Openenergymonitor

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Openenergymonitor

Mensagem por apr »

Abro este topico para discutir detalhes de implementação deste sistema, que atingiu uma maturidade notável nos ultimos tempos e que é uma referência nos projeto opensource que por ai andam.

Deixo desde já uma declaração de interesses: Eu não tenho nenhuma ligação com este projeto, no entanto, estou a desenvolver em conjunto com o RJSC o EVSE colaborativo que tem por base este sistema e tenho muito interesse em divulgar o projeto para que mais interessados possam usufruir na totalidade o conceito de EVSE inteligente.

Dado que já recebi varias solicitações para explicar melhor o sistema, abro a discussão para todos, beneficios, criticas, duvidas são todas benvindas para a discussão. Era interesante também colocar casos reais de possiveis dimensionamentos com base nas condições fisicas que existam, porque há muitas possibilidades, não há uma única medida ou um único sistema ou nem sequer uma unica forma de atigir determinado fim.

A titulo pessoal, já tinha conhecimento deste projeto, mas foi a interagir com outros membros deste fórum que avancei com a contrução deste sistema, e posso-vos dizer que o openenenergymonitor não pára de me surpreender.

Dou o pontapé de saida com alguns exemplos de sistemas simples:

1º Sistema único de monitorização de energia + solar com servidor local/remoto, tudo incluido:

Imagem

são ~220€. Já tem um raspberry pi 3 com cartão SD e alimentação.

É possivel baixar o preço se retirarem opções, se já tiverem um raspberry Pi, um cartão SD, um carregador USB de 5V e se retirarem a caixa fica por ~80€. Depois vão ao ebay e compram um sensor de corrente igual por 5€ e tem o sistema na mesma por um valor mais simpático.



2º Sistema distribuido de monitorização de energia + solar com servidor local/remoto, tudo incluido:
Imagem

são ~180€ + 2 CT's (~10€)

Nete caso adiciona-se a transmissão via RF das contagens, para quem tem o quadro de energia longe do router. Na mesma pode-se baixar bastante o valor se não se quiser a caixa e se se conseguir comprar um raspberry pi em 2ºa mão no OLX.
O raspberry pi pode ser um de primeira ou segunda geração! Este emontx v3 permite até 4 CT's.

Olhem para o preço como um desafio e não como um entrave, acreditem que quanto mais se dedicarem ao sistema, mais barato fica. Se quiserem tudo já prontinho e da mesma loja paga-se mais. - No limite é possivel comprar tudo fora e ir lá sacar o software, eu fiz isso, mas primeiro comprei os kits para aprender.

Se compararem com outros sistemas no mercado não é assim tão caro como parece à primeira vista. Assim de repente na efimarket o sistema de monitorização de energia com 2 CT's para autoconsumo custa 120€. E podem esquecer qualquer integração com outros sistemas.


A instalação do sistema é tal e qual os já conhecidos, colocam-se os sensores no quadro e adicionalmente um tranformador para amostrar a tensão. Ao fazer a amostragem da tensão sincronizada com a corrente permite calcular valores de potencia real e mais importante ainda permite aferir a direção da corrente, que é absolutamente critico para medir a performance de um sistema com grid-tie. Toda a energia negativa efetivamente está a ser oferecida à rede.


Por fim deixo o exemplo do meu sistema feito de raiz por mim, que pode ser replicado por quem quiser e que mostra algumas das potencialidades do sistema:

Algumas caracterisitcas:

- 8 sensores de corrente
- ligação ethernet direta (não precisa de raspberry pi)
- envia dados para o servidor deles ( agora já manda para o meu servidor local)
- diferencia bi-horario e faz graficos de tudo e um par de botas (com sevidor local até permite tri-horário!)
- o preço não deve ter chegado aos 30€ em material + 40€ para os sensores de corrente. o resto tinha em gavetas e foi reaproveitado.

https://openenergymonitor.org/emon/node/10878



Espero que vos tenha despertado o interesse, naveguem pelos tutoriais http://guide.openenergymonitor.org/ para ver o que é possivel fazer.

Se vos interessa monitorizar energia de casa, monitorizar energia solar, temperatura (AQS, por exemplo), gás, àgua, integrar com relés, domótica, desviadores solares e por fim ter um EVSE que tira partido disto tudo estão no sitio certo e não atirem dinheiro em medidores fechados e atrofiados. E já agora nada disto é exclusivo ao EVSE colaborativo, se aparecer outro EVSE que dê para controlar os amperes remotamente, estão também no sitio certo!!

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Openenergymonitor

Mensagem por sergiomms »

apr, assim assustas a malta :)

Começando pelo básico e apenas servindo para monitorizar a energia consumida, bastam 50€/60€ e algumas mãos na massa, para ter o sistema de monitorização a funcionar.
um arduino, +-10€
um transformador ac/ac 230V/9V, +- 5€
outro ac/dc para alimentar o arduino (12V) +- 5€
um emonTx Arduino Shield +- 20€
placa de rede +- 5€
caixa para montar tudo +- 2€
sensor de corrente +- 5€
(se quiserem posso detalhar os componentes)

Isto foi o que me custou para por o sistema a funcionar, a partir daqui e conforme o local de instalação, os custos são sempre a subir (como em tudo na vida).
A grande vantagem de continuar a evolução é que podem existir relés a ligar e a desligar consumos de casa de forma a optimizar a potência contratada sem que o disjuntor da edp desligue por excesso de consumo.
Ou em caso de produção em auto consumo, consegue fazer o desvio do excesso de produção.
O EVSE colaborativo que o apr refere consegue reduzir activamente a potência de carregamento do VE quando este já está a funcionar no limite da potência contratada, e a "maria" liga o secador de cabelo... evita o apagão.
sergiomms


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Openenergymonitor

Mensagem por apr »

Olá sergiomms, pensei em várias estratégias para iniciar o tópico mas o melhor é mesmo haver vários testemunhos a dar a sua opinião :-). A minha abordagem é a de chave na mão, compra-se o que mostrei e é só seguir as ligações, um empurrãozinho nas configurações dos gráficos via web interface e está a bombar.

A tua abordagem necessita ainda de fazer upload dos sketches para o arduino e há um grupo de pessoas onde isso já é demasiado esforço. Mas é clarissimo no teu post o preço que uma coisa destas pode custar, se houver dedicação ao tema.

Deixo-te um convite para detalhar o teu sistema com exemplos e fotos, pode ser que ajude a trazer este projeto a mais entusiastas.

Obrigado!


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Openenergymonitor

Mensagem por apr »

Exemplo de monitorização de inversor ABB no emoncms:

Quem tem inversores da gama ABB PVI, pode usar a comunicação RS485 que está disponivel para recolher estatisticas de utilização. Basta comprar no ebay um conversor RS485 - USB que se vende por pouco mais de €2 e ligar a um raspberry pi - sim, aquele que está lá em cima no 1º post do openenergymonitor. Com a imagem instalada que inclui o software de visualização de energia - o emoncms.


Imagem

Depois aplica-se a script devidamente ajustada em anexo para ter algo semelhante a isto:

Imagem

Este ambiente gráfico é construido diretamente na aplicação, ou seja, pode-se arrastar os elementos de uma lado para o outro diretamente, é muito simples de customizar. E também faz gráficos e histogramas etc.

Por alguns tostoes temos monitorização solar à séria no mesmo ecossistema de monitorização de energia. Quanto custa uma solução destas no mercado? Pois... assim de repente o openenergymonitor já começa a justificar o preço .... ?

Quem tiver outro inversor diferente sem comunicação pode usar mais um sensor de corrente no sistema (€5) e estamos a capturar histórico de energia. Se quisermos contar separadamente fontes de energia importantes como o carro oua mota ou mesmo a ebike pode-se adicionar sensores de corrente por um valor baixo, 5€, até ao máximo que o HW permite. Daí para a frente tem que se voltar a investir outra vez em hardware, não havendo um limite para o numero de sensores que se podem adicionar.
Última edição por apr em quinta ago 11, 2016 11:36 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

massarico1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: domingo set 20, 2015 1:51 pm

Re: Openenergymonitor

Mensagem por massarico1 »

apr Escreveu:Olá sergiomms, pensei em várias estratégias para iniciar o tópico mas o melhor é mesmo haver vários testemunhos a dar a sua opinião :-). A minha abordagem é a de chave na mão, compra-se o que mostrei e é só seguir as ligações, um empurrãozinho nas configurações dos gráficos via web interface e está a bombar.

A tua abordagem necessita ainda de fazer upload dos sketches para o arduino e há um grupo de pessoas onde isso já é demasiado esforço. Mas é clarissimo no teu post o preço que uma coisa destas pode custar, se houver dedicação ao tema.

Deixo-te um convite para detalhar o teu sistema com exemplos e fotos, pode ser que ajude a trazer este projeto a mais entusiastas.

Obrigado!
Viva estou a estudar várias hipóteses para medir o consumo energético da minha casa, e do que vi o openenergymonitor é ouro sobre azul do que eu pretendo.
A minha necessidade de monitorização está dividido por três quadros elétricos:
1- Principal - 23 circuitos
2 - Andar de cima - 12 circuitos
3 - Arrecadação - 5 circuitos
Devido a distância de cada um penso que tenha ter três circuitos de monitorização.
Gostava de reunir a informação de todos esses três circuitos em apenas em um dashboard. (ex.: três arduinos/raspberrys e um Raspberry Pi a guardar/concentrar/registar a informação )

Agora o meu grande dilema/problema, embora tenha alguns conhecimentos de eletronica e de programação, não são suficientes para construção de um sistema destes.

Acham que o projeto é viável usando o openenergymonitor? Podem ajudar-me do que necessito de hardware e soft?
Obrigado.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Openenergymonitor

Mensagem por sergiomms »

apr Escreveu:Olá sergiomms, pensei em várias estratégias para iniciar o tópico mas o melhor é mesmo haver vários testemunhos a dar a sua opinião :-). A minha abordagem é a de chave na mão, compra-se o que mostrei e é só seguir as ligações, um empurrãozinho nas configurações dos gráficos via web interface e está a bombar.

A tua abordagem necessita ainda de fazer upload dos sketches para o arduino e há um grupo de pessoas onde isso já é demasiado esforço. Mas é clarissimo no teu post o preço que uma coisa destas pode custar, se houver dedicação ao tema.

Deixo-te um convite para detalhar o teu sistema com exemplos e fotos, pode ser que ajude a trazer este projeto a mais entusiastas.

Obrigado!
Concordo contigo, a solução chave na mão é bem mais simples de implementar, mas, na minha opinião, só quem tem curiosidade, interesse, estimulo e disposição para a mudança é que maioritáriamente anda por este forum, mesmo que não consiga executar a tarefa, procura a forma mais simples e barata de o conseguir, e depois pede ajuda.

OK, eu farei a apresentação do meu sistema simples.
-
massarico1 Escreveu:Viva estou a estudar várias hipóteses para medir o consumo energético da minha casa, e do que vi o openenergymonitor é ouro sobre azul do que eu pretendo.
A minha necessidade de monitorização está dividido por três quadros elétricos:
1- Principal - 23 circuitos
2 - Andar de cima - 12 circuitos
3 - Arrecadação - 5 circuitos
Devido a distância de cada um penso que tenha ter três circuitos de monitorização.
Gostava de reunir a informação de todos esses três circuitos em apenas em um dashboard. (ex.: três arduinos/raspberrys e um Raspberry Pi a guardar/concentrar/registar a informação )

Agora o meu grande dilema/problema, embora tenha alguns conhecimentos de eletronica e de programação, não são suficientes para construção de um sistema destes.

Acham que o projeto é viável usando o openenergymonitor? Podem ajudar-me do que necessito de hardware e soft?
Obrigado.

Olá massarico1, o openenergymonitor é o ideal para esse sistema, outros darão igualmente mas são sistemas fechados que não permitem evoluções e tornam-se estupidamente caros.
O sistema com arduino serve para monitorizar e tem algumas limitações devido à pouca memória disponiel no uP.

O facto de teres 3 quadros significa que a ligação a estes não está centralizada? ou seja, a derivação para os 3 quadros não sai toda só de um sitio?
Queres identificar a corrente de cada circuito?

Existe uma tomada 230V e rede disponivel perto do(s) quadros? tens que usar wi-fi?
sergiomms


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Openenergymonitor

Mensagem por apr »

Olá massarico,

Antes de começar, vejo que queres monitorizar 23 + 12 + 5 = 40 circuitos:

Assim por alto:
- 40 sensores de corrente: €200
- 10 emonTxV3 sem caixa: £520 (€605)
- 1 emonpi, que já inclui o recetor RF: £129 (€150)

Tens a certeza? É que dá perfeitamente para fazer, haja dinheiro para investir.... lol

Não queres rever as tuas necessidades? Tipicamente 1 cct é suficiente para 95% dos casos, 2 para solar, 3 para solar + contar carga do VE à parte, e um 4º CT para colocar circuitos suspeitos de gastar muita energia.


Aconselho-te a começar com pouco, porque não começas com isto:

- 1 emonPi sem caixa mas com o raspberry pi 3 que já tem wifi mais os adaptadores todos fica em £125 já com iva e transporte
- 1 CT no ebay por 5€ http://www.ebay.com/itm/100A-SCT-013-00 ... 5731.m3795


São aprox. €150 e tens a base do sistema para poderes começar a mexer. Não precisas de programar nada, até já tens o software pré-instalado no cartão SD e tudo, é só ligar as fichas, meter os sensores e seguir os tutoriais para criar os gráficos.

Um dia mais tarde se quiseres monitorizar os outros 38 canais é só expandir.

O que dizes?


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Openenergymonitor

Mensagem por apr »

sergiomms Escreveu: placa de rede +- 5€
Estou curioso para ver o que estas a fazer... ;)


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Openenergymonitor

Mensagem por apr »

Agradeço à moderação que volte a colocar este topico no geral, o intuito é ajudar a criar e partilhar um sitema que é opensource. Não faz sentido estar na secção dos classificados porque ninguém está a vender nada. Os intervenientes são livres de comprar os items que quiserem, onde quiserem, obviamente tem que se começar com referências porque caso contrário é dificil saber como começar....


Obrigado.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Openenergymonitor

Mensagem por serges »

Boas,

Vamos perceber é um projecto opensource em que ajudam a montar ou vão vender o produto final?
Se é para ajudar a fazer passo a passo e indicar onde comprar os acessorios e componentes concordo se for de outra forma para vender será aqui!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Openenergymonitor

Mensagem por jmlflorencio »

Tenho assistido a este tópico desde o seu início, e francamente não sei em que secção ficará melhor... Mas também não me cabe a mim decidir, por isso :D

Sobre a iniciativa em si, não é tudo um pouco caro demais??

Sei que as possibilidades de crescimento e parametrização são praticamente ilimitadas, mas sendo apontado como uma alternativa mais barata às soluções 'de compra' esperava um preço (muito) mais baixo...


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Openenergymonitor

Mensagem por apr »

serges.... não me sinto à vontade com o tom inquisitório das perguntas, as minhas intenções estão claramente indicadas na declaração de interesses que tive o cuidado de redigir.

Entretanto vou ponderar se o Forum NovaEnergia é o local mais indicado para prosseguir com a discussão.

Obrigado e lamento qualquer confusão que se possa estar a gerar.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Openenergymonitor

Mensagem por sergiomms »

serges, o openenergymonitor é um projecto opensource quer de software quer de hardware, ninguém tem que comprar nada e pode fazer tudo na mesma, a questão é que há kits já feitos que podem ser adquiridos já montados.
Ou seja, ninguém vende nada onde todos fazem tudo, e simultaneamente, todos vendem tudo e ninguém faz nada. Isto é opensource, faz quem quer compra quem pode.
Neste forum a "energia" é uma palavra existente na maioria dos posts, este sistema coloca nas mãos dos utilizadores a informação sobre a energia electrica que consomem, geram e dá ferramentas para a controlarem.
Se este tópico permanecer nos classificados, significa que se ninguem escrever nada em 30 dias desaparece, e com ele toda a partilha de informação de como montar este sistema em casa, e assim, será escusado continuar a partilhar....
De qualquer forma, estão a desmoralizar a malta.... :(
sergiomms

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Openenergymonitor

Mensagem por sergiomms »

apr Escreveu:serges.... não me sinto à vontade com o tom inquisitório das perguntas, as minhas intenções estão claramente indicadas na declaração de interesses que tive o cuidado de redigir.

Entretanto vou ponderar se o Forum NovaEnergia é o local mais indicado para prosseguir com a discussão.

Obrigado e lamento qualquer confusão que se possa estar a gerar.
apr, este forum é muito concorrido por vendedores agressivos, o serges está só a "jogar à defesa", é que gato escaldado....
sergiomms

Avatar do Utilizador

massarico1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: domingo set 20, 2015 1:51 pm

Re: Openenergymonitor

Mensagem por massarico1 »

apr Escreveu:Olá massarico,
Antes de começar, vejo que queres monitorizar 23 + 12 + 5 = 40 circuitos:
Assim por alto:
- 40 sensores de corrente: €200
- 10 emonTxV3 sem caixa: £520 (€605)
- 1 emonpi, que já inclui o recetor RF: £129 (€150)
Tens a certeza? É que dá perfeitamente para fazer, haja dinheiro para investir.... lol
Não queres rever as tuas necessidades? Tipicamente 1 cct é suficiente para 95% dos casos, 2 para solar, 3 para solar + contar carga do VE à parte, e um 4º CT para colocar circuitos suspeitos de gastar muita energia.
Aconselho-te a começar com pouco, porque não começas com isto:
- 1 emonPi sem caixa mas com o raspberry pi 3 que já tem wifi mais os adaptadores todos fica em £125 já com iva e transporte
- 1 CT no ebay por 5€ http://www.ebay.com/itm/100A-SCT-013-00 ... 5731.m3795
São aprox. €150 e tens a base do sistema para poderes começar a mexer. Não precisas de programar nada, até já tens o software pré-instalado no cartão SD e tudo, é só ligar as fichas, meter os sensores e seguir os tutoriais para criar os gráficos.
Um dia mais tarde se quiseres monitorizar os outros 38 canais é só expandir.
O que dizes?
Boas apr, tk pela resposta mega rápida.
A minha ideia não é comprar o hardware a eles, bastante limitativos no numero de sensores. (Sei que os +- 200€ em sensores não me escapo). Mas o resto, penso que seja possível fazer a coisa.
Vi o teu projeto no Open o que me atraiu bastante, pelo fato acima descrito.
Quando digo que não tenho skills digo no sentido de ainda ter algumas limitações nomeadamente na programação. Penso com um push/conhecimento vosso consiga montar a coisa.
Do que ando a ler/perceber o meu grande entrave neste momento reside em dois passos
- Monitorização de 23 circuitos em apenas num sistema (leia-se em um Arduino ou Raspberry)
– centralização de três fontes em apenas uma (penso que isto é ver melhor o protocolo MQTT)
Penso que passados estes dois pontos acima mencionados tenho a coisa feita.
Queria mesmo monitorizar todos os circuitos independentes para histórico (pancas).
Quando não digo que tenho skills suficientes, basicamente é na parte de programação e desenho de PCB's (embora compre uma placa de cir furada e siga com o ferro de solda...)
É possível sem gastar essa pipa de massa? (porque senão o sistema da brultech o GEM acabava sair mais barato)
sergiomms Escreveu: Olá massarico1, o openenergymonitor é o ideal para esse sistema, outros darão igualmente mas são sistemas fechados que não permitem evoluções e tornam-se estupidamente caros.
O sistema com arduino serve para monitorizar e tem algumas limitações devido à pouca memória disponiel no uP.
O facto de teres 3 quadros significa que a ligação a estes não está centralizada? ou seja, a derivação para os 3 quadros não sai toda só de um sitio?
Queres identificar a corrente de cada circuito?
Existe uma tomada 230V e rede disponivel perto do(s) quadros? tens que usar wi-fi?
O Openenergymonitor atraiu-me por esse motivo, evolução.
Sim estão centralizados, mas como indiquei gostava de fazer uma monitorização circuito a circuito.
Sim tomada e ponto de rede ;)

Tk pela vossa ajuda, aguardo por mais noticias.

Abraços electricos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Openenergymonitor

Mensagem por serges »

sergiomms Escreveu:
apr Escreveu:serges.... não me sinto à vontade com o tom inquisitório das perguntas, as minhas intenções estão claramente indicadas na declaração de interesses que tive o cuidado de redigir.

Entretanto vou ponderar se o Forum NovaEnergia é o local mais indicado para prosseguir com a discussão.

Obrigado e lamento qualquer confusão que se possa estar a gerar.
apr, este forum é muito concorrido por vendedores agressivos, o serges está só a "jogar à defesa", é que gato escaldado....
Ora nem mais...

deixa lá o utilizador do topico confirmar e volta ao lugar... pois tu e eu já sabemos como funciona só a precaver!

#apr confirmas?!?

P.S.: depois removo os posts desta troca de ideias e esclarecimento ok...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Openenergymonitor

Mensagem por sergiomms »

Vou partilhar a minha instalação na esperança que este tópico saia dos classificados....
apr Escreveu:
sergiomms Escreveu: placa de rede +- 5€
Estou curioso para ver o que estas a fazer... ;)
Então cá está:
2016-08-11 13.49.18.jpg

Coloquei 2 sensores de corrente no quadro geral, 1 no diferencial geral da casa, outro no disjuntor que vai para o circuito da garagem (onde deixo o saxo a carregar, e onde tenho o meu "lab" de electronica)
Os cabos estão desarrumados por já ter feito tantas modificações que deixei de ter paciência para esse detalhe :(
2016-08-11 13.58.44.jpg
logo por baixo do quadro, tenho uma caixa de ligações diversas, onde concentro tudo o que é extra electricidade (campainha, tv por cabo, alarme, ethernet...) e também agora o openenergymonitor.
Esta caixa tem:
o arduino, o emontxshield, os transformadores ac/ac e ac/dc e a placa de rede o ENC28J60
Comprei o shield com a opção de RF mas acabei por não a utilizar, este serve para enviar a informação para a net mas como tenho rede perto envio directamente para lá.
A entrada de 230V é partilhada pelos transformadores, o AC/AC serve para monitorização da tensão da rede o qu eoferece mais precisão na contagem da potência e o outro transformador está lá só para alimentar o arduino (ou, basicamente, alimentar tudo)

Eu acabei esta instalação apenas há 3 dias e ainda estou a fazer modificações na programação, daí ainda ter pouca informação para partilhar este é o dashboard que tenho para já.
Capturar.PNG
Comprei praticamente tudo no ebay com a excepção do emonTXShield que ou o faço ou o compro no site do proprio projecto openenergymonitor.org (eu decidi comprar, porque fazer só o pcb custar-me ia 70€ no minimo...) e com a excepção do5 transformadores que já tinha cá em casa extraidos de outros equipamentos...
Tenho também um Rpi que ainda não introduzi no sistema. O Rpi só faz falta para quem quiser controlar e evoluir no sistema, se o objectivo for apenas monitorizar, o Rpi não faz falta, desde que tenha acesso constante e livre à Internet.

Eu utilizei um arduino uno R3 original, mas pode ser adquirido este do oriente:
Arduino compatible = £3.88
o emonTXshield = £11.04
sensores de corrente £3.72
placa de rede £1.92
transformador AC/AC (escolher a opção 9V) £3.58 + £4.20
Existem muitas formas de alimentar o arduino aqui está mais uma £2.15

O sketch qu eapliquei no arduino já está bastante modificado derivado às minhas experiências e testes, não o coloco aqui porque já não tem as referências e os créditos dos criadores a quem devem ser devidamente prestados, mas, colocando o original publicado aqui o sistema funcionará de primeira :)

E cá está, apesar de faltar o corta fio, mete fio, descarna, solda, encaixa, monta, instala, programa, liga, configura e etc... temos um kit para montar em casa por menos de 35€.
Última edição por sergiomms em quinta ago 11, 2016 8:36 pm, editado 1 vez no total.
sergiomms

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Openenergymonitor

Mensagem por sergiomms »

massarico1 Escreveu: Boas apr, tk pela resposta mega rápida.
A minha ideia não é comprar o hardware a eles, bastante limitativos no numero de sensores. (Sei que os +- 200€ em sensores não me escapo). Mas o resto, penso que seja possível fazer a coisa.
Vi o teu projeto no Open o que me atraiu bastante, pelo fato acima descrito.
Quando digo que não tenho skills digo no sentido de ainda ter algumas limitações nomeadamente na programação. Penso com um push/conhecimento vosso consiga montar a coisa.
Do que ando a ler/perceber o meu grande entrave neste momento reside em dois passos
- Monitorização de 23 circuitos em apenas num sistema (leia-se em um Arduino ou Raspberry)
– centralização de três fontes em apenas uma (penso que isto é ver melhor o protocolo MQTT)
Penso que passados estes dois pontos acima mencionados tenho a coisa feita.
Queria mesmo monitorizar todos os circuitos independentes para histórico (pancas).
Quando não digo que tenho skills suficientes, basicamente é na parte de programação e desenho de PCB's (embora compre uma placa de cir furada e siga com o ferro de solda...)
É possível sem gastar essa pipa de massa? (porque senão o sistema da brultech o GEM acabava sair mais barato)

O Openenergymonitor atraiu-me por esse motivo, evolução.
Sim estão centralizados, mas como indiquei gostava de fazer uma monitorização circuito a circuito.
Sim tomada e ponto de rede ;)

Tk pela vossa ajuda, aguardo por mais noticias.

Abraços electricos
Vamos esperar pela resposta do apr, mas, o mais barato parece-me que seja um arduino por cada 4 circuitos....
Atenção que tem que haver espaço fisico para todo o sistema 6 arduinos/6placas de rede/23sensores (só para este quadro)....

centralizar os circuitos no arduino é para esquecer, não tem memória para tanto.
A centralização pode ser feita no emoncms.org (para simples monitorização e consulta) ou se preferires ter o servidor em casa podes colocar no Rpi, esta ultima opção será a mais indicada para teres controlos a funcionar
sergiomms


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Openenergymonitor

Mensagem por apr »

Serges, compreendes que num topico desta natureza, onde nada está definido, tudo pode acontecer, podem sair ideias e desenvolvimentos interesantes ou borrada da grossa, cabe aos participantes e não aos moderadores manterem o rumo que lhe decidirem dar. Nem eu como autor devo controlar e nem quero e assim é que tem que ser. Se tentam controlar/moderar/categorizar atrofiam logo o tópico à nascença. Por isso é que as tuas questões incomodam. Tenho grandes espectativas quanto a isto, e espero sinceramente que haja muita discussão e muita troca de ideias, que nem sempre vão seguir o caminho que alguém acha que deve seguir. Para mudar o rumo tem que se argumentar e nunca moderar. Há mais risco de correr pior, mas a recompensa também pode ser maior.

Agora diz-me tu se o Fórum NE tem interesse ou não neste tipo de discussões!

E por favor não apagues nenhuma conversa, faz tudo parte da experiência de escrever num forum.

Ab

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Openenergymonitor

Mensagem por Volt »

Independentemente do moderador que moveu o tópico se ter equivocado ou não, há uma coisa que qualquer pessoa deve fazer quando entra numa casa, que é respeitar quem lá está dentro e não se pôr a dar ultimatos ou que raio de cena parva está a ser esta que se seguiu.

Eu não mando, nem quero mandar, mas sempre fui da opinião que quem entra a achar que pode mandar postas de pescada aos outros, especialmente aos que lutam para manter a casa arrumada, está melhor dando meia volta e a acelerar o passo.

E quem entra de mangas arregaçadas, talvez até por desconhecimento e influência de terceiros pior intencionados, também será recebido de mangas arregaçadas...


PS: A minha conversa e participação como utilizador neste tópico termina aqui. Qualquer comentário que me queiram pedir, peçam em privado.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Geral”