Bomba de Calor vs Termo acumulador híbrido

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
SS1128
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jul 31, 2018 9:45 am

Bomba de Calor vs Termo acumulador híbrido

Mensagem por SS1128 »

Bom dia a todos,

Precisava aqui de uma ajuda dado que estou confuso relativamente ao tipo de AQS usar na moradia que estou a remodelar.

90% posto de parte está o esquentador. Sempre usei até hoje e não tenho qualquer problema com isso, mas já que tudo o resto será eléctrico, aproveito e evito ter gás em casa (os tubos de cobre ficarão lá de qualquer forma como prevenção). De salientar que não tenho gás natural, pelo que teria de ser com a tradicional botija.

Até ontem estava firme na opção da bomba de calor Ariston Nuos Evo de 110L, entretanto tomei conhecimento de um novo produto (Lydos Hybrid) que eles têm, a que chamam de “Termoacumulador Híbrido”.

Já vi os detalhes técnicos da coisa e é em tudo idêntico à Nuos Evo, mas “scaled down”..

São 100L vs 110L, a parte de bomba de calor só tem 190W de potência nominal vs 250W, precisando em modo “Green” (100% BC) de 12h para aquecer os 100L (vs 6:30 da outra – a 20ºC), só funciona até aos 10ºC vs -5ºC da Nuos, e tem apenas 23mm de isolamento vs 41 da Nuos.

É claramente um produto inferior, no entanto, o preço também o é…e bem.

A Nuos ronda os 1200€ e este Lydos os 650€…

De acordo com a etiqueta energética (vale o q vale) a Nuos gastará 459kW/ano e o Lydos 652kW/ano.

Estamos a falar de uma diferença de cerca de 38€ ano (inc. IVA)..ou seja, cerca de 15 anos para recuperar a diferença entre ambos..

Torna-se complicado decidir isto..

Qual acham sem o melhor preço/eficiência?

Obrigado!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bomba de Calor vs Termo acumulador híbrido

Mensagem por serges »

Bem vindo antes de mais, se possivel seria importante apresentar se na area das apresnetações.

Quanto a situação vamos aguardar possiveis esclarecimentos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bomba de Calor vs Termo acumulador híbrido

Mensagem por jmlflorencio »

Boas. Não esquecer a apresentação ;-)

Quanto à questão, um outro utilizador referiu uma promoção da EDP em que a bomba de calor da Ariston fica ao preço da mais barata... Creio que isso resolve a dúvida, não? ;-)

Não esquecer é que esses equipamentos não são silenciosos, parecem-se mais com um frigorífico (quando está a refrigerar).

Força nisso!


Autor do tópico
SS1128
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jul 31, 2018 9:45 am

Re: Bomba de Calor vs Termo acumulador híbrido

Mensagem por SS1128 »

Boa tarde,
Sim, mal esteja no PC trato de fazer a apresentação :)

Relativamente à promoção, não cumpro os critérios dado não ter nenhum termo acumulador instalado..:x já teve, mas foi roubado enquanto a casa esteve fechada...

Podia comprar um usado barato e candidatar-me, mas isso é ser 'chico esperto' xD


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Bomba de Calor vs Termo acumulador híbrido

Mensagem por pedrosilva »

Se até já tiveste não vejo problema nisso. Chicos espertos é o que não falta na EDP a começar pelo topo.


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Bomba de Calor vs Termo acumulador híbrido

Mensagem por Biod »

SS1128 Escreveu: terça jul 31, 2018 3:30 pm Boa tarde,
Sim, mal esteja no PC trato de fazer a apresentação :)

Relativamente à promoção, não cumpro os critérios dado não ter nenhum termo acumulador instalado..:x já teve, mas foi roubado enquanto a casa esteve fechada...

Podia comprar um usado barato e candidatar-me, mas isso é ser 'chico esperto' xD
eu perguntei na linha da edp e disseram que podia. o requisito era entregar 1 para abate

Responder

Voltar para “Geral”