((Pergunta pertinente))

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

((Pergunta pertinente))

Mensagem por Emanuel Couto »

De uma maneira geral quem investe em Energias Alternativas (como consumidor) tanto no sector dos VE's, como na Microprodução, autoconsumo, etc... preocupa-se com um planeta mais limpo, um ar mais saudável de respirar, para os nossos filhos mais tarde não pagarem pelos nossos erros...

Ou será por uma razão puramente económica!?

Claro que politicamente falando (que é o caso de muitos "manda chuva") já saberíamos qual a resposta...

Que estão muito pr€oc€p€d€s com a "saúde" do nosso planeta... :mrgreen:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que é para o pessoal ir respondendo?

Pessoalmente faço-o por motivos ambientais... Mas só se for economicamente rentável.

Se não for rentável, na minha opinião, cabe ao Estado criar incentivos para que passe a ser.


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por Alves10 »

Na minha opinião, a maioria investe por razoes económicas, a vertente ecológica é apenas uma preocupação menor. A ideia de ser amigo do ambiente por usar painéis fotovoltaico ou veículos eléctricos tem telhados de vidro. Pensem no processo de produção das várias matérias primas que constituem os componentes que equipam tudo isto, não sei até que ponto não é gasta mais energia para produzir estes equipamentos do que estes alguma vez consigam vir a produzir. Temos é a "sorte " de ter os chineses a explorar as minas e a produzir estes equipamentos ao preço da chuva, se tivéssemos de fazer o mesmo trabalho cá na Europa já não teríamos tantos "amigos" das renováveis.

Nota: com isto devem estar a pensar que sou contra as energias renováveis, nada disso, sou muito a favor e aproveito-as em várias vertentes.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por Emanuel Couto »

Alves10, não tem preocupes acerca do que as pessoas vão ou não pensar!

O importante é que estás a ser sincero, ao contrário de muita gente por esse mundo fora...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por visitante1 »

Tudo se move á volta da questao economica, vejamos o exemplo das cotas de carbono, a agricultura biologica que nao passa de um embuste, os veiculos eletricos que poderiam ser a metade do preço...etc
Se é amigo do ambiente, se é ecologico, se é A++++, é muito mais caro!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por Emanuel Couto »

visitante1 Escreveu:Tudo se move á volta da questao economica, vejamos o exemplo das cotas de carbono, a agricultura biologica que nao passa de um embuste, os veiculos eletricos que poderiam ser a metade do preço...etc
Se é amigo do ambiente, se é ecologico, se é A++++, é muito mais caro!!
Visitante, não neste tópico como é óbvio, mas eu, e mais pessoas terão interesse em saber mais sobre esse assunto (que acho de extrema importância) será que estamos a comprar gato por lebre...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por Alves10 »

Emanuel Couto Escreveu:Alves10, não tem preocupes acerca do que as pessoas vão ou não pensar!

O importante é que estás a ser sincero, ao contrário de muita gente por esse mundo fora...
Eu não tenho de me preocupar com o que as pessoas vão pensar, pois ninguém me conhece pessoalmente apenas o nickname, assim posso ser sincero sem ser apontado na rua.
Sou a favor de aproveitar-mos ao máximo as energias renováveis e tudo o que a natureza nos disponibiliza gratuitamente, sempre que estas sejam economicamente viáveis, temos de juntar o útil ao agradável. ;)

Algumas coisas que já fiz:
Painel solar para aquecer as aguas sanitárias, as maquinas de lavar roupa e louça alem de serem de uma boa classe energética trabalham com a agua quente do painel solar.
Construí uns painéis que aproveitam o sol para aquecer o ar que me entra em casa. Fico com a casa mais quente e com o ar renovado.
Toda a iluminação da casa é de led.
Construí um deposito "cisterna" que apanha a agua da chuva de toda a casa e garagem e ainda a agua dos banhos. Esta agua é depois usada no sistema de rega para regar as árvores de fruto e flores.
Tenho recuperador de calor que queima todos os ramos resultantes da poda das árvores. Claro que tenho de comprar lenha pois estes ramos são insuficientes, mas é uma maneira de lhes dar um fim útil.
Estava-me a esquecer do mais importante, quando fiz obras na casa isolei a mesma o melhor que pude, troquei as caixilharias para terem corte térmico e vidros duplos planiterm. Confesso que foi o melhor investimento que fiz, alem da casa se tornar muito mais agradável a factura energética desceu muito, são poucas as vezes que tenho necessidade em recorrer ao ar condicionado.

Próximos projectos: instalar um sistema de auto consumo e de gestão dos consumos eléctricos da casa.

Esta é a minha maneira de ser ecológico. :)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por serges »

Os meus parabéns Alves10, obrigado pela tua honestidade.
Quanto ao teu modo de vida ecológico ou simplesmente o tamanho da tua pegada ecológica.
Gostaria de ter uma casa assim mas se possível, fiquei curioso, do teu isolamento término que fizeste a casa, podes partilhar um pouco noutro topico o que é e o que ganhas te com o dito... agradecia...

Da minha parte viver numa "gaveta" pouco posso fazer a nao ser, eficiente, tenho carregadores de telemóvel solares, só uso pilhas recarregáveis e luzes são 50% led e restantes econômicas, a cara metade adora o uso de velas, compra a uma amiga que as faz e tal e ainda por cima ajuda "a pintar um clima".

Os veículos electricos ajudm imenso na poupança da energia fóssil mesmo vindo da rede a percentagem é sempre mais baixa na produção de kwh...

De resto ser o mais eficiente na utilização e consumo de água.

Bom tópico .
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por jasmim »

Alves10 Escreveu: Pensem no processo de produção das várias matérias primas que constituem os componentes que equipam tudo isto, não sei até que ponto não é gasta mais energia para produzir estes equipamentos do que estes alguma vez consigam vir a produzir.
Essa é uma pergunta que gostava de ver respondida. Quando tento convencer as pessoas ao meu redor dos benefícios dos automóveis elétricos para o ambiente, respondem-me que, para produzir um automóvel elétrico e reciclar as baterias, polui-se mais do que um CI. Como não tenho argumentos a provar o contrário, não posso contrapôr :(
Alguém sabe quanto CO2 gasta um automóvel elétrico entre a sua produção, os seus carregamentos e reciclagem de baterias?

Quanto à questão levantada pelo Emanuel Couto, confesso que a parte económica despertou-me antes das questões ambientais. Agora sinto-me feliz por poupar a minha carteira e contribuir para o ambiente mais saudável.

Tal como o Alves10 tenho várias soluções económico-ambientais:
- Painéis solares para aquecimento de águas
- Painéis solares fotovoltaicos para produção de eletricidade
- Um Prius Plug-in
- Uma vectrix
- Isolamento da casa com cappoto, placa do teto com poliuretano injetado e telhado com chapas "sandwich" de 6 cm de espessura, vidro duplo com corte térmico, lâmpadas económicas (conforme vão queimando, substitui por LED's)

Com o anúncio da power wall por parte da Tesla, muito provavelmente será o meu próximo investimento.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por Alves10 »

O meu isolamento termico não é nada de mais, foi feito com placas de wallmate com 4cm por baixo das telhas telhas tradicionais "cor de laranja", e com wallmate de 3cm no interior das paredes duplas, na lage que separa o telhado do interior da casa foi forrado com o mesmo material, levou um tecto falso em pladur. Em relação ao ganho foi como da noite para o dia, a casa neste momento tem muito poucas diferenças térmicas entre o dia e a noite e basta um pouco de aquecimento para se tornar confortável, dantes tinha de recorrer ao ar condicionado para conseguir dormir tal era a carga térmica que a casa absorvia durante um dia de sol no verão, neste momento é muito raro usar o ar condicionado, para ser franco acho que o usei umas 2 ou 3 vezes no ano passado. Mas o que fiz nem foi o mais acertado, hoje já faria de forma diferente, no telhado faria o mesmo mas nas paredes ia para a solução do capoto, seria bem mais barata e bem mais eficiente, não teria as percas que tenho nas vigas e pilares (Pontes termicas).
O colega que tem o capoto é que pode falar da sua experiência. Para mim a melhor solução para quem quer restaurar a sua casa antiga (que era o meu caso).
Em relação a abrir um tópico com o meu isolamento acho desnecessário, já disse quase tudo aqui.


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por jasmim »

Alves10 Escreveu: Mas o que fiz nem foi o mais acertado, hoje já faria de forma diferente, no telhado faria o mesmo mas nas paredes ia para a solução do capoto, seria bem mais barata e bem mais eficiente, não teria as percas que tenho nas vigas e pilares (Pontes termicas).
O colega que tem o capoto é que pode falar da sua experiência. Para mim a melhor solução para quem quer restaurar a sua casa antiga (que era o meu caso).
Uma das vantagens do capoto é isolar toda a casa, exceto nas janelas, claro. Assim evita-se ao máximo as pontes térmicas. Outra vantagem é que não aparecem fissuras ou rachadelas. Tal como Alves10, não necessito de recorrer ao ar condicionado de verão, para isso deixo sempre as portas e janelas fechadas e os estores para baixo (térmicos). Quando está 35º lá fora, consigo ter 25º dentro.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por jmlflorencio »

jasmim Escreveu:
Alves10 Escreveu: Pense no processo de produção das várias matérias primas que constituem os componentes que equipam tudo isto, não sei até que ponto não é gasta mais energia para produzir estes equipamentos do que estes alguma vez consigam vir a produzir.
Essa é uma pergunta que gostava de ver respondida. Quando tento convencer as pessoas ao meu redor dos benefícios dos automóveis elétricos para o ambiente, respondem-me que, para produzir um automóvel elétrico e reciclar as baterias, polui-se mais do que um CI. Como não tenho argumentos a provar o contrário, não posso contrapôr :(
Alguém sabe quanto CO2 gasta um automóvel elétrico entre a sua produção, os seus carregamentos e reciclagem de baterias?
(...)
Acabei de criar um tópico precisamente sobre esta questão... :arrow: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 29&t=18967

Para mim é claramente um daqueles mitos alimentados pelos lobbys aos quais não interessa o desenvolvimento deste tipo de produtos...

Mas também gostava de saber de opiniões mais informadas...
Última edição por Emanuel Couto em domingo mai 03, 2015 1:26 pm, editado 1 vez no total.
Razão: quote's


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: RE: Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por Alves10 »

jmlflorencio Escreveu:
jasmim Escreveu:
Alves10 Escreveu: Pense no processo de produção das várias matérias primas que constituem os componentes que equipam tudo isto, não sei até que ponto não é gasta mais energia para produzir estes equipamentos do que estes alguma vez consigam vir a produzir.
Essa é uma pergunta que gostava de ver respondida. Quando tento convencer as pessoas ao meu redor dos benefícios dos automóveis elétricos para o ambiente, respondem-me que, para produzir um automóvel elétrico e reciclar as baterias, polui-se mais do que um CI. Como não tenho argumentos a provar o contrário, não posso contrapôr :(
Alguém sabe quanto CO2 gasta um automóvel elétrico entre a sua produção, os seus carregamentos e reciclagem de baterias?
(...)
Acabei de criar um tópico precisamente sobre esta questão... :arrow: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 29&t=18967

Para mim é claramente um daqueles mitos alimentados pelos lobbys aos quais não interessa o desenvolvimento deste tipo de produtos...

Mas também gostava de saber de opiniões mais informadas...
Não tenho dados reais para te poder responder com certezas, é apenas a minha intuição.
Para se construir um painel solar precisamos de:

Silício - é um material bastante caro devido á sua raridade, depois tem de ser "dopado" para ter as caracteristicas pretendidas.
Aluminio - para se fazer as estrutura, é um material bastante mais fácil de encontrar, mas que tem de ser minerado e transformado numa industria especifica
Cobre - para os fios e ligaçoes, tam um processo de exploração semelhante ao do aluminio, embora seja um pouco mais raro e caro que este.
Vidro - este é feito de areia e mais alguns quimicos, a materia em si não é cara, mas tem todo o processo de transformação.
Estanho e chumbo- para as soldaduras, mais industria mineira.
Petroleo - materiais para fazer o isolamento e impermeabilização.
Muita energia - para alimentar toda esta industria mineira, quimica e fabril. Grande parte destas industria só consegue ser competitiva por usar a energia do carvão, como fonte energética. O carvão é bastante poluente.

Esta é a minha humilde ideia, mas eu não sou fundamentalista, eu compro estes produtos e sirvo-me deles, só não digo é que o faço por ser ecologista mas sim por ser vantajoso economicamente para mim. :oops:
A minha intuição diz-me que é gasta mais energia em tudo o que envolve a fabricação deste produto do que a energia produzida durante toda a vida útil do mesmo.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por serges »

Epa desculpem a minha insistência pois tenho um amiho que está a começar a fazer obras de conservação na moradia e esta com a ideia do wallmate, essa do capoto expliquem lá um pouco...

Volto a dizer um óptimo tópico
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por jasmim »

Serges, ele que não hesite, cappotto sem dúvida. Trata-se de placas de esferovite (pode optar pela espessura) que são coladas às paredes da casa. Depois leva uma rede por cima de forma a levar massas e por fim a cor pretendida.
Se fizeres uma pesquisa no google por cappotto encontrarás as informações necessárias.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por serges »

http://www.novaenergia.net//forum/viewt ... e9276084a2

E continuei aqui na parte do isolamento, alves10 e jasmim agradecia!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por RNM »

Jasmim, esquece a Powerwall, é só "enterrar" dinheiro...
Não são 3500$, são 7140$
http://www.businessfinancenews.com/2230 ... -for-5000/
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por Quintas2 »

As minhas decisões são primordialmente ambientais, desde que isso não me mexa demasiado no bolso. Aceito um custo um pouco mais alto em prol do ambiente, mas não demasiado.

Por exemplo, estive para ir para um Nissan Leaf, mas desisti porque achei que iria ficar um bocado mais caro.

Mas este meu posicionamento é de quem vive de barriga cheia, como grande parte de nós. Se formos para muitos países do terceiro mundo (África, América do Sul, Ásia) em que se contam os tostões para o pão de cada dia, não há cá ecologias, e temos que o perceber e aceitar. Cabe aos países mais ricos, onde apesar de tudo ainda nos podemos incluir, forçar o desenvolvimento dos restantes para uma maior justiça social na distribuição da riqueza mundial, muita dela com origem precisamente nos países mais pobres. E isto sem qualquer conotação política ou ideológica.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem dúvida bons testemunhos ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por mafgod »

A minha humilde contribuição para este tópico e tentativa de poupar euros e o ambiente:
- iluminação LED e económicas
- painel solar para AQS com apoio térmico eléctrico através de um controlador que opera no horário de vazio
- caixilho PVC com vidros duplos
- tectos falsos em gesso cartonado
- Nissan Leaf em troca de um gasóleo com 15 anos (passei a poupar mais de 150€/mês em combustível e a poupar muitas árvores)
- recuperação de águas da chuva num poço da cave com ligação para banhos/maq. lavar roupa/exterior/rega (auto-suficiente - passei de 14m^3 mensais de água - sem rega - para menos de 3m^3 com tudo)
- horta para legumes, ervas aromáticas e fruta (não auto-suficiente)

Infelizmente, troquei uma Galaxy com 14 anos por uma Megane de 2 anos.... pelo menos, espero, ser menos poluente e mais económica :-)
Também ponderei híbridos mas, tendo em conta a pouca autonomia em puro VE e o alto consumo após, não me convenceram.
Outro puramente VE só se fosse um Tesla.... pode ser daqui a uns 10 anitos :-)

Responder

Voltar para “Geral”