Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

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pmmm
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Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por pmmm »

Boa Noite.
Tal como o título do tópico sugere, estou completamente a "nadar" :oops: no tema. Como tal optei por procurar opiniões de quem entende do assunto e aqui estou.
Em primeiro lugar e em face das minhas necessidades não sei se um veículo eléctrico será a melhor opção. Com esta dúvida que me assalta, exponho a minha situação. Moro em Mafra e trabalho em Lisboa, de minha casa ao emprego são cerca de 50 kms, ou seja, por dia são 100 kms. Actualmente vou de autocarro (pago 140,00 € de passe).

1ª questão: Face à distancia que tenho de percorrer uma moto eléctrica é uma opção viável?
2ª questão: Face ao valor que pago de passe mensalmente (adicionando mais uns kms de carro de minha casa à paragem do autocarro), compensará financeiramente optar por me deslocar numa moto eléctrica?

Supondo que as questões acima são respondidas positivamente (leia-se...viabilidade de ser uma boa opção), surgem-me mais algumas questões:

3ª questão: Que moto comprar sabendo que a distancia diária ainda é significativa. Certamente face a este condicionante terá que ter algum conforto, velocidade e acima de tudo fiabilidade.
4ª questão: Um carregamento por dia (imaginando que a carreguei na minha garagem) durante a noite, será o suficiente para ir voltar no dia seguinte? Ou deverei ter que a carregar, por exemplo, no local do meu emprego?
5ª e última questão: o carregamento pode ser efectuado numa tomada normal de corrente? :oops: Ou é necessário algo especifico?

As minhas desculpas por "entrar a matar" com tantas questões mas se por um lado estou bastante interessado no tema, por outro, não domino o assunto.

Assim, agradeço desde já, os esclarecimentos que me possam ser dados e todas as sugestões/conselhos serão bem vindos.

Cps
Pedro


RuFuS
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por RuFuS »

Bem-vindo! ;)

Dá uma olhadela por este tópico:

viewtopic.php?f=32&t=17444

Encontrarás bastantes respostas por lá! ;)
Com uma única carga diária é possível, mas terás que investir inicialmente bastante e o retorno demorará mais tempo! :)

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

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Jorge Rocha
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por Jorge Rocha »

Olá Pedro!
Seja muito bem vindo ao forum!

Com tanta ajuda que este forum tem, e por ser rico em exemplos reais, poucas duvidas surgirão se houver algum investimento de leitura nele.

Vou responder às perguntas:
1ª - Os 100km por dia, sejam eles feitos em transporte publico ou particular (ou nos dois em conjunto), são sempre uma maçada. Existe aqui exemplos de motas que percorrem isso todos os dias e algumas quase o dobro desses kms (independentemente das condições meteorológicas) . Tudo depende da adaptação a este tipo de mobilidade.

2ª - Os 100km em energia electrica, para o andamento de velocidades entre os 70 e 90km/h pode rondar o custo de 0,70€. Uns 15€ ao final do mês. (existem por vezes soluções em que o custo sai muito menor)

3ª - A escolha pode ser para alguns modelos de origem, mas poucos ainda infelizmente, ou para outros modelos adaptados às suas necessidades. (isto teria pano para mangas, pode-se desenvolver de seguida)

4ª - Mesmo para um carregamento por dia isso seria bem possível, mas se houver possibilidade de carregar no trabalho, então o leque de soluções aumentará bastante.

5ª - As tomadas são monofasicas domesticas (as convencionais de casa, tipo schuco) ou monofasicas industriais (as dos pontos de carregamento públicos, e existe uns adaptadores a menos de 10€ para essa ligação).
(já agora o tempo de carregamento para os 100Km poderá ser de 2 a 6 horas dependendo do alimentador da mota e do tipo de baterias)

Boa sorte!
Tudo por um mundo mais limpo!

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Edu_Rod
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por Edu_Rod »

na minha modesta opinião, (para andar sem preocupações e na optica do carregar e andar), acho que uma vectrix litio seria o ideal para ti. vai demorar um pouco mais a recuperar o investimento mas no final compensa.

essencial mesmo antes de tomar qq decisão é fazer alguns testes drives.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
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Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

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rocker_pt
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por rocker_pt »

Fazer 100km de cada vez obriga a aquisição de uma mota com mais capacidade de baterias, logo mais cara.
Se conseguires fazer acordo com alguma garagem, stand auto,etc, bombeiros para carregar regularmente, perto do local do trabalho seria o ideal, pois uma mota com baterias de 60A já seria mais do que suficiente.
Em tempos estive a trabalhar a 40km de casa. Para não fazer com a minha (baterias 60A) 80km de uma vez (embora fosse possivel fazer), optei conversar com uma garagem de motas, e carregava lá ao mesmo tempo que ficava guardadinha. Insisti em dar uma contribuição de 1€ bastante acima do meu consumo de eletricidade e todos ficamos a ganhar. Em especial eu, que evitava gastar 8€ de combustível todos os dias :)
Boas pesquisas, aproveita este fórum que é de ouro!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
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Mumia
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por Mumia »

Bom ja quase tudo foi dito...

É possivel??? Sim!
É mais barato? (por viagem Sim e ao fim do tempo com investimento pago tambem!)
Há motas no mercado que fazem essa distancia? Sim!
Uma qq tomada "de casa" carrega qq mota! ;)

Ora, vamos por partes... com essa distancia convem teres algum conforto sem duvida... Começam a aparecer mt mota em 2ª mão que podem ser mt uteis para o que queres, sejam elas Vectrix ou "chinesas".

Será (a meu ver) todo conveniente uma carga no local de trabalho (seja q mota for), algumas certamente vao aguentar os 100km seguidos, mas irás fazer uma descarga mais profunda ao pack de baterias (encurtando-lhe a vida útil), e por cada 50km (cada viagem) o carregamento que vais efectuar é sem duvida quase irrisório, o que podes por um contador (no work) para perceberem e acreditarem e no final do mes/ano fazer contas se assim for preciso. Fazendo estas cargas de 50km irás ter pack para muito mais tempo, não quer isto dizer que não haja actualmente mota que nao faça esses 100km seguidos!!

O que posso dizer... bom tenta ver e experimentar alguns modelos, que é sem duvida a melhor maneira de saberes qual a mota que mais gostas e mais se adequa às tuas exigências ;)

És de Mafra...sei que fica um bocado fora de mão, mas pq não passas por Aqui, por norma tens lá varios modelos que nem todos têm a mesma mota e olhas e tiras melhor opinião ;)

Resumindo, se irás poupar? SIM!!! Ao longo do tempo sem qq duvida!!!

O investimento pode ser "maior", mas o tempo "cura tudo" como se costuma dizer ;)

P.S.- Não desista dessa ideia que te assombrou ;) :lol:
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BondadeSua
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Bem vindo ao "mundo dos VE"!
As sugestões que já foram dadas (o tópico sugerido é fundamental), são muito semelhantes às que foram dadas anteriormente. É que as tuas dúvidas já foram as nossas e as de outros que vieram depois de nós. Por isso só vou acrescentar referindo a minha situação.

Percorri até hoje, (3 anos só em Fevereiro pf), 22333 Km. Se fosse no CI 4 rodas ou transporte público, quase tinha amortizado o "dinheiro que desenbolsei".
Evito AE pois portagens considero um "assalto".
Ando de scooter praticamente todos os dias do ano. Por ter um centro de gravidade mais baixo, VE 2 rodas, tem muito maior estabilidade que a equivalente CI.
Procura fazer teste. Fundamental e obrigatório. Os km que farás são exigentes e notarás mais se não tens uma rotina de andar em 2 rodas!

Apenas mais uma coisa. Para fazer esses 100km, acho preferível uma solução com menos Amperes e uma carga intermédia. Se for possivel carregar a meio, prolonga a vida das baterias e torna a compra mais económica. Se precisas como mínimo 50 Km, compra material que te garanta no mínimo 70. É que vais acabar por precisar de ir um pouco mais além. Acontece com todos nós. Esta opção é também mais económica.
Se encontrares num raio de 100 Km da tua morada, alguém com conhecimentos e disponibilidade, que possa preparar-te uma usada em bom estado. Pondera essa possibilidade.
De contrário investe um pouco mais e compra nova do melhor que conseguires!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


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pmmm
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por pmmm »

Boa Tarde

Antes de mais, o meu , muito e muito obrigado. Pela prontidão das respostas e pelos esclarecimentos elucidativos e claros que prestaram.
Creio que fiquei esclarecido nos pontos-chave da questão.

Apesar do pouco tempo, já percorri o forum e efetivamente, e como alguém referiu, está aqui tudo o que é necessário saber. Vou andando por aqui, vou começar a fazer as minhas contas e espero dentro em breve ser mais um feliz proprietário.

Obrigado mais uma vez

Abraço

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serges
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por serges »

Hum faço o melhor conselho de todos...

Passa em Oeiras, na Marina, estamos lá todos... na sexta feita, é com muito gosto que te pago um café e te apresento a minha parceira de duas rodas!

Que tal!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


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pmmm
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por pmmm »

Boas
Tal como recomendado andei a dar uma vista de olhos pelo Forum (espectacular...o que se aprende por estas bandas) e em mais uns sites da especialidade (leia-se de motos electricas), tendo concluído que face às minhas necessidades a melhor opção seria a Vectrix. Mas olhando para os preços (uma vez que pretendo adquirir nova)...upa upa.

No decorrer dessa pesquisa deparei-me também com a Predator. Fiquei bastante agradado e comparando com a Vectrix, além do preço não encontrei muitas diferenças. Claro que poderei a ver mal, daí o meu post. Ficarei bem servido, em face das minhas necessidades? Por qual dos modelos deverei optar? Pesquisei e não encontrei comparativo entre as duas marcas (estarei a pedir demais certamente).

Entretanto já falei aqui no meu emprego e o carregamento é possivel de efetuar na garagem do edificio. :D

Obrigado desde já pela ajuda
cps
Pedro
Anexos
Document1.pdf
Lista de caracteristicas e preços Predator
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Mumia
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por Mumia »

Bom qt à Predator nova.. já nao encontras, a empresa fechou!

Porem certeza que como haverá Vectrix em 2ª mão tb encontras Predator's em 2ª mão ;)

Quanto às diferenças ha algumas.. e que acho que deves ver as duas motas ao vivo e se possivel experimentar ambas (e outras) e assim consegues por ti mesmo fazer a escolha ;)

Bom se no work está resolvida a questão da carga, então estás mais q safo para uma longa vida (se td correr bem) do pack de baterias seja ele de que mota for :)
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david_neves
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por david_neves »

Mesmo que compres uma mota que consiga fazer 100km por dia seguido, nao o faças, ainda por mais parte do teu dia estas parado em lisboa onde existe mais pontos de carga em Portugal. A vida util das baterias
agradecem e a tua carteira tambem(a longo prazo).
Se o caminho que seguires for com alcatrao em bom estado podes considerar uma mota chinesa.
Nao dizeste que verba tens disponivel nem que tipo de mota procuras, scooter ou maxi scooter.
Antes de comprares uma mota eletrica faz um test drive a varios modelos e claro le no forum os diarios de bordo.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

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BondadeSua
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por BondadeSua »

david_neves Escreveu:Mesmo que compres uma mota que consiga fazer 100km por dia seguido, nao o faças,
...
Antes de comprares uma mota eletrica faz um test drive a varios modelos e claro le no forum os diarios de bordo.
Para que não fiquem dúvidas. O que te estão a querer dizer é que se deve carregar sempre que possivel. Parece que muitas horas de espera até repor carga, depois duma carga/esforço grande, não é saudável para as baterias. Cargas intermédias são fundamentais. Por rotina, descargas profundas recomendam recarga o mais cedo possivel. É o que dizem os especialistas. Eu estou só a repetir.

BondadeSua

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Cruxis
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por Cruxis »

Bem vindo ao forum,

Um Pedro de Mafra, até parece mentira :)

Eu também quando comecei a pagar 153€ por um passe, mais a deslocação até à paragem de autocarro, pensei logo se não havia uma forma de locomoção mais económica disponível no mercado.
É verdade que foi a primeira coisa que pensei quando comecei a investigar as motos eléctricas.
Depois de alguma leitura e troca de impressões, a Vectrix seria a melhor opção, mas o carregamento em Lisboa seria necessário, porque nem sei se uma Vectrix com litio, consegue fazer os 100km, a uma velocidade média de 100km/h. E como já alguém disse, não é saudável, para as baterias, andares todos os dias a descarregá-las completamente.

Como andei a fazer umas contas para apresentar à minha cara metade, para ver se compensava a compra de uma Vectirx Nimh em segunda mão, posso partilhá-las aqui, visto que será mais ou menos as contas que irás fazer (no meu caso são 80km :))

"São 80km por dia, ao fim de 22 dias são 1760km.

Supondo a média de 5,5l ao 100km, temos para os 1760 km 96.8l.

Se gasoleo 1.3 gasto 125.84€ por mês. Ao fim do ano são 1384.24€
Se gasoleo 1.4 gasto 135.52€ por mês. Ao fim do ano são 1490.72€
se Gasoleo 1.5 gasto 145.2€ por mês. Ao fim do ano são 1597.2€
se gasoleo 1.6 gasto 154.88€ por mês. Ao fim do ano são 1703.68€

Se são 1760km por mês, ao fim do ano são 19360km (11 meses).

Se fizermos contas directas, para a mota que custa 5700€ compensar:

Se gasóleo 1.3 são 4,11 anos.
Se gasoleo 1.4 são 3.8 anos
se Gasoleo 1.5 são 3.56 anos
se gasoleo 1.6 são 3.34 anos

Juntando ao carro os kilometros, revisões e pneus temos:
Ao fim 4 anos são +/-80.000km por isso são 4 revisões anuais, mínimo de 200€-250€ cada, por isso temos mais 1000€. Contando que os pneus podem durar só 50.000km temos quase 2 jogos de pneus a 350€. Mas para as contas vamos só contar com 1 jogo de pneus a 400€.

Se gasoleo 1.3 ao fim de 4 ano são 1384.24€ * 4 + 1400€ = 6936.96€
Se gasoleo 1.4 ao fim de 4 ano são 1490.72€ * 4 + 1400€ = 7362.88€
se Gasoleo 1.5 ao fim de 4 ano são 1597.20€ * 4 + 1400€ = 7788.80€
se gasoleo 1.6 ao fim de 4 ano são 1703.68€ * 4 + 1400€ = 8214.72€

Vamos aproveitar a margem dos 4 anos para fazermos contas aos gastos com a mota.

se fizermos contas a 4Kwh para carregar a bateria quando fazes os 50km, fazemos contas a 8 Kwh para carregar ao fim de 100km. Portanto ao fim do mês são 1760km e gasto 140Kwh.
Se pagar 0,16€ por Kwh (mais caro) são 22.5€ ao final do mês. Tendo em conta que metade é gasto na empresa estamos a falar de 11€ por mês, 121€ ao final de 1 ano.
Se fizermos as contas que as baterias, bem tratadas durarão 40.000km, que dizer que durante os 4 anos levará um pack de baterias, mas façamos contas a trocar um pack de baterias e arredondemos para 2000€ o pack.

Pensando em que o pneu de trás, que é o que se gasta mais, custará à volta dos 70€ mais instalação contemos com mudança de pneu a 100€.
Se o pneu durar 10.000km-12.000km temos que gastar mais 8 pneus para trás e contando com 2 pneus para a frente, gastamos 1000€ ao fim dos 80.000km.

Ao fim de 4 anos temos 5700€ + 121*4 + 2000 + 1000 = 9184€.
Se só aderirmos ao pack base são 4499 + 121*4 + 2000 + 1000= 7983€.

Só não conto aqui com o tempo de deslocação e o custo de estacionamento da mota vs o carro."


São contas por alto, e a parte da subsituição das baterias ao fim de 4 anos não é certo. Penso que é o componente que menos garantias tens e que ninguém te vai dizer que, mesmo dando um bom tratamento, vai durar mais ou menos anos :).

Penso que dá uma ajuda para as contas.

Abraço,
Pedro Pais

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Celestino
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por Celestino »

Meus amigos: Estas contas até poderiam estar todas bem feitas (não conferi mas estarão com certeza).
Mas para mim, pessoalmente, não as aceito.
Se eu, no meu caso, quisesse fazer uma comparação destas, teria que ser carro com carro ou mota com mota - no mínimo.
Agora comparar 4 rodas com 2, para mim não pode ser.
Bem sei porém que, desde a ponderação à tomada de decisão, a parte económico-financeira também não é tudo.
No entanto, nestas comparações, acho que deveriam comparar o que é comparável...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

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Jorge Rocha
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por Jorge Rocha »

Com todo o respeito Celestino, penso que se pode comparar sim, e passo a explicar:

Eu tinha um carro (Seat Leon 1.9tdi Stilence ecomotive) com 3 anos de idade e 50 mil km por mim feitos (comprei-o novo).
O trabalho no meu ramo (electricista) estava a diminuir a cada dia, e tive de ponderar vende-lo. Assim foi, teve mesmo de ser, e na venda consegui recuperar 3/5 (15K€) do valor que me custara.
Comprei uma scooter electrica em 2ª mão, e converti-a a LiFePO4 com autonomia para 120Km. O investimento (sem contar com o meu trabalho) foi de 2K€.
Mesmo que eu tivesse ficado com o carro, bem estacionado na minha garagem durante estes dois anos, e o quisesse vender por esta altura já nem 2/5 (10K€) poderia recuperar, logo perderia mais 5K€. (mesmo sem falar em seguros e em imposto único de circulação)
Mas se tivesse andado mais 30 mil km com ele (quanto andei de scooter eléctrica), teria mais uns 4K€ (no gasóleo, pneus, revisões, IUC, seguro, isnpeção).
Já vou em 9K€ de perca, se tivesse mantido o carro.
Com a compra da scooter e todos os seus extras possíveis, não gastei mais de 3K€ (e a partir de agora os gastos são cada vez menores). Baterias? Penso que ainda farão bem mais de 100 mil km. É só mesmo o custo de 0,50€/100Km e algum imprevisto (e pode acontecer a todos, que quando é com o carro, normalmente fica mais caro).

Portanto já estou a lucrar 6K€. (para não falar que fui muito mais amigo do ambiente)

As comparações entre 2 e 4 rodas também se podem fazer. Por exemplo, em 2 rodas temos uma mobilidade mais fluída no transito, melhor estacionamento, maior contacto com a natureza, entre outras vantagens. Claro que "não há bela sem senão" o conforto do quentinho no inverno, a segurança (principalmente em pisos molhados), a possibilidade de levar muitas pessoas ao mesmo tempo (que a mim raramente acontecia), entre outros, ficam comprometidas em cima de duas rodas.

Eu não voltaria atrás com a decisão que tomei! Sou tão ou mais feliz como quando tinha o carro novo!
Tudo por um mundo mais limpo!


CoolZeroFCP
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por CoolZeroFCP »

Penso que compreendo o que o user Celestino quer dizer...
Eu também fiz essas "contas" quando ponderei a compra de scooter eléctrica quando morava na Ericeira.
Penso que deve ser só comparado a aquisição/consumo/manutenção de uma scooter eléctrica e uma scooter CI, pois quem pode comprar uma scooter eléctrica em alternativa ao carro, também poderia comprar uma scooter CI. Por isso penso que a scooter CI deveria entrar nas contas...

PS: penso que 2000€ para a troca de umas baterias numa oficina de vectrix NiMH, um valor um pouco otimista, mas poderei estar enganado...

Enviado do meu LG-P990 utilizando Tapatalk 4

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Celestino
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por Celestino »

Jorge, eu já conheço os vossos argumentos todos e respeito-os.
No meu "post" digo: "...para mim, pessoalmente, não as aceito."
Também não entro nas discussões de qual é que é melhor - moto ou automóvel.
São coisas diferentes e obviamente cada um com suas vantagens e inconvenientes.
Mas sublinho, são coisas diferentes.
Adquirir e/ou andar de automóvel é diferente de adquirir e/ou andar de moto. Aliás, não tem nada a ver.
Isto é apenas a minha opinião.
Só abordei o tema porque vejo insistentemente estas comparações neste fórum e com as quais não posso de forma nenhuma concordar.
São de facto muitos os testemunhos que aqui andam com estas comparações. São verdadeiros mas comparam o incomparável.
Não vamos discutir se foi para melhor ou para pior mas, sejamos honestos, mudaram de vida.
Acho apenas que deveriam ser mais rigorosos nestes testemunhos e análises.
E olhem que ainda continuam com argumentos a favor dos eléctricos.

Edit
E digo mais: Com o devido respeito por todos, penso que a honestidade junto com este rigor, irão trazer mais malta para o uso dos VE's.
Isto porque, teimando em comparar o incomparável, mesmo inconscientemente, só estarão a arranjar argumentos a favor dos cépticos da mobilidade eléctrica.
Última edição por Celestino em sábado out 19, 2013 2:42 pm, editado 3 vezes no total.
=> Automóvel Eléctrico
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=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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david_neves
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por david_neves »

Como o titulo diz '' Por onde começar ''

Ler o forum umas boas dezenas de horas especialmente diarios de bordo. /aprenderes a fazer contas por ti proprio.

Faz as contas dos 3 modelos que mais gostas:
valor da mota / custo pneus / custo pack baterias / custo km / custo do diario de bordo de cada um.

Outra coisa que não referi como qualquer veiculo guarda dinheiro para azares, pequenas quedas, avarias e mais que tudo equipamento de protecção,lembrar que agora o amortecedor em caso de acidente é o teu corpo.

Ps: quando comprei a minha eléctrica, o que gastava em gasóleo durante um ano chegava para pagar o valor da mota mas as contas nem sempre são assim tão lineares, 1- encontrei outro emprego a 5km de casa e ainda por cima ia de boleia 2- não contei com 1500 a 2000euros a mais na mota (isto é equipamento de segurança para ambos, carregadores externos, revisoes e melhoramentos)
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

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Mumia
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Re: Por onde começar? / Qual a moto ideal?

Mensagem por Mumia »

as contas sao boas e todos devemos fazer antes de nos atirar-mos de cabeça.. ;)

há alguns "erros" em alguns numeros e tal... mas "por alto" dá para perceber a intenção e as contas q foram feitas ;)

alterava algumas coisas tipo 8kw, para uma carga completa.. é mt!! (da experiencia q th), o valor do pneu ate foi bom o alto foi a mudança :P

Quanto ao tempo do pack claro que é mt relativo (infelizemente) mas com as cargas a meio (ajuda em mt a aumentar a sua vida).

Como disse, foi uma ajuda boa a explicação das contas mesmo que por alto (pior dos cenários), agora é fazerem contas, ver se compensa ou nao... e claro que tb é bom de acrescentar o que se poupa na poluição :P


Váaaaa façam as continhas e venham pra este "mundo" bem interessante ;)
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