Comprar bicicleta elétrica

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por Nunio »

Então, mas se os pedais dão indicação ao motor para funcionar (pedalec) e o motor move os pedais, como é que se deixa de pedalar para parar a bicicleta?
Acho que só vou perceber como funciona quando experimentar uma...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por jmal »

Nunio Escreveu:Então, mas se os pedais dão indicação ao motor para funcionar (pedalec) e o motor move os pedais, como é que se deixa de pedalar para parar a bicicleta?
Acho que só vou perceber como funciona quando experimentar uma...
Pelo que percebi neste caso é com um sensor de velocidade, que pode não estar na pedaleira.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por Fidel »

A medida que baixas a rotação dos pedais o motor também vai baixando. E pode ainda ser um sistema idêntico ao meu em que o motor atua na pedaleira mas não nos pedais, tem roda livre na pedaleira.

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por Afreitas »

MVS Escreveu:
Afreitas Escreveu:No caso da bicicletas como motor no cubo, existe sistematicamente o atrito dos imãns sobre o stator e não é atrito despiciendo!!!.
Isto é verdade nos motores de cubo "direct drive" (s/ redução).

Quando o motor de cubo é geared (com redutor planetário) também tem roda livre e não existe "cogging" (o tal atrito magnético) quando o motor está parado (fase de deslize com a enércia, pedalar sem motor ou pedalar acima da velocidade do motor) Artur.
Sim. Queria referi-me a motores direct drive.
afreitas

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por Afreitas »

jmal Escreveu:
Nunio Escreveu:
jmal Escreveu:Sendo assim não tem regenerativa, tem 2 rodas livres uma entre os pedais e o motor e outra entre os pedais e a roda, pensa bem Nunio.
Entre os pedais e a roda, todas as bicicletas têm roda livre. Elétricas ou não.

A minha dúvida é entre o motor e os pedais. Só pode ter roda livre num dos sentidos:
Ou o motor move os pedais e os pedais não movem o motor.
Ou os pedais movem o motor e o motor não move os pedais.
Se tiver roda livre nos dois sentidos o motor não chega aos pedais nem à roda.

O que é que eu estou a ver mal aqui?
O motor é que move os pedais.
Não. E não faria sentido o motor também puxar pelas pernas do ciclista.
O sistema funciona com duas rodas livres:
-Roda livre tipo casset na própria roda.
-Roda livre no motor.

O que está a dificultar a compreensão do funcionamento do sistema é um excelente obra de engenharia que consiste em inverter o sistema tradicional.
O sistema tradicional fixa os cranks e a roda pedaleira, tornando-os em uma só peça quase homogénea.
Este revolucionário sistema, separa o eixo pedaleiro da roda pedaleira.
Dada a dificuldade em explicar todo o sistema por palavras, vou tentar fazer um video oportunamente.

De facto este sistema é quase uma obra de relojoaria e por isso merece ser discutido amplamente até total compreensão.
Eu diria que até poderá constituir um bom material para desenvolvimento de tese.
afreitas

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por Afreitas »

jmal Escreveu:
Nunio Escreveu:Então, mas se os pedais dão indicação ao motor para funcionar (pedalec) e o motor move os pedais, como é que se deixa de pedalar para parar a bicicleta?
Acho que só vou perceber como funciona quando experimentar uma...
Pelo que percebi neste caso é com um sensor de velocidade, que pode não estar na pedaleira.
Olá Jmal.
Não é um sensor de velocidade, mas sim um sensor rotacional.
É sensível aos 360º duma circunferência e está situado no motor, não na pedaleira.
afreitas

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por jmal »

Afreitas Escreveu: Não. E não faria sentido o motor também puxar pelas pernas do ciclista.
O sistema funciona com duas rodas livres:
-Roda livre tipo casset na própria roda.
-Roda livre no motor.


O que está a dificultar a compreensão do funcionamento do sistema é um excelente obra de engenharia que consiste em inverter o sistema tradicional.
O sistema tradicional fixa os cranks e a roda pedaleira, tornando-os em uma só peça quase homogénea.
Este revolucionário sistema, separa o eixo pedaleiro da roda pedaleira.
Dada a dificuldade em explicar todo o sistema por palavras, vou tentar fazer um video oportunamente.

De facto este sistema é quase uma obra de relojoaria e por isso merece ser discutido amplamente até total compreensão.
Eu diria que até poderá constituir um bom material para desenvolvimento de tese.

Então, tem 2 correntes ?

Se reparar, foi o que eu disse.
Afreitas Escreveu:
jmal Escreveu:
Nunio Escreveu:Então, mas se os pedais dão indicação ao motor para funcionar (pedalec) e o motor move os pedais, como é que se deixa de pedalar para parar a bicicleta?
Acho que só vou perceber como funciona quando experimentar uma...
Pelo que percebi neste caso é com um sensor de velocidade, que pode não estar na pedaleira.
Olá Jmal.
Não é um sensor de velocidade, mas sim um sensor rotacional.
É sensível aos 360º duma circunferência e está situado no motor, não na pedaleira.
Exacto, que serve para medir velocidade. :D
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por Nunio »

Afreitas Escreveu:Dada a dificuldade em explicar todo o sistema por palavras, vou tentar fazer um video oportunamente.
Uma imagem vale mais que mil palavas. Um vídeo é um conjunto de imagens com bónus de som.

Que venha o vídeo!


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por Fidel »

Mas se o sensor estiver no motor temos de puxar pelo motor para acionar o controlador certo?
Os que eu tenho visto o sensor fica na pedaleira e não no motor.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por Fidel »

Jmal, não precisa de ter duas correntes para fazer o que o Afreitas descreveu, desde que estejam as duas na mesma pedaleira é exactamente igual ter duas ou uma corrente.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por jmal »

Fidel Escreveu:Jmal, não precisa de ter duas correntes para fazer o que o Afreitas descreveu, desde que estejam as duas na mesma pedaleira é exactamente igual ter duas ou uma corrente.
Sim, já percebi, a cremalheira é que tem 2 rolamentos roda livre, um para o motor e outro para os pedais, as 2 fontes de força accionam a cremalheira independentemente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por Nunio »

Então a bike ao todo tem 3 rodas livre.
2 no eixo pedaleiro e 1 na cassete da roda.


Autor do tópico
jose2004
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta ago 29, 2014 10:56 pm

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por jose2004 »

Bem grande discussão sobre o sistema do motor na pedaleira... tenham calma amanhã vou a Vagos experimentar a e-Bike e posso fazer um video.

O que me desiludiu foi o comentário final do Freitas, ao dizer que vão deixar de produzir esse sistema (por razões de custo), então mas se é tão bom e inovador, porquê abandoná-lo? Realmente a grande maioria das e-Bikes tem motor nas rodas e se este sistema inovador vai ser abandonado, mais difícil vai ser resolver problemas que venham a ocorrer a quem adquirir e-Bikes com esse sistema, não?

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por Afreitas »

jose2004 Escreveu:Bem grande discussão sobre o sistema do motor na pedaleira... tenham calma amanhã vou a Vagos experimentar a e-Bike e posso fazer um video.

O que me desiludiu foi o comentário final do Freitas, ao dizer que vão deixar de produzir esse sistema (por razões de custo), então mas se é tão bom e inovador, porquê abandoná-lo? Realmente a grande maioria das e-Bikes tem motor nas rodas e se este sistema inovador vai ser abandonado, mais difícil vai ser resolver problemas que venham a ocorrer a quem adquirir e-Bikes com esse sistema, não?
José.
Não disse que íamos abandonar o sistema de motor centralizado. O que eu disse é que provavelmente o próximo modelo pode ser com motor hub por razões de custos para alargar a gama e para abraçar maior número de consumidores, mas manteremos o modelo de motor centralizado.

O José disse atrás que o seu target price era de 800,00. A aumentar a gama, será sensato criar um modelo com motor hub por ser mais barato chamando-lhe apenas GIX, mas manter o modelo GIXpro com motor centralizado do qual gosto MUITO mais.
É como termos scooters de 1000 / 4000 / 6000 / e 9000W com preços desde 1500 a 7000 eur.

Como prometido, eis o video

http://youtu.be/-yK_YctTJyQ" onclick="window.open(this.href);return false;
afreitas


Autor do tópico
jose2004
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta ago 29, 2014 10:56 pm

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por jose2004 »

OK Freitas, obrigado pela explicação e pelo vídeo. Mas não há nada como experimentar, amanhã dou o meu feedback e quiça já terei feito a escolha da e-Bike que vou comprar...


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por Fidel »

jmal Escreveu:
Fidel Escreveu:Jmal, não precisa de ter duas correntes para fazer o que o Afreitas descreveu, desde que estejam as duas na mesma pedaleira é exactamente igual ter duas ou uma corrente.
Sim, já percebi, a cremalheira é que tem 2 rolamentos roda livre, um para o motor e outro para os pedais, as 2 fontes de força accionam a cremalheira independentemente.
Não Jmal, a cremalheira só tem uma roda livre, quando o motor roda (uma só corrente), roda também a roda de traz, no entanto como tem uma roda livre na pedaleira os pedais não rodam. Não é fácil explicar, mas deu para perceber?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por jmal »

Fidel Escreveu:
jmal Escreveu:
Fidel Escreveu:Jmal, não precisa de ter duas correntes para fazer o que o Afreitas descreveu, desde que estejam as duas na mesma pedaleira é exactamente igual ter duas ou uma corrente.
Sim, já percebi, a cremalheira é que tem 2 rolamentos roda livre, um para o motor e outro para os pedais, as 2 fontes de força accionam a cremalheira independentemente.
Não Jmal, a cremalheira só tem uma roda livre, quando o motor roda (uma só corrente), roda também a roda de traz, no entanto como tem uma roda livre na pedaleira os pedais não rodam. Não é fácil explicar, mas deu para perceber?
Não foi o que o sr Freitas disse, ele disse que nesta havia a vantagem do utilizador não puxar pelo motor quando este não é usado.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por Fidel »

Basta ter roda livre no motor.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por jordison »

o sistema de motor centralizado tem roda livre na cremalheira para o motor não fazer rodar os pedais, só faz rodar a cremalheira e a cassete.
tem outra roda livre no motor para quando só se pedala não estar a "empurrar" o motor.

sobre a travagem regenerativa acho que numa bicicleta não compensa, pelas reviews que vi a ebikes , provocam atrito quando só se pedala, compensa sim em carros ou motos.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Comprar bicicleta elétrica

Mensagem por Jorge Rocha »

jordison Escreveu:...sobre a travagem regenerativa acho que numa bicicleta não compensa, pelas reviews que vi a ebikes , provocam atrito quando só se pedala, compensa sim em carros ou motos.
Isso faz todo o sentido quando se está a falar com utilizadores em boa forma física.
Quando pensamos em utilizadores que apenas querem acompanhar com uns movimentos a pedais para não enferrujar muito as articulações, então poderíamos ter um motor mais potente e capaz de fazer a regeneração quando se trava.
Isso iria ajudar muito em circuitos montanhosos, poupando nos travões e aumentando a segurança também.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”