Gás engarrafado Vs Placa de indução e termoacumulador

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Gás engarrafado Vs Placa de indução e termoacumulador

Mensagem por serges »

Boas

Venho pedir vos uma ajuda preciosa, gostaria de me livrar do gás engarrafado, butano, sem alternativa para gás natural, gostaria de analisar com a vossa ajuda a possibilidade de substituir o fogão e esquentador a Gás para Placa de indução, já discutido aqui, termoacumulador também aqui!


Bem vamos a contas, tenho neste momento 3.45Kva, em que me chega perfeitamente mas agora as coisas mudaram, tenho um veiculo eléctrico que pode carregar a 10Ah, perto de 2200w, a mota também iguala ou mais se desejar, mas raramente a uso nessas tensões, agora informações a placa de indução tem uma potencia máxima de 7200w, ao que terá quando os 4 bicos ligados e com o booster, o termoacumulador terá perto de 100lts e potencia 2000w, portanto valores que me deixam um pouco assustado...

Digam vossa justiça se será viável versus preço do gás e os ditos consumos que vou ter em casa!

Questões qual ou quais os electrodomésticos que vão influenciar na potencia do quadro além destes que mencionei, pois sei que o secador e prancha da esposa, gastam que se fartam?

Qual o consumo que posso esperar em ter estes ditos electrodomésticos e claro os de 2 e 4 rodas equacionados, mas penso colocar estes últimos só a noite...

acho este testemunho importante de forma a esclarecer a malta que pensa como eu, farto do gás e de estar sempre a acabar e ter de ir buscar a dita e a ver os preços a subirem quase mensalmente!

Obrigado a todos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Gás engarrafado Vs Placa de indução e termoacumulador

Mensagem por visitante1 »

Eu desisti do fogao a gas 4 ou 5 anos apos ter começado a habitar a casa onde estou atualmente, cerca de 12 ou 13 anos. A opçao foi uma placa de inducao da siemens que é uma maravilha.
Do esquentador desisti á cerca de 2 anos quando instalei termoacumuladores com painel solar e caldeira biomassa.
Deixou de se gastar gas ca em casa.
A potencia contratada é de 6,9kva, é mais que suficiente e nunca disparou o limitador, tenho picos de consumo consideraveis quando esta o forno ligado + a placa de indução e quando liga ao mesmo tempo o motor de pressurizaçao da agua,
ou seja, o equivalente ao teu carregador para o VE. Portanto acho que se pedires um aumento de potencia para o mesmo valor teras a tua solução.
Claro que vai aumentar um custo mas nao é muito mais...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Gás engarrafado Vs Placa de indução e termoacumulador

Mensagem por Edu_Rod »

boas, não te esqueças do frigorífico, que está sempre ligado, e o forno, e o exaustor
lembro-me que quando comprei os electrodomésticos lá para casa fiz uma lista de excel com as potencias de cada electrodoméstico e as possíveis combinações de utilização, assim não falha. no fim também optei por 6,9, até hoje só desligou uma vez, mas estava com convidados e tinha placa com 3 bicos a bombar + forno + exautor + televisão e o micro ondas, estava a abusar.....
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Gás engarrafado Vs Placa de indução e termoacumulador

Mensagem por serges »

Sim sim, isso ja estamos preparados pois com 3.45kva o carro a 10ah, forno, tv e algumas luzes e com os apetrechos de miuda puff... por isso situações ocasionais.

Em princípio chega me... já que vou usar mais no vazio carro e mota salvo raras excepções.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Gás engarrafado Vs Placa de indução e termoacumulador

Mensagem por Quintas2 »

Eu li o tópico das placas de indução por alto, porque uso gás e tenho uma placa de indução portátil, de 2000W.

Mas parece-me que no tópico alertam para a secção dos fios. A maior parte dos circuitos tem secção de 2,5mmm2 e para 7200W isso não deve chegar.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Gás engarrafado Vs Placa de indução e termoacumulador

Mensagem por serges »

Tem de ter no minimo 3.5mm Ja me informei sobre isso... alguma refrigeração por baixo e ter uma distância para o forno, pois ainda equacionei nao a colocar por cima do forno mas estas novas estão bem preparadas para isso...

Obrigado Quintas2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Gás engarrafado Vs Placa de indução e termoacumulador

Mensagem por MRider »

E auto consumo não dá para ajudar ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Gás engarrafado Vs Placa de indução e termoacumulador

Mensagem por serges »

Boas...

Sem pilim agora é bem dificil mas posteriormente. Fica já preparado para isso...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Gás engarrafado Vs Placa de indução e termoacumulador

Mensagem por RNM »

Com uma placa de indução de 7,2 kW bem podes contratar 10,35 kVA...
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Gás engarrafado Vs Placa de indução e termoacumulador

Mensagem por serges »

Calma...

Leste o que escrevi lá em cima?

Os 4 bicos e com. Opção booster terá os 7000watts...

Não vou obviamente ligar tudo, menos ainda com o carro...

Já andei a ler e a grande maioria dos utilizadores usam a potência de contador de 6.5Kva...
O carro e a mota só vão ser carregados de preferência a noite...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Gás engarrafado Vs Placa de indução e termoacumulador

Mensagem por marcopns »

Eu safo-me com 5,75kva, tenho VEs, mas o aquecimento da agua é solar sem apoio por resistência eléctrica.
Devido ao preço da energia na tarifa bi-horaria, devemos evitar ligar os equipamentos gulosos na hora de jantar e de almoço, assim ficamos com mais potencia disponivel para a placa.

A minha placa é uma normal vitroceramica. Somos 3 cá em casa, mais de 90% das vezes, para preparar a refeição, é suficiente o bico mais pequeno de 1200w. O funcionamento da resistencia é intermitente, ao fim de 1h de funcionamento a placa apenas consumiu energia durante uns 30 minutos, este detalhe também é importante para as contas.

Responder

Voltar para “Geral”