Placas de indução

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Placas de indução

Mensagem por Oinq »

e uma botija de gás da pa um mês com esse consumo? nem duas!!!
Cumprimentos
Nuno Leitão


serhumano
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta mai 28, 2009 1:20 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por serhumano »



Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

esses 7000w são potência máxima, incluindo modos "turbo". mas nesse modo a minha placa aquece 1 litro de água em menos de 2 minutos.
em utilização normal, penso que com os 4 ligados não chega nem a metade disso.

a minha placa é de 7 ou 8 kw. raramente a ligo no máximo. aliás, aquilo tem de 1 a 9, com niveis intermédios até ao 8,5. ainda tem o "p" que é o modo "turbo"
o normal do meu uso (e eu uso bastante) é entre 5 e 7, nunca no máximo. aliás, no máximo, o tal "p" deve gastar mesmo muito, mas é super rápida.

instalei outra no anexo este ano. foi só cortar a bancada (madeira prensada) e deixar lá cair a bicha. ligações eléctricas por baixo e voilá, nada mais a fazer senão cozinhar. a instalação é super simples, desde que se tenha a devida instalação eléctrica (fui eu que fiz). quanto ao trem de cozinha, como já tinha na outra casa já tinha tudo. e não quero outra coisa.

outra dica que dou é investirem num forno. o meu foi caro. custou mais de 800 euros há 4/5 anos. mas foi caro por uma razão... tem limpeza pirolitica. basta ligar o ciclo de limpeza (depois de tirar as grelhas e afins) e limpa-se sozinho. é só preciso tirar as cinzas. mas além disso tem outra grande vantagem. isolamento extra. a porta é vidro triplo, as paredes super isoladas. a porta do forno nunca fica quente, apenas morna, mesmo nos assados mais vigorosos. além disso, é muito rápido a aquece, lento a arrefecer e ainda tem ventilação.
comparado com o forno teka da minha sogra (onde às vezes cozinho porque a mulher gosta pouco de cozinhar e o genro faz-lhe a vontada ) é da idade espacial, em vez da idade da pedra.
a limpeza pirolitica usa-se apenas quando é preciso e o isolamento que tem ajuda a poupar muita energia.

quanto ao lidl, tenho um jarro de aquecer água comprado lá já tem muitos anos e é do aço. trabalha todos os dias e zero problemas.

Avatar do Utilizador

EVFan
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: terça dez 08, 2009 10:10 pm

ainda as Placas de indução

Mensagem por EVFan »

olá
ando há algum tempo para mudar de placa a gás para a placa de indução, estava só à espera que a garrafa de gás desse o fim. aconteceu hoje e decidi que vou comparar. dei a volta pelas lojas e encontrei uma balay por um preço impec. mas ... a placa vem preparada para sistema mono e trifásico. acontece que quando fiz a casa deixei logo duas tomadas na zona da placa para colocar duas fichas para a futura placa elétrica (isto em 95 uma placa de indução era só para o rei da conchichina mas lá ficaram as duas tomadas). bom pensava eu em ligar metade - metade da placa às duas tomadas. acontece que a dita placa (3eb82fxp) tem chantados os neutros e as fases (só usa duas fases) para o caso de uma ligação monofásica (que é o meu caso). ora como a placa tem 7 kw e embora eu tenha 6,9 kva contratados, em cada tomada tenho no máximo 16 a (3,5 kw)! se eu não poder separar para cada tomada o correspondente das fases nunca conseguirei usar mais do que 50% da potência max da placa. na loja não me sabem dizer se eu posso separar as fases, isto é, estive a ver o esquema de ligações e fala apenas no chante monofásico, nada diz se cada zona de aquecimento trabalha em simultâneo com as fases ou se estão separadas!
amanhã vou falar com a assistência mas queria saber se alguém tem respostas para isto: posso ou não separar as fases e ligar a duas tomadas?
obrigado
E Muitos Electrões


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: ainda as Placas de indução

Mensagem por Oinq »

evfan Escreveu:olá
ando há algum tempo para mudar de placa a gás para a placa de indução, estava só à espera que a garrafa de gás desse o fim. aconteceu hoje e decidi que vou comparar. dei a volta pelas lojas e encontrei uma balay por um preço impec. mas ... a placa vem preparada para sistema mono e trifásico. acontece que quando fiz a casa deixei logo duas tomadas na zona da placa para colocar duas fichas para a futura placa elétrica (isto em 95 uma placa de indução era só para o rei da conchichina mas lá ficaram as duas tomadas). bom pensava eu em ligar metade - metade da placa às duas tomadas. acontece que a dita placa (3eb82fxp) tem chantados os neutros e as fases (só usa duas fases) para o caso de uma ligação monofásica (que é o meu caso). ora como a placa tem 7 kw e embora eu tenha 6,9 kva contratados, em cada tomada tenho no máximo 16 a (3,5 kw)! se eu não poder separar para cada tomada o correspondente das fases nunca conseguirei usar mais do que 50% da potência max da placa. na loja não me sabem dizer se eu posso separar as fases, isto é, estive a ver o esquema de ligações e fala apenas no chante monofásico, nada diz se cada zona de aquecimento trabalha em simultâneo com as fases ou se estão separadas!
amanhã vou falar com a assistência mas queria saber se alguém tem respostas para isto: posso ou não separar as fases e ligar a duas tomadas?
obrigado
ora tens 6,9kva contratados, em monofásico são uns 30a. se queres alimentar a placa em pleno, tens de saber se tens 2 tomadas diretas do quadro ou se vai do quadro a uma e dp a outra; isto porque precisas duma linha directa para a placa. segundo a tabela que encontrei na net da general cable, a situação mais desfavorável dá a 3 condutores de 4mm de secção uma intensidade máxima admissível de 34a, e em condutores de 6mm, 43a; se fosse minha casa ia para lá 6mm.

resumindo se tiveres 2 fios diretos do quadro, eu alimentava-os aos 2 e só esses, com um disjuntor de 30 a no quadro e ligava sem tomadas, os 2 condutores, que presumo sejam de 2,5mm de secção. se não tiver 2 tubos directos, tirava esses condutores e colocava lá de 6mm...
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Placas de indução

Mensagem por rocker_pt »

kredo!
com esses consumos quem não usa essas placas sou eu.
se tivesse uma, até a oferecia e ia logo comprar uma de 4 bicos a gas.

mas é apenas a minha opinião.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Placas de indução

Mensagem por Oinq »

aqui a questão é que tem consumos altos, mas por curtos espaços de tempo pois são muito mais eficientes. o gás também gera essas potencias, com um rendimento mais baixo!
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

EVFan
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: terça dez 08, 2009 10:10 pm

Re: ainda as Placas de indução

Mensagem por EVFan »

oinq Escreveu:
evfan Escreveu:olá
ando há algum tempo para mudar de placa a gás para a placa de indução, estava só à espera que a garrafa de gás desse o fim. aconteceu hoje e decidi que vou comparar. dei a volta pelas lojas e encontrei uma balay por um preço impec. mas ... a placa vem preparada para sistema mono e trifásico. acontece que quando fiz a casa deixei logo duas tomadas na zona da placa para colocar duas fichas para a futura placa elétrica (isto em 95 uma placa de indução era só para o rei da conchichina mas lá ficaram as duas tomadas). bom pensava eu em ligar metade - metade da placa às duas tomadas. acontece que a dita placa (3eb82fxp) tem chantados os neutros e as fases (só usa duas fases) para o caso de uma ligação monofásica (que é o meu caso). ora como a placa tem 7 kw e embora eu tenha 6,9 kva contratados, em cada tomada tenho no máximo 16 a (3,5 kw)! se eu não poder separar para cada tomada o correspondente das fases nunca conseguirei usar mais do que 50% da potência max da placa. na loja não me sabem dizer se eu posso separar as fases, isto é, estive a ver o esquema de ligações e fala apenas no chante monofásico, nada diz se cada zona de aquecimento trabalha em simultâneo com as fases ou se estão separadas!
amanhã vou falar com a assistência mas queria saber se alguém tem respostas para isto: posso ou não separar as fases e ligar a duas tomadas?
obrigado
ora tens 6,9kva contratados, em monofásico são uns 30a. se queres alimentar a placa em pleno, tens de saber se tens 2 tomadas diretas do quadro ou se vai do quadro a uma e dp a outra; isto porque precisas duma linha directa para a placa. segundo a tabela que encontrei na net da general cable, a situação mais desfavorável dá a 3 condutores de 4mm de secção uma intensidade máxima admissível de 34a, e em condutores de 6mm, 43a; se fosse minha casa ia para lá 6mm.

resumindo se tiveres 2 fios diretos do quadro, eu alimentava-os aos 2 e só esses, com um disjuntor de 30 a no quadro e ligava sem tomadas, os 2 condutores, que presumo sejam de 2,5mm de secção. se não tiver 2 tubos directos, tirava esses condutores e colocava lá de 6mm...

obrigado é isso mesmo que vou fazer, quanto à toma é só um ponto para ligar e já pensava fazer esse tipo de ligação.
quanto à questão dos consumos que o rocker_pt refere respondeste e muito bem, é uma questão de picos normalmente 13 a devem chegar bem para o dia-a-dia.
na realidade as placas de indução são mais eficientes que o gás e a energia eléctrica enquanto se mantiver a política de tarifas baixas, compensa claramente.
incrível é o facto de o défice tarifário do país andar pelo 2000 k€. défice tarifário esse que pagamos todos via orçamento de estado. pode parecer incrível mas pagamos todas essas avenidas e estradas que ficam iluminadas toda a noite onde só passam uns quantos ruidores. e pagamos também a iluminação das casas que têm o jardim (e por vezes o céu) muito bem iluminado toda a noite.
isso sim é desperdício.
E Muitos Electrões


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: ainda as Placas de indução

Mensagem por Ferra »

EVFan Escreveu:
oinq Escreveu:
evfan Escreveu:olá
ando há algum tempo para mudar de placa a gás para a placa de indução, estava só à espera que a garrafa de gás desse o fim. aconteceu hoje e decidi que vou comparar. dei a volta pelas lojas e encontrei uma balay por um preço impec. mas ... a placa vem preparada para sistema mono e trifásico. acontece que quando fiz a casa deixei logo duas tomadas na zona da placa para colocar duas fichas para a futura placa elétrica (isto em 95 uma placa de indução era só para o rei da conchichina mas lá ficaram as duas tomadas). bom pensava eu em ligar metade - metade da placa às duas tomadas. acontece que a dita placa (3eb82fxp) tem chantados os neutros e as fases (só usa duas fases) para o caso de uma ligação monofásica (que é o meu caso). ora como a placa tem 7 kw e embora eu tenha 6,9 kva contratados, em cada tomada tenho no máximo 16 a (3,5 kw)! se eu não poder separar para cada tomada o correspondente das fases nunca conseguirei usar mais do que 50% da potência max da placa. na loja não me sabem dizer se eu posso separar as fases, isto é, estive a ver o esquema de ligações e fala apenas no chante monofásico, nada diz se cada zona de aquecimento trabalha em simultâneo com as fases ou se estão separadas!
amanhã vou falar com a assistência mas queria saber se alguém tem respostas para isto: posso ou não separar as fases e ligar a duas tomadas?
obrigado
ora tens 6,9kva contratados, em monofásico são uns 30a. se queres alimentar a placa em pleno, tens de saber se tens 2 tomadas diretas do quadro ou se vai do quadro a uma e dp a outra; isto porque precisas duma linha directa para a placa. segundo a tabela que encontrei na net da general cable, a situação mais desfavorável dá a 3 condutores de 4mm de secção uma intensidade máxima admissível de 34a, e em condutores de 6mm, 43a; se fosse minha casa ia para lá 6mm.

resumindo se tiveres 2 fios diretos do quadro, eu alimentava-os aos 2 e só esses, com um disjuntor de 30 a no quadro e ligava sem tomadas, os 2 condutores, que presumo sejam de 2,5mm de secção. se não tiver 2 tubos directos, tirava esses condutores e colocava lá de 6mm...

obrigado é isso mesmo que vou fazer, quanto à toma é só um ponto para ligar e já pensava fazer esse tipo de ligação.
quanto à questão dos consumos que o rocker_pt refere respondeste e muito bem, é uma questão de picos normalmente 13 a devem chegar bem para o dia-a-dia.
na realidade as placas de indução são mais eficientes que o gás e a energia eléctrica enquanto se mantiver a política de tarifas baixas, compensa claramente.
incrível é o facto de o défice tarifário do país andar pelo 2000 k€. défice tarifário esse que pagamos todos via orçamento de estado. pode parecer incrível mas pagamos todas essas avenidas e estradas que ficam iluminadas toda a noite onde só passam uns quantos ruidores. e pagamos também a iluminação das casas que têm o jardim (e por vezes o céu) muito bem iluminado toda a noite.
isso sim é desperdício.
A troica veio modificar esse cenário:
subida do iva para 23% e um imposto extraordinario! Se não me engano será para setembro/outubro. Espero estar enganado!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


marcunha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta out 27, 2011 7:58 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por marcunha »

boa noite,

estou a ponderar a compra de uma placa de indução que tem 4600W e apenas uma liagação

o meu quadro electrico tem 3 disjuntores marcados fogão 1 2 e 3, a uma caixa por trás do forno chegam 5 fios (2 pretos 1 castanho 1 azul e 1 terra) que penso vem dos tais 3 disjuntores (2 pretos e 1 castanho) e o neutro (azul) e terra são comuns

um deles ainda segue, através de uns bornes, para o exaustor

sendo que os fios me parecem 2.5mm2 pergunto: posso ligar a placa apenas a um dos fios pretos+azul+terra? ou terei de procurar placas que permitam a ligação dupla?
o terceiro fio conto sempre que fica para o forno

outros modelos de placas tem 7200W, mas como tenho só 25A estava a fugir dessas

obrigado desde já
Mário

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Placas de indução

Mensagem por mauri »

marcunha Escreveu:boa noite,

estou a ponderar a compra de uma placa de indução que tem 4600W e apenas uma liagação

Mário
Mário
Enquanto aguardas pela resposta de quem poderá saber, passa pelas apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Placas de indução

Mensagem por Oinq »

heheh o Mauri tem razão, passa lá nas apresentações e fala-nos um pouquinho de ti

Quanto aos 4600W, são 20A a 230V ( presumo que não tenhas trifásico em casa )
Se bem me lembro da escola, 2.5mm colocamos um disjuntor de 16A porque o seguinte já passa a capacidade de corrente em regime permanente. Mas 4600W tb é a placa toda ligada, coisa que deve ser raríssimo acontecer... eu ligava num dos fios, se o disjuntor começar a cair muitas vezes, ( função para a qual ele está lá ), aí então colocava um disjuntor de 25A e passava um fio de 4mm, já que os outros 2 fase estão ocupados no forno e no circuito do exaustor ( que deve ir tb a outras tomadas ai na cozinha...
Atenção que a secção do neutro deve ser sempre igual à fase abaixo dos 10mm ( salvo erro)
Cumprimentos
Nuno Leitão


marcunha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta out 27, 2011 7:58 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por marcunha »

Oinq Escreveu:heheh o Mauri tem razão, passa lá nas apresentações e fala-nos um pouquinho de ti

Quanto aos 4600W, são 20A a 230V ( presumo que não tenhas trifásico em casa )
Se bem me lembro da escola, 2.5mm colocamos um disjuntor de 16A porque o seguinte já passa a capacidade de corrente em regime permanente. Mas 4600W tb é a placa toda ligada, coisa que deve ser raríssimo acontecer... eu ligava num dos fios, se o disjuntor começar a cair muitas vezes, ( função para a qual ele está lá ), aí então colocava um disjuntor de 25A e passava um fio de 4mm, já que os outros 2 fase estão ocupados no forno e no circuito do exaustor ( que deve ir tb a outras tomadas ai na cozinha...
Atenção que a secção do neutro deve ser sempre igual à fase abaixo dos 10mm ( salvo erro)
sim, não tenho trifásico e os disjuntores são de 16A

as tomadas das cozinha tem circuito independente,

obrigado pela ajuda, vou mesmo experimentar assim quando comprar a placa

1 fase para a placa
1 fase para o forno
1 para o exaustor

Mário

Avatar do Utilizador

greenhot
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça jun 12, 2012 2:09 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por greenhot »

Li este tópico todo e tem aqui informação bastante útil! Deixo-vos aqui como presente um estudo técnico económico das diferentes tipos de placas alimentadas com energias diferentes.
Anexos
Sem Título.png
Sem Título.png (18.56 KiB) Visto 9774 vezes
A promover a eficiência energética no ensino superior!
Imagem

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Placas de indução

Mensagem por visitante1 »

Ainda bem que tenho uma de indução, já a tenho alguns anos e foi a melhor opção...
obrigado pelos dados
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

greenhot
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça jun 12, 2012 2:09 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por greenhot »

Descobri uma placa no IKEA com a marca FOLKLIG dizem que inclui 5 anos de garantia pelo preço de 269 euros, com uma potência total de 6000W. e inclui duas zonas com booster uma delas de 3000 W. Alguém me sabe dizer se a qualidade/preço deste produto em causa é bom?
A promover a eficiência energética no ensino superior!
Imagem

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Placas de indução

Mensagem por visitante1 »

Mesmo que não seja das melhores como tem 5 anos de garantia pode ser uma boa compra, uma placa de marca de renome não sei quanto custa atualmente mas deve ser concerteza muito mais, a minha Siemens custou pouco mais de 1000€ a cerca de 10 anos, trabalha que se farta e nunca deu 1 só problema! mas por esse preço pode comprar 4 das do Ikea!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Miko
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: sexta jun 17, 2011 7:51 pm
Localização: Aveiro

Re: Placas de indução

Mensagem por Miko »

Eu pretendia comprar esta que acham ?
http://www.lidl-service.com/cps/rde/SID ... itle=Placa de indução

Obrigado


vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por vgomes »

Para mim o problema das placas de indução é o preço da potencia do quadro (que normalmente tem que se aumentar)+ o facto de deixar de compensar o bi-horario.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por CrOhN »

Mesmo com o não aproveitamento do bi-horário, compensa. Já que o preço, pelo menos do gás de garrafa, anda mais ou menos ao preço da energia eléctrica em horário normal. E como as placas são muito mais eficientes que a queima do gás.

Em relação à placa acima. Potência máx: 3400W, enquadra-se sem problemas nas potências existentes em nossas casas. Alem do que 3400W referem-se a tudo no máximo. Coisa que raramente acontece.

Responder

Voltar para “Geral”