jornalismo - para quando uma mudança na qualidade..

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

jornalismo - para quando uma mudança na qualidade..

Mensagem por escalavardo »

- biodiesel: este biocombustível sintético líquido obtém-se a partir de gorduras naturais como azeites de palma, girassol, colza ou soja. também são conhecidos como biogasóleo ou diester. em espanha é possível comprar biodiesel, misturado com combustível fóssil, em mais de 250 gasolineiras. em portugal, também é possível adquirir biodiesel, mas em menor número de postos de abastecimento. durante a guerra colonial, há trinta anos, viaturas pesadas portuguesas berliet-tramagal já utilizavam óleo de palma como combustível, dadas as dificuldades de reabastecimento das zonas mais remotas no interior de angola.

quais bombas de abastecimento de biodiesel em portugal??
3º sócio novaenergia


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

mistério...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

ups, esqueçi de colocar a fonte.. jornal sol/lusa

link:

http://sol.sapo.pt/paginainicial/politi ... t_id=43483
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

pretenderpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo mai 20, 2007 7:28 pm
Localização: lisboa

Mensagem por pretenderpt »

todas as da galp ja e nuito conhecido a historia da galp ha muito andar a misturar biodiesel no gasoleo normal que lhes fica mais barato!!a fabrica fica em alverca e isto ja veio na autohoje (acho eu) a uns tempos...
Clube Skoda Portugal
www.clubeskoda.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

sim, a galp e todas a gasolineiras já fazem isso, misturam até 5% de bd no diesel.. apesar de eu achar que o bd misturado nem chegará a 2%, pois não acredito que haja em portugal tanto bd disponível..

mas a noticia é clara: "em espanha é possível comprar biodiesel, misturado com combustível fóssil, em mais de 250 gasolineiras. em portugal, também é possível adquirir biodiesel, mas em menor número de postos de abastecimento"

dá a entender que existem postos de abastecimento com bd disponível, tal como em espanha, e isso é mentira..!
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

pretenderpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo mai 20, 2007 7:28 pm
Localização: lisboa

Mensagem por pretenderpt »

e tens tb as celebres bombas da carris e dos autocarros do porto que ja tem para consumo proprio,e a galp acho que estava a colocar perto de 30% e não 2%.
Clube Skoda Portugal
www.clubeskoda.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

os postos de abastecimento privados não podem ser considerados!! porque a esses o público em geral não pode aceder..

e onde foste buscar essa noticia dos 30%?? se assim fôr (que não acredito) a galp está a violar claramente a lei, pois só é permitido até 5%..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

pretenderpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo mai 20, 2007 7:28 pm
Localização: lisboa

Mensagem por pretenderpt »

mas saõ esses a que se referem sempre que e para deixar o governo bem.e a noticia acho que vinha numa autohoje ou assim sobre essa historia mas deixa que eu vou procurar se ainda por aqui anda(pode ser que esteja a meter agua nos numeros mas...)
Clube Skoda Portugal
www.clubeskoda.com

Responder

Voltar para “Geral”