Kit para bicicleta- hub - duvidas existênciais :)

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
_Ant_
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: segunda set 12, 2016 2:59 pm

Kit para bicicleta- hub - duvidas existênciais :)

Mensagem por _Ant_ »

Boas

Estando à procura de um kit eléctrico para uma bicicleta de suspensão total, e depois de ter feito alguma pesquisa prévia, ainda estou indeciso.
O kit vai ser utilizado para apoio, mas pedalando sempre para ajudar. Também vai ser utilizado em off-road na zona de valongo, que como é sabido tem umas subidas jeitosas

Sendo assim, o motor vai traseiro "geared" com 250w. Agora a duvida está ao nivel do controlador e bateria, pois este motor tem 2 versões, uma de força e outra de velocidade. A versão de força atinje apenas 25km/h o que eu acho pouco, a versão de velocidade atinge 33km/h que já me parece mais razoável...assim sendo a duvida é qual destas opções será menos susceptível de "queimar" o motor ou controlador

opção 1- kit velocidade (33km/h) , controlador de 15 Amp e bateria de 36v
opção 2 -kit velocidade (33km/h) , controlador de 17 Amp e bateria de 36v
opção 3- kit força(25km/h), controlador 48v e 18 Amp e bateria de 48v (nesta configuração o motor de força atingiria uma velocidade de + ou - 40 km/h

Em qualquer das opções eu vou sempre pedalar para ajudar o motor

Desde já agradeço a ajuda que possam dar

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Kit para bicicleta- hub - duvidas existênciais :)

Mensagem por Jorge Rocha »

Não diria queimar esse motor, já que antes disso acontecer, teria os carretos de nylon partidos/moídos.
Estou sempre a criticar esses motores, mas não o faço de animo leve. Passaram centenas de motores Direct Drive por minhas mãos, e quase sempre se mantiveram intactos, salvo alguma situação pontual de abuso, como andar com água a cima do nível do eixo do motor, quando ele estava já quente, para sugar logo água lá para dentro, ou em outro caso de rolamentos gripados e o deixa andar... até os imanes tocarem no ferro e partirem. Já os poucos e raros veículos com motores com rolamentos de nylon de que faço manutenção, raro é aquele que com mais de 10.000Km ainda está intacto.

Um motor DD também não fica assim tão pesado quanto isso, quando desligado. E nestes veículos também não é suposto andar sem bateria, ou então para que seria o equipamento, para fazer peso?

Num motor DD, se o mesmo for potente, pode fazer o pouco trabalho ou o muito trabalho, sem grandes aquecimentos, e pode ser aproveitado a inercia sempre que se trave. Uma quase isenção de manutenção, com um silencio incrível! Uma maior eficiência em estradas planas ou com pequenas inclinações.

Quanto às tuas perguntas, o que avaria primeiro será sempre o elo mais fraco. Bom mesmo seria ter um controlador programavel de 20A ou mais, e programa-lo para um máximo de 70% de sua potencia. Na bateria a mesma coisa... ter capacidade para 2 horas de acelerador a fundo, e o motor, por sua vez, estando o controlador já limitado a uma potencia inferior à do motor, torna o conjunto ideal, onde nada aquece e nada se estraga por excessos.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
_Ant_
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: segunda set 12, 2016 2:59 pm

Re: Kit para bicicleta- hub - duvidas existênciais :)

Mensagem por _Ant_ »

Obrigado Jorge

Realmente o hub DD tem o problema do peso.
A minha ideia é ter uma bicicleta o mais leve possivel e este motor pesa 2.7kg. Penso que os DD são sempre para cima de 5kg...

Concordo com a tua recomendação, no entanto não sei se terás reparado na diferença entre a opção 2 e 3 que tem a ver com a diferença do tipo de motor, sendo um de força e outro de velocidade.
Pelo que sei, os de força têm mais cobre e os de velocidade menos, por isso são mais susceptíveis a aquecer.
O facto de o motor ser de força vai permitir subir a voltagem (de forma a ganhar velocidade) e mesmo assim ser mais resistente ao aquecimento que o motor de velocidade com voltagem mais baixa?

Obrigado


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Kit para bicicleta- hub - duvidas existênciais :)

Mensagem por jordison »

Os motores chamados de força não têm mais cobre, ás vezes é ao contrario, nunca têm a mesma quantidade de cobre mas a diferença é pouca.
para andar em terrenos planos um motor DD é uma boa opção, mas para fazer offroad nem por isso.
em offroad quer-se uma bike leve e ágil.
ontem desobri um motor geared que dizem pesar 1.6kg, não sei se é muito fiavel, mas gostava de experimentar.


Autor do tópico
_Ant_
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: segunda set 12, 2016 2:59 pm

Re: Kit para bicicleta- hub - duvidas existênciais :)

Mensagem por _Ant_ »

Se puderes partilha o link do motor...a direcção em que eu pretendo ir é mesmo essa, a leveza :)

Tenho noção que um mid drive para offroad costuma ser uma boa opção, mas já tive um BBS02 e não gostei por aí além :( um geraed com esse peso nem se sente...


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Kit para bicicleta- hub - duvidas existênciais :)

Mensagem por jordison »

MP enviada.
2 modelos, 1.6 e 1.9kg, azar que agora estão out of stock.

se usares o motor só como apoio deve durar algum tempo, mas não são uma boa opção se fores "preguiçoso" :D

o que não gostaste no bbs02 ? eu estava a pensar num bbs para cicloturismo ou um hub levezinho á frente.


Autor do tópico
_Ant_
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: segunda set 12, 2016 2:59 pm

Re: Kit para bicicleta- hub - duvidas existênciais :)

Mensagem por _Ant_ »

No bbs02...versão 500w 36v...não gostei da forma como me sinto a ser empurrado em offroad. Na estrada funciona muito bem, com 46t na pedaleira da frente consegues acompanhar o pedalar até aos 45kmh. A eficiência também não era o que eu pensava, fazia a volta de 45km até ficar sem bateria. Bateria de 14.5 amperes. Ou seja, o facto de pedalar não é muito relevante pois não diminui o consumo de forma notória.
Mas em offroad tem o problema de ter só uma relação à frente, que neste caso era muito pesada e atingia demasiada velocidade nos trilhos tornando difícil o controle.
Resumindo...não sentia que estava no controle total da bicicleta.

Enviado do meu SM-G850F através de Tapatalk

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Kit para bicicleta- hub - duvidas existênciais :)

Mensagem por Jorge Rocha »

Desculpem lá o meu desabafo, mas por vezes não resisto... Tanto querem tornar o veiculo leve, umas gramas que seja, e em muitos casos, por vezes não se incomodam de ter uns Kilitos a mais do que deveriam para sua boa saúde...

Eu sem qualquer treino, acompanhei uma equipa de ciclistas profissionais numa ida a Fátima de bicicleta, onde o pessoal tinha biclas de mais de 3K€ e a minha de montanha de menos de 250€, esteve sempre ao lado deles, a velocidades médias de 40Km/h.
Com isto tudo fico sem entender porque razão se quer diminuir o peso de uma bike, estando esta até com uma ajuda eléctrica???... não dá mesmo para entender.
Se fosse para carregar com elas às costas até que compreendia, ou se fosse para fazer uma volta ao mundo em bicicleta, estava justificado, agora de outra forma, desculpem a minha transparência mas acho tudo "frescuras".

Agora em relação aos motores DD versos GD, verifico muito bem que há diferenças, mas em mais de 90% das situações os comportamentos do DD chegam muito bem. Quando este não chega, o outro também não aguentará muito.
O facto de os DD não terem desmultiplicação nem sempre significa terem menos tork. Os motores DD geralmente têm um diâmetro maior exactamente para compensar a essa falta de tork. O problema por vezes é que não estão é bem alimentados, sem fios de secção generosa, pois eles em arranque pedem muitos Amperes de corrente por fase, e para isso o controlador tem de ser muito bem dimensionado.
Mas claro que assim começamos já a entrar num contexto distante de velocipedes, e o titulo do tópico refere claramente "bicicleta".

_Ant_, se os 522Wh só dão para 45Km, isso já significa que a ajuda no pedal não é muita. O facto de se acompanhar o pedalar até altas velocidades, não significa que estamos a fornecer a energia suficiente para se chamar ajuda ao sistema eléctrico. Podemos apenas estar a movimentar as pernas sem que isso esteja a ser alguma ajuda para o movimento de deslocação. Eu já na casa dos 40, bem que gosto de fazer de conta que estou a pedalar e passar todo descontraído pelo pessoal a fartar-se de transpirar. ;)
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
_Ant_
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: segunda set 12, 2016 2:59 pm

Re: Kit para bicicleta- hub - duvidas existênciais :)

Mensagem por _Ant_ »

Na boa rocha....a questão do peso do motor tem a ver com o equilíbrio dinâmico da bicicleta. Em offroad teres um peso grande na roda traseira afecta a maneira como curva e reage ao terreno.
É esse o problema do peso e da deslocalização do mesmo para um sítio fora do centro da bicicleta.
Se for middrive já não existe esse problema porque o peso esta centrado.
Concordo com esse teu raciocínio no pessoal das licras que gasta balúrdios para tirar umas gramas...mas não é o meu caso, apenas ligo à dinâmica de andar de bicicleta e não quero que o apoio eléctrico estrague esse equilíbrio.

Enviado do meu SM-G850F através de Tapatalk


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Kit para bicicleta- hub - duvidas existênciais :)

Mensagem por jordison »

para offroad talvez seja boa ideia ter o motor á frente, fica om tração á 2 rodas :D
mas nunca experimentei.

sobre ter bikes leves e pouco potentes uma outra das vantagens é poder andar em grupo, com a minha actual já não sou convidado para os passeios de fim de semana.

tentar explicar a alguns que um sistema menos potente mas leve tambem tem as suas vantagens parece tao dificil como explicar porque não compro antes uma moto


Autor do tópico
_Ant_
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: segunda set 12, 2016 2:59 pm

Re: Kit para bicicleta- hub - duvidas existênciais :)

Mensagem por _Ant_ »

Apesar de não por de lado um dia fazer uma coisa com mais potência , os valores que se gasta para ter uma autonomia decente são tais em que é difícil não comprar antes uma moto e pronto

Enviado do meu SM-G850F através de Tapatalk

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Kit para bicicleta- hub - duvidas existênciais :)

Mensagem por Jorge Rocha »

Obrigado por terem aceite na boa o meu desabafo... Também não era para criticar as crenças de ninguém, eu é que não vendo a lógica, fico sem poder ajudar.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
_Ant_
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: segunda set 12, 2016 2:59 pm

Re: Kit para bicicleta- hub - duvidas existênciais :)

Mensagem por _Ant_ »

Nestas coisas pessoas diferentes têm necessidades e gostos diferentes.
Não acho que ninguém esteja certo ou errado...são apenas maneiras de encarar a coisa de forma diferente...e todos os contributos são para mim positivos, logo que fundamentados...o que tem sido o caso


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Kit para bicicleta- hub - duvidas existênciais :)

Mensagem por jordison »

é mesmo isso. 8-)

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”