Scooter Eléctrica

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
Sérgio_vsc
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta jan 20, 2017 12:08 pm

Scooter Eléctrica

Mensagem por Sérgio_vsc »

Boa tarde,

Estou na eminência de adquirir um veículo para me deslocar, maioritariamente casa-trabalho.
Uns dias 60km outros 50km. Por semana serão menos de 400km, de segunda a sábado.

Ainda não tenho local para carregar a dita (caso opte por veículo eléctrico, que gostava...) mas estou em averiguações.

A outra alternativa passará por comprar uma outra mota, talvez à volta dos 250cc ou até mesmo 125cc que gaste por volta de 2,5/3L /100km...

Por agora estou a conduzir um C3 1.1 a gasolina, que anda com consumos à volta dos 6L/100 !! Não pode continuar assim...
A última viagem para casa será feita de noite, pelas 21h/22h. Estará frio, com toda a certeza, portanto não pode ser uma viagem demorada, mas também não será a grandes velocidades... no máximo uns 80km/h, no entanto na ida, dava jeito fazer algumas ultrapassagens...um cavalito a mais seria melhor, não?


Sugestões e recomendações serão muito bem-vindas,
Obrigado,

Sérgio Lopes

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por Emanuel Couto »

Boa sorte na compra ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por serges »

Bem vamos por partes!
Sérgio_vsc Escreveu:Boa tarde,Estou na eminência de adquirir um veículo para me deslocar, maioritariamente casa-trabalho. Uns dias 60km outros 50km. Por semana serão menos de 400km, de segunda a sábado.
Com estes kms tudo depende qual a tua experiencia nas duas rodas!?!
Tens acessorios, casaco bom para o frio e chuva qual o tipo de trajecto?
Sérgio_vsc Escreveu:Ainda não tenho local para carregar a dita (caso opte por veículo eléctrico, que gostava...) mas estou em averiguações.
Convem teres uma ideia pois metade para cada lado abre um leque maior de hipoteses de escolha com carga em ambos os destinos...
Sérgio_vsc Escreveu:A outra alternativa passará por comprar uma outra mota, talvez à volta dos 250cc ou até mesmo 125cc que gaste por volta de 2,5/3L /100km...Por agora estou a conduzir um C3 1.1 a gasolina, que anda com consumos à volta dos 6L/100 !! Não pode continuar assim...A última viagem para casa será feita de noite, pelas 21h/22h. Estará frio, com toda a certeza, portanto não pode ser uma viagem demorada, mas também não será a grandes velocidades... no máximo uns 80km/h, no entanto na ida, dava jeito fazer algumas ultrapassagens...um cavalito a mais seria melhor, não?

Bem tens mesmo de rever as tuas prioridades 2 ou 4 rodas um veiculo extra ou um para substituir tudo!!!
Tens de pensar bem na coisa... existem veiculos, 4 rodas, a preços interessantes
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por pemifer »

removido
Última edição por pemifer em quinta fev 23, 2017 9:48 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por pemifer »

removido
Última edição por pemifer em quinta fev 23, 2017 9:47 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por Mumia »

Bom a meu ver como já o Serges disse... vamos por partes ;)

Possibilidade de carga intermédia?? (trabalho) Terás uma muitooooooo maior oferta, com uma grande variedade de valores bem grande.
Como é o percurso?!? Muito ou pouco inclinado? interfere nas autonomias claro....

Depois.... bom depois é experimentar a maior quantidade que poderes de motas, e veres qual te adaptas melhor e claro qual está mais dentro do teu orçamento VS qualidade/gosto

Quanto ao frio/chuva.... como costumo dizer, não há frio ou molhas..... há sim pessoal mal equipado ;)

Com esses Km's diários.... uma mota eléctrica é sem duvida uma grandeeeeee escolha!!! Muitooooo vais poupar ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por alexjp4 »

pois é, primeiro tens que decidir o que queres carro ou mota, vais ficar com o carro que tens ou vais vender? só depois de decidires o que queres é que dá para procurares consoante o teu orçamento, porque ficares com o carro que tens podes optar por uma coisa com menos autonomia e a partida mais barato se venderes o carro que tens tens que optar por uma coisa com mais autonomia logo a partida mais caro, mas primeiro tens que decidir o que queres.


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por cuttysark76 »

Seja Mota ou Carro, tens de ter sempre uma tomada para carregar, seja em casa seja no destino. No caso do carro pode ser mais dramático, porque o tempo de carga é maior, mas uma jornada de 8 horas de trabalho é suficiente para carregar qualquer carro para fazer esses 60kms.

No caso das motas, as Vectrix de 60A, BMW, Brammo e Zero, têm a capacidade de fazer essas distâncias a essas velocidades e possibilidade de fazer as tais ultrapassagens.

Também já testei o Think City e gostei muito. É um carro muito ágil até aos 50kmh (tipo um 1400cc), a partir daí porta-se como um 900cc

Todos estes veículos rondam os 7/8000€ no mercado de usados.

Por cerca de 10000€ surgem os clones, Leafs a partir dos 14/15000€
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por cuttysark76 »

Há ainda opções mais acessíveis, na ordem dos 2/3/4000€, que são os motociclos de origem chinesa e melhoradas em Portugal ou as Govecs, por exemplo. São menos potentes e os 80kmh estão perto do limite delas. Há muitos testemunhos de papa-léguas com estas motas!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por MVS »

Para serem efectivamente melhoradas em Portugal os valores são substancialmente superiores a esses a não ser que estejas a referir-te a veículos usados ou outros negócios de ocasião.
Scooters de 4KW a 8KW são vendidas novas entre 4.000 Eur a 6.000 Eur s/ qualquer modificação.
Dependendo do grau de preparação pretendido o valor pode chegar a mais 1.000 Eur. Aí sim, tens um papa-léguas...
Imagem


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por cuttysark76 »

Exactamente, referia-me às usadas. É uma apresentação expresso de possibilidades. Tens muitos relatos nos diários de bordo.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por alexjp4 »

cuttysark76 Escreveu:Seja Mota ou Carro, tens de ter sempre uma tomada para carregar, seja em casa seja no destino. No caso do carro pode ser mais dramático, porque o tempo de carga é maior, mas uma jornada de 8 horas de trabalho é suficiente para carregar qualquer carro para fazer esses 60kms.

No caso das motas, as Vectrix de 60A, BMW, Brammo e Zero, têm a capacidade de fazer essas distâncias a essas velocidades e possibilidade de fazer as tais ultrapassagens.

Também já testei o Think City e gostei muito. É um carro muito ágil até aos 50kmh (tipo um 1400cc), a partir daí porta-se como um 900cc

Todos estes veículos rondam os 7/8000€ no mercado de usados.

Por cerca de 10000€ surgem os clones, Leafs a partir dos 14/15000€
Os Think City em França e em Espanha rondam os 5.000€ mais o restante (legalização e transporte) se calhar não compensa ir buscá-los lá se os de cá custarem 6.500€ eu tambem experimentei um e gostei mas o problema era que só tem 2 lugares.
Os clones em França já se encontram alguns (de 2012) a baixo dos 8.000€ mais 1.000 e pouco € e 2 dias (para o legalizar), vais a França ver o carro e legalizas cá o carro se quiseres saber o que tens que fazer vê o meu diário de bordo Citroen C0 importado de França que tenho lá tudo explicado e os passos a dar que não é nada complicado.
Se tiveres ou se conheceres alguem que te empreste um reboque para motas tambem pode ser uma hipotese ires a Espanha ou França buscar uma é uma questão de veres os preços que não sei porque nunca procurei os preços por não estar interessado.
Boa sorte


Autor do tópico
Sérgio_vsc
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta jan 20, 2017 12:08 pm

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por Sérgio_vsc »

Vamos lá por partes então...

"Com estes kms tudo depende qual a tua experiencia nas duas rodas!?!
Tens acessorios, casaco bom para o frio e chuva qual o tipo de trajecto?"


Não tenho grande experiência, tirei carta há dois anos numa Yamaha XJ 600, bem pesada portanto, depois disso ainda não tive nenhuma mota... Mas não irei ter problemas em conduzir uma, penso eu... Experiência em duas rodas a pedal (bicicleta) tenho bastante, faço muitos km nela durante todo o ano! ahah
O tipo de trajecto é em estrada nacional (N109) (N16) (N1) (N230) Aveiro-São joão de Loure-Albergaria-Branca...é por estes lados. E tem subidas sim.

Acessórios tenho, mais para bicicleta, mas para mota terei de comprar mais e melhores...

"Convem teres uma ideia pois metade para cada lado abre um leque maior de hipoteses de escolha com carga em ambos os destinos..."

Ainda não averiguei bem isso, estou com um problema, ainda não arranjei garagem...Estou à procura, em Esgueira-Aveiro.
No local de trabalho talvez não dê (dou aulas em piscinas pré-escolar, aec's - escolas básicas) e como são poucas horas por dia, talvez nem seja necessário...

"Bem tens mesmo de rever as tuas prioridades 2 ou 4 rodas um veiculo extra ou um para substituir tudo!!!
Tens de pensar bem na coisa... existem veiculos, 4 rodas, a preços interessantes"


O carro não é meu sequer, portanto quero mesmo substituí-lo... E estou inclinado para mota sim, tem muito menos gastos e no inicio de carreira assim terá de ser.
Bem como investimentos da ordem dos 3.000€ já é muito puxado... Sei que se optar por veículo eléctrico terá de ser isso ou bem mais...

"Pemifer" Sei que é um bom investimento e que compensará com os anos, mas neste momento acho demasiado... Obrigado na mesma e se houver outros publique sff porque até gostei...

"Mumia" e "alexjp4" penso que já respondi a tudo em cima... Mas qualquer esclarecimento perguntem...

"Cuttysark76" Esses modelos de motas que apresenta são bons, pois claro, mas como também já disse são caros para agora... Eu poderia investir uns 5/6 Mil neste momento, mas ficaria apertado e não sei se será o melhor... Mas ainda vou fazer contas, porque talvez entre o estágio profissional durante 9 meses e seria melhor...
Já conduzi por uns dias dois BMW i3 e um ZOE. Muito bons! Excelentes aliás! Gostava muito de ter um... Mas para já não dá...

Gostei dessas Govecs que me deu a conhecer, mas em termos de potência ficará um pouco curto, não se pode ter tudo, é verdade, e para isso ainda falta o lugar de garagem (a ver, e rápido!) :)

"MVS" obrigado pelo esclarecimento...

No fundo obrigado a todos e continuemos esta procura e entre-ajuda...

Abraços,

Sérgio

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por Mumia »

bom como o € também contam... começa por ver se conseguirás carregar sempre nos teus locais de trabalho, mesmo que estejas pouco tempo em cada sitio (será bem útil), porquê??? Porque isso dá-te uma muitoooooo maior hipótese de várias motas e claro mais baratas.

Até poderás optar por uma que seja mais barata agora, mas que dê para o teu objectivo e depois de poupar uns € avançar para uma melhor e que te deixe mais folgado! Ou optar já por uma um bocadinho mais acima de € e claro melhores condições que depois será só usar e abusar e claro poupar ;)

Hipoteses vais ter muitas acredita ;) será um pouco o "Carteira VS Gosto/necessidade" ;) O importante... será teres um VE de duas rodas ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por rnlcarlov »

Se vive na zona de Aveiro, pode dar uma olhada na Gingabike em Águeda, que têm vários modelos de scooters. Dada a restrição orçamental, pelo que vi, têm uma scooter de 4kW com o preço a rondar os 2300€. O senão é que usa baterias de chumbo, cuja durabilidade nunca vai ser muito longa. Mas como o Múmia disse, pode poupar agora e depois avançar para um upgrade para baterias de lítio, por exemplo. Foi o que fiz com a minha quase scooter. Comprei uma por 800€ com baterias de chumbo e 2 anos depois fiz o upgrade das baterias para lítio.
Bem, no meu caso espatifei dinheiro nas baterias de lítio pois quem me fez a alteração fez-me um dimensionamento tão excelente que nem um mês passado já tinha problemas com elas, mas pronto, isso é outra história.... Aí nessa zona há gente bastante competente (Jorge Rocha) para fazer esses trabalhos.

Avatar do Utilizador

rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por rcardoso »

Como disse na tua apresentação, em Guimarães poderás fazer um test-drive com a minha scooter. Custou-me um pouco menos que 3000 €, embora já tenha passado disso com as reparações que entretanto lhe fiz. Não tem uma qualidade por aí além, como poderás perceber do seu DB, mas comporta-se bastante bem em termos de velocidade máxima (90 kms/h em plano) e em autonomia (chega a 90 ou 100 kms, em estradas com pouca inclinação). Em estradas bem boas, dá gosto de conduzir. Pela serenidade e silêncio da condução, e pelo prazer de sentir que não está a deixar poluição por onde passa...

Não faço mais que 25 a 30 kms/dia, normalmente, mas infelizmente faço-o em estradas muito fracas e com muita inclinação. Isso faz com que aumente o consumo e diminua a autonomia, claro. Ainda assim, estou contente com a opção que tomei, sem dúvida. Num ano inteiro, com preços de electricidade em tarifa normal, paguei 65€... Vê a poupança que isso traz... ;) Cerca de 1€ por cada 100 kms. Nunca conseguiria isso, nem perto, com qualquer CI, ainda que consumisse muito pouco (ex. 3 a 4 lt, 100 kms).

Aí em Aveiro, tens também a loja da E-Mobilidade, do Jorge Rocha. Poderás obter mais informação de preços de VEs de 2 rodas, novos e usados, e eventualmente test-drives.

Pensa em termos de futuro, no investimento que vais fazer. Boa sorte!
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por MVS »

rnlcarlov Escreveu:Se vive na zona de Aveiro, pode dar uma olhada na Gingabike em Águeda, que têm vários modelos de scooters. Dada a restrição orçamental, pelo que vi, têm uma scooter de 4kW com o preço a rondar os 2300€. O senão é que usa baterias de chumbo, cuja durabilidade nunca vai ser muito longa...
Este clone da Honda PCX pode ser adquirido com um pack custom Li-Ion mas nunca encaixa num tecto de 3.000 Eur.
Verifica por favor se o Jorge Rocha aí em Aveiro não tem um negócio de ocasião à tua medida.
Imagem


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Scooter Eléctrica

Mensagem por cuttysark76 »

Eu próprio estou a vender a minha Vectrix e estaria dentro do intervalo referido, mas não é solução para esse trajecto, porque tem um pack de baterias muito pequeno. A possibilidade de carga intermédia abre muito o leque de possibilidades!

O Jorge Rocha é o homem para te ajudar! Tem uma loja/oficina e muita seriedade na Gafanha da Nazaré!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”