A WiTricity está a trabalhar em parceria com a General Motors para desenvolver novas tecnologias de carregamento sem fios para veículos elétricos.
A empresa norte-americana, nascida no seio do MIT para concretizar soluções de carregamento wireless, já dispõe de um protótipo capaz de aplicar a ideia ao mundo automóvel e está a estudar formas de o colocar à disposição dos condutores.
Em oficina, os investigadores da tecnológica desenvolveram uma solução chamada Drive 11 que consiste numa placa de transferência de eletricidade, semelhante às que já existem para smartphones, e que pode ser instalada debaixo de um substrato sem interferência na qualidade do carregamento. A ideia passa por integrar estas placas em parques de estacionamento para que o carregamento seja feito mediante o simples ato de estacionar o carro. Por agora, o protótipo funciona a 7.7 kW e 11 kW de potência.
O sistema é compatível com viaturas de todas as marcas, segundo um comunicado da WiTricity, e tanto a Toyota como a Delphi já estão em conversações com a empresa para acordar os trâmites dos acórdãos de licenciamento.
Este parece ser um passo natural no desenvolvimento de tecnologias para o sector da mobilidade elétrica, uma vez que tornaria mais fácil o processo de carregamento, tornando obsoletos todos os cabos que, hoje, ainda são necessários à tarefa.
Carregamento sem fios: dos smartphones para os carros elétricos
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 7
- Registado: terça nov 08, 2016 11:04 am
-
- Membro Silver
- Mensagens: 515
- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
- Localização: Porto
Re: Carregamento sem fios: dos smartphones para os carros elétricos
Estou curioso quanto à solução tecnológica adoptada. O problema destes sistemas sempre foi a sua baixa eficiência.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: Carregamento sem fios: dos smartphones para os carros elétricos
algures em 2012 já tinham atingido os 90% de eficiencia, mas algo não está a correr bem porque todos falam nisto mas ninguém avanca com uma solução comercial.
Será por falta de acesso dc directo à bateria?
Será pela falta de eficienca de todo o conjunto se for convertido novamente para AC, e passar pelo carregador de bordo do carro?
Será por falta de "standardarização" dos módulos de baterias (todos terem a mesma tensão...)
Ou será apenas interesses e politiqquices???? aguardamos pacientemente
ou ainda ouutra treta qq.....
Tentei adquirir um módulo destes e não me quiseram vender, só para empresas oem.... estas não lhe pegam....
Será por falta de acesso dc directo à bateria?
Será pela falta de eficienca de todo o conjunto se for convertido novamente para AC, e passar pelo carregador de bordo do carro?
Será por falta de "standardarização" dos módulos de baterias (todos terem a mesma tensão...)
Ou será apenas interesses e politiqquices???? aguardamos pacientemente
ou ainda ouutra treta qq.....
Tentei adquirir um módulo destes e não me quiseram vender, só para empresas oem.... estas não lhe pegam....
sergiomms
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: Carregamento sem fios: dos smartphones para os carros elétricos
Creio que a dimensão do mercado (minúscula) e os custos de implementação (altos) ainda devem ser os principais factores a atrasar isto tudo...
-
- Membro Silver
- Mensagens: 355
- Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Carregamento sem fios: dos smartphones para os carros elétricos
A solução é excelente. É só aguardarmos mais um pouco e ver se realmente valerá a pena. Tudo tem um custo e no início é sempre mais caro, muito mais caro. Por mim, espero...
Bem Haja!
55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio
55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio