Mudar para que tipo de aquecimento??

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
jason99
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jan 04, 2017 9:07 pm

Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por jason99 »

Bom dia preciso de aconselhamento pois tenho um problema com o aquecimento e respetivos custos com a fatura.

tenho moradia moderna com 200m2 e 3 pisos com ar condicionado instalado em 3 divisões da casa (quarto, no escritório e na sala de estar) tenho pré instalação para mais 2 quartos.

O resto da casa, cozinha corredores, casa de banho, cave, não tem aquecimento nem pre-instalação. ( comprei a casa já quase pronta e era inexperiente nestas coisas pensei que o construtor tivesse pensado em tudo:/

quase todas as divisões da casa teem vidro em montra(o que não é um bom isolante) ver fotografia em anexo,

resumindo, em dias de temperaturas de 3 graus para baixo é um frio de rato, mesmo com o AC ligado da LG na sala temos de estar com mantas e cobertores, quando saímos para ir para o quarto e vamos para a cozinha é uma mudança de temperatura brutal, parece que estamos na rua dado o frio.

o pior é que com 3 ac ligados 5 a 6 horas por dia tenho uma conta da luz a rondar os 225 euros mensais e nem sequer tenho quase proveito.

Fui a casa de um amigo que tem piso radiante hidraulico com bomba de calor instalado e fiquei fascinado pelo conforto e pela homogenidade do aquecimento a qualquer canto da casa. Segundo ele me disse tem gastos de 200 euros mensais 24horas por dia ligado e toda a casa de 200m2.

Dadas as circunstancias estou mesmo disposto a partir tudo de novo e
tenho perto de 16k-18k para investir numa solução que possa dar conforto à nossa família no inverno, não nos dê trabalho(pellers ou lenha), se possível não estrague esteticamente a casa com tubos, e possa ser económico.

que soluções me recomendam?

estou a pensar em piso radiante hidráulico, agora nao sei se poderia colocar algum tipo de aerogerador visto viver numa zona com vento, paineis solares, ou recomendam mesmo optar pela bomba de calor?

vejo que nos hoteis o ar condicionado sai pelo teto e nao tem maquinas à vista, em todos os hoteis que passei no inverno dá para andar de t-shirt dentro do quarto não sei se um sistema parecido seria possivel de fazer numa moradia visto eu ter tetos falsos ou se seria dispendioso pois nao estou muito dentro do assunto sobre potencias das maquinas de ac.

Ouvi falar também em rodapés radiantes alguem que tenha ou já tenha visto?

aguardo algumas sugestões se possível de pessoas que tenham experiência ou já estejam a utilizar algum destes sistemas.

obrigado
Anexos
20170103_115644.jpg

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por t3lmo »

Viva,

Em primeiro lugar eu pensaria em como resolver o problema das fugas térmicas e não contorná-lo com mais fontes de aquecimento (embora AC seja para esquecer logo á priori).
Antes de mais ler o resumo do certificado energético da casa, e se não tiver, pedir uma análise da eficiencia energética que irá possivelmente apurar que o problema está nas 'paredes de vidro'.
Caso assim seja, investiria inicialmente em instalar vidro duplo com caixa de ar e caixilharia térmica.

Para aquecimento, recomendaria uma instalação de piso radiante com circulação forçada, onde a água seria aquecida por 4 paineis solares (ou tubos de vácuo) e em contingência por bomba de calor.
Mas é muita obra pela frente... caso contrário, optar por radiadores em vez abrir o piso todo.

Algo assim: http://dicasesquemas.blogspot.pt/2012/1 ... ew=classic
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por masterchief »

Nós vamos supor todos que o vidro que ele ja tem em casa seja vidro duplo, resta saber de quantos mm nao é?! Olhando para a foto ele ainda deve ter ali uns cm bons para colocar mais vidro nao?


Autor do tópico
jason99
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jan 04, 2017 9:07 pm

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por jason99 »

boas, vi agora o certificado a casa está classificada como categoria C. a caixilharia é de aluminio os vidros sao duplos mas penso que sejam finos nao consigo ver bem. tenho 11 montras e umas 7 portas de vidro. Teria de colocar uma caixilharia toda nova de raiz? poderia apenas substituir os vidros? se sim valeria a pena os custos?

nao existirá nenhum material ou técnica para isolar os vidros existentes?


O ac torna-se ineficiente e a casa muito frio apartir dos 3-5 graus para baixo.

se optasse por piso radiante electrico que é mais barato que o hidráulico, não existe nada que me fizesse ter electricidade quase grátis visto que tenho até 20k para investir? ou partir tudo e colocar piso radiante hidraulico com bomba de calor erá a melhor soluçao tanto em aquecimento como em gastos mensais?

Cumprimentos


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por masterchief »

"não existe nada que me fizesse ter electricidade quase grátis visto que tenho até 20k para investir? "
Já tens paineis solares?
Tens condições para os colocar virados a sul?
Tens espaço exterior?

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por g_card »

jason99 Escreveu:se optasse por piso radiante electrico que é mais barato que o hidráulico, não existe nada que me fizesse ter electricidade quase grátis visto que tenho até 20k para investir? ou partir tudo e colocar piso radiante hidraulico com bomba de calor erá a melhor soluçao tanto em aquecimento como em gastos mensais?

Cumprimentos
para isso liga antes os AC, se forem inverter têm melhor rendimento que o o radiante eletrico.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


BRibeiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 133
Registado: sexta dez 26, 2014 5:45 pm
Localização: Pico, Açores

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por BRibeiro »

jason99 Escreveu:
nao existirá nenhum material ou técnica para isolar os vidros existentes?

Boas, à tempos vi no youtube um modo simples e eficaz para isolar os vidros das janelas, colocar plástico bolha (daquele que se envolve encomendas) nos vidros. Deixo um link do youtube, se percebe inglês existem muitos vídeos a explicar como colocar o plástico nos vidros.

https://www.youtube.com/watch?v=jTpU8XD ... overtyLabs


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por Alves10 »

Boas Jasson99, pelo que escreveu o seu problema são as fugas térmicas, (essas montras de vidro perdem muito calor). A meu ver devia de primeiro arranjar uma solução de isolamento eficiente e só depois partir para arranjar uma boa fonte de calor. As suas áreas de vidro tem portadas ou estores térmicos? è que isto ajuda bastante no isolamento pois o vento gelado não fica a bater no vidro e a "roubar" o calor da casa. Uma outra coisa disse que a sua casa tem 3 pisos, será que estes estão fechados entre si ou tem uma escada aberta que os liga? è que se a escada for aberta o calor sobe todo para o ultimo piso e se o telhado não for bem isolado a calor perde-se todo.

PS: Já passei por situação idêntica na minha casa e posso dizer que no fim de muitas obras e isolamentos a casa pouco precisa de climatização (em comparação ao que era).


Autor do tópico
jason99
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jan 04, 2017 9:07 pm

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por jason99 »

Masterchef sim tenho painéis solares mas para as aguas, mas se houver solução posso investir em uns que ajudem a gerar energia e reduzir os custos, agora não sei se o investimento valerá a pena

Bribeiro - boa ideia, mas necessita ser aperfeiçoada, perderia as vistas da casa que foi o que a fez comprar-la

Alves10 não tenho estores térmicos, apenas dos normais, e sim os pisos são ligados por escadas, resolveu o problema só com estores térmicos? no entanto teria de os ter fechados no inverno..


Autor do tópico
jason99
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jan 04, 2017 9:07 pm

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por jason99 »

masterchief sim tenho espaço no telhado que é plano para virar para qualquer orientação.


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por masterchief »

Se tens espaço no telhado... e com propostas de paineis solares a preços razoaveis que se vê aqui no forum, nao entendo porque nao ponderas tambem instalar alguns.
Já nao digo pores baterias, mas pelo menos anulares consumos diurnos. Tens muita coisa ligada à EDP?


Autor do tópico
jason99
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jan 04, 2017 9:07 pm

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por jason99 »

Sou leigo no assunto de painéis solares, entrei neste forum pela primeira vez há alguns dias atrás. tenho tudo ligado à edp,
e ligar só 2 AC na casa por 4-6 horas diárias tenho um consumo superior a 200 euros mensais sem ter a casa totalmente quente.. gasto sem ter proveito total.

fala-me dessas soluções, se colocasse piso radiante electrico(mais barato que hidraulico) e paineis solares e baterias poderia ter electricidade quase gratis? e por um investimento até 20k? ou só daria para consumir durante o dia e em dias de sol?

cumprimentos

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por rocker_pt »

E porque não gastar apenas 5400€ para um sistema de autoconsumo de 4000Wp:
instalação de 16 paineis de 260W
A energia deste sistema daria para usar o seu ar condicionado de borla durante o dia para aquecer bem a casa, uma vez que já o tem instalado.
Este sistema é capaz de geral 3600W durante umas 6 horas no inverno, que deve ser suficiente para subir bem a temperatura de sua casa. Durante o resto do dia/noite poderá não descer tanto a temperatura ao ponto de sentir desconforto.
Se descer muito a temperatura, então lá precisará de ver a questão das janelas. Talvez colocando uma estrutura de vidro externa o que fará criar uma caixa de ar com a caixilharia existente. Estas vidrarias exteriores não serão muito caras.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por masterchief »

Pois realmente com um orçamento desses eu acho que as possibilidades sao alargadas...

Eu paguei 100€ de luz em Dezembro e já achei muito ahahah

Se tens espaço no telhado, e consegues por os paineis orientados para qualquer lado
Imagem

Porque não uma dessas soluções? Paineis solares com baterias, durante o dia carregas e gastavas energia directamente, e à noite usavas das baterias e se nao chegasse tiravas da EDP o resto
Agora, nao me perguntes se é bom ou não, que eu nao sei, nao tenho baterias... apenas paineis solares (5), mas nao me importava de por uma bateria compacta... daquelas que nao requerem manutenção como já vi por ai :\

E é como o rocket disse, com menos de 10000€ instalavas e vias como ficava a casa... depois se esse problema persistir (muito gasto em electricidade):
- ou reforças com mais paineis
ou optas por colocar uma segunda barreira de janelas...

Eu ficava contente é que pelo menos depois voltes cá ou com fotos da opçao escolhida ou o resultado que tiveste :)

Para terminar
Imagem
essa foi a produção que eu tive hoje, uns 3kW e pouco... como o grafico tem algumas falhas devido a nuvens, penso que grande parte da produção solar eu consegui gastar, sendo que agora à noite já posso gastar mais uns 3KW "à borla" ehehe


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por jmlflorencio »

Boas.

Creio que o mais racional seria investir no isolamento das janelas, e ver como ficava a coisa.
Provavelmente já conseguiria gastar menos electricidade e ao mesmo ficar com a casa mais confortável.

A partir daí, e havendo disponibilidade financeira para investir em renováveis, 'o que vier é lucro' ;-)


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por marcopns »

jmlflorencio Escreveu:Boas.

Creio que o mais racional seria investir no isolamento das janelas, e ver como ficava a coisa.
Provavelmente já conseguiria gastar menos electricidade e ao mesmo ficar com a casa mais confortável.

A partir daí, e havendo disponibilidade financeira para investir em renováveis, 'o que vier é lucro' ;-)
X2
Essa casa de Verão deve ser um forno...
Piso radiante, depois da casa já construída, vai dar uma despesa enorme.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por serges »

Apostava no isolamento e verificar de onde são essas fugas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por joaquimdelisboa »

O arquitecto que fez o projecto certamente não fez a cadeira de comportamento térmico dos materiais. Essa é uma boa experiência.... para que outros a evitem!

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Mudar para que tipo de aquecimento??

Mensagem por ICEM4N »

Isolamento melhor primeiro. Tenho a minha sala com vidro numa das paredes de fora a fora. Notei que a máquinade ac estava muito tempo ligada. Então coloquei caixilharia dupla e passei a ter o ac quase sempre em repouso. Neste momento aqueço a sala em 5 minutos coloco o ac a 19 graus e a sala fica praticamente a essa temperatura constantemente e o ac liga quase apenas de 5 em 5 minutos durante 2 ou 3....
Notei melhorias por isso digo que o. Melhor é melhorar as fugas das janelas.
Quanto ao ac tenho entre 1 a 2 máquinas ligadas durante 4 ou 5 h por dia e nunca passei dos 110€.
Julgo que necessitam de analisar o tempo em que as vossas máquinas estão constantemente a fornecer calor porque as minhas não estão muito tempo. Moro em Valongo onde é frio e húmido..

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Responder

Voltar para “Geral”