Recuperar energia de um frigorifico

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Recuperar energia de um frigorifico

Mensagem por Ferra »

sendo eu o feliz possuidor de um frigorifico e de uma arca congeladora vertical e estando encostadas uma á outra lembrei-me de que com o calor emanado pelos motores e respectiva serpentinas (condensadores) podia aquecer água para um termoacomulador. também se pode dar o caso de ser uma ideia sem sentido, mas gostava de saber se alguem já tentou e se é viavel. isto é, com os dois devo ter um consumo de energia de 500 a 600 kw por ano pois são ambos classe a. ora esta energia não é de desprezar... a questão é saber que temperaturas se podem retirar, se é economicamente viavel... enfim se vale mesmo a pena tentar ou se é tempo perdido...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

parece-me tempo perdido. 600 kw/h por ano dá dois kw/h por dia, o que não é desprezável. contudo, tens de ter em consideração que estas máquinas estão equipadas com radiadores cuja finalidade é dissipar o calor para o ambiente circundante. portanto o que tu queres, é evitar isso, ou seja que o calor não seja dissipado mas libertado para a água. terias de remover esse radiador e fazer com que esse calor passasse numa espécie de termoacumulador (cilindro). não me parece nada prático além de te arriscares a lixar o circuito de refrigeração.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

acho que, se resolveres maneira como retirar essa energia, podias aproveitar para pré-aquecer ou aquecer água. a energia dissipada é muito superior à consumida, umas 2 ou 3 vezes. é, de facto, uma bomba de calor.

talvez vale a pena.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

pois, tinha-me esquecido desse pormenor.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

hum parece me uma boa ideia a minha futura sogra tem umas 3 sugadoras de electrcidade a ultima já foi comprada comigo e fomos escolher algo mais caro mas com metade do consumo e com melhor eficiencia!
Última edição por serges em quinta jun 21, 2007 10:12 pm, editado 1 vez no total.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

a ideia consistia em envolver o motor e o inicio do radiador com um tubo tipo serpentina. deste modo transferia-se o calor do ponto quente para a água do tubo e posteriormente é que ia para o termoacomulador. não sei é se a temperatura final atinge algo que seja utilizavel...


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Também tive um sugador....

Mensagem por joaquimdelisboa »

também tive durante muitos anos um sugador de electricidade ( frigorífico) .

e durou...durou sendo aposentado ainda funcionando.

o certo é que a grelha atrás aquecia bastante e eu próprio pensei num sistema como o que descreves de aproveitar o calor do motor...que era bastante. de verão queimava a mão se a colocasse directamente em cima do motor.

a única vantagem que tirava daquele "aquecedor" era que tinha espaço atrás para se colocarem coisas a secar de inverno... calças...sapatos... etc.


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

penso que 60 graus deve estar fora de questão conseguir obter dessa forma, mas se desse 45 já começava a ser interessante...
Última edição por Ferra em sábado jun 23, 2007 3:48 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

no fundo o sr joaquim tera razao essa enrgia calorifica so nao é aproveitada no verao pois no inverno ajuda a temperar a casa assim ja é um aproveitamento mas a ideia ainda de voces juntos ainda vai mais longe e tem algum interesse pois em minha casa tenho um seca toalhas na s.d.b.
que fonciona como um radiador ao mesmo tempo .
o problema é que no verao como ele esta desligado as toalhas estao sensivelmente humidas agora a ideia seria levar o figorifico para a casa de banho e enxugar la as toalhas ou trazer as toalhas para a cozinha é evidente que estou a brincar mas é certo que ha um contraste entre ter no verao uns electrodomesticos a produzir calor outros a produzir frio.
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

so nao é aproveitada no verao pois no inverno ajuda a temperar a casa

caro ventoinhas. infelizmente não é bem assim pq o calor que aparece no condensador veio do interior do frigorifico. ou seja o calor que aparece cá fora está em falta dentro do figorifico (logo não há perdas nem ganhos). o impacto que um frigorifico causa na temperatura ambiente é o que tem a ver com as perdas termicas que envolvem o motor eléctrico (resistencia, atrito). isto pq estamos a falar de algo que se encontra dentro do mesmo espaço. se o condensador estivesse numa divisão e o evaporador (o frigorifico propriamente dito) estivesse noutra, aí sim, já teria o tal impacto de ajudar a temperar a dita divisão.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

a única energia que é adicionada ao sistema é a que se perde sob a forma de calor no motor e no compressor. daí, há quem diga que quanto mais vezes se abre a porta do frigorífico mais se aquece a divisão.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

caro ferra efectivamente em termos tecnicos sobre estas materias o ventoinhas faltara algumas competencias .
imaginemos que a grelha que esta por tras do frigo se a tivessemos por ixemplo numa parede da casa de banho poderiamos aproveitar aquele aquecimento para por um lado secar as humidades e por outro secar as toalhas (por experiencia propia posso afirmar que no verao temos as toalhas sempre humidas (6pessoasem casa) e tambem problemas de humidades nomiadamente a porta que roça ligeiramente no inverno devido ao radiador na casa de banho esse problema nao existe) .
nao querendo entrar em permenores bicudos pois sei que voce tem conhecimentos tecnicos pergunto .
numa divisao pequena bem isolada termicamente a presenca ou ausencia de um frigorifico tem ou nao influencia na temperatura da propia divisao ?
esse calor nao é por acaso a temperatura que iriam armazenar os alimentos se se encontrassem em hambiente atomosferico? mais alguns graus do motor e do atrito etc?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

numa divisao pequena bem isolada termicamente a presenca ou ausencia de um frigorifico tem ou nao influencia na temperatura da propia divisao ?
r: caro ventoinhas, estando isolada termicamente a unica influência que vai causar tem a ver com a energia desperdiçada pelo motor (resistencia electrica e atritos). estamos a falar de valores que rondam talvez os 150watts,e somente 15 minutos numa hora. (idealmente)

mais alguns graus do motor e do atrito etc?
r: certo.

esse calor nao é por acaso a temperatura que iriam armazenar os alimentos se se encontrassem em hambiente atomosferico?
r:è mas repare: esse calor que aparece na parte de trás do frigorifico é retirado de dentro do frigorifico! ora cada vez que abre a porta do frigorifico, juntamente com as perdas por defeciencia de isolamento vai haver fuga de ar frio. (na realidade é entrada de calor mas para tentar simplificar fiquemos por aqui). ora então, se ao abrirmos a porta sai ar frio e na parte de trás está ar quente este misturado vai dar a temperatura ambiente da sala! a diferença surge na tal energia dissipada pelo funcionamento do motor. espero que tenha compreendido.

imaginemos que a grelha que esta por tras do frigo se a tivessemos por ixemplo numa parede da casa de banho poderiamos aproveitar aquele aquecimento para por um lado secar as humidades e por outro secar as toalhas (por experiencia propia posso afirmar que no verao temos as toalhas sempre humidas (6pessoasem casa) e tambem problemas de humidades nomiadamente a porta que roça ligeiramente no inverno devido ao radiador na casa de banho esse problema nao existe)
r:efectivamente pode-se secar toalhas na dita grelha mas repare: ao cobrir a grelha vai interromper o fluxo de ar, logo tornar menos eficaz a dita grelha, o que ia originar um aumento de trabalho do motor. segundo:
por razoes de segurança é proibido, nas casas de banho, electricidade ligada directamente ao quadro. a que é permitida deve estar comutada por um interruptor!


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

temperatura tirada no motor: 39 graus...

Responder

Voltar para “Geral”