Energia das multidões

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Energia das multidões

Mensagem por luimio »

Imagem

as vibrações originadas pela circulação de veiculos pesados, de comboios rápidos ou até os passeios e escadas podem ser capturadas e convertidas em energia para iluminação dos transeuntes ou de edifícios, dizem os engenheiros.

um atelier de arquitectura sedeado em londres está a trabalhar num projecto que visa aproveitar ao máximo a vida das cidades e convertê-la numa fonte renovável de energia.

a directora da facility architects, clair price, afirma que dezenas de milhar de pessoas utilizam as estações de metropolitano ou de autocarro durante as horas de ponta.

”não é necessário ser um génio da matemática para se aperceber que podemos aproveitar essa energia. aliás, podemos até gerar energia de uma fonte poderosa que está a ser desperdiçada.”

a equipa de clair prince é financiada e tecnicamente assistida por diversas organizações.

”a minha primeira reacção quando tomei conhecimento deste projecto foi: wow, isto é fantástico!” diz tony bates, gestor de projectos na firma scott wilson, uma empresa de consultoria e engenharia sedeada no reino unido.

”como engenheiro, posso realmente ver que este é um projecto que pode resultar.”

bates e prince estão no processo de desenvolvimento da ideia conjunta para tornar o projecto um arealidade.

a equipa de arquitectos está a trabalhar com grupos de investigadores universitários de forma a desenvolver, o mais rapidamente possível, dois protótipos aproveitadores de vibrações.

boas vibrações

o primeiro é uma escadaria que contém tecnologia hidráulica e piezoeléctrica nos degraus. a tecnologia captura a energia cinética resultante da utilização da escada e converte-a em corrente eléctrica.

subir escadas requer muita energia, o que significa que existe muita energia para ser aproveitada.

investigadores da universidade de hull esperam desenvolver um sistema que converta pelo menos 50% dos seis a oito watts que cada pessoas gera enquanto caminha.

a corrente eléctrica vai ser armazenada em baterias, que podem fornecer energia para iluminação ou dispositivos electrónicos.

o segundo protótipo é um sistema de iluminação sem fios que utiliza micro geradores com componentes projectados para vibrar à mesma frequência que o ambiente circundante.

a ressonância provoca o movimento de um íman dentro de um enrolamento ou coloca tensão numa estrutura cristalina no interior de um gerador par aproduzir a corrente eléctrica.

díodos emissores de luz (led’s) ligados a tais dispositivos podem ser utilizados para iluminação.

http://www.abc.net.au/science/news/stories/s1672929.htm

Responder

Voltar para “Geral”