A realidade

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

A realidade

Mensagem por HLopes »

Imagem


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

qual?
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Será isto??

Mensagem por luimio »

penso que era isto que queria mostrar:
Imagem


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

bem eu vi essa imagem..... só não sei que realidade é essa...umas casa??? uns terrenos mais negros???
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

hlopes.

podes explicar p/f qual o objectivo deste tópico?
se é que se pode chamar a isto um tópico!


cumprimentos


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

posso pois. essa casa é, na realidade, uma das centenas de porcuárias que existem no meu concelho. os terrenos mais pretos são, claro está, lagoas de mer** de porco. se tivesse existido algum bom senso, há muito que teria sido criada uma cooperativa onde esses lagos, ao invés de libertarem os gases para a atmosfera (contribuindo assim para o cheiro típico da minha região), teriam um biodigestor comum do qual se poderiam tirar dividendos (biogás, como lhe chamam).


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

bem...
pode-se dizer que existe mer** que dá para ver do espaço em portugal!


com tanta quantidade de excrementos dos suinos, dava muito bem para construir uma central de biogás.
poderia ser de investimento privado ou público.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

nunca pensei que houvesse disto junto da serra dos candeeiros.


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

orbis, se pensavas assim vais ficar com o queixo no chão com esta foto

http://bp0.blogger.com/_2djmrafknlm/rke ... smerda.jpg

epá digam aqui como é que eu meto uma imagem como deve ser que isto assim é foleiro...

digam lá que isto não é criminoso! enquanto andava ás voltas com este post encontrei mais 3!
nesses 16 km2 de área há até ao momento 27 (!) porcuárias.

acho que era interessante fazer levantamentos deste tipo, que poderão vir a revelarem-se bastante úteis...

se houver por aí mais alguém que use o google earth, que mande uma apitadela. não sei, criar um tópico (ou uma secção do forum para partilhar localizações relevantes do ponto de vista das energias renováveis (etar's, porcuárias e afins).

props pó pessoal

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

mesmo junto a um parque natural. portugal no seu melhor.


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

pá, eu que não percebo nada disto, acho que o melhor seria mesmo criar pelo - 3 cooperativas agropecuárias (norte,centro,sul) onde se alugaria o espaço da pecuária a produtores independentes que quisessem criar porcos & afins, com a respectiva valoração energética do biogás (ou mesmo ligação à rede de gás natural, através da dessulfitagem e outro processo qq que não me lembro agora), mas como isto não é assim temos de esperar até que alguém com $$$$ se lembre de tal coisa.

palpitem praí.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

hlopes Escreveu:posso pois. essa casa é, na realidade, uma das centenas de porcuárias que existem no meu concelho. os terrenos mais pretos são, claro está, lagoas de mer** de porco. se tivesse existido algum bom senso, há muito que teria sido criada uma cooperativa onde esses lagos, ao invés de libertarem os gases para a atmosfera (contribuindo assim para o cheiro típico da minha região), teriam um biodigestor comum do qual se poderiam tirar dividendos (biogás, como lhe chamam).
boas!
sou um defensor da natureza e preocupado com o rumo que este planeta leva mas não sou fundamentalista, não tenho nenhuma pecuaria e infelizmente tenho algumas relativamente perto de casa e em relação as pecuarias nomeadamente dos suinos não é assim tão facil como dizem, pois conheço um biodigestor na madeira de uma empresa que cria porcos eles tiveram muitas dificuldades em por o biodigestor a funcionar e agora funciona porque conseguiram arranjar restos de peixe, residuos de uma fabrica de queijos e restos de frutas e legumes e segundo o tecnico responsavel mesmo a vender electricidade a edp e a aproveitar o calor produzido para aquecer a suinicultura o biodigestor não é rentavel só o manteem porque é uma empresa muito grande de distribuição e por uma questão ambiental é que a manteem a funcionar.
nomeadamente conheço outra em alpiarça que pertencia a uma cooperativa de produtores de suinos que segundo informação que tenho nunca funcionou como deve de ser, nem os "tecnicos" que fizeram o projecto e instalaram alguma vez a conseguiram por a funcionar a 100% daí o biodigestor ter sido desmanchado e vendido, porque uma coisa é a teoria e outra é depois a pratica.
penso que ainda ha um longo caminho a ser percorrido e que já deveria ter começado a mais tempo e depois ha-de haver por aí muita gente a ganhar€€€€ sem perceber nada disto, e quem diz do biogaz digo de todas as energias alternativas.
mas esperemos por melhores dias.
cumprimentos
alexandre


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

concordo plenamente, mas não desanimemos com os fracassos. vamos lutar por mudar as coisas. se os outros conseguem...

esse biodigestor tinha sistema de control aquecimento de temperaturas?

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s01 ... ci_arttext
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

fry Escreveu:concordo plenamente, mas não desanimemos com os fracassos. vamos lutar por mudar as coisas. se os outros conseguem...

esse biodigestor tinha sistema de control aquecimento de temperaturas?

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s01 ... ci_arttext
boas

concordo contigo que não devemos desanimar nem desistir só que as coisas não são tão lineares e nem tão facil e os custos de instalação são demasiados elevados (alguem anda a ganhar mais do que devia) porque agora está na "moda" a ecologia e daí alguns (muitos) se aproveitarem para ganhar muito.
ainda tenho esperança de ter um.
em relação ao biodigestor de alpiarça tinha aquecimento atraves de serpentinas colocadas no seu interior.
inclusivamente ha um folheto da direcção geral de energia sobre todo o estudo e montagem desse biodigestor que foi montada em 1993 e que custou na altura 9765 contos e que deveria ter sido amortizado em 4 anos, só que........pelo que parece nunca funcionou.
segundo a opinião de alguns que não sendo tecnicos são capaz de saber mais, dizem que o estrume das suiniculturas é de dificil produção de biogas porque tem muita agua e tem pouco poder calorifico, daí que se devem misturar outros produtos para a produção de biogas.
só que claro isso começa a ter custos ter que transportar outros produtos de outras localidades para o biodigestor daí começar a não ser viavel economicamente mas sim ambientalmente e socialmente só que ......
quem é que quer investir dinheiro a longo prazo e com a possibilidade de não o reaver??!!.

cumprimentos
alexandre

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

isso é tudo uma questão de ter vontade de rentabilizar o projecto ou não.. há montes de produtores de matéria orgânica que podem complementar a produzida nas suiniculturas.. já agora, o que tem o poder calorifico dos dejectos dos porcos a ver com a produção de biogás??

conheço um projecto ali para os lados de óbidos que até o composto vendem depois de passar pelo biodigestor (após passar por processo de compostagem).

normalmente os aterros são grandes interessados nesse tipo de equipamentos, pois sempre podem lá colocar matéria orgânica.

é como digo, é tudo uma questão de saber rentabilizar as coisas.. e isso do biodigestor não arrancar e não funcionar correctamente, é porque normalmente quem os compra acha que é só depois necessário mandar m#rd* lá para dentro e aquilo funciona..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
Localização: Lisboa

Mensagem por xptosempre »

é como digo, é tudo uma questão de saber rentabilizar as coisas.. e isso do biodigestor não arrancar e não funcionar correctamente, é porque normalmente quem os compra acha que é só depois necessário mandar m#rd* lá para dentro e aquilo funciona..

português é mesmo assim


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

escalavardo Escreveu:isso é tudo uma questão de ter vontade de rentabilizar o projecto ou não.. há montes de produtores de matéria orgânica que podem complementar a produzida nas suiniculturas.. já agora, o que tem o poder calorifico dos dejectos dos porcos a ver com a produção de biogás??

conheço um projecto ali para os lados de óbidos que até o composto vendem depois de passar pelo biodigestor (após passar por processo de compostagem).

normalmente os aterros são grandes interessados nesse tipo de equipamentos, pois sempre podem lá colocar matéria orgânica.

é como digo, é tudo uma questão de saber rentabilizar as coisas.. e isso do biodigestor não arrancar e não funcionar correctamente, é porque normalmente quem os compra acha que é só depois necessário mandar m#rd* lá para dentro e aquilo funciona..
boas!

há na verdade muitos produtores de materia organica só que alguns vendem-te o estrume e é mais um custo noutros tens que o ir buscar a varios km`s e tens que pagar o transporte ou se não o pagas directamente pagas indirectamente no custo do combustivel, pneus desgaste de matrial o que se torna muitas vezes inviavel. em relação ao poder calorifico e a quantidade de agua no estrume de suino tem a haver com a dimensão do digestor e do reservatorio que têm que ser maiores logo mais caro, na verdade na madeira a materia que sai do biodigestor é aplicado numa criação de minhocas ao qual têm que acrescentar papel por causa dos dejectos terem pouca celulose e muita proteina para as minhocas o poderem comer e depois vendem o humus mas mesmo assim dizem que não é rentavel não te esqueças que estamos a falar numa empresa e que tem que pagar a mão de obra.
em relação ao de alpiarça não será tanto assim porque os tecnicos que o instalaram nunca o conseguiram por a funcionar a 100%, não é só como dizes deitar a mer... lá para dentro, e esperar que aquilo funcione porque o projecto tinha assistencia técnica.
sei que há muitos biodigestores a funcionar nomeadamente na india, e no brasil nas zonas rurais para consumo proprio que são coisas pequenas que produzem gas para a cozinha, e iluminação e que são viaveis lá, para já porque não têm alternativa, só que tu aqui não deverias querer ser iluminado por candieiros a gas e isto para não falar no cheiro que é libertado quando o gas é queimado.
por isso acho que realmente será viavel para quem tenha materia organica ou que esteja muito perto dela e que queira ter algum trabalho e dinheiro para investir a longo prazo. (no brasil ha uma empresa que faz biodigestores pequenos, já entrei em contacto com eles só que nunca me mandaram os preços).
esperemos por melhores dias!

cumprimentos
alexandre

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

continuo sem entender o papel do poder calorífico dos dejectos dos porcos.. o que acho que querer dizer é o teor em matéria orgânica. e aí sim, o dimensionamento do biodigestor está dependente desse facto.

quanto ao facto de teres custos com o transporte da matéria orgânica, é bem verdade.. mas não te esqueças que o composto não é a única forma de rentabilizar um biodigestor.. tens o biogás de onde podes retirar o metano e alguma percentagem de hidrogénio (claro que isso já nos leva a outras discussões), tens a criação de minhocas (que podem ser vendidas também para muitos sectores)

mas o que quero dizer é que podes valorizar esse biogás num gerador e vender a electricidade à edp. claro que tudo o que vais tirar de um biodigestor tem uma margem de lucro pequena, que só se torna viável economicamente a partir de uma determinada dimensão. por isso essa ideia de biodigestores pequenos, apenas para autoconsumo nunca poderá ser rentável.

queres um bom biodigestor? arranja um garrafão de água de 5 litros, coloca lá matéria orgânica, cobre com água e arranja um balão para servir de tampa.. vais ver que ao fim de 6 meses o balão já cresceu e já está cheio de biogás..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
Localização: Lisboa

Mensagem por xptosempre »

ola escalavardo, sabes-me dizer qual o gaz libertado da fermentação do vinho?

um abraço
david


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

escalavardo Escreveu:continuo sem entender o papel do poder calorífico dos dejectos dos porcos.. o que acho que querer dizer é o teor em matéria orgânica. e aí sim, o dimensionamento do biodigestor está dependente desse facto.

quanto ao facto de teres custos com o transporte da matéria orgânica, é bem verdade.. mas não te esqueças que o composto não é a única forma de rentabilizar um biodigestor.. tens o biogás de onde podes retirar o metano e alguma percentagem de hidrogénio (claro que isso já nos leva a outras discussões), tens a criação de minhocas (que podem ser vendidas também para muitos sectores)

mas o que quero dizer é que podes valorizar esse biogás num gerador e vender a electricidade à edp. claro que tudo o que vais tirar de um biodigestor tem uma margem de lucro pequena, que só se torna viável economicamente a partir de uma determinada dimensão. por isso essa ideia de biodigestores pequenos, apenas para autoconsumo nunca poderá ser rentável.

queres um bom biodigestor? arranja um garrafão de água de 5 litros, coloca lá matéria orgânica, cobre com água e arranja um balão para servir de tampa.. vais ver que ao fim de 6 meses o balão já cresceu e já está cheio de biogás..
boas!

na minha opinião os biodigestores só serão rentaveis para autoconsumo, e para locais aonde não existe electricidade, e tenham materia organica perto e aí com um pequeno gerador poderes produzir electricidade apesar dos custos que tudo isso acarreta, é a diferença entre teres electricidade e não teres electricidade, porque o biogas quando sai dos biodigestores não pode ser queimado logo nos motores tem que ser filtrado para ser eliminado o gas sulfídrico e tem que ser pressurizado, no caso de um biodigestor tipo industrial para alem dos custos do transporte da materia organica pois dificilmente teras toda a materia organica de que necessitas no local tens que pagar mão de obra, e os elevados custos do investimento quer em terrenos como nos equipamentos, para alem do baixo valor que a edp paga por kw (estive a ver se ainda encontrava os valores) para alem de que tem escalões conforme o que produzires e as horas em que essa electricidade é injectada na rede e a qualidade dela, pois já fiz um pequeno estudo de rentabilidade para a construção de um biodigestor que utilizaria materia organica de uma etar e de suiniculturas e no final quase só ficava a componente ambiental, por que o economico seria muito reduzido e de elevado risco.
è como quereres produzir electricidade quer atraves de aerogeradores ou paines fotovoltaicos só te compensa se não tiveres electricidade ou por carolise pois com kw a 0,1097€ nunca mais rentabilizas o investimento.
esperemos que estes produtos baixem de preço como as lampadas de baixo consumo que á 15 anos chegavam a custar 2.000$00 como cheguei a comprar e que agora compras nas lojas dos chineses por 1,75€ 350$00,
quase ao preço de uma lampada incandescente com todas as suas vantagens.
e depois o que faço ao gas que esta no balão ao fim de 6 meses.rsrsrsrs

cumprimentos
alexandre

Responder

Voltar para “Geral”