Baterias LiFePO4 servem para Vectrix VX-1?

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
psi20
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 145
Registado: segunda jun 03, 2013 11:54 am

Baterias LiFePO4 servem para Vectrix VX-1?

Mensagem por psi20 »

Obg. É que ando a seguir umas vectrix emespanha uma das quais com o pack danificado. Obrigado pela info

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Vendo SW predator litio

Mensagem por Volt »

Assumir isso pode ser um erro. O pessoal estava a falar de baterias para este tipo de motas chinesas. Creio que baterias destas não são boas para a Vectrix. Os entendidos podem explicar-lhe melhor que eu. Exagerando um pouco, acho que seria como meter umas rodas de uma 125cc num carro de duas toneladas. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vendo SW predator litio

Mensagem por Jorge Rocha »

psi20 Escreveu:Obg. É que ando a seguir umas vectrix emespanha uma das quais com o pack danificado. Obrigado pela info
É um pouco como o que o Volt diz!

Para uma Vectrix, embora possa ser-lhe colocado a mesma química, mesmo tipo de baterias ou idênticas, estas deverão ser dimensionadas de acordo com as potencias nominais dessa mota.

Eu nunca colocaria menos de 8KWh numa Vectrix, assim como nunca colocaria menos de 5KWh numa Predator (ou semelhante)

Também tentaria escolher umas celulas com uma boa relação peso/capacidade/potencia/volume, para que a tornasse mais leve do que com as originais NiMh.

Sempre será um investimento de 5k, tudo completo, para mais...
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vendo SW predator litio

Mensagem por jmal »

Volt Escreveu:Assumir isso pode ser um erro. O pessoal estava a falar de baterias para este tipo de motas chinesas. Creio que baterias destas não são boas para a Vectrix. Os entendidos podem explicar-lhe melhor que eu. Exagerando um pouco, acho que seria como meter umas rodas de uma 125cc num carro de duas toneladas. :-).

É uma verdade, fala-se muito mal da química nimh e até dizem ser antiquada, mas na verdade em lítio são poucas as marcas que conseguem ter as mesmas características que as nimh da vectrix têm, e estou para ver quais serão as lítio que irão durar mais que nimh.
É possível usar LFP numa vectrix, não com 24 células, no mínimo 40, mas mesmo com 60 ah não terá a mesma performance que tem com nimh, a autonomia será a dobrar. Ainda assim, com 60 ah são necessárias alterações no compartimento e/ou de estética. Alterações no compartimento não se podem fazer, porque o compartimento é também o quadro da mota. Há quem tenha subido o compartimento na zona entre o banco do condutor e a coluna de direcção, sobe o centro de gravidade e fica uma mota diferente, além disso as baterias ficam sem ventilação, mesmo de lítio e numa mota como esta, acho essencial. Com 40 ah cabem perfeitamente sem alterações de maior, fica a perder na mesma a ventilação e a mota fica muito solta devido à distribuição de peso diferente e mais acentuada atrás.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: Vendo SW predator litio

Mensagem por _rapt0r_ »

Este Senhor explica como converter um vectrix para lithium

https://www.youtube.com/watch?v=TgzTEmk ... 80E3FBEFD5" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: Vendo SW predator litio

Mensagem por Afreitas »

_rapt0r_ Escreveu:Este Senhor explica como converter um vectrix para lithium

https://www.youtube.com/watch?v=TgzTEmk ... 80E3FBEFD5" onclick="window.open(this.href);return false;
Com a conversão para baterias de litium LiFePo4, esta moto ficava muito boa.
Para ficar excelente deveria:
1 - Colocar-se no interior dos braços da escora traseira: Poliuretano expandido, areia ou terra cota para reduzir a ressonância da caixa redutora.
2 - Substituir as engrenagens de dentes direitos por outras devidamente maquinadas e sem folgas.
3 - Preferencialmente substituir as engrenagens de dentes direitos por engrenagens de dentes helicoidais.
Seria caro, difícil e talvez impossível pois teria de ser reforçada a carcaça devido às elevadas cargas que os dentes helicoidais proporcionam.

Assim a mota ficaria EXCELENTE.

Custo das alterações:
Baterias LiFePo4 - 8 kw + engrenagens opção 2 (cerca de 10.000 euros).
Baterias LiFePo4 - 8 kw + engrenagens opção 3 (a ser possível: cerca de 14.000 euros).
afreitas

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vendo SW predator litio

Mensagem por jmal »

Vendo a minha por menos de 14 k , e tá silenciosa. :D
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Vendo SW predator litio

Mensagem por RJSC »

Silenciosa? Já mudaste as engrenagens ou foi preencher a caixa do braço traseiro?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vendo SW predator litio

Mensagem por jmal »

RJSC Escreveu:Silenciosa? Já mudaste as engrenagens ou foi preencher a caixa do braço traseiro?
Não mudei nada nem preenchi a caixa do braço, provavelmente ainda fica melhor, abri a caixa limpei tudo, meti óleo e pronto. Não quer dizer que não faça barulho, claro que faz, mas é das que andei que faz menos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vendo SW predator litio

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu: É uma verdade, fala-se muito mal da química nimh e até dizem ser antiquada, mas na verdade em lítio são poucas as marcas que conseguem ter as mesmas características que as nimh da vectrix têm, e estou para ver quais serão as lítio que irão durar mais que nimh.
É possível usar LFP numa vectrix, não com 24 células, no mínimo 40, mas mesmo com 60 ah não terá a mesma performance que tem com nimh, a autonomia será a dobrar. Ainda assim, com 60 ah são necessárias alterações no compartimento e/ou de estética. Alterações no compartimento não se podem fazer, porque o compartimento é também o quadro da mota. Há quem tenha subido o compartimento na zona entre o banco do condutor e a coluna de direcção, sobe o centro de gravidade e fica uma mota diferente, além disso as baterias ficam sem ventilação, mesmo de lítio e numa mota como esta, acho essencial. Com 40 ah cabem perfeitamente sem alterações de maior, fica a perder na mesma a ventilação e a mota fica muito solta devido à distribuição de peso diferente e mais acentuada atrás.
Cheguei a confirmar que cabiam 42 células de 60Ah LiFePO4 dentro do espaço destinado às baterias da Vectrix
Jorge Rocha Escreveu:Também tentaria escolher umas celulas com uma boa relação peso/capacidade/potencia/volume, para que a tornasse mais leve do que com as originais NiMh.
Falas em arrefecimento para o pack da LiFePO4 e eu tenho isolado muitos, e mesmo sendo alguns com baterias com já mais de 30KKm, e com disponibilidades nominais de 2C, não verifico nenhum aquecimento fora do normal nestes dias de maior calor.
Esta química quando chega aos 43ºC torna a resistência tão baixa que já não se perde mais nenhuma energia por elas, evitando o aumento da temperatura.

Retirar uns 20Kg em todo um conjunto que habitualmente pesa 100Kg, acaba por não ter qualquer influencia na ciclistica da mota. Se verificarmos, as novas com Lítio, também são mais leves e ainda ninguém se queixou com a sua ciclistica.

Já há muitas boas conversões feitas por este mundo fora, sem ter que alterar os plásticos da mota ou qualquer outra coisa perceptível.
Afreitas Escreveu: 3 - Preferencialmente substituir as engrenagens de dentes direitos por engrenagens de dentes helicoidais.
Seria caro, difícil e talvez impossível pois teria de ser reforçada a carcaça devido às elevadas cargas que os dentes helicoidais proporcionam.
Até a Renault CACIA, faz caixas de velocidade onde todos os carretos têm os dentes dessa forma, exactamente para diminuir o ruído, com excepção o da marcha-a-trás, que serve para assustar os condutores e os piões do sentido e da velocidade, nesse sentido.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vendo SW predator litio

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu: É uma verdade, fala-se muito mal da química nimh e até dizem ser antiquada, mas na verdade em lítio são poucas as marcas que conseguem ter as mesmas características que as nimh da vectrix têm, e estou para ver quais serão as lítio que irão durar mais que nimh.
É possível usar LFP numa vectrix, não com 24 células, no mínimo 40, mas mesmo com 60 ah não terá a mesma performance que tem com nimh, a autonomia será a dobrar. Ainda assim, com 60 ah são necessárias alterações no compartimento e/ou de estética. Alterações no compartimento não se podem fazer, porque o compartimento é também o quadro da mota. Há quem tenha subido o compartimento na zona entre o banco do condutor e a coluna de direcção, sobe o centro de gravidade e fica uma mota diferente, além disso as baterias ficam sem ventilação, mesmo de lítio e numa mota como esta, acho essencial. Com 40 ah cabem perfeitamente sem alterações de maior, fica a perder na mesma a ventilação e a mota fica muito solta devido à distribuição de peso diferente e mais acentuada atrás.
Cheguei a confirmar que cabiam 42 células de 60Ah LiFePO4 dentro do espaço destinado às baterias da Vectrix
Jorge Rocha Escreveu:Também tentaria escolher umas celulas com uma boa relação peso/capacidade/potencia/volume, para que a tornasse mais leve do que com as originais NiMh.
Falas em arrefecimento para o pack da LiFePO4 e eu tenho isolado muitos, e mesmo sendo alguns com baterias com já mais de 30KKm, e com disponibilidades nominais de 2C, não verifico nenhum aquecimento fora do normal nestes dias de maior calor.
Esta química quando chega aos 43ºC torna a resistência tão baixa que já não se perde mais nenhuma energia por elas, evitando o aumento da temperatura.

Retirar uns 20Kg em todo um conjunto que habitualmente pesa 100Kg, acaba por não ter qualquer influencia na ciclistica da mota. Se verificarmos, as novas com Lítio, também são mais leves e ainda ninguém se queixou com a sua ciclistica.

Já há muitas boas conversões feitas por este mundo fora, sem ter que alterar os plásticos da mota ou qualquer outra coisa perceptível.
Afreitas Escreveu: 3 - Preferencialmente substituir as engrenagens de dentes direitos por engrenagens de dentes helicoidais.
Seria caro, difícil e talvez impossível pois teria de ser reforçada a carcaça devido às elevadas cargas que os dentes helicoidais proporcionam.
Até a Renault CACIA, faz caixas de velocidade onde todos os carretos têm os dentes dessa forma, exactamente para diminuir o ruído, com excepção o da marcha-a-trás, que serve para assustar os condutores e os piões do sentido e da velocidade, nesse sentido.

Acho que não leste o que disse. Lê lá com mais atenção.
É uma verdade, fala-se muito mal da química nimh e até dizem ser antiquada, mas na verdade em lítio são poucas as marcas que conseguem ter as mesmas características que as nimh da vectrix têm, e estou para ver quais serão as lítio que irão durar mais que nimh.
É possível usar LFP numa vectrix, não com 24 células, no mínimo 40, mas mesmo com 60 ah não terá a mesma performance que tem com nimh, a autonomia será a dobrar. Ainda assim, com 60 ah são necessárias alterações no compartimento e/ou de estética. Alterações no compartimento não se podem fazer, porque o compartimento é também o quadro da mota. Há quem tenha subido o compartimento na zona entre o banco do condutor e a coluna de direcção, sobe o centro de gravidade e fica uma mota diferente, além disso as baterias ficam sem ventilação, mesmo de lítio e numa mota como esta, acho essencial. Com 40 ah cabem perfeitamente sem alterações de maior, fica a perder na mesma a ventilação e a mota fica muito solta devido à distribuição de peso diferente e mais acentuada atrás.
Quanto à ventilação, depende de como se anda, 2C em baterias de 40ah são apenas 80 Amperes, não dará para uma vectrix atingir 90 kmh, a 2C as baterias baixam para 3 v a temperaturas amigas, isso dará 120 volts, valor baixo em relação a umas nimh com boa saúde. Não te esqueças que o pack da vectrix é fechado, a ventilação é forçada.

Jorge, as vectrix debitam no mínimo 20 kw, vejo muitas conversões com este tipo de baterias, mas quantas realmente estão de boa saúde, não sei....

Tal como disse, dar dá, mas não será uma vectrix a como estamos habituados. As de origem li+ dão 5C, ainda assim as vectrix li+ dão menor potência que as nimh.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vendo SW predator litio

Mensagem por serges »

Va deixem la isso que já espalharam se pelo topico da venda do dito...

Lol...

Obrigado.

PS. O tema é muito interessante aqui "espalhado"
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Vendo SW predator litio

Mensagem por O_volt »

Jorge Rocha, pergunta ao Nuno que ele tem uma com 60ah...mas acho que há por aí outras....
Está muito satisfeito e não me parece que sinta essas coisas que por aqui falam....mas podiam abrir um tópico sobre quem já fez isso e aí sim esses poderão do que sabem.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vendo SW predator litio

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu li o que escreveste, parece que tu é que não leste o que eu escrevi... mas deixa lá...
jmal Escreveu:Quanto à ventilação, depende de como se anda, 2C em baterias de 40ah são apenas 80 Amperes, não dará para uma vectrix atingir 90 kmh,.
Eu nunca colocaria 40Ah numa Vectrix. Sempre falei em LiFePO4 8KWh de minimo, sendo estas células particularmente mais leves, com maior potencia de descarga e com menor volume.

Os 2C de descarga a 42S 60Ah daria 120A e mais de 130V, que daria 15,6KW (equivalente a 21CV).
Em terras planas, seria mais do que suficiente para colocar a mota a velocidades superiores às que lhes são permitidas electronicamente pelas configurações de fábrica.

Responde-me por favor a uma simples pergunta, qual é a potencia nominal do motor das Vectrix`s? (não quero saber dos picos, isso é para meninos)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vendo SW predator litio

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Eu li o que escreveste, parece que tu é que não leste o que eu escrevi... mas deixa lá...
Eu não disse que não dava... disse que era possível e disse as vantagens e desvantagens.
Jorge Rocha Escreveu:Eu nunca colocaria 40Ah numa Vectrix. Sempre falei em LiFePO4 8KWh de minimo, sendo estas células particularmente mais leves, com maior potencia de descarga e com menor volume.

Os 2C de descarga a 42S 60Ah daria 120A e mais de 130V, que daria 15,6KW (equivalente a 21CV).
Em terras planas, seria mais do que suficiente para colocar a mota a velocidades superiores às que lhes são permitidas electronicamente pelas configurações de fábrica.

Responde-me por favor a uma simples pergunta, qual é a potencia nominal do motor das Vectrix`s? (não quero saber dos picos, isso é para meninos)
Mais uma vez, dar dá, mas não fica uma vectrix como a conhecemos, podem dizer que sim, mas não fica, não vale a pena insistir, já testei e nem se aproximam de uma li+, e quando falo em velocidade, falo naquela que a vectrix mostra, que é verdadeira e falsa, falsa quando tem os pneus muito gastos, tem uma diferença de 2 a 3 kmh para menos, e quando são novos a real é superior ao que é reportado. Quando estamos habituados a andar em veículos que dão 90 kmh e com um erro que chega a 15 kmh, é normal não termos algumas percepções de outras realidades. A potência necessária para chegar a 70 e até 80 não tem nada a ver com aquela que é necessária para chegar a 110 kmh. Claro que ela pode andar sempre a 60 kmh e até mais, mas gastar pelo menos 3200 euros só em baterias para depois acompanhar ciclomotores, e quando realmente queremos ouvir aquela transmissão a assobiar e não temos "pó".... e andar com as baterias sempre no limite, tudo bem, é uma escolha que qualquer um pode fazer.

Mediste o compartimento e fizeste a conta, lamento informar-te mas não cabem, as únicas que talvez lá dessem eram aquelas da Sinopoly de 60 ah mais estreitas, e ainda assim tenho as minhas duvidas. Quando calculei o espaço para a123, cheguei aqui a dizer que dava para levar 120 ah, mas não, com a coisa ventilada 80 ah é o maximo.

Quanto à ventilação também não percebeste, mas vou explicar de outra maneira, as li+ e nimh são baterias muito melhores em termos de débito carga/descarga que LFP; winston, sinopoly etc.. Qual o maior flagelo dos vectrixianos ??? temperatura, certo ?

Em Ourém, e num dia muito quente, quem ficou mal ? as vectrix pois claro, temperaturas altas com ventiladores a fazer barulho, achas mesmo que umas baterias mais fracas e completamente vedadas não aquecem ? e não foi apenas as nimh, a li+ também e até parou a carga.

Por falar nisto, deram-me uma ideia para que isto deixe de ser problema, malta das vectrix, arranquem os sensores de temperatura e metam-os fora do compartimento.Malta dos leaf's, façam o mesmo, os 4 sensores cá para fora e pronto, resolve-se o problema.
Fora de brincadeira, quando tive na evo a123 prismáticas, e meti um bms que reportava a temperatura de cada uma, numa viagem a Faro cheguei a tê-las a 45 ºC, e não fui a assapar, fiz boas médias, cerca de 65 kmh, foi a partir dai que vi que tinha de ter cuidado com as temperaturas.



Quanto à potência, numa aplicação final de um motor também não sei o que é potência nominal e de pico, para mim existe aquela que eu acelero a fundo e ela atinge um valor máximo a uma determinada velocidade. Dependendo da bateria e do seu estado, numa nimh até 26.4 kwh, numa li até 22 kwh contínuos, a minha, particularmente, chega aos 36 kwh.
Última edição por jmal em segunda jul 07, 2014 11:17 am, editado 1 vez no total.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Baterias LiFePO4 servem para Vectrix VX-1?

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Movi as mensagens "offtopic" para este novo tópico. O tema é interessante e não fazia sentido manter-se nos classificados. Agradeço desde já ao Jorge Rocha e ao jmal por estarem a esclarecer os restantes leitores.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Baterias LiFePO4 servem para Vectrix VX-1?

Mensagem por jmal »

Para melhor entenderem o que estou a dizer, fica aqui um vídeo que fiz à uns meses onde mostra a o ponteiro da velocidade e a pilha, com este fw em aceleração ou travagem é mostrada a corrente de trabalho em amperes, preferi meter a corrente do que a potência, porque a tensão é mostrada no outro monitor. A escala está para 240 amperes, em 17 barras portanto dá 14.1 ampere por barra, portanto basta fazer contas. :D



Link

PS: a primeira barra é difícil de ver.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: Baterias LiFePO4 servem para Vectrix VX-1?

Mensagem por _rapt0r_ »

Alguém sabe quais são as baterias LifePO4 que utilizam nas conversões das vectrix?


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Baterias LiFePO4 servem para Vectrix VX-1?

Mensagem por O_volt »

estas já estão a ser usadas há algum tempo:
http://www.ev-power.eu/Winston-40Ah-200 ... -40Ah.html" onclick="window.open(this.href);return false;
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Baterias LiFePO4 servem para Vectrix VX-1?

Mensagem por Jorge Rocha »

O_volt Escreveu:estas já estão a ser usadas há algum tempo:
http://www.ev-power.eu/Winston-40Ah-200 ... -40Ah.html2014-04-24 20.23.21.jpg[/attachment]


Ou então umas Headway, que ainda seria melhor! (para não falar nas novas CALB que são o dobro do preço)
Anexos
5760Wh com peso menor que 50Kg e volume que cabe na coluna central de uma Predator (a da Vectrix é quase o dobro)
5760Wh com peso menor que 50Kg e volume que cabe na coluna central de uma Predator (a da Vectrix é quase o dobro)
2014-04-24 20.23.21.jpg (131.78 KiB) Visto 5996 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”