Lâmpadas incandescentes vão «pagar imposto»

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Lâmpadas incandescentes vão «pagar imposto»

Mensagem por EnergiaDiesel »

"o governo vai aprovar amanhã em conselho de ministros uma medida para incentivar o consumo de lâmpadas de baixo consumo.

lâmpadas que, como disse o primeiro-ministro no debate mensal no parlamento, gastam menos energia e duram mais tempo.

em troca, serão «penalizadas as lâmpadas incandescentes, que duram menos tempo e gastam 80% mais energia», acrescentou josé sócrates.

num debate subordinado ao tema das alterações climáticas, esta é mais uma medida, a juntar às alterações na fiscalidade automóvel."


a medida é correcta mas de caminho o 1º ministro devia tb fazer pressão para as companhias que fabricam estas lâmpadas baixarem os preços das mesmas pq actualmente a procura é superior á oferta ou então fazemos como os chineses copia-se o produto e troca-se o rótulo/etiqueta no fim

assim esta medida apesar de ter boa base mais parece mais umaataque" da companhia impostos.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

de facto estou de acordo que o caminho a seguir seja o de usar lampadas cada vez mais económicas, mas a verdade é que se não pago na conta da electricidade pago na conta da loja das lampadas. quero eu dizer com isto que, há lampadas realmente boas e outras nem por isso. comprei duas lampadas philips (fluorescente compacta, que substituiem as de incandescência), que me custaram quase nove euros cada e duraram cerca de dois meses cada uma. agora só compro na loja do chinês, tenho algumas a funcionar à dois anos e estão sempre a bombar. custaram 1,5 euros cada.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

se as lampadas economicas forem acesas muitas vezes por dia e durante pouco tempo mais vale ter as tradicionais...
Última edição por Ferra em terça mar 13, 2007 9:14 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

red, se as lampadas se foram em dois meses, das duas uma: ou não tens fio de terra na tua instalação eléctrica, ou passavas os dias a brincar com o interruptor...
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

bem, na verdade penso que as lampadas daquela série deviam ter algum problema ou assim por depois foram substituidas por outras que já tem varios meses de funcionamento e nunca mais tive problemas.
já agora estou de acordo que a vida média destas lampadas fica muito curta se forem usadas em locais onde sejam ligadas e desligadas muitas vezes por dia.
em relação à ligação de terra de facto não afecta de modo algum o desempenho ou a duração da lampada pois apenas existe para "aterrar" o chassi do candeeiro, lustre ou armaduras metalicas para segurança de quem toca nestas partes.

obrigado pelo reparo.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

claro que pode ser defeito de série... eu em casa tenho todas de economia que comprei em promoção numa grande superficie mas a razão é outra. usar uma ups. como eram todas de 11w passei pelos chineses e comprei uma mais potente (21w??)... o que é um facto é que esta supostamente devia dar mais luz e isso não acontece, muito pelo contrario, até dá menos. acho que é mesmo uma questão de sorte...

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

red baron Escreveu:em relação à ligação de terra de facto não afecta de modo algum o desempenho ou a duração da lampada pois apenas existe para "aterrar" o chassi do candeeiro, lustre ou armaduras metalicas para segurança de quem toca nestas partes.
não concordo.. apesar de não ser electricista, acredito que uma instalação eléctrica sem fio de terra tem uma corrente muito mais instável.. dois exemplos práticos: aqui em casa antes não tinha ligação de terra e o candeeiro na sala estava constantemente a queimar lâmpadas.. desde que levou fio de terra isso deixou de acontecer.

outro exemplo é o computador, antes de ter fio de terra na tomada, andava sempre a queimar peças (vá lá que nunca foi placa principal), depois do fio de terra, problemas desse tipo deixaram de acontecer.. e eu deixei de levar esticões, de cada vez que tocava na caixa e estava descalço..

relativamente às coisas do chinês, quando é que aprendem??
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas,

a capacidade que o nosso governo tem de fazer as coisas ao contrário não deixa de me surpreender.

então em vez de estimular a venda de soluções económicas e ecológicas através de benificios fiscais e educação ecológica da população, preferindo aumentar a carga de impostos de um produto tradicional não lembra a ninguém excepto a eles mesmo.

a comparação obvia que tenho é e se eles se lembrassem de em vez de bonificar os hibribros taxar os carros normais de forma a ficarem tão ou mais caros que estes?

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

acredito que uma instalação eléctrica sem fio de terra tem uma corrente muito mais instável..
sem dúvida escalavardo

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

e as lâmpadas de led?
só encontro à venda no ebay e por preços proibitivos. pelo menos podem ser ligadas e desligadas frequentemente que isso não afecta a sua duração.
gostaria que alguém me explicasse por que é que o fio de terra melhora a qualidade da corrente. que eu saiba serve apenas para descarregar cargas indesejáveis para a terra.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

lá está.. se descarrega cargas indesejáveis para a terra, automaticamente evita que passem pelos aparelhos eléctricos, e por conseguinte, a corrente eléctrica fica mais estável.

quanto aos leds, tenho comprado isso a preços bastante acessíveis (não sei se compras lanternas de leds, ou compras leds a vulso, como eu..)
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

estou a falar de lâmpadas para ligar a 220 volts. a descarga para a terra das cargas, penso eu, é para evitar choques eléctricos nos operadores ou seja por questões de segurança, não de melhorar a corrente. portanto, continuo com a dúvida.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

o fio terra serve para desviar cargas electricas dos chassis dos equipamentos eléctricos. estas aparecem nos chassis de diversas formas. fios descarnados, indutancias electricidade estática... funciona segundo o principio de que a electricidade segue o caminho mais facil, ou seja, como apresenta menos resistencia que o corpo humano ela dissipa-se pelo fio. como se encontra sempre ligado á terra por um piquete há sempre um caminho de fuga para a corrente que eventualmente se pode acumular.
quando passar pela leiritrónica pergunto pelas lampadas led a 220 volts. se esta casa não tiver deve ser dificil encontrar noutro lado.
espero ter ajudado.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

obrigado. pois essa explicação sobre o funcionamento do fio de terra conhecia eu. o que desconheço é como isso pode melhorar a qualidade da corrente. gosto sempre de perceber o princípio de funcionamento das coisas.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

o facto de o candeeiro deixar de queimar lampadas depois de ter recebido o fio terra pode ter a ver com o facto de o electricista ter renovado os contactos entre os fios neutro e fase com o casquilho da lampada. desta forma pode ter eliminado resistencias electricas que poderiam estar a provocar danos nas lampadas. no computador o facto de passar a ter fio de terra fez com que a electicidade estática (muito comum e perigosa nos computadores pois são mt sensiveis) deixasse de se acomular. o mesmo com a electricidade gerada por indutancias (devido ao facto de o computador possuir bobines). em 220 volts o fio de terra não estabiliza em nada a corrente (fase).
quando falamos de correntes de baixa tensão o caso muda de figura. por exemplo: quando temos um cabo comprido por onde vão passar dados (por exemplo para o monitor, impressoras, discos externos...) esses dados na realidade são impulsos eléctricos onde se varia a tensão (volts) e a intensidade (ampéres). o facto deste fio estar proximo de outro por onde passa corrente alterna pode por indutancia, introduzir ruido parasita no cabo de dados (já devem ter ouvido um transformador a fazer um zumbido. isto deve-se ao facto de a corrente alterna presente no mesmo estar a ionizar o ar que o circunda criando pequenas ondas no ar que se tornam audiveis ). uma maneira de evitar que isto aconteça é guarnecer os fios com uma pelicula semelhante ao papel de aluminio das cozinhas ligado á terra. desta forma essas tensões parasitas ao entrarem no fio apanham esse revestimento e seguem para a terra não se indo introduzir nos fios principais do cabo. (experimentem a desmontar um intercomunicador) neste caso indirectamente, o fio terra ajuda a estabilizar a corrente. indirectamente porque ele previne que se degrade a qualidade da corrente que passa nos fios principais. directamente não conheço nenhuma forma em que o fio terra vá produzir beneficios.
espro ter ajudado.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

no fundo estiveste a explicar como se faz a blindagem de um cabo. o ruído dos transformadores acontece realmente quando eles ionizam o ar, nomeadamente o oxigénio é transformado em ozono.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

foi mais a tentar explicar a função da blindagem e o seu relacionamento com a "estabilização" da corrente em baixas tensões...

Responder

Voltar para “Geral”