Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por alexjp4 »

O meu é um Citroen C0 não está no protocologo que a EDP tem com as várias marcas.


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por mafgod »

Tendo em conta a "nova" realidade da microprodução, pelo que percebi pesquisando pela net, já não há tanta oferta de soluções "chave na mão".

Há por aqui alguém que tenha "apostado" neste tipo de rendimento recentemente e que tenha link/contactos do seu instalador?
E que possa indicar valores?

A ideia é, perceber que valores "reais" estamos a falar numa instalação fixa na ordem dos 3K45W, se houver um estudo de rentabilidade associado melhor aínda....


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por alexjp4 »

3450W é muito pouco, eu instalei 3.960W e passados mais ou menos 3 anos acrescentei mais 900W tenho agora 4.860W, nesta altura ao preço que os paineis estão não vale a pena instalar pouca potência porque a diferença de preço é pequena e amortiza-se mais rapidamente porque o que é caro é o inversor e a mão de obra.


Ruipimenta
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo set 18, 2016 6:45 pm

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por Ruipimenta »

Boa Noite. Ola alexjp4, fiquei com algumas duvidas relativamente ao teu investimento no fotovoltaico. O teu sistema é de autoconsumo ou é microprodução? Não percebi como conseguiste uma amortização tão rápida? Pelas tuas contas falavas em 8,5 anos, mas tu dizes que amortizaste em +- 4 anos ?


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por alexjp4 »

Ruipimenta Escreveu:Boa Noite. Ola alexjp4, fiquei com algumas duvidas relativamente ao teu investimento no fotovoltaico. O teu sistema é de autoconsumo ou é microprodução? Não percebi como conseguiste uma amortização tão rápida? Pelas tuas contas falavas em 8,5 anos, mas tu dizes que amortizaste em +- 4 anos ?
O meu fotovoltaico é microprodução, foi ligado no dia no dia 12/3/2010 e tinha 3960W em 13/2/2013 passou para 4860w o custo total já com o aumento de potência ficou a volta dos 18.500€ no dia 22/6/2014 no inversor marcava 29970Kw como o Kw era paga a 0,6175€/Kw dá os 18.500€ mais uns dias por causa da diferença entre o que o contador (o que realmente é pago) e o inversor.
A questão dos 8,5 anos é para um investimento em microgeração actualmente em que o Kw é pago a baixo dos 0,09€/Kw e possivelmente é ainda mais tempo do que aquele que eu disse.
espero ter-te elucidado.


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por mafgod »

Na semana passada falei com um instalador e resumidamente:
- microprodução não aconselha visto que o Kw está a ser pago na casa dos 0,04€ a 0,05€ por kWh
- microprodução só é viável para muita potência (isto porque segundo ele, os custos por Kw na instalação são mais reduzidos...)
- autoconsumo é mais rentável

Na página:
http://www.dgeg.pt/
e posso estar enganado, vejo que para o mês de agosto/2016, a tarifa foi de 0,0940€/kWh (praticamente o dobro do que o instalador me disse).

Certo que o preço de venda do kWh hoje é ~1/6 de 2010.... contudo, o preço da instalação fotovoltáica baixou.
Admitindo que, para autoconsumo, já se consegue obter valores próximos de 1€ por Wh, para uma potência instalada na casa dos 5000 kWh, estaremos a falar em algo tipo, 5.000€a 7.500€?
Ou seja, algo na ordem de um terço do custo em 2010...
Daí, que o tempo para recuperar o investimento indicado pelo alexjp4 (8,5 anos) é o dobro do que teve.
Estarei certo?

Para termos de referência, alguém sabe os preços atuais de uma instalação fotovoltáica fixa de 4860kWh (ou próximo)?

Edit: correção 1€ por kWh -> 1€ por Wh
Última edição por mafgod em segunda set 26, 2016 10:35 am, editado 1 vez no total.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por jmlflorencio »

Atenção às unidades, que assim confunde-se o pessoal.

Creio que se conseguirá na casa dos 1€ por W instalado (ou 1000€ por KW, de potência). Para 5 KW (potência), poderíamos ter uma produção anual de 7500 KWh (energia), dependendo do local e condições da instalação.

A meu ver, o rendimento atual é igual ao do tempo das tarifas bonificadas, antes as instalações é que eram muito mais caras. Das propostas que me chegaram às mãos na altura, nenhuma delas atingia os 10% anuais de rentabilidade em juro composto...


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por mafgod »

Se 5kW de potência custar algo como 5.000€, com uma produção anual prevista de 7500 kWh, a 0,09€ por kWh.... daria por ano algo como 675€.
Ou seja, um retorno na casa dos 7 anos e meio.
Como tenho carro elétrico e paineis de AQS, o valor por kWh seria ligeiramente superior, o que daria para eventuais custos relacionados com a venda da energia.
Ou seja, números redondos, estamos a falar em retorno de 8 anos....
Mas, creio que o valor de venda hoje, só é garantido por 5 anos, findo os quais, é o que estiver em vigor (que poderá ser superior ou inferior).

Em resumo, atualmente, é um risco médio e com um retorno a médio prazo.
Para uma risco baixo, e um retorno a curto prazo, temos de apostar no autoconsumo sem venda do excedente.
Certo?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por jmlflorencio »

Bom, com preço garantido para apenas 5 anos é para esquecer... Não querem mesmo que apareça concorrência à EDP...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por alexjp4 »

mafgod Escreveu:Se 5kW de potência custar algo como 5.000€, com uma produção anual prevista de 7500 kWh, a 0,09€ por kWh.... daria por ano algo como 675€.
Ou seja, um retorno na casa dos 7 anos e meio.
Como tenho carro elétrico e paineis de AQS, o valor por kWh seria ligeiramente superior, o que daria para eventuais custos relacionados com a venda da energia.
Ou seja, números redondos, estamos a falar em retorno de 8 anos....
Mas, creio que o valor de venda hoje, só é garantido por 5 anos, findo os quais, é o que estiver em vigor (que poderá ser superior ou inferior).

Em resumo, atualmente, é um risco médio e com um retorno a médio prazo.
Para uma risco baixo, e um retorno a curto prazo, temos de apostar no autoconsumo sem venda do excedente.
Certo?
Para alem do valor da instalação tens o custo do registo e do seguro de responsabilidade civil que é obrigatório e que o tens que pagar todos os anos o que vai dilatar o tempo de amortização do investimento.
O valo de 0,09€/Kw é um valor indicativo visto o valor do Kw é obtido em leilão em que quem cobrar menos é que fica com a possibilidade de instalar a microprodução.
Na minha opinião só compensa o autoconsumo sem venda ou para grandes instalações para venda.


Ruipimenta
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo set 18, 2016 6:45 pm

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por Ruipimenta »

Fiz uma pesquisa e encontrei este estudo sobre viabilidade da microprodução em Portugal. Em 2011 (data do estudo) o tempo de retorno estimado variava consoante a zona do pais ou o tipo de sistema (fixo ou tipo girassol) mas rondava os 7 a 8 anos, no entanto pelo que leio muita coisa mudou. Instalar +-4000W na altura custavam 15000€, mas em contrapartida o preço de venda do kwh era bonificado e valia 0,40€.
Uma coisa que ainda nao percebi é se é possivel em Portugal ser-se autosuficiente em termos de energia eletrica ou temos obrigatoriamente de ter contrato com algum fornecedor. E pegando no autoconsumo, qual o tipo mais viavel consumo diurno (sem baterias) ou com armazenamento? Isto tendo como ponto de comparação os custos/beneficios. Quantos watts instalado serão necessários para alimentar uma casa de familia sem grandes consumos?
Abraço

Link o estudo: http://repositorio.ucp.pt/bitstream/104 ... 11_Cor.pdf


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Desde essa altura muita coisa mudou desde o valor das instalações ao preço de venda da electricidade lê os tópicos na microprodução que logo vês as produções de varios locais do país.
Quanto ao ser autosuficiente em Portugal é possível tudo depende dos valores que queiras (e possas) gastar, numas zonas mais do que noutras mas no geral é possível (tambem depende dos consumos).
Para mim no autoconsumo o que tem o melhor custo/beneficio é a instalação para a eliminação dos Stand by desde que estes tenham algum significado.
Quanto aos w´s para alimentar uma casa tudo depende dos consumos e quando são porque um consumo de 6Kw por dia para dimensionamento é diferente se o consumo é a noite ou durante o dia ou se a instalação é no Algarve ou no Minho, por isso é difícil de dizer sem se ter mais elementos.


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por mafgod »

Comprei um medidor de energia (Efergy) e estou a analizar o meu consumo ao longo do dia.
Sem ter mudado nenhum hábito, tenho um consumo standby mínimo de 130W (a minha casa é uma vivenda com video porteiro, portão garagem e portão da rua elétrico, 2 arcas, 1 frigorifico, 4 boxes, router, ...).
O consumo sem ninguém em casa ou noturno, alterna entre os 130W (60%) e os 300W (40%) - quando as arcas e os frigoríficos trabalham.

Resumindo, se colocasse um painel de 250W, e se ele produzisse un 200W, estaria a "desperdiçar" alguns poucos Watts.
Certo que, se colocasse um painel, o pequeno consumo do conversor iria fazer com que o meu standby passasse para um minimo muitp próximo dos 200W, logo, o desperdício seria quase nulo.

Arranjando um 250W por ~460€ (https://loja.solarimpact.pt/kit-autocon ... cristalino) estamos a falar num retorno de cerca de 6 anos!!
Para se ter um retorno na casa dos 4 anos, o kit terá de custar algo na casa dos 250/300€.

Estarei a ver mal o filme? :-)


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por alexjp4 »

Não sei quais são as percas desse inversor, nem sei como fizestes as contas mas em grosso modo e varia com os anos, orientação dos painéis, e as percas, mas estando tudo mais ou menos bem por cada w de potência do painel, produz 1,5kw/ano, ou seja 250w x 1,5Kw = 375KW/ano agora depende do preço que compras a electricidade durante o dia O meu é de 0,236€/Kw e multiplicas por 375Kw e dá-te o valor aproximado da produção se aproveitasses todos os W que produzes (neste caso 88,51€), 460€ / 88,51€ = dá 5 anos e pouco, para amortizares em 4 anos podes ir até 350€.
Não estavas a ver muito mal o filme, é mais ou menos este .


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por jmlflorencio »

Por falar na cooperativa Coopernico, abre amanhã para investidores mais uma iniciativa dessa entidade. Serão 100.000 eur de investimento, a aplicar na cobertura das instalações da CERCI Espinho, pelo que pude perceber.

As condições mantêm-se semelhantes, 4% de retorno anual...

Será de apostar??


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Onde "apostar" os nossos €uros nas energias renováveis?

Mensagem por Quintas2 »

jmlflorencio Escreveu: domingo mai 07, 2017 11:20 pm Por falar na cooperativa Coopernico, abre amanhã para investidores mais uma iniciativa dessa entidade. Serão 100.000 eur de investimento, a aplicar na cobertura das instalações da CERCI Espinho, pelo que pude perceber.

As condições mantêm-se semelhantes, 4% de retorno anual...

Será de apostar??
Cooperativas têm falido um pouco por todo o lado. Mas também há outras que estão aí "de pedra e cal".

Do ponto de vista estritamente económico, penso que nenhum investimento em energias renováveis é um grande atrativo. Todos nós que aqui estamos podemos considerar esse aspeto, mas há mais do que isso na nossa decisão e, por norma, teremos uma maior consciência ambiental que a maioria dos nossos concidadãos. E há aqui projetos no fórum que, se fossemos fazer contas, ui, ui!

Já para não dizer que os gastos colaterais não são incluídos nas contas. Eu já comprei um multímetro com termopar e uma pinça amperimétrica só para me entreter com os painéis. Claro que pode servir para outras coisas, mas...

Se queres um investimento relativamente seguro com uma taxa anual líquida de 1,62% por 5 anos (pode ser maior se a economia crescer) faz certificados do tesouro. Apesar de ter baixado muito nos últimos anos, continua a ser uma boa taxa. E só não é garantido se o estado português falir, e eu não estou a ver a União Europeia a deixar-nos cair dessa forma, senão a Grécia onde já ia. Vê aqui: https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/ct- ... descricao/
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Geral”