Importar um ampera da holanda

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

cardosoferreira
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta nov 24, 2017 5:03 pm

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por cardosoferreira »

Eu estou a "namorar" amperas na holanda, mas tenho algumas duvidas:
- Se o comprador for empresario em nome individual (restauração), alguém sabe como poderá ser feita a dedução do IVA? Alguém que tenha passado por algo semelhante...
- De quem foi buscar / mandou vir, quanto fica, grosso modo, a viagem de volta (portagens, combustivel,...)
Neste tipo de percurso (em que as cargas elétricas são uma pequenissima parte), devemos esperar que tipo de consumos (respeitando os limites das AE)?
- Assusta-me um bocado a ideia de fazer a viagem de volta sozinho - alguém está a planear ir buscar o carro nos tempos próximos?
- Alguém tem indicações cobre possível adulteração de km e como poderemos (se podemos) detetá-las?

- Justifica-se tentar encontrar um carro que seja de 2013 (com as pequenas alterações que sofreu, que sinceramente nem sei bem quais são...)?

PS: O Fórum não me deixa enviar mensagens - alguém sabe como enviar?

Obrigado

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por PetrolEd »

Também vou ser mais um a importar um Ampera da Holanda, mas tenho algumas dúvidas sobre o processo de legalização já em Portugal. Pelo que percebi existem X passos:

- Centro de Inspecções - Inspecção B (sendo necessário levar já o Modelo 9 do IMT preenchido)
- IMT - Pedido de registo de homologação nacional
- Alfândega - Preencher DAV e pagar ISV
- Alfândega - Levantar DAV com matrícula atribuída
- IMT - Emissão de certificado de matrícula
- Conservatória do Registo - Fazer o registo da viatura

Já encontrei informação que a DAV é feita de um dia para o outro para ser atribuída a matrícula.

Mas o pedido de registo de homologação é dado na hora ou tem também tempo de espera?

Já li os diários de bordo dos utilizadores que importaram o seu Ampera, mas não encontrei informação sobre estes procedimentos. Se puderem ajudar agradeço.

Edit: Entretanto fiz um pequeno guia com os passos necessários e os valores a pagar em https://www.gostomaisdecarrosdoquechoco ... el-ampera/
Última edição por PetrolEd em sexta jan 05, 2018 3:52 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por zeuz »

O pedido da homologação nacional costuma ser de um dia para o outro. ;-)


Andem!
Avancem sem medo!
Só custa o dinheiro gasto no processo, pois o resto resolvesse com maior ou menor stress. ;-)


@carlosoferreira,

Tem que comprar a stand e terá que vir com IVA descriminado para poder abate-lo em PT. Procure mais sobre o assunto no grupo do Facebook, pois a minha área não é contabilidade.

Os consumos do gerador a gasolina é semelhante a um motor 1.4i, i.e., conte com médias de ~6,5l/100km circulando ~120km/h

Não há conhecimento de quilómetros adulterados, mas tenha em conta que muitos dos Ampera que estão no mercado de usados holandês eram de leasing, logo com manutenções detalhadas.

Os modelos de 2013 trazem uma capacidade útil da bateria um pouco maior, por isso dá para fazer mais uns quilómetros em modo EV. O sistema de navegação também é diferente e mais barato de actualizar. Decida você se estas diferenças valem a diferença no preço.

Sent from my X5 using Tapatalk




Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


tigra.civic
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sexta dez 15, 2017 7:06 pm
Localização: Mealhada

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por tigra.civic »

Boa tarde,

Devido a um acidente terei, com grande probabilidade, de me desfazer do meu Honda Civic a GPl (com pena minha).
Como faço cerca de 100km/dia, com possibilidade de carregamento pelo meio (tenho um posto e-mobi junto ao local de trabalho) pondero a compra de um VE.
Os Amperas surgiram pela consulta deste forum e são os principais candidatos.
No entanto tenho algumas duvidas. Será que me podem esclarecer?
Aqui vão:
1) Posso carregar numa tomada normal, certo?
2) Pelos vistos existem tomadas que dão "problemas" com os cabos que ligam ao carro. Como saber se as que tenho em minha casa serão dessas?
3) A garantia do sistema elétrico é de oito anos. Quanto custa trocar o pack de baterias caso seja necessário?
4) Existe algum modo de saber o estado das baterias antes da compra?
5) A assistência continua a ser apenas em Lisboa e Porto? Nada na zona centro (Coimbra/Aveiro) ?
6) Alguém na zona de Coimbra/Aveiro que tenha um Ampera e que me possibilite um test-drive? (Pago um almoço)
7) No Standvirtual existem alguns (5) Amperas para venda. Recomendam algum?
8) Como procurar por Amperas no estrangeiro? Autoscout? Algum em particular que recomendem?

Desculpem todas estas perguntas, mas estou muuuuito baralhado e toda a ajuda é bem-vinda.

Se estiver no tópico errado avisem.


Cumprimentos,








Será que me podem indicar

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por serges »

tigra.civic Escreveu: domingo dez 17, 2017 6:37 pm Boa tarde,

Devido a um acidente terei, com grande probabilidade, de me desfazer do meu Honda Civic a GPl (com pena minha).
Como faço cerca de 100km/dia, com possibilidade de carregamento pelo meio (tenho um posto e-mobi junto ao local de trabalho) pondero a compra de um VE.
Os Amperas surgiram pela consulta deste forum e são os principais candidatos.
No entanto tenho algumas duvidas. Será que me podem esclarecer?
Aqui vão:
1) Posso carregar numa tomada normal, certo? Certo
2) Pelos vistos existem tomadas que dão "problemas" com os cabos que ligam ao carro. Como saber se as que tenho em minha casa serão dessas?Tomadas com falta de terra
3) A garantia do sistema elétrico é de oito anos. Quanto custa trocar o pack de baterias caso seja necessário?ainda não houve quem precisa se de tal mas para teu conheciemnto há veiculos com mais de 600.000kms e nada de baterias novas
4) Existe algum modo de saber o estado das baterias antes da compra?teste drive e uma app mygreenvolt para te ajudar a saber o consumo
5) A assistência continua a ser apenas em Lisboa e Porto? Nada na zona centro (Coimbra/Aveiro) ?infelizmente verdade pouco mais há
6) Alguém na zona de Coimbra/Aveiro que tenha um Ampera e que me possibilite um test-drive? (Pago um almoço)é questão de ver a malta por aqui creio que há um em Aveiro, deixa ver
7) No Standvirtual existem alguns (5) Amperas para venda. Recomendam algum?Todos os que tenham menos de 160.000kms e já agora já viste na Holanda há preços interessantissimos
8) Como procurar por Amperas no estrangeiro? Autoscout? Algum em particular que recomendem?mobile.de e exclusivamente na Holanda o pais que mais se vendeu amperas, ao que parece e este é o ano que acaba os leasings de muitos

Desculpem todas estas perguntas, mas estou muuuuito baralhado e toda a ajuda é bem-vinda.

Se estiver no tópico errado avisem.


Cumprimentos,








Será que me podem indicar

Creio que a negrito diz tudo, verifica se há algum perto de ti a venda de forma a poderes testar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


tigra.civic
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sexta dez 15, 2017 7:06 pm
Localização: Mealhada

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por tigra.civic »

Obrigado serges pela ajuda.

Vou então esperar pela disponibilidade dos "Amperianos" de Coimbra/Aveiro para dar uma volta.
Quase todos os dias passo por um Ampera Branco que costuma estar estacionado na Rua da Manutenção militar em Coimbra. O seu dono costuma parar por este forum?

Obrigado

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por serges »

Já pedi a um Ampera da zona para falar contigo, está no grupo do face dos amperas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jcfcid
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sexta dez 29, 2017 4:08 pm

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por jcfcid »

Boa tarde a tod@s,

Sou mais um plenamente convencido a trocar para um Ampera. Tenho um fumarento que vou entregar no inicio de 2018 e estou muito inclinado para o mesmo.

Agora uma duvida. O Ampera é mesmo só de 4 lugares? Não dá para "converter" para 5?

Relativamente à importação, vi http://www.kroonautos.nl/en-gb/kroon-oc ... tw-72.html.

Que custos extras terei? (Para alem da ida e da volta)

Obrigado,

José

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por serges »

Boas

O processo já está aqui descrito, e os 4 lugares é a homologação do mesmo duvido que consiga o 5º lugar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jcfcid
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sexta dez 29, 2017 4:08 pm

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por jcfcid »

serges Escreveu: sexta dez 29, 2017 5:48 pm Boas

O processo já está aqui descrito, e os 4 lugares é a homologação do mesmo duvido que consiga o 5º lugar!
Não mudou nada na importação com estas ultimas leis que entraram? E para 2018?

E essa a minha duvida! :? :?

O que acha desse modelo que coloquei acima? Sou completamente novato e a diferença para um em PT são cerca de 2000€.

O modelo de 2013 compensa em relação ao de 2012? Tem mais qts km de autonomia?

Obrigado,

José

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por serges »

que eu saiba a média de preço é 500€ de legalização fora extras...

Autonomia nos modelos pouca coisa é, tem um sw novo e tem um pouco mais de decimas de kwh de resto nada de mais, alguns acessorios etc...

Confirmem sff
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por paulo f silva »

jcfcid Escreveu: sexta dez 29, 2017 4:49 pm Boa tarde a tod@s,

Sou mais um plenamente convencido a trocar para um Ampera. Tenho um fumarento que vou entregar no inicio de 2018 e estou muito inclinado para o mesmo.

Agora uma duvida. O Ampera é mesmo só de 4 lugares? Não dá para "converter" para 5?

Relativamente à importação, vi http://www.kroonautos.nl/en-gb/kroon-oc ... tw-72.html.

Que custos extras terei? (Para alem da ida e da volta)

Obrigado,

José
Foi aqui que comprei o meu.
Recomendo e se for aqui uma dica: atire o preço 400€ abaixo do pedido (normalmente os preços acabam em 400 ou 900) e depois se é com tudo incluído (seguro para 15 dias, e toda a papelada).
Quando comprei tive esses ''descontos''.
De resto muito profissional e atencioso o Dirk.
Pelas diferenças de preço, eu acho que não compensa o modelo de 2013...Aqui tem alguns já com alguns extras como o Cruise Control Adaptativo: http://autocorsten.eu/vehicles/
Atenção aos sensores e câmara de marcha atrás, existe alguns que não têm. Despesas, mais ou menos 500€ para a viagem e outros 500€ para a legalização(as várias etapas e seguro).
Cump.


jcfcid
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sexta dez 29, 2017 4:08 pm

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por jcfcid »

paulo f silva Escreveu: quarta jan 03, 2018 8:00 pm
jcfcid Escreveu: sexta dez 29, 2017 4:49 pm Boa tarde a tod@s,

Sou mais um plenamente convencido a trocar para um Ampera. Tenho um fumarento que vou entregar no inicio de 2018 e estou muito inclinado para o mesmo.

Agora uma duvida. O Ampera é mesmo só de 4 lugares? Não dá para "converter" para 5?

Relativamente à importação, vi http://www.kroonautos.nl/en-gb/kroon-oc ... tw-72.html.

Que custos extras terei? (Para alem da ida e da volta)

Obrigado,

José
Foi aqui que comprei o meu.
Recomendo e se for aqui uma dica: atire o preço 400€ abaixo do pedido (normalmente os preços acabam em 400 ou 900) e depois se é com tudo incluído (seguro para 15 dias, e toda a papelada).
Quando comprei tive esses ''descontos''.
De resto muito profissional e atencioso o Dirk.
Pelas diferenças de preço, eu acho que não compensa o modelo de 2013...Aqui tem alguns já com alguns extras como o Cruise Control Adaptativo: http://autocorsten.eu/vehicles/
Atenção aos sensores e câmara de marcha atrás, existe alguns que não têm. Despesas, mais ou menos 500€ para a viagem e outros 500€ para a legalização(as várias etapas e seguro).
Cump.
Obrigado a todos!

Há alguma forma de saber a partir de que mês saíram os carros com mais “autonomia” e sw? Vou ter atenção a esses pormenores!

Cumprimentos,

José

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por serges »

Epa isso é que é mais dificil mas há pequenas alterações no volante por exemplo os acima de 2012 e presumo que tem mais KWH, nada de mais mas tem, tem uns extras que podes verificar como assistente de faixa e anti colisão se não estou em erro...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por zeuz »

jcfcid Escreveu: quinta jan 18, 2018 8:12 pm Há alguma forma de saber a partir de que mês saíram os carros com mais “autonomia” e sw? Vou ter atenção a esses pormenores!
Tenho ideia que há modelos MY12 com o novo SW... mas sem certeza...

Em relação ao mês... se estás a falar do mês de matrícula, podes falhar em acertar num MY13 pois alguns só foram matrículados muito tempo após a data de fabrico.
Para teres a certeza que é um terás que ter acesso ao VIN:
1: "1" Estados Unidos
2: "G" General Motors
3: "1" para Chevrolet, "0" para Opel
4 & 5: "R8" Opel Ampera, "R9" Chevrolet Volt
6: "6" Tipo de carroçaria
7: "E" Sistemas ds retenção
8: "4" Tipo de Motor
9: Dígito de controlo
10: Ano de modelo C: 2012 D: 2013 E: 2014 F: 2015
11: "U" Fábrica de Hamtrack, Detroit Michigan
12 a 17: Número de sequência
https://www.facebook.com/groups/1898373 ... 035227569/
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


jcfcid
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sexta dez 29, 2017 4:08 pm

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por jcfcid »

zeuz Escreveu: sábado jan 20, 2018 12:06 pm
jcfcid Escreveu: quinta jan 18, 2018 8:12 pm Há alguma forma de saber a partir de que mês saíram os carros com mais “autonomia” e sw? Vou ter atenção a esses pormenores!
Tenho ideia que há modelos MY12 com o novo SW... mas sem certeza...

Em relação ao mês... se estás a falar do mês de matrícula, podes falhar em acertar num MY13 pois alguns só foram matrículados muito tempo após a data de fabrico.
Para teres a certeza que é um terás que ter acesso ao VIN:
1: "1" Estados Unidos
2: "G" General Motors
3: "1" para Chevrolet, "0" para Opel
4 & 5: "R8" Opel Ampera, "R9" Chevrolet Volt
6: "6" Tipo de carroçaria
7: "E" Sistemas ds retenção
8: "4" Tipo de Motor
9: Dígito de controlo
10: Ano de modelo C: 2012 D: 2013 E: 2014 F: 2015
11: "U" Fábrica de Hamtrack, Detroit Michigan
12 a 17: Número de sequência
https://www.facebook.com/groups/1898373 ... 035227569/
Obrigado!!

Já vem um de 2013 a caminho! :) Meados de Fevereiro deve cá chegar!

Abraço a todos!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por serges »

Boa sorte!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jcfcid
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sexta dez 29, 2017 4:08 pm

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por jcfcid »

Obrigado a todos!

O "meu" Ampera já chegou e já está a ser bem tratado! :)

Continuem com este forum, que me ajudou imenso, pelo menos a ter uma ideia bem real do que é preciso!

No fim acabei por recorrer a uma "ajuda" de uma pessoa, que posso recomendar completamente!

Cumprimentos!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por serges »

Muito bem...

Agora já sabes para nos ajudares nesta divulgação, experiencias, testemunhos participa por cá com um belo Diario de bordo!

Obrigado nós...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


luis.m.pina
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta mai 03, 2018 12:13 pm

Re: Importar um ampera da holanda

Mensagem por luis.m.pina »

Bom dia a todos,

estou a ponderar importar um Ampera da Holanda e já ando a namora-los na Kroonautos faz algum tempo, tenho também lido alguns tópicos do forum mas só encontro quem os tenha ido buscar e as suas experiências.

Existe alguém que o tenha manda-do vir por transportadora?

Já fiz alguns pedidos de orçamento mas só tenho 3 respostas e penso serem um pouco exageradas.
JMimport4you - Chave na mão 3600€
Rodocargo - Transporte 1168€

Sendo que o carro será transportado em camião com mais uns quantos, existirão preços mais em conta? Na casa dos 500€ 600€?
Aguardo os vossos preciosos comentários.

Não me importo de tratar da legalização apenas tenho algum receio de fazer uma viagem tão grande desde a Holanda até cá.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”