Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
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lopes
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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por lopes »

rmiguel Escreveu:Sim a minha escolha para as 4 de 12 foi mesmo pela simplicidade...
Mas pelo que vçs disseram anteriormente, talvez seja melhor as 16un de 3,2V a 40Ah, não é?
Essas de 12V não são tão fáceis de balancear as células, tou certo?
Eu converti à 8 meses (+/- 3500kms) a minha scooter com 16 celulas de 3,2V (40Ah) e até agora sem problemas e satisfeito com a mesma! Sei de quem já ande pelos 8000kms com uma conversão idêntica e igualmente sem problemas... ;)
Se quiseres ter uma noção da alteração que fiz na minha, passa por aqui: http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=62&t=15766
A conversão para litio começa na 3ª página ;)

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rmiguel
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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por rmiguel »

lopes Escreveu: Eu converti à 8 meses (+/- 3500kms) a minha scooter com 16 celulas de 3,2V (40Ah) e até agora sem problemas e satisfeito com a mesma! Sei de quem já ande pelos 8000kms com uma conversão idêntica e igualmente sem problemas... ;)
Se quiseres ter uma noção da alteração que fiz na minha, passa por aqui: http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=62&t=15766
A conversão para litio começa na 3ª página ;)
Muito obrigado pela info, vou ler o post cm atenção ;)
Qual é a estimativa que dás à duração das baterias? 10.000km?
Cumprimentos
Ricardo Miguel

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lopes
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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por lopes »

rmiguel Escreveu:Muito obrigado pela info, vou ler o post cm atenção ;)
Qual é a estimativa que dás à duração das baterias? 10.000km?
Disseram-me que bem estimadas podem chegar aos 80.000kms, mas se chegarem aos 50.000 já fico muito satisfeito - quando chegar aos 15.000 tenho todo o investimento pago! ;)

Para já não conheço prova de alguém ter chegado a uma kilometragem dessas, pois também ainda não houve tempo para isso por ser uma tecnologia +/- recente, mas estou aqui a lembrar-me da mota do e_bike (http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... &start=520), que salvo erro tem células iguais às minhas (embora a trabalhar com outras tensões), e que já passou os 35.000Kms.

No inicio podes achar que é um grande investimento (que de facto é), e eu também ponderei muito no inicio, mas confesso não estar nada arrependido.

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rmiguel
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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por rmiguel »

As minhas de chumbo já vão a caminho dos 6000km, mas já se nota uma grande diminuição na autonomia.
A tua scooter é também de 2kw como a minha, a minha montagem deverá ser idêntica á tua.
Que mais compraste para alem das baterias para fazer a conversão?
Cumprimentos
Ricardo Miguel

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lopes
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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por lopes »

rmiguel Escreveu:As minhas de chumbo já vão a caminho dos 6000km, mas já se nota uma grande diminuição na autonomia.
A tua scooter é também de 2kw como a minha, a minha montagem deverá ser idêntica á tua.
Que mais compraste para alem das baterias para fazer a conversão?
Pois, as minhas foram mudadas aos 5000 mas também a mota tinha estado parada nos ultimos tempos antes de a comprar... já praticamente não andava. Sei de uma igual aqui no forum que foi até aos 8000 - procura pelo membro civic liberty viseu, ele também converteu a mota 2Kw dele para litio por volta dessa kilometragem - também tem pormenores dessa alteração aqui no forum.

Além das baterias, comprei um pequeno BMS, que praticamente só está a servir para manter as células balanceádas - por enquanto está a funcionar tudo bem. Depois tens os ligadores entre as baterias que recomendo assim como os meus pois facilitaram a montagem, mas que também podem ser feitos com cabo de cobre. Depois deves ter que fazer algumas pequenas alterações na cablagem para ligar o pack à mota, se não tiveres disjuntor, convém instalar também um para segurança da instalação.
O carregador, uma vez que estava a desligar dentro dos limites admissiveis para o pack de litio, mantive o mesmo. Só à pouco tempo comprei um proprio para litio que instalei interno e passou a carregador principal, mas só comprei para aumentar a minha capacidade de carregamento, pois quando necessário ligo os dois carregadores.

Esta foi a forma como fiz a minha conversão, outras há por aqui usando outras tecnicas e outros tipos de baterias... o Jorge Rocha (entre outros) tem sido o especialista das conversões e responderá melhor a isso ;)


rcorvo
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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por rcorvo »

rmiguel Escreveu:As minhas de chumbo já vão a caminho dos 6000km, mas já se nota uma grande diminuição na autonomia.
A tua scooter é também de 2kw como a minha, a minha montagem deverá ser idêntica á tua.
Que mais compraste para alem das baterias para fazer a conversão?
Boas, estava a pensar fazer a mesma conversão que tu... já fizeste? de que zona do algarve és?

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BondadeSua
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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Embora seja antiga a pergunta, convém relembrar ;) ... Quanto duram essas baterias?

Se estamos a falar de lítio, vejam a marca deste "caminheiro":
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 334e3b7554
É claro que podemos estar a falar de conjuntos/coisas diferentes, motor, pack, cuidados, manutenção, etc.
Mas se virmos bem, mesmo em Gel/Chumbo ainda há uns dias estava nos classificados uma que fez mais de 15 K. Claro que para isso tem que haver condições específicas.

Força nessas CONVERSÕES!

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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por rmiguel »

oi rcorvo, já fiz sim a conversão. Sou de portimao e tu?
vou colocar mais tarde no meu DB quanto tiver tempo.
Cumprimentos
Ricardo Miguel


rcorvo
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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por rcorvo »

rmiguel Escreveu:oi rcorvo, já fiz sim a conversão. Sou de portimao e tu?
vou colocar mais tarde no meu DB quanto tiver tempo.

da outra ponta do algarve...monte gordo
ando aqui à procura do máximo de informação a ver se faço a conversão na minha.... deu muito trabalho a tua?

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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por rmiguel »

Fiz a conversação das 10h até as 8... Mas sem bms
Cumprimentos
Ricardo Miguel


rcorvo
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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por rcorvo »

rmiguel Escreveu:Fiz a conversação das 10h até as 8... Mas sem bms

sem bms? e as baterias estão sempre equilibradas? o que me faz mais confusão é montar o bms...

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rmiguel
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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por rmiguel »

Até agora sim, mas tb só fiz 100 kms...
O bms é facil de montar, é só seguires o esquema.
Tenta é medir tudo bem pra ver se cabe nos espaços das baterias anteriores, foi isto q me deu mais trabalho... Ah e desmontar os plásticos tb n foi facil lol
Cumprimentos
Ricardo Miguel


rcorvo
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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por rcorvo »

ando a ganhar coragem para fazer o upgrade, acho que vou deixar para as minhas ferias em dezembro


aluzjunior
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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por aluzjunior »

também estou a fazer a conversão de chumbo-acido para litium.
minha scooter de 2KW tem 4 baterias de 12 volts e 36Ah ligadas em série.
queria trocar por 2 baterias de 48V e 20Ah (descarga máxima de pico de 40A) ligadas em paralelo.
minha scooter em momentos que exige muita força ela descarrega a 75A, tudo controlado pela BMS.
gostaria de saber se ligando em paralelo alem da soma das correntes 20Ah + 20Ah, soma-se também as corrente máxima, ficando assim dispoível os 75A quando necessário.

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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por MVS »

A corrente máxima puxada pelo controlador mantém-se e será dividida pelas duas baterias em paralelo.

Podes particularizar que tipo de bateria de 48V pretendes usar?

Se os dois packs de baterias de 48V não estiverem ligados célula a célula em paralelo com cabos de secção adequada necessitas de dois sistemas de BMS. Isso costuma ser uma fonte potencial de problemas.
Imagem


aluzjunior
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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por aluzjunior »

o bms usaria o original da scooter.
as baterias seriam dessas http://pt.aliexpress.com/item/48v-20ah- ... 45860.html" onclick="window.open(this.href);return false;
ja que aqui no brasil nao temos baterias de litio por um preço justo

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Jorge Rocha
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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito me admira como no Brasil ainda não se fabrique baterias de lítio... num país onde quase tudo é produzido!

O BMS não será certamente o da scooter, pois estes packs de baterias já trazem o bms incorporado, e sem qualquer comunicação externa de cada célula para ligar ao possível bom BMS.

O preço justo das baterias de lítio depende também da utilização a que se destina e da sua quimica, é necessário ter isso em conta!

Bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!


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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por aluzjunior »

Jorge Rocha Escreveu:Muito me admira como no Brasil ainda não se fabrique baterias de lítio... num país onde quase tudo é produzido!

O BMS não será certamente o da scooter, pois estes packs de baterias já trazem o bms incorporado, e sem qualquer comunicação externa de cada célula para ligar ao possível bom BMS.

O preço justo das baterias de lítio depende também da utilização a que se destina e da sua quimica, é necessário ter isso em conta!

Bom trabalho!
Haveria como então adquirir baterias sem a BMS? ou seria melhor desfazer a eletrica original da scooter?

Com relação ao atraso do Brasil à energia limpa, muito se deve ao governo.
Eu adquiri a scooter da única fabrica brasileira que as monta (ainda usando peças chinesas), e infelizmente a fabrica esta passando por muitas dificuldades financeiras e praticamente em estado de falencia.
Um Nissan Leaf é vendido somente por encomenda pelo equivalente a 39 mil euros que aqui é muito dinheiro. (da para comprar 4 peugeot 208 com esse valor)
Então os que gostaria de ajudar o planeta e usufruir de uma energia limpa tem que se virar por conta propria e transformar-se em engenheiros mecanicos e eletricos. Há inumeras conversões caseiras, mas ai ficamos dependentes das baterias de chumbo, que são pesadas e ineficazes.

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Jorge Rocha
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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por Jorge Rocha »

É pena ver um país com tanto potencial humano e recursos naturais, a ficar para trás por culpa dos governantes!
Neste pequeno Portugal, também já existiu mais incentivos para as energias limpas e seus derivados, mas como estamos numa Europa unida, ainda vamos adquirindo estes produtos com algumas facilidades em relação ao Brasil.

Não sei que bms te referes que a scooter já trazia, mas não será para proteger individualmente cada célula de LiPo que vais adquirir... por isso não servirá para nada.

Com alguma sorte, e se andares muito todos os dias, os bms que estão inseridos nesses packs, ainda poderão durar o tempo de vida útil dessas mesmas células lá colocadas (que normalmente têm uns 600 ciclos).
Também essas células poderão não ser as mais indicadas para os climas quentes, mas isso já são pormenores... até porque por cá também temos dias com temperaturas bem altas (a cima dos 30ºC) e há quem as tenha a funcionar em vários tipos de veículos.
Tudo por um mundo mais limpo!


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Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por aluzjunior »

Jorge Rocha Escreveu:É pena ver um país com tanto potencial humano e recursos naturais, a ficar para trás por culpa dos governantes!
Neste pequeno Portugal, também já existiu mais incentivos para as energias limpas e seus derivados, mas como estamos numa Europa unida, ainda vamos adquirindo estes produtos com algumas facilidades em relação ao Brasil.

Não sei que bms te referes que a scooter já trazia, mas não será para proteger individualmente cada célula de LiPo que vais adquirir... por isso não servirá para nada.

Com alguma sorte, e se andares muito todos os dias, os bms que estão inseridos nesses packs, ainda poderão durar o tempo de vida útil dessas mesmas células lá colocadas (que normalmente têm uns 600 ciclos).
Também essas células poderão não ser as mais indicadas para os climas quentes, mas isso já são pormenores... até porque por cá também temos dias com temperaturas bem altas (a cima dos 30ºC) e há quem as tenha a funcionar em vários tipos de veículos.
não sei bem se a scooter tem BMS. acho que é mais um controlador ja que ela vem bom baterias de chumbo-acido.
assim qual a maneira mais facil de eu conseguir um conjunto de litio que me de 48V, minimo de 40Ah e que tenha uma descarga maxima de 80A????

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