Água mar - destilação - Rega -

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
preis205
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sexta jul 28, 2006 1:48 pm
Localização: Porto

Água mar - destilação - Rega -

Mensagem por preis205 »

exmos colegas,

para obtermos água destilada precisamos apenas de aquecimento, para que se separe a água de todos os minerais.

ora sendo nós um país com mar até dizer chega, não podiamos recolher a água do mar, efectuarmos um processo de destilação (evaporação/condensação) e passavamos a ter água para banhos, rega de campos de golfe, batatas e quiçá soja.

bastar-nos-ia sol (temos com fartura) água salgada (ainda mais?) e umas bombas electricas que até podiam ser alimentadas por paineis fotovoltaicos.

alguém se atreve a fazer um projecto baseado em cálculos científicos?

vejam o exemplo dos paineis solares de aquecimento de água ...

cumprimentos

p reis.

p.s: hynek, parabéns pela organização do encontro do aniversário. quanto à central hidro-eléctrica que construiste, é um exemplo do que é fácil, barato e dá milhões (como o totoloto).

só não há mais centrais destas porque portugal é um país rico, com petróleo e daquele que não polui ...


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

pá... separar a água dos minerais e utilizar para rega? isso não me parece boa ideia... mas se disseres para consumo doméstico (banhos, lavar os dentes, fazer a barba, não sei se beber seria grande ideia, mas mal provavelmente não faria) isso é outra história.

se filtrares os minerais da água, esta fica imprópria para rega. isto por que o que interessa ás plantinhas, para álem da humidade, são os nutrientes em si. mas essa ideia tem futuro, tanto em portugal (pergunta a quem tenha ido nos ultimos anos ao algarve em agosto, ou a quem tenha sofrido com a seca e com os incêndios nos ultimos anos) como no saara ou áreas solarengas...


Autor do tópico
preis205
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sexta jul 28, 2006 1:48 pm
Localização: Porto

Destilação água salgada

Mensagem por preis205 »

caro hlopes,

vejamos, a água da chuva é destilada ou não? esta ao contactar com o solo absorve os minerais dos locais por onde passa.

o princípio da destilação consiste na vaporização da água (os minerais não vaporizam) e na condensação da mesma logo a seguir, que fica "purinha da silva".

os "químicos" deste fórum podem aferir se a água do mar tem um grau de salinização de cerca 3 ou 5%.

aliás o processo de produção de sal nas salinas é semelhante, só que se aproveita o resíduo sólido - sal -.

não creio ter descoberto o "ovo do colombo", mas simplesmente lanço a ideia.

os paises árabes vão buscar á água ao mar e fazem a destilação com mineralização (controlada) posterior. simplesmente usam o petróleo (que lá aparece em qualquer buraco no chão) para o aquecimento da água.

cumprimentos

p reis


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

bom, segundo sei, na atmosfera, a água até pode ser destilada (nunca ouviu falar de chuva ácida?), mas apanham ao longo do decurso várias partículas minerais(pó, por exemplo). este é, se não estou em erro, a razão para a fertilidade da floresta amazónica, que recebe largas quantidades de poeira vinda do saara, trazidas pelos ventos alísios, que mais tarde se precipita com uma ajudinha da chuva.
e não só aí, como tu bem referiste, mas também ao longo do percurso, onde a água vai desbastando as rochas que encontra pelo caminho, enriquecendo em termos minerais.

resumindo, o problema desse esquema de água para rega é que a água teria de fazer o ciclo normal de forma a adquirir minerais, ou teria de ser mineralizada "á mão", ou, de outra forma, conduziria a uma erosão acelerada do terreno que fosse regada com este tipo de água.

friso desde já que não estou completamente certo do que disse... mas parece-me lógico...

se quiser dar uma vista de olhos a um aparelho do estilo, veja um tópico em que falo do solar dish stirling engine ou procure no google estas palavras.

se procurar neste endereço, verá um esquema que ilustra o método que o senhor descreveu atrás.

Responder

Voltar para “Geral”