Carro hibrido Foto-eólico

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

esqueci-me

o gerador funcionaria "on-demand" estando ligado apenas se necessário ou manualmente claro

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

parece-me que isso é só um híbrido um pouco mais avançado. os geradores gastam um litro por hora para produzir 2 ou 3 kva. num carro, assim numa estimativa por baixo, a energia requerida é 10 vezes superior.
as ideias aqui apresentadas são boas mas são quase todas irrealistas porque não levam em consideração os valores reais de energia que um carro consome nem aquilo que razoavelmente se pode tirar do ambiente. por exemplo 1 m2 de painéis fotovoltaicos dos melhores dão para aí 170 watt de energia o que dá para alimentar uma varinha mágica. qaunto ao vento só se poderia aproveitar se de facto existisse vento com o carro parado ou em situação de travagem. mas para isso já existe a travagem regenerativa.

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

por aquilo q tenho lido ambos tem 50% de rasão.
e porque??? porque se estão a ver um carro normal é verdade q n acredito q ele anda desta maneira se falar-mos de um carro feito todo de novo em fibra, rodas finas em alominio, se possivel com materiais o mais leves possiveis e que de para 1 no maximo 2 pessoas ai acredito e apoio 100%.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

ok jossef, deixa-me pôr as coisas desta maneira: compravas um carro desses? a maior parte da rapaziada não. basta ver o que se passa com o smart.

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

os hibridos têm o motor de combustão interna ligado à transmissão...

a ideia seria mais andar com um carregador de baterias que em caso de necessidade entraria em funcionamento. até poderia entrar em funcionamento automaticamente sem o condutor estar no carro se a carga estiver muito baixa.

quanto ao solar... percebeste mal orbis... andar a solar hoje em dia é complicado... porém, muita gente que usa o carro diariamente conduz durante uns kms deixa o carro estacionado 9/10 horas e volta para casa... isto quase todos os dias, 10 horas dá para activar um pouco as baterias...

3kw/h é pouco... não é muito mas é o que as pessoas em casa têm normalmente (3.3kw-16a), eu também tenho essa potência e tenho tudo o que uma habitação normal tem em electrodomesticos nos dias de hoje mais termo-acumolador, ac, vários motores de bombagem para rega, compressor, motor de bombagem da piscina que agora trabalha 8 horas por dia e outras coisitas... tudo com 3kw... é claro que não trabalha tudo ao mesmo tempo e quando há um pico de arranque com muita coisa ligada o quadro às vezes desliga mas não é por isso que não faço a minha vida.

filmes demonstrativos que vi sobre carros 100% electricos mostravam uma pessoa a ligar o carro a uma banal tomada tipo schuko e aquilo ia carregando durante a noite. a potencia que alimentava dequelas tomadas não sei, mas parece-me normal, até pela espessura do fio.

e se numa situação pontual o carro não andar a 100% anda a 30%, não me parece grave, desde q ande.

quando às ideias serem irrealistas... não há nada mais real que a tacanhes humana, até quando se inventou a roda deve ter havido pessoas que não viram a potencialidade do invento e debateu que carregar coisas ou arrastar era melhor... efim

é claro que são tudo ideias informais entre pessoas com os mesmos interesses... mas tudo parte de qualquer lado e as coisas raramente funcionam à 1ª... é preciso preserverancia e não ligar às vozes que nos dizem o que não pode ser feito... tudo o que usamos e damos como adquirido hoje em dia já foi um consept.

thomas edinson só consegui acertar com um modelo de lampada que funcionasse mais de 1.000 tentativas depois... quando conseguiu e lhe perguntaram sobre os falhanços ele disse que não falhou uma unica vez... teve sucesso em descobrir mais de 1.000 formas de como não se faz uma lampada.

tudo depende de como vemos as coisas...

quanto aos smarts... não sei o que queres dizer com "basta ver o que se passa com o smart"... é que aqui é uma praga, seja para onde quer que olhes lá está um, e não é só cá... no ano passado fiz uma viagem pela europa de 11kms de carro... 11 países... e ainda vi mais smarts que cá... e se mb vai lançar uma actualização do modelo fourtwo é porque não se está a dar mal.

h

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
Localização: Ponte de Lima

Mensagem por Brandara »

caro "orbis",

atendendo a vários factores importantes como economia de combustiveis, protecção do ambiente, utilização de novas fontes de energia, etc, etc...

comprava!!!!


manelserol
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta jun 28, 2006 3:42 pm

Mensagem por manelserol »

brandara

apoio a 100% a tua iniciativa, só pelo facto de não te limitares a viver uma vida morta como quase toda gente e usares a imaginação para tentar inovar mesmo que não tenhas capacidade para levar o projecto para a frente só isso já é de louvar!!

quanto ao funcionamento acho que há uma possibilidade de funcionar, reestruturando o veiculo com materiais ideais e design ideal acho que seria possivel tirar partido da tecnologia já existente, quanto as baterias há um pequeno grande pormenor é que recentemente a nec japonesa inventou baterias super finas de grande potencia que têm um peso de cerca de 1 quinto do normal o que é uma autentica revolução no campo das baterias que actualmente é a maior guerra a nivel de peso para criar novos equipamentos neste caso um carro.

quanto aos paineis julgo que os "maleaveis" são fracos logo teria uqe se usar rigidos pq adquirem mais potencia, quanto ao aeolico penso que os unicos locais onde se poderia "apanhar" energia sem prejudicar muito o carro com o seu andamento seria no cone de ar traseiro ou na zona inferior do carro, quem gosta de automobilismo sabe bem do que estou a
falar!

eu estou ao dispor para dar uma ajudinha com os meus poucos neuronios e força com essa imaginação!!

com toda sinceridade fiquei muito contente de ver que há aqui pelo menos duas pessoas que acreditam que é possivel usar o nosso tempo de vida para criar ou pelo menos tentar criar novas coisas!

hugo gostei muito do teu texto principalmente no apoio a quem usa a imaginação e não se limita ver as coisas nas lojas...

já agora para quem quiser dar uma olhada http://autogerador.pt.vu

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

obrigado pelas opiniões.
pelo que sei o smart fourfour vai sair de produção eo fortwo deu tremendos prejuízos. não quero que pensem que tenho espirito negativo e não sou receptivo a novas ideias. antes pelo contrário. não gosto é de ideias que são lançadas sem serem minimamente pensadas, que julgo que foi aquilo que se passou com a ideia original deste tópico (o autor que me desculpe, mas essa é a ideia que tenho).
hugo 3 kw dá para fazer muita coisa em casa é verdade mas não consegues por um carro a andar a mais que 10 à hora com isso. claro se for um carro com metade do peso de um normal, deves conseguir um pouco mais. além disso os 3,3 kva que tens em casa são nominais. os reais são superiores. se execederes a potência nominal os dijuntores não disparam logo por norma e em muitos caso podes trabalhar muito tempo acima da potência nominal (até 4 kw mais ou menos). em minha casa tenho 6,9 e já cheguei a ter 11 kw ligados.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

do que percebi da ideia é que o carro não andaria nem com fotovoltaica, nem com eólica, nem com o tal gerador que gasta 1 litro por hora.

andaria sim com a alimentação proveniente das baterias. as outras energias referidas seriam apenas para recarregar e alimentar as baterias.

penso que é esta ideia que ainda não passou bem, e que convém esclarecer.

um amigo meu tem um saxo 100% electrico e ele anda com ele, sem problemas. faz 120 km/h e tem autonomia de 60 km, mas isto porque o carro veio de fábrica com as piores baterias do mercado, e não têm qualquer artificio instalado para as carregar enquanto se desloca.

ele já andou a investigar, e basta colocar umas baterias com qualidade superior para a autonomia duplicar ou triplicar.. e isto sem artificios para as recarregar enquanto se desloca (paineis fotovoltaicos, eólica, geradores, dínamos nas rodas, etc)!!

por desde o inicio apoio a ideia proposta aqui, porque sei que é viável, havendo vontade, dinheiro e espirito inovador.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

viva

após ler a ultima mensagem do orbis tambem fiquei com essa sensação que a ideia não tinha passado...

esse carro veio de fabrica com baterias más e é feito de aço, como qualquer carro normal pesa qse 1tn... muito mau para consumo...

a grande desvantagem destes carros é o preço, apesar de a tecnologia já existir já são caros por si, se forem usados materiais nobres como o carbono por exemplo... até podemos ter uma ideia pelos preços das bicicletas e kayaks em carbono.

o saxo electrico do teu amigo é daqueles da edp ou comprou mesmo assim? não sabia que esse modelo de vende a publico.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

limitei-me a ler o post inicial deste tópico. nele não é referido a fonte de energia principal do veículo. fala em baterias mas não diz como elas são carregadas, dando até a entender que esse carregamento se faria só através da solar e da eólica. uma boa ideia de "moto continuum" irrealizável.
relativamente aos automóves eléctricos, para além das questões de autonomia há a considerar o seguinte:

-redução da poluição atmosférica nas ruas, implicando a sua transferência para outros locais como as centrais termoeléctricas que seriam mais solicitadas devido à maior demanda de electricidade, que as fontes renováveis não conseguiriam suprir (ou então nuclear).
-perdas importantes (efeito de joule) devido às linhas de transmissão e ao carregamento de baterias que provocariam um rendimento muito baixo da utilização da energia eléctrica, provavelmente pior que o dos motores a gasolina (cerca de 25%).
- como positivo só a instalação de painéis solares ou outros sistemas de energia renovável, que tornariam o carro muito caro e se vamos para materiais compósitos (upa, upa...)

-já agora, manelserol explica lá o princípio de funcionamento do teu projecto aqui à gente porque por aquilo que está no site não consegui tirar nenhuma conclusão.


manelserol
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta jun 28, 2006 3:42 pm

Mensagem por manelserol »

já há um topico a falar disso e como já percebi a tua personalidade vais dizer aquilo que já eu ouvi milhões de vezes ou seja não vais dizer nada de novo, por isso se quiseres discordar dispenso preciso de algo produtivo e não a conversa do costume o invento é o motocontinuo em que tu não acreditas e 99% da população também nao, com toda a sinceridade nao era para ti era para quem colocou este topico que eu meti o site pq tu tens a mente muito fechada! concordo a 100% contigo com as leis da fisica e erodinamica e chamar as pessoas para a realidade mas uma coisa há e sempre houve que é o outro lado!

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

é pá só te pedi para explicares o princípio. nem sabia que era isso, mas já vi que também és entendido em psicologia.
pois isso do eterno movimento não é uma questão de fé, não preciso de acreditar nem deixar de acreditar.já há muito que foi demonstrado que não funciona. boa sorte para o projecto.

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

manelserol Escreveu:já há um topico a falar disso e como já percebi a tua personalidade vais dizer aquilo que já eu ouvi milhões de vezes ou seja não vais dizer nada de novo, por isso se quiseres discordar dispenso preciso de algo produtivo e não a conversa do costume o invento é o motocontinuo em que tu não acreditas e 99% da população também nao, com toda a sinceridade nao era para ti era para quem colocou este topico que eu meti o site pq tu tens a mente muito fechada! concordo a 100% contigo com as leis da fisica e erodinamica e chamar as pessoas para a realidade mas uma coisa há e sempre houve que é o outro lado!


é só para dizer q existem outras formas de falar (neste caso de escrever ) para quem não concorda com a nossa op.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

modelo da edp?? não, este saxo comprou mesmo à citroen.

e também já existe o 106 da peugeut. em tudo basta é ter espirito inovador e procurar as coisas, levantar o cú do sofá!!!

quanto a troca de ideias mais acesa, não existe problema, desde que seja feita dentro dos limites do respeito. concerteza não queremos chegar ao nível do outro tópico do hidrogenpower..
3º sócio novaenergia


XlPower
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça ago 01, 2006 2:56 pm

Mensagem por XlPower »

manelserol Escreveu:já há um topico a falar disso e como já percebi a tua personalidade vais dizer aquilo que já eu ouvi milhões de vezes ou seja não vais dizer nada de novo, por isso se quiseres discordar dispenso preciso de algo produtivo e não a conversa do costume o invento é o motocontinuo em que tu não acreditas e 99% da população também nao, com toda a sinceridade nao era para ti era para quem colocou este topico que eu meti o site pq tu tens a mente muito fechada! concordo a 100% contigo com as leis da fisica e erodinamica e chamar as pessoas para a realidade mas uma coisa há e sempre houve que é o outro lado!

mas agora a física virou uma religião? as coisas são assim porque
acreditamos nelas?


nunofar
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda ago 07, 2006 7:25 pm

Mensagem por nunofar »

e que tal se os canais de ar para os aerogeradores abrissem só nas descidas ou quando a viatura travasse?

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Re: Carro hibrido Foto-eólico

Mensagem por Hugo »

brandara Escreveu:no arranque (até aos 30km/h) utilizariamos apenas energia fornecida pelas baterias (e células foto-voltaicas) e a partir dessa velocidade entravam em sintonia a energia eólica e energia solar.
as baterias estão lá... é claro que depois diz:"a partir dessa velocidade entravam em sintonia a energia eólica e energia solar."

o que eu percebi é que se houver energia solar e eolica suficiente desliga as baterias... se não houver é claro que continua, não vai ficar na beira da estrada se por acaso passar uma nuvem... é ridiculo.

isto no contexto do projecto inicial... em termos praticos hoje em dia, (talvez um dia) não funciona. dai ter dado a minha sugestão.

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

escalavardo Escreveu:modelo da edp?? não, este saxo comprou mesmo à citroen.

e também já existe o 106 da peugeut. em tudo basta é ter espirito inovador e procurar as coisas, levantar o cú do sofá!!!

a edp comprou há uns anos uma série de carros desses, via de vez em quando em lisboa a circularem.

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

orbis Escreveu:-redução da poluição atmosférica nas ruas, implicando a sua transferência para outros locais como as centrais termoeléctricas que seriam mais solicitadas devido à maior demanda de electricidade, que as fontes renováveis não conseguiriam suprir (ou então nuclear).
de certeza que já ouviste falar na tarifa bi-horaria... e sabes porque existe... não é por simpatia da edp... é porque de noite as centrais produzem electricidade a mais, e de noite é quando se carrega as viaturas (quem as tem). neste momento já há poluição gerada de qualquer forma... a diferença neste ponto é que se teria melhor aproveitamento de um recurso.

sobre isto não tenho dados concretos foi o que ouvi dizer... um amigo meu eng. electrotecnico disse-me que a energia consumida pela industria era de cerca 80% da produção... será que mais consumo particular ainda por cima maioritáriamente de noite fará grande diferença no co2? só se for para baixo...

repito... não fui investigar... se alguém se quiser dar ao trabalho...

orbis Escreveu:-perdas importantes (efeito de joule) devido às linhas de transmissão e ao carregamento de baterias que provocariam um rendimento muito baixo da utilização da energia eléctrica, provavelmente pior que o dos motores a gasolina (cerca de 25%).
já pegaste num bloco de motor? e numa cabeça? bomba? não te esqueças do deposito cheio e fluidos de motor... etc, etc, etc....

tinha que meter os 2 motores mais componentes numa balança... mas uma coisa te posso garantir... um motor de combustão é pesadote... já peguei nas peças todas que referi em cima e mais algumas... só blocos de aluminio... de ferro ainda não tentei sozinho

as novas baterias de iões de lithium devem dar um empurrãozinho a esta técnologia... e pensem um pouco... se uma empresa gasta milhões a desenvolver uma coisa destas será porque têm dinhiero a mais e os accionistas até são uns gajos porreiros que não se importam com prejuizos???

o peso do chassis... há já decadas que se faz carros em fibra... é só melhorar onde se pode.


quanto às transmissões... até parece que um carro de combustão interna não tem transmissões...

alguém sabe se os carros electricos têm relantim? se não tiver... for tipo aparafusadora, que só debita à medida que se vai carregando no gatilho... a percentagem de eficiencia sobe muitissimo, especialmente em filas de transito e percurso de cidade.


orbis Escreveu:- como positivo só a instalação de painéis solares ou outros sistemas de energia renovável, que tornariam o carro muito caro e se vamos para materiais compósitos (upa, upa...)
um eventual preço alto é justificavél se se provar ao cliente que é um investimento a recuperar em x tempo... depois o cliente vê se é viavél ou não... é como o gpl... gasta-se entre 200 a 400 contos (+-) num kit para depois pagar menos no combustivél... os kits de ovd é o mesmo, etc, etc.

lembram-se do preço dos televisores tft e plasma há pouquinhos anos atrás? vão ver agora... e porque baixou o preço? entre outros motivos... porque a procura fez com que muitas empresas os fabricassem, neste aspecto há inumeros exemplos.

ainda relativamente ao custo... impostos... carros electricos não pagam ia... combustivel: 1.099€ no diesel = 19.07 de iva por litro fora o imposto especial sobre produtos petroliferos.

não sei os preços de carros electricos... andei à procura na net mas nem novos nem usados.

é só fazer contas se é caro ou não... às tantas nem por isso...


h

Responder

Voltar para “Geral”