Programa de Simulação de Cargas Termicas - EnergyPlus

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Netlord
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jan 05, 2009 3:51 pm

Programa de Simulação de Cargas Termicas - EnergyPlus

Mensagem por Netlord »

para a minha tese ando a utilizar um programa chamado energyplus http://apps1.eere.energy.gov/buildings/energyplus/

este programa permite fazer os mais variados calculos de consumos de sistemas de aquecimento e arrefecimento através de dados climaticos das regiões pertendidas bem como dimensionar os sistemas de climatização de um edificio etc.

é um programa algo complexo, por isso venho a este forum perguntar se algum utilizador deste forum já trabalhou com este programa para que eu possa tirar umas duvidas.

cumps.


catarina.carvalhal
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 07, 2009 11:13 am

Re: Programa de Simulação de Cargas Termicas - EnergyPlus

Mensagem por catarina.carvalhal »

olá,

eu na minha tese também utilizei o energyplus e o desginbuilder! se precisares de ajuda é só dizeres.
sei bem que no inicio é um bocado complicado, mas com o tempo entras no esquema do programa e tudo se torna mais fácil!
se precisares de ajuda, e eu poder, é só dizeres.
catarina


Autor do tópico
Netlord
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jan 05, 2009 3:51 pm

Re: Programa de Simulação de Cargas Termicas - EnergyPlus

Mensagem por Netlord »

obrigado.

a parte do desenho não tenho problema.

a minha dificuldade está em criar um ciclo de aquecimento a agua quente com convectores.

defini o plant loop com o supply side com uma bomba de agua e uma caldeira e o demand side com um sistema de aquecimento por convecção (convectores).

mas tenho erros nos nós. o programa diz sempre que os nos de entrada não têm ligação com nada.

e também quero que o sistema desligue quando a temp ambiente forem os 24º mas ele pede-me sempre um air node mas eu não tenho nenhum sistema de entrada de ar.

se puderes ajudar agradecia.

o meu mail é hteixeira.elm [at] gmail.com


Andreoliveiraesilva
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta mai 14, 2009 12:49 pm

Re: Programa de Simulação de Cargas Termicas - EnergyPlus

Mensagem por Andreoliveiraesilva »

catarina.carvalhal


eu na minha tese também utilizei o energyplus e o desginbuilder! se precisares de ajuda é só dizeres.
sei bem que no inicio é um bocado complicado, mas com o tempo entras no esquema do programa e tudo se torna mais fácil!
se precisares de ajuda, e eu poder, é só dizeres.
catarina
olá catarina. eu neste momento estou a deparar-me com algumas dificuldades na definição dos perfis e funcionamento dos sistemas de climatização no design builder. essas dificuldades estão a causar-me consumos anuais errados! gostaria de partilhar contigo algumas ideias e tirar algumas duvidas, uma vez que já utilizas-te o programa numa tese. queria saber se era possivel criarmos um canal de comunicação para esclarecer essas duvidas!

obrigado

cumprimentos

andré silva


catarina.carvalhal
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 07, 2009 11:13 am

Re: Programa de Simulação de Cargas Termicas - EnergyPlus

Mensagem por catarina.carvalhal »

olá andré.

se calhar a forma mais fácil de falarmos será utilizando o messenger ou o email. posso te enviar uma serie de documentos e de sites que me ajudaram durante a tese.

o meu email é moderado por razões de segurança. envia-me um email e diz-me como preferes.

catarina carvalhal
catarina moderei o seu post não por violar qualquer regra do fórum, mas para sua segurança, ao divulgar o seu email os bots (robots que existem na internet que procuram emails) vão encontra-lo e vai começar a chover emails de publicidade na sua caixa de correio.
deixo uma sugestão, deixe aqui uma mensagem para o outro user lhe enviar uma pm-mensagem privada com o email dele, enquanto não tiver 10 post's no fórum não as pode enviar, mas pode receber.

se desejar posso retirar esta moderação e voltar a inserir o seu email.

jmal


Andreoliveiraesilva
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta mai 14, 2009 12:49 pm

Re: Programa de Simulação de Cargas Termicas - EnergyPlus

Mensagem por Andreoliveiraesilva »

catarina.carvalhal Escreveu:olá andré.

se calhar a forma mais fácil de falarmos será utilizando o messenger ou o email. posso te enviar uma serie de documentos e de sites que me ajudaram durante a tese.

o meu email é moderado por razões de segurança. envia-me um email e diz-me como preferes.

catarina carvalhal
catarina moderei o seu post não por violar qualquer regra do fórum, mas para sua segurança, ao divulgar o seu email os bots (robots que existem na internet que procuram emails) vão encontra-lo e vai começar a chover emails de publicidade na sua caixa de correio.
deixo uma sugestão, deixe aqui uma mensagem para o outro user lhe enviar uma pm-mensagem privada com o email dele, enquanto não tiver 10 post's no fórum não as pode enviar, mas pode receber.

se desejar posso retirar esta moderação e voltar a inserir o seu email.

jmal
olá catarina

agradeço imenso a tua resposta. porem o teu email foi retirado e entao nao posso adicionar-te no messenger ou enviar.t email, e como tambem nao tenho 10 mensagens postadas, tambem nao t posso enviar pm's. envia o teu email para este mail [email protected] (não ha necessidade de esconder este mail, pois é um sem grande interesse usado mesmo para estas situações) e a parir daí envio-te o meu email!

obrigado

cumprimentos


pituxo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado mai 09, 2009 1:09 am

Re: Programa de Simulação de Cargas Termicas - EnergyPlus

Mensagem por pituxo »

boas tardes! ando a estudar o energy plus mas apresento-me com algumas dúvidas, será que alguém me as pode esclarecer?! cumps


catarina.carvalhal
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 07, 2009 11:13 am

Re: Programa de Simulação de Cargas Termicas - EnergyPlus

Mensagem por catarina.carvalhal »

boa tarde,

quais são as suas dúvidas? pode ser que consiga ajudar....

catarina


pituxo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado mai 09, 2009 1:09 am

Re: Programa de Simulação de Cargas Termicas - EnergyPlus

Mensagem por pituxo »

obrigado catarina!

as minhas dúvidas prendem-se sobre como saber as temperaturas do terreno no energy plus "groundtemperature:buildingsurface". já experimentei no launch mas não consegui...

outra das dúvidas deve-se ao facto de numa zona (corresponde no meu caso a um piso) existir paredes interiores e o software aceitar no "simulation parameters" - "building: solar distribution" a opção "full interior and exterior", quando segundo o manual (help do e+) essa opção apenas seria válida para superfícies convexas... o que supostamente não seria o meu caso, dado existir paredes interiores...

para finalizar, não sei onde encontrar dados referentes às propriedades das "portadas de madeira", "caixilhos de madeira e pvc", etc...

obrigado pela atenção e por qualquer ajuda!

com os melhores cumprimentos,

diogo


Brito
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta jul 22, 2009 11:31 am
Localização: Braga

Re: Programa de Simulação de Cargas Termicas - EnergyPlus

Mensagem por Brito »

bom dia
eu sou estudante de engenharia mecânica e estou a fazer uma tese em simulação energética de edifícios.
estou um bocado "às aranhas" com o energyplus! usei o cype em vez do desginbuilder, para definir o edifício. contudo estou com dificuldades em introduzir os dados relativos ao sistema climatização como painéis solares e outros equipamentos no energyplus.
catarina, como fizeste uma tese com energyplus, há algum sitio em que possa consultar a tua tese?? podes-me disponibilizar a informação que te ajudou?
se mais alguém achar que me pode ajudar, fico muito agradecido!


cumprimentos!


Lagafe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quarta jun 11, 2008 8:36 pm

Re: Programa de Simulação de Cargas Termicas - EnergyPlus

Mensagem por Lagafe »

Boas,

Alguém ainda está a utilizar o energyplus?
Por motivos profissionais estou a procurar evoluir nesse tipo de modelação e gostaria de saber se existe aqui alguém que me possa dar umas ajudas.
Já agora que interface mais utilizam o Designplus ou o googlesketchUp?

Cumprimentos


Carolina
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta mai 27, 2016 12:51 pm

Re: Programa de Simulação de Cargas Termicas - EnergyPlus

Mensagem por Carolina »

Olá.

Eu estou actualmente a " começar" a fazer a tese e é neste programa EnergyPlus. Estou lendo os manuais.. Mas tenho muitas dúvidas. Alguém pode dar-me algumas "luzes"? *.*

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Geral”