Jerónimo Martins e Martifer aliam-se contra a Galp

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Jerónimo Martins e Martifer aliam-se contra a Galp

Mensagem por Biod »

a parceria entre as duas empresas tem por alvo o negócio dos combustíveis verdes.

a tradição já não é definitivamente o que era. as grandes cadeias de supermercados vão apostar em força na distribuição de biocombustíveis, um negócio actualmente controlado pela galp. os hipermercados preparam-se, assim, para manter o braço de ferro com a maior petrolífera nacional, depois de terem conseguido vencer a batalha dos preços da gasolina e do gasóleo.

primeiro foi o carrefour. agora é a vez da jerónimo martins fechar um acordo com a martifer na área do abastecimento de combustíveis verdes, prevendo a abertura de 70 postos, entre 2007 e 2009, nas unidades feira nova e pingo doce.

o volume estimado de vendas é de 250 milhões de litros por ano. a martifer tem como objectivo atingir vendas de 400 mil metros cúbicos em quatro anos.

para viabilizar o segmento da comercialização e distribuição de biocombustíveis, a martifer criou a prio advanced fuels, entidade que juntamente com a jerónimo martins irá aproveitar as sinergias neste segmento de negócio. a aliança é simples: a prio advanced fuels utilizará um canal privilegiado para a distribuição dos seus produtos nos postos de abastecimento dos supermercados, ao passo que a jerónimo martins aproveitará o conhecimento da prio advanced fuels na construção e gestão dos seus postos de abastecimento.

os postos terão a marca prio express associada à marca da loja e o principal objectivo desta aliança consiste em fornecer um serviço aligeirado, associado a preços mais competitivos nas áreas dos combustíveis tradicionais e na nova geração de biocombustívieis.

esta é, aliás, uma das cinco áreas estratégicas da martifer, cuja admissão de 25% do capital à cotação em bolsa está prevista para o próximo dia 27 de junho.

a empresa tem em marcha a produção de sementes oleaginosas na roménia, onde estão a ser explorados 10 mil hectares de terrenos agrícolas. recentemente assegurou o direito de concessão por 35 anos de outra parcela idêntica, por 5,5 milhões de euros.

as previsões da martifer apontam para a exploração, em 2013, de 60 mil hectares de área cultivada na roménia e 52 mil hectares, no brasil.

no segmento de prensagem de sementes e extracção de óleo, a empresa conta com a valência da produção para também tirar partido do valor acrescentado da venda do óleo vegetal para a indústria de biocombustíveis e de farelo (sub-produto resultante da extracção do óleo das sementes) para a produção de rações para animais.

numa lógica de integração vertical, a martifer quer explorar igualmente a vertente de ‘trading’ e logística, através do aluguer de tanques de armazenagem em aveiro e na roménia.

na área da produção de biodiesel, a martifer está prestes a arrancar com duas fábricas, uma em aveiro e outra na roménia (lehliu), cada uma com uma capacidade de produção de 100 mil toneladas/ano. para o corrente ano estão programadas 50 mil toneladas, em ambas as unidades industriais.


argelina sonatrach cobiça eléctricas europeias
a entrada da sonatrach no capital da edp, onde pretende reforçar de 2,03% para 5%, é apenas o início do avanço da empresa argelina na europa, onde está já em “negociações avançadas” com outros potenciais parceiros, afirmou o administrador financeiro da gasista estatal, numa entrevista à agência lusa, em argel.

ali rezaiguia afirmou que a eléctrica portuguesa foi a primeira empresa europeia na qual a sonatrach tomou uma participação e disse que se trata “apenas de um início”. escusou-se, no entanto, a revelar os nomes das empresas europeias em causa. em abril, a sonatrach fechou um acordo de princípio com a edp na área do gás natural e da produção de electricidade, cujos detalhes serão definidos até ao final deste mês. “a sonatrach já é accionista no estrangeiro, como no perú, por exemplo, mas na europa é efectivamente a primeira vez que entra no capital de uma empresa de energia já constituída”, adiantou, explicando que, em espanha, a argelina criou, de raiz, uma sociedade com a cepsa e a total.

a maior fornecedora de gás natural à península ibérica detém actualmente uma quota de 11% no mercado europeu do gás e tem por objectivo aumentar “rapidamente” as vendas para garantir uma “fatia” de 20%

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 04704.html

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

a vir a acontecer quem ganha é o ambiente e já agora o consumidor upa upa...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Geral”