CE propôs hoje a redução obrigatória de emi. CO2
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Autor do tópico - Membro Silver
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CE propôs hoje a redução obrigatória de emi. CO2
"automóveis: comissão europeia quer reduzir 25 por cento de emissões até 2012
07.02.2007 - 12h05 lusa, publico.pt
a comissão europeia propôs hoje a redução obrigatória das emissões de dióxido de carbono (co2) no sector automóvel para 120 gramas por quilómetro, até 2012.
esta medida prevê uma redução de 40 gramas por quilómetro em relação à média actual, de 160 gramas por quilómetro, e estipula que as medidas serão obrigatórias para a indústria automóvel.
ainda no âmbito dos esforços para reduzir as emissões europeias, a ue reviu, na semana passada, os níveis de qualidade dos combustíveis, no sentido de uma maior eficiência.
“esta estratégia é a abordagem mais ambiciosa de sempre no sentido de uma economia menos dependente dos combustíveis fósseis, algo que é vital para evitar as alterações climáticas”, comentou hoje o presidente da comissão, josé manuel durão barroso.
durão barroso salientou que esta medida “vai exigir esforços de todos os sectores, mas vai também possibilitar oportunidades para os fabricantes de automóveis da união europeia”.
“automóveis mais limpos, mais eficientes e acessíveis vão ajudar a reduzir [as emissões de] dióxido de carbono na união europeia, ajudar-nos a cumprir as metas de quioto, poupar energia e incentivar a inovação”, comentou stavros dimas, comissário europeu para o ambiente.
“todos os estados membros vão ter de implementar as medidas necessárias e incentivar mais a compra de automóveis eficientes e desencorajar a ineficiência dos combustíveis”, acrescentou.
o sector dos transportes é responsável por um quinto dos total de emissões de dióxido de carbono, sendo que as viaturas particulares representam metade desse valor. enquanto que os 25 estados membros reduziram o total de emissões de gases com efeito de estufa em quase cinco por cento, entre 1990 e 2004, as emissões de dióxido de carbono do transporte rodoviário aumentaram 26 por cento no mesmo período.
redução voluntária de emissões não foi suficiente
a estratégia actual da ue para a redução de emissões de dióxido de carbono nos automóveis é baseada em compromissos voluntários assumidos pela indústria automóvel, pela informação aos consumidores e medidas fiscais que incentivem a compra de carros mais eficientes ao nível do consumo de combustível.
no âmbito destes compromissos, os fabricantes europeus de automóveis assumiram que iriam reduzir as emissões dos novos carros para 140 gramas de dióxido de carbono por quilómetro, em 2008, enquanto os japoneses e os coreanos tinham como meta 2009.
contudo, a estratégia teve apenas um progresso limitado. de 1995 a 2004, as emissões dos novos veículos vendidos na união europeia a 15 baixaram apenas de 186 gramas para 163.
a revisão da estratégia pela comissão concluiu que estes compromissos voluntários não resultaram e que a meta dos 120 gramas não seria possível sem outras medidas.
a comissão europeia vai agora aguardar a resposta do parlamento europeu e do conselho de ministros à sua proposta."
in http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1284964
07.02.2007 - 12h05 lusa, publico.pt
a comissão europeia propôs hoje a redução obrigatória das emissões de dióxido de carbono (co2) no sector automóvel para 120 gramas por quilómetro, até 2012.
esta medida prevê uma redução de 40 gramas por quilómetro em relação à média actual, de 160 gramas por quilómetro, e estipula que as medidas serão obrigatórias para a indústria automóvel.
ainda no âmbito dos esforços para reduzir as emissões europeias, a ue reviu, na semana passada, os níveis de qualidade dos combustíveis, no sentido de uma maior eficiência.
“esta estratégia é a abordagem mais ambiciosa de sempre no sentido de uma economia menos dependente dos combustíveis fósseis, algo que é vital para evitar as alterações climáticas”, comentou hoje o presidente da comissão, josé manuel durão barroso.
durão barroso salientou que esta medida “vai exigir esforços de todos os sectores, mas vai também possibilitar oportunidades para os fabricantes de automóveis da união europeia”.
“automóveis mais limpos, mais eficientes e acessíveis vão ajudar a reduzir [as emissões de] dióxido de carbono na união europeia, ajudar-nos a cumprir as metas de quioto, poupar energia e incentivar a inovação”, comentou stavros dimas, comissário europeu para o ambiente.
“todos os estados membros vão ter de implementar as medidas necessárias e incentivar mais a compra de automóveis eficientes e desencorajar a ineficiência dos combustíveis”, acrescentou.
o sector dos transportes é responsável por um quinto dos total de emissões de dióxido de carbono, sendo que as viaturas particulares representam metade desse valor. enquanto que os 25 estados membros reduziram o total de emissões de gases com efeito de estufa em quase cinco por cento, entre 1990 e 2004, as emissões de dióxido de carbono do transporte rodoviário aumentaram 26 por cento no mesmo período.
redução voluntária de emissões não foi suficiente
a estratégia actual da ue para a redução de emissões de dióxido de carbono nos automóveis é baseada em compromissos voluntários assumidos pela indústria automóvel, pela informação aos consumidores e medidas fiscais que incentivem a compra de carros mais eficientes ao nível do consumo de combustível.
no âmbito destes compromissos, os fabricantes europeus de automóveis assumiram que iriam reduzir as emissões dos novos carros para 140 gramas de dióxido de carbono por quilómetro, em 2008, enquanto os japoneses e os coreanos tinham como meta 2009.
contudo, a estratégia teve apenas um progresso limitado. de 1995 a 2004, as emissões dos novos veículos vendidos na união europeia a 15 baixaram apenas de 186 gramas para 163.
a revisão da estratégia pela comissão concluiu que estes compromissos voluntários não resultaram e que a meta dos 120 gramas não seria possível sem outras medidas.
a comissão europeia vai agora aguardar a resposta do parlamento europeu e do conselho de ministros à sua proposta."
in http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1284964
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quando falo em catalizadores não me refiro ao tipo de catalizador que mencionou. poderia-se criar um catalizador em que se cria uma carbonização dos óxidos de carbono ou seja passar o carbono na forma de co e co2 para carbono c sólido, necessitando de um tanque o qual deveria ser despejado de tempos a tempos... é apenas uma ideia
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záznamy mezinárodní energetické agentury ukazují, že emise kysličníku uhličitého ze spalování pevných paliv vzrostl v usa mezi lety 2000 až 2004 o 1,7 procenta, zatímco v evropské unii se tato úroveň zvýšila o celých pět procent.
encontrei esta notícia, de 12/02/2007, que me chamou atenção e por isso traduzo:
os registos da agência internacional de energia demonstram, que as emisões do co2 provenientes da queima dos combustíveis fósseis aumentou nos eua entre 2000 e 2004 em 1,7%, enquanto na eu aumentou 5%.
parece que os eua, embora não assinaram o acordo de quioto, levam a questão do ambiente mais a sério que ue, que o assinou. é estranho que não se ouve nada por aqui.
encontrei esta notícia, de 12/02/2007, que me chamou atenção e por isso traduzo:
os registos da agência internacional de energia demonstram, que as emisões do co2 provenientes da queima dos combustíveis fósseis aumentou nos eua entre 2000 e 2004 em 1,7%, enquanto na eu aumentou 5%.
parece que os eua, embora não assinaram o acordo de quioto, levam a questão do ambiente mais a sério que ue, que o assinou. é estranho que não se ouve nada por aqui.
Um abraço
Hynek
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podes confirmar aqui:orbis Escreveu:todas as notícias dizem o contrário dessa.
http://globalchange.gov/help/ask-doctor-form.html
Um abraço
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pois, mas o aumento na europa deve-se ao crescimento de alguns países a sul e leste. portugal, embora seja um pequeno produtor, cresceu mais do que devia, mas a cilindrada média de um automóvel alemão deve ser 2x superior ao de um português produzindo portanto mais co2. é tudo muito relativo, mas os americanos com as suas edge cities, que se estendem por milhares de hectares de vivendas unifamiliares com aquecimento central, e que tornam insustentável um sistema de transportes públicos suburbanos e ainda por cima usam veículos grandes, pesados e de elevada cilindrada em estradas de 5 faixas engarrafadas, levam um modo de vida totalmente insustentável. e o preço do galão de gasolina, a quanto está hoje?
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mas afinal o que é importante, fazer ou fazer de conta.
uma mudança radical não se faz de um dia para outro. ue, uma vez comprometida, devia fazer mais esforço e, quando não consegue, não tentar passar mensagens erradas. isto não está correcto.
uma mudança radical não se faz de um dia para outro. ue, uma vez comprometida, devia fazer mais esforço e, quando não consegue, não tentar passar mensagens erradas. isto não está correcto.
Um abraço
Hynek
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a ue podia até aumentar mais percentagem, que no total não atingia os valores dos eua. se lá só se aumentou 1% significa que a economia deles parou um bocado. mas esse 1% provavelmente não se compara aos 5%, em valores totais, de toneladas de co2, digo eu..
a maior parte dos países desenvolvidos da ue toma medidas para prevenir a emissão de co2 (circulação de veículos com mínimo de 2 passageiros, circulação alternada consoante a matricula, etc). nos eua nunca ouvi falar de medidas deste tipo..
a maior parte dos países desenvolvidos da ue toma medidas para prevenir a emissão de co2 (circulação de veículos com mínimo de 2 passageiros, circulação alternada consoante a matricula, etc). nos eua nunca ouvi falar de medidas deste tipo..
3º sócio novaenergia
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então procura outras fontes e prova que não é verdade. gostava de ver uma fonte independente. de certeza que tens essas fontes e não só fonte tipo "ouvi dizer" ou "li algures".orbis Escreveu:não sei se repararam que o site em questão tem domínio gov, sendo portanto da responsabilidade do governo americano.
mantenho o que disse no último post.
se quiseres verificar no da ue ou outras entidades oficiais, vais deparar com um preço de 120 € por um ficheiro em pdf.
encontrei aquela fonte e apresentei por ser de livre acesso.
entendo que, para algumas pessoas, é mais fácil manter as verdades convenientes. é tão cómodo.
Um abraço
Hynek
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não te enerves.
não te vou fazer a vontade de procurar outras fontes porque infelizmente agora não tenho tempo. mas isso não invalida aquilo que eu disse de a fonte não ser independente.
e mesmo que seja verdade, vejamos estamos a falar do quê? da união europeia a 15, a 25 ou a 27? temos hoje muitos países na união europeia que só podem aumentar as emissões, mas isso não é assim tão grave. por outro lado, os estados unidos que sozinhos consomem 25% da energia mundial (300 000 de pessoas), não precisam de fazer grande coisa para reduzir. basta desperdiçarem um pouco menos.
não te vou fazer a vontade de procurar outras fontes porque infelizmente agora não tenho tempo. mas isso não invalida aquilo que eu disse de a fonte não ser independente.
e mesmo que seja verdade, vejamos estamos a falar do quê? da união europeia a 15, a 25 ou a 27? temos hoje muitos países na união europeia que só podem aumentar as emissões, mas isso não é assim tão grave. por outro lado, os estados unidos que sozinhos consomem 25% da energia mundial (300 000 de pessoas), não precisam de fazer grande coisa para reduzir. basta desperdiçarem um pouco menos.