NovaEnergia

Fórum de Discussão sobre Energias Renováveis e Alternativas
Data/Hora: domingo abr 20, 2014 9:07 pm

Os Horários são TMG

Foi efectuado algumas alterações no que respeita ao fórum.
Caso detectarem algum problema, pf enviem um mail para:

Obrigado

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta jan 22, 2009 9:18 pm 
Desligado
Membro
Membro

Registado: terça mai 01, 2007 2:22 pm
boa noite

caros amigos eu tenho um deposito de mil litros no sotão da minha casa para abastecer a casa. agua fria tudo bem o problema e a agua quente. existe alguma forma de resolver este problema?? existe alguma alguma bomba que se coloque entre a entrada de agua fria e o esquentador para dar mais pressão para fazer disparar o esquentador.

obrigado.

Desligado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Desde Sempre

MensagemEnviado: quinta jan 22, 2009 10:18 pm 
Desligado
Staff Member
Staff Member

Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
viva,
quase de certeza que existe uma solução comercial para esse efeito, estou-me a lembrar de um aparelho que se não estou enganado chamam-lhe um balão, é uma forma de obter agua com pressão a partir da agua existente num poço por exemplo, tem a vantagem de ser automático ligando e desligando o motor de forma autonoma sem intervenção do utilizador emantendo sempre uma pressão constante. :)

já vi tambem, se não estou em erro no mestre maco, umas bombas para jardim com capacidade de elevação até mais de uma dezena de metros que penso que poderão dar para o efeito, mas tem que ser ligadas e desligadas manualmente, para mim um balão deve ser a melhor solução, mas deve haver aqui pessoal com mais conhecimento destas matérias do que eu. :roll:

abraço.

MensagemEnviado: quinta jan 22, 2009 10:28 pm 
Desligado
Membro Silver
Membro Silver

Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm
podes usar o presscontrol que é um dispositivo electrónico composto de sensores de pressão que induzem electricamente um sinal ao quadro de comando da bomba de água para arrancar ou parar, dependendo da pressão que é exercida sobre ela.
este aparelho não é regulável, é pré-definida a partir da fábrica com arranque a 1,5 ou 2,2 bar e paragem quando o consumo de água termina. a pressão máxima que este aparelho suporta é de 10 bar.

tem como características a protecção contra o funcionamento a sêco e a isenção de manutenção e como benefícios a fácil instalação, o funcionamento fiável, funcionamento sem choque hidráulico e sem perigo de sobrepressão.

procura presscontrol na net que encontras algo.

espero ter ajudado

MensagemEnviado: quinta jan 22, 2009 11:28 pm 
Desligado
Colaborador
Colaborador

Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
um balão, um t de 5 vias, um manometro, um pressostato e uma bomba de pressão. ligado á saida do deposito para abastecer agua fria e quente pois de outro modo é dificil regular a temperatura para banhos. nestes sistemas uma misturadora automatica para os banhos ajuda bastante...

MensagemEnviado: sexta jan 23, 2009 1:10 am 
Desligado
Membro Silver
Membro Silver

Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
netcarlo Escreveu:
boa noite

caros amigos eu tenho um deposito de mil litros no sotão da minha casa para abastecer a casa. agua fria tudo bem o problema e a agua quente. existe alguma forma de resolver este problema?? existe alguma alguma bomba que se coloque entre a entrada de agua fria e o esquentador para dar mais pressão para fazer disparar o esquentador.

obrigado.

tal como disse o ferra, tb na minha opinião utilize uma bomba com balão, á saída do depósito a pressurizar o circuito da água fria e da água quente (esquentador). para conseguir regular a mistura é importante que estejam as 2 a pressão semelhante, logo não pense em colocar só para água quente.

1 - os balões não são um elemento muito bom, mas melhor que outros que por aí andam, que são quase só um pressostacto. bomba tem mais desgaste e mais gasto eléctrico devido aos muitos arranques.
2 - a melhor solução é uma bomba com controlador de pressão por sensor e variador. pesa que este tipo de solução custa é cerca de 3 a 4 vezes mais, e como tem electrónica, é mais sensível a sobretensões. é muito melhor que balão mas económicamente para mim não compensa.

existem já conjuntos de bomba mais balão mais pressostacto, já montados onde tem apenas de inserir o mesmo na saída do depósito colocando uma válvula de retenção na entrada da bomba se esta não vier equipada com ele. escolha bombas com carcaça metálica e de preferência com turbina tb metálica.

como disse o red , na izzi existem já estes conjuntos e uma bomba de 800-1000w, carcaça metálica inox, pressão de trabalho até 4 bar, custa cerca de 100 euros (este conjunto não trás válvula de retenção, + 5-8 euros).
noutros espaços comerciais incluindo lojas artigos de canalização tb encontrará +- nestes preços.

MensagemEnviado: sexta jan 23, 2009 4:53 pm 
Desligado
Membro
Membro

Registado: terça mai 01, 2007 2:22 pm
obrigado pessoal pelas vossas opiniões.

eu tenho bomba de balão o problema e que tá sempre a disparar gasta muita energia outra solução era o balão maior, mas como tenho o deposito no sotão queria aproveitar.
o problema é a agua quente, deve existir alguma ninibomba ligada ao esquentador o faça disparar.nao sei.... espero a vossa ajuda.

abrigado

MensagemEnviado: sábado jan 24, 2009 2:55 pm 
Desligado
Colaborador
Colaborador

pseudominus Escreveu:
netcarlo Escreveu:
boa noite

obrigado.

tal como disse o ferra, tb na minha opinião utilize uma bomba com balão, á saída do depósito a pressurizar o circuito da água fria e da água quente (esquentador). para conseguir regular a mistura é importante que estejam as 2 a pressão semelhante, logo não pense em colocar só para água quente.

1 - os balões não são um elemento muito bom, mas melhor que outros que por aí andam, que são quase só um pressostacto. bomba tem mais desgaste e mais gasto eléctrico devido aos muitos arranques.
2 - a melhor solução é uma bomba com controlador de pressão por sensor e variador. pesa que este tipo de solução custa é cerca de 3 a 4 vezes mais, e como tem electrónica, é mais sensível a sobretensões. é muito melhor que balão mas económicamente para mim não compensa.

existem já conjuntos de bomba mais balão mais pressostacto, já montados onde tem apenas de inserir o mesmo na saída do depósito colocando uma válvula de retenção na entrada da bomba se esta não vier equipada com ele. escolha bombas com carcaça metálica e de preferência com turbina tb metálica.

como disse o red , na izzi existem já estes conjuntos e uma bomba de 800-1000w, carcaça metálica inox, pressão de trabalho até 4 bar, custa cerca de 100 euros (este conjunto não trás válvula de retenção, + 5-8 euros).
noutros espaços comerciais incluindo lojas artigos de canalização tb encontrará +- nestes preços.

vi a pouco um sistema desses completo por 60€..

MensagemEnviado: sábado jan 24, 2009 3:15 pm 
Desligado
Colaborador
Colaborador

netcarlo Escreveu:
obrigado pessoal pelas vossas opiniões.

eu tenho bomba de balão o problema e que tá sempre a disparar gasta muita energia outra solução era o balão maior, mas como tenho o deposito no sotão queria aproveitar.
o problema é a agua quente, deve existir alguma ninibomba ligada ao esquentador o faça disparar.nao sei.... espero a vossa ajuda.

abrigado

já verificou se o balão está roto ou com pouco ar? (de 6 em 6 meses deve-se verificar com um manometro dos pneus por ex) provoca o ligar constante quando está.

eu vivi 29 anos numa casa com um esquentador a funcionar com deposito. era muito dificil de regular pois ou vinha quente ou se misturava mais agua fria, apagava-se pois deixava de haver caudal suficiente para o manter em funcionamento. estava com um desnivel entre o deposito e as torneiras de 6 a 7 metros. o esquentador era ignis de baixa pressão. pressão minima de 290 gramas para funcionar (+- 3 metros) e era um caus...
atualmente está um cilindro (acumulador). é um descanso exepto para banhos compridos....
dantes não era opção pois eramos 7 a tomar banho ao sabado... nos outros dias dava para organizar mas ao sabado....
pense nessa opção!

quanto á mini bomba... bom, se existe desconheço. com bricolage dava para fazer mas ia perder garantias e gastar muito dinheiro... não esqueça que estamos a mexer com gás...

acabei de me lembrar que as caldeiras de aquecimento posuem uma bomba de circulação para fazer o aquecimento dos radiadores... talvez dê... informe-se, pois desconheço. depois poste por aqui, pois fiquei curioso com a opçao.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 

Os Horários são TMG

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  

O fórum NOVAENERGIA é um espaço de partilha de experiências e conhecimento. Se em algum momento verificar que esta máxima não está a ser cumprida em algum post, ou se sentir que foram feridas susceptibilidades, por favor envie um email para forum@novaenergia.pt , indicando o post em questão.

A sua queixa será analisada e se for o caso a mensagem será removida/apagada.

Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal