Ligação eléctrica

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Keena
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda dez 19, 2016 5:01 pm

Ligação eléctrica

Mensagem por Keena »

Boa tarde,

Desculpem chatear com este tipo de perguntas, mas a realidade é que gostaria muito que me ajudassem.

Comprei um candeeiro no Leroy de 3 lâmpadas led.
Acontece que ninguém (cá de casa) o consegue ligar. Ninguém é Tecnico também. E nesta altura queria mesmo poupar uns trocos em vez de chamar um electricista até esgotar as tentativas todas.

No casquilho do candeeiro tem uma espécie de dado onde vem os fios todos e se unem em duas partes divididas por cores. O azul e o castanho. Ora, do tecto tenho 3 fios. O azul, o castanho e o verde-amarelo. Já foi ligado às cores correspondentes no dado, ligou se o verde-amarelo, desligou-se esse cabo, deixou-se solto dentro do casquilho, tapamos com um ligador, etc. é simplesmente o candeeiro não acende. Há mais alguma coisa que possamos fazer? O símbolo do Terra está colado no casquilho, aquela circunferência com 3 traços horizontais e um vertical colado a meio no primeiro traço horizontal.

Muito obrigada
Anexos
IMG_1893.JPG


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Ligação eléctrica

Mensagem por masterchief »

Vieste ao forum errado...
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11264613
Eu ainda estou à espera de alguma dica

Sobre o teu caso nao percebi
ja ligaste azul com azul e castanho com castalho e nao deu?
PS: o de terra ai nao interessa... nao vejo proteçao nenhuma no candeeiro


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Ligação eléctrica

Mensagem por jmlflorencio »

Eu já tinha levado isso ao Leroy para o devolver, e durante o teste que eles fazem aprendia como são as ligações ;-)

Mas à partida não tem nada que saber. Azul com azul, castanho com castanho (ou preto, depende da instalação do edifício)....

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Ligação eléctrica

Mensagem por g_card »

fio amarelo-verde meio, castanho com castanho, azul com azul. se nao da e nao tens a mínima noção de eletricidade aconselho a nao mexeres, pois a soluçao passa por pegar no busca-polos e ir a procura do problema.

masterchief sinceramente nao percebi nada do teu topico.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Ligação eléctrica

Mensagem por alexjp4 »

Ligas o azul com o azul, o verde e amarelo com o borne do meio que faz a ligação de terra e o castanho do candeeiro com o preto ou castanho da rede e não esquecer de ligar o interruptor, se não der, vais ao Leroy devolver que está avariado é melhor não mexeres em mais nada para não dizerem que foste tu que estragaste (em principio trocam e não dizem nada mas...)
Ainda podes ver outra coisa desliga os fios (azul e castanho) que estão ligados no dado de junção do candeiero e vê se o chinês tirou o isolamento do fio e apertou o parafuso no cobre do fio e já agora se tu tambem tiraste o isolamento do fio e ligaste no cobre do fio porque o parafuso apertado no isolamento se não for muito apertado não faz contacto nem deve ser ligado assim.
boa sorte depois diz alguma coisa

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Ligação eléctrica

Mensagem por serges »

g_card Escreveu:fio amarelo-verde meio, castanho com castanho, azul com azul. se nao da e nao tens a mínima noção de eletricidade aconselho a nao mexeres, pois a soluçao passa por pegar no busca-polos e ir a procura do problema.

masterchief sinceramente nao percebi nada do teu topico.
Fiquei com a mesma ideia...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Geral”