?
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por Alves10 »

O RNM eu vou deixar aqui o ficheiro exel que o programa cria, mas acho que isto da forma que fica criado não tem grande "graça". Mas vou mandar-te por mail acesso on-line ao meu aparelho para que possas avaliar.
Anexos
engage_report_05_2015_minute.csv
(926.22 KiB) Transferido 135 vezes


ADM
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: domingo mai 03, 2015 10:37 pm

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por ADM »

RNM Escreveu:
CrOhN Escreveu:
ADM,
Antes de fazer este investimento (12 a 20'000€), aconselho vivamente a instalar um analisador de energia para ver os consumos durante as 24h do dia (100~200€). Se ainda não o fez, claro. A percentagem de consumo coincidir, ou não, com a produção solar faz uma diferença muito grande. Se instalar agora e medir até ao final do ano, deverá coincidir com as primeiras entregas da bateria na Europa.

RNM,
Obrigado pela dica. Efectivamente estou para comprar um analisador, inclusive andei a ver este: EnviR, que funciona com pinças, à volta dos circuitos a analisar, e funciona à distancia, também pode ser acedido pela Net para sistematizar as análises.
No entanto estou num dilema, é que para mim está a ficar claro, conforme referi na avaliação, que poderei, para já, comprar o sistema de painéis e aguardar que a solução da bateria amadure. Nesse caso, poderei optar pela solução EDP com 6 painéis e começar a avaliar com o analisador RE:dy que é fornecido no kit da EDP, sem mais custos.
Este sistema de análise é bastante completo e permite analisar consumos e produções com acesso à Net.
Esta solução de painéis é ampliável com facilidade, porque é a 230 AC, permitindo assim, colocar o nº de painéis de acordo com as necessidades analisadas.
No que respeita às baterias, também se poderá dimensionar a partir daqui, sendo que a solução Tesla aponta, como eu disse antes, para uma necessidade de 2 baterias, por duas razões: potência nominal disponível e capacidade de armazenamento para fazer face às necessidades de consumo e às tais perdas de que falámos há dias.
Como eu também referi em post anterior, aguardo com interesse como será que a Enphase irá comercializar a sua bateria modular de 1,2 KWh, que é mais que uma bateria, é um sistema de "acumulação AC".
ficha-tecnica EnviR.pdf
(360.19 KiB) Transferido 441 vezes


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por RNM »

ADM,
É como disse, num investimento destes estar a poupar uns trocos...

A "bateria AC" da enphase é uma bateria normal, com carregador e inversor dentro da mesma caixa. Só quero ver se vão lançar e a que preço. E no seu caso teria de comprar uma dúzia delas.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por RNM »

Com a devida permissão do Alves10, aqui fica a análise energética de uma semana de consumo.
Alves10.jpg
Alves10.jpg (80.79 KiB) Visto 6860 vezes
Na minha opinião, este tipo de consumo é o típico das casas particulares, a maior parte do consumo acontece quando não há sol.


Fica aqui um pequeno simulador básico para autoconsumo, com base nos consumos do Alves10.
Para o Alves10, o ideal seria um painel de 250W, no máximo 2 painéis.
(Alves10, tens 200 W consumos de standby em contínuo, são 1750 kWh/ano, que ronda os 300€/ano. Desliga isso tudo quando não estiveres em casa... ;) )

[A extensão xlsx foi desativada e não pode ser exibida.]

Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por Alves10 »

Obrigado RNM pela tua analise, concordo a 100% com ela. Posso adiantar que estou para montar 2 paineis de 250W com o respectivo micro inversor, quero instala-los fixos mas a fazer um pequeno ângulo entre eles (para optimizar a produção quando o sol nasce e se põem). Já encomendei um kit mk2 Router (desviador para evitar injectar na rede). Se reparares há alguns picos de consumo que se realizam entre as 24 e as 8 horas da manha que se devem ás maquinas de lavar roupa e louça, até aqui trabalhavam de noite pela tarifa bi-horaria ser mais económica, mas pretendo transferir o seu funcionamento para as horas de mais sol. O excesso de produção será desviado para a resistência eléctrica do painel solar e para uns toalheiro eléctricos que tenho nos W.C.s. O mk2 Router tem um sistema de prioridades pelo que podemos ligar até 5 cargas, ele vai distribuindo a energia por elas sem deixar a energia excedente ser injectada na rede. Quando isto tudo estiver montado volta a analisar os gráficos e logo vejo se será compensador aumentar o campo solar.


hmlopes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo mar 22, 2015 1:56 pm

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por hmlopes »

Sinceramente, a bateria parece curta para a maioria das situações... funciona bem se for conciliado com auto consumo solar FV com carga da capacidade remanescente desta bateria, na rede eléctrica em período de vazio... :)

Mas o preço... é por ser prático e bonitinho, pois uma solução mais "tosca" deverá ser mais barata e mais fácil de amortizar!

Mas cada caso tem o seu diagrama de carga... e o seu estudo!


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por RNM »

Hmlopes, 1 ciclo por dia dá 210 kWh por mês, achas pouco?

Eu só gasto ~120 kWh /mês...
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por CrOhN »

RNM Escreveu:Hmlopes, 1 ciclo por dia dá 210 kWh por mês, achas pouco?

Era tão bom que fosse assim!


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: RE: Re: Tesla Motors - Já não é só

Mensagem por RNM »

CrOhN Escreveu:
RNM Escreveu:Hmlopes, 1 ciclo por dia dá 210 kWh por mês, achas pouco?

Era tão bom que fosse assim!
Não percebi...
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por borllock »

Alves10 Escreveu:O RNM eu vou deixar aqui o ficheiro exel que o programa cria, mas acho que isto da forma que fica criado não tem grande "graça". Mas vou mandar-te por mail acesso on-line ao meu aparelho para que possas avaliar.
A mim só me aparecem dados numa coluna, as horas :?


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por RNM »

borllock Escreveu:
Alves10 Escreveu:O RNM eu vou deixar aqui o ficheiro exel que o programa cria, mas acho que isto da forma que fica criado não tem grande "graça". Mas vou mandar-te por mail acesso on-line ao meu aparelho para que possas avaliar.
A mim só me aparecem dados numa coluna, as horas :?
Edit:
Esse ficheiro tem a informação toda misturada, é preciso dominar o excel para ter os números... ;)
Última edição por RNM em segunda mai 18, 2015 1:51 pm, editado 1 vez no total.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"

Mensagem por Alves10 »

O ficheiro é mesmo assim, é uma base de dados. Foi com base nesses dados que foi feito o gráfico que está numa resposta seguinte. No site da efergy estes dados aparecem em gráficos.

Responder

Voltar para “Geral”